eat 3667790 1280

Dieta que acelera o metabolismo (menu, regras, receitas) – como comer para perder peso?

O que é metabolismo?

Metabolismo é um conjunto de processos bioquímicos que ocorrem no organismo, necessários para o crescimento e desenvolvimento das células e para a manutenção de todas as funções vitais e processos de acompanhamento do metabolismo contínuo da energia. As reacções metabólicas dividem-se em catabólicas (reacções de desintegração de partículas maiores e mais complexas em partículas menores e mais simples) e anabólicas (reacções de crescimento, ou seja, junção de partículas menores em partículas maiores e mais complexas).

O termo “metabolismo”. (utilizado indiferentemente com o termo “metabolismo”) é extremamente amplo e diz respeito a todos os processos que ocorrem no nosso corpo, incluindo, entre outros, a respiração, a manutenção da temperatura corporal adequada, a digestão (e a decomposição dos nutrientes em partículas menores) ou a remoção de substâncias residuais do corpo. No entanto, nós o usamos mais frequentemente no contexto da taxa de queima de calorias pelo corpo e da tendência individual para ganhar ou perder peso.

Metabolismo e seu efeito na perda de peso

em funcionamento

No caso de um metabolismo lento, o corpo gasta energia com parcimónia e empurra qualquer excedente para as reservas de gordura, causando o fenómeno do aumento de peso. E em caso de metabolismo rápido, o corpo utiliza energia de forma intensiva, as calorias fornecidas nos alimentos são queimadas de forma contínua, as reservas sob a forma de tecido adiposo não são praticamente acumuladas, o peso corporal permanece no mesmo nível ou até cai (se a necessidade energética for ainda maior do que a quantidade de calorias fornecidas nos alimentos).

Cada um de nós tem certas predisposições inatas para um metabolismo rápido ou lento. Há pessoas que conseguem comer quantidades muito grandes de alimentos e, no entanto, permanecem magras. Há também pessoas (e há uma grande maioria delas) que têm de guardar as suas calorias em cada passo, tendo cuidado com as refeições em excesso de calorias, porções excessivas de alimentos, doces, alimentos processados, etc., porque qualquer desvio do menu dietético resulta imediatamente em aumento de peso.

A boa notícia é que a taxa de metabolismo é apenas em certa medida dependente da genética. A sua velocidade também é influenciada por vários outros factores, incluindo a idade e o estilo de vida. Mais importante ainda, para aqueles que lutam com um metabolismo demasiado lento, existem formas eficazes e fáceis de o acelerar, inibindo assim o processo de aumento de peso e de eliminação do excesso de gordura corporal.

Fatores que afetam a taxa de metabolismo

  • idade (quanto mais velhos ficamos, mais lento é o metabolismo),
  • nível de actividade física (o estilo de vida sedentário abranda o metabolismo),
  • a temperatura ambiente, o clima em que vivemos,
  • conteúdo de refeições (alguns alimentos têm um efeito termogénico e causam um aumento de calor pós-prandial no organismo, o que promove uma taxa metabólica mais elevada),
  • estilo de alimentação – o número e a frequência das refeições (se quisermos acelerar permanentemente o nosso metabolismo, 5 pequenas refeições por dia serão melhores para nós do que 2-3 refeições ricas),
  • composição das refeições (alimentos processados são assassinos do metabolismo rápido, produtos proteicos, vegetais, frutas, gorduras vegetais saudáveis são aliados do metabolismo rápido),
  • a quantidade de líquido consumida, especialmente água,
  • a perturbação da economia hormonal,
  • sono muito pouco, stress crónico.

O que é um metabolismo lento e rápido?

O termo “metabolismo rápido” está associado à possibilidade de comer atrás de dois donos de uma figura ultra-fina, na qual não existem dobras ou quaisquer vestígios de gordura acumulada. No entanto, existem mais alguns sinais de metabolismo rápido e dizem respeito não só ao nível de tecido adiposo, mas também a outros aspectos da função corporal.

Sintomas de metabolismo rápido

  • um sentimento frequente, quase constante, de fome, mesmo pouco depois de uma refeição,
  • A dificuldade de aumentar o peso corporal, mesmo quando se tenta aumentar a quantidade e as calorias das refeições,
  • movimentos intestinais rápidos e regulares, remoção sem problemas de toxinas e subprodutos do metabolismo do corpo e, portanto, melhor saúde, menos doenças, infecções e alergias, aparência mais agradável da pele,
  • enérgico, animado,
  • Nervosismo,
  • Transpirando, sentindo calor, temperatura corporal elevada,
  • respiração mais rápida, ritmo cardíaco mais rápido,
  • problemas de sono.

Atenção, embora, por um lado, o metabolismo rápido esteja associado à limpeza eficiente do corpo de toxinas e outras substâncias desnecessárias e afecte a vitalidade, a boa saúde e o bem-estar, por outro lado, o metabolismo demasiado rápido é também um fenómeno desaconselhável. A uma taxa muito elevada de metabolismo, há um gasto excessivo de energia e um maior risco de danos celulares por parte dos radicais livres. Isto pode levar a uma aceleração do processo de envelhecimento. Portanto, os proprietários de um metabolismo demasiado rápido devem ter o cuidado de equilibrar o seu ritmo.

Um metabolismo demasiado lento é muito mais frequente, caracterizado por um uso extremamente económico da energia e por uma meticulosa acumulação de reservas de gordura.

Sinais de metabolismo lento

  • a tendência para ganhar peso,
  • saltar de peso mesmo quando se alimenta da chamada normal, não excedendo a necessidade diária de calorias para uma determinada idade, sexo e estilo de vida,
  • dificuldade em perder peso em excesso, apesar do treino e da dieta,
  • apetite excessivo por doces,
  • níveis de energia reduzidos,
  • uma sensação frequente de cansaço e sonolência,
  • secura excessiva da pele,
  • queda e deterioração do cabelo,
  • unhas fracas.

Juntamente com um metabolismo lento, também podem aparecer problemas de concentração e memória, deterioração mental, condição física, apatia, mal-estar.

Como acelerar o metabolismo e começar a perder peso em excesso de forma mais eficiente – 3 métodos-chave

malaguetas

Podemos efetivamente acelerar o metabolismo usando vários métodos comprovados. Nossa tarefa é mobilizar o corpo para queimar calorias mais intensamente e alcançar reservas de gordura com mais freqüência, a fim de obter energia. Existem 3 formas comprovadas de acelerar o metabolismo, uma das quais é a actividade física. Vale a pena saber que alguns tipos de treinamento dão efeitos muito mais espetaculares neste campo, outros menos.

A segunda maneira é tomar suplementos termogénicos (normalmente usados em conjunto com o treino físico). A termogénese aumenta a produção de calor do organismo, obrigando-o a gastar mais energia, aumentando assim a sua queima calórica. A terceira maneira de acelerar o metabolismo é uma dieta devidamente composta, mas antes de passarmos para ela, vale a pena dizer algumas palavras sobre a actividade física que tem um impacto significativo no nosso metabolismo.

Como acelerar o metabolismo através da actividade física? Precisamos de um exercício de morte?

O treino intensivo de força ou o treino intervalado pode ser uma forma infernal de impulsionar permanentemente o seu metabolismo. Eles têm a vantagem de aumentar significativamente o gasto energético do corpo não só durante o exercício, mas também durante muitas horas após o treino. No entanto, nem todos querem ou são capazes de se entregar aos duros planos de treino. E ele também não tem de as usar. Formas mais leves de actividade, como os exercícios cardio, também podem ser uma forma de acelerar o seu metabolismo, embora em menor grau. Mesmo os passeios no parque, a dança ou a limpeza dinâmica são formas de movimento que promovem o aumento do metabolismo.

O terreno, não é para ficar em repouso completo por muito tempo e para financiar até mesmo pequenas formas de atividade, tantas vezes quanto possível. Infelizmente, a quietude é um grande aliado do metabolismo lento.

Dieta para acelerar o metabolismo – princípios

Uma dieta para acelerar o nosso metabolismo irá ajudar-nos a queimar calorias de forma mais eficaz e a “continuar” com a gordura corporal acumulada. Tudo o que temos de fazer é aprender a escolher os ingredientes certos do menu e introduzir o hábito de comer regularmente, se até agora não tem sido o nosso hábito. Uma dieta para acelerar o metabolismo tem a vantagem de ser rica, colorida e interessante. Evita a monotonia, não introduz grandes restrições e não nos cansa de porções de comida esfomeadas ou pratos de baixa caloria, sem caráter.

Estes são os princípios mais importantes de uma dieta que acelera o metabolismo. Vamos ver o que comer e como comer, para que o nosso metabolismo sirva a nossa figura magra:

  • Tomamos um pequeno-almoço decente com produtos proteicos, produtos fibrosos (aveia, pão integral ou outros produtos de cereais integrais) e vegetais e fruta. Antes do café da manhã também podemos chegar a um copo de água com suco de limão ou outro suco cítrico.
  • Todos os dias comemos 5 refeições não muito grandes (excepto o pequeno-almoço, que deve ser mais abundante) – pequeno-almoço, segundo pequeno-almoço, almoço, chá da tarde, jantar. As refeições devem satisfazer a fome, mas não devem causar excesso de comida.
  • Tentamos manter intervalos regulares de cerca de 3 horas entre as refeições. Esta é uma forma eficaz de manter uma alta taxa de processos metabólicos. Não fazemos intervalos entre as refeições superiores a 4,5 horas, caso contrário o nosso metabolismo irá abrandar consideravelmente. Nós comemos a nossa última refeição cerca de 3 horas antes de irmos para a cama.
  • Bebemos cerca de 1,5-2 l de água mineral todos os dias. Dividimos esta quantidade em porções menores e bebemos entre as refeições. A reposição sistemática da água não é apenas uma forma de acelerar o metabolismo, mas também de hidratar o corpo e bloquear o apetite excessivo.
  • Pelo menos uma vez ao dia tentamos comprar uma caneca de bebida com propriedades que aceleram o metabolismo. Pode ser um cocktail de limpeza de vegetais de um liquidificador, sumo de boa qualidade, como a toranja ou infusão de ervas – yerba mate, pescada, chá verde, puré, chá com gengibre e limão, etc.
  • À maioria das refeições durante o dia tentamos adicionar produtos contendo grandes quantidades de proteínas: queijo fresco, kefir, iogurte, leitelho, ovos, legumes, assim como peixe e carne magra. A proteína, a maior parte de todos os nutrientes, acelera o metabolismo.
  • Na preparação das refeições, utilizamos uma grande quantidade de ervas e especiarias (excepto para misturas de temperos prontos, que geralmente contêm muito sal e intensificadores de sabor).
  • Tentamos fazer o nosso menu baseado em produtos naturais com o menor grau de processamento possível. Em vez de produtos de farinha de trigo branco (pão, massa), escolhemos os equivalentes de farinha integral.

Dieta para acelerar o metabolismo – produtos indicados e não recomendados

salada e água com limão

Se o nosso objectivo é aumentar permanentemente o nosso metabolismo, devemos basear o nosso menu em alimentos naturais livres de gorduras trans, conservantes, intensificadores de sabor e quantidades excessivas de carboidratos simples. Uma dieta cheia de alimentos processados é a melhor maneira de retardar o metabolismo, o acúmulo de toxinas no corpo e a perturbação do metabolismo dos carboidratos no organismo. Portanto, a primeira coisa que devemos fazer para garantir um metabolismo rápido, saúde e uma figura magra é trocar o conteúdo do cesto de compras, no qual os seguintes produtos serão os principais a partir de agora:

Produtos recomendados em uma dieta que acelera o metabolismo

1) Produtos proteicos. Como já foi mencionado, a proteína tem grande potencial para aumentar a taxa de metabolismo. Isto deve-se ao facto de o organismo necessitar de grandes depósitos de energia para digerir e assimilar proteínas. Então queima calorias com o dobro da potência. Os produtos recomendados que contêm grandes quantidades de proteínas incluem:

  • produtos lácteos magros (queijo cottage, leitelho, kefir, iogurte, leite coalhado, leite magro),
  • queijo feta, queijo de bolor, queijo amarelo (em quantidades limitadas),
  • Vê se tens coragem,
  • carne magra (por exemplo, filete de peito de peru e frango, lombinho de porco e de vaca),
  • carne magra curada (por exemplo, presunto de aves, lombinho de porco),
  • peixes,
  • leguminosas (por exemplo, soja, feijão, grão-de-bico, lentilhas, feijão, ervilhas),
  • sementes de girassol,
  • amaranto,
  • sementes de abóbora,
  • nozes e amêndoas,
  • Comos de arroz.

2. Produtos de cereais integrais e vegetais. Graças ao alto conteúdo de fibra alimentar, melhoram os processos digestivos, estimulam a motilidade intestinal, facilitam a remoção de toxinas e subprodutos do metabolismo do organismo, promovendo um metabolismo rápido e eficaz. Os produtos de fibra recomendados são

  • todos os legumes,
  • toda a fruta,
  • Leguminosas,
  • frutos secos (por exemplo, passas de uva, ameixas, damascos),
  • groats (de preferência variedades mais espessas),
  • arroz integral, arroz selvagem,
  • pão integral, pão de centeio, pão integral, pão graham, pão de centeio, pão de centeio,
  • macarrão integral,
  • farelo,
  • farinha de aveia, centeio e outros flocos de cereais,
  • Nozes e feijões,
  • linhaça.

3. Especiarias. Muitas das especiarias são termogénicas naturais que, ao aumentar a produção de calor no organismo, ajudam a acelerar o metabolismo e a intensificar a queima de calorias. A vantagem das ervas e especiarias é também estimular a produção de suco gástrico e bílis, melhorando a digestão, eliminando a flatulência e ajudando a limpar o corpo de toxinas. Mais uma razão para usá-los na sua cozinha com a maior frequência possível. As especiarias especialmente recomendadas são

  • Pimenta,
  • pimenta preta,
  • Ginger,
  • Caril,
  • curcuma,
  • cominho,
  • cominho de Roma,
  • Canela,
  • cravos,
  • Noz-moscada,
  • cardamomo,
  • mostarda,
  • anis,
  • orégãos,
  • aneto,
  • Manjerona,
  • Manjericão,
  • vinagre de maçã.

4. Produtos ricos em iodo, zinco e selénio. Todos os três elementos influenciam o curso correto dos processos metabólicos. Além disso, o iodo regula a produção de hormonas da tiróide e apoia o trabalho desta glândula, acelerando o metabolismo perturbado.

Vamos encontrar iodo dentro:

  • de peixes marinhos,
  • frutos do mar (por exemplo, camarões, caranguejos, ostras),
  • algas marinhas (por exemplo, algas, spirulina, clorella).

As fontes de zinco incluem..:

  • Vê se tens coragem,
  • carne e miudezas,
  • leite,
  • peixe e frutos do mar,
  • os grãos.

Os produtos ricos em selénio são:

  • Castanhas do Brasil,
  • cogumelos,
  • peixes,
  • alho,
  • Avicultura,
  • Vê se tens coragem.

Além destes, outros produtos que aceleram o metabolismo são

  • café,
  • guaraná,
  • Chá vermelho,
  • silagem (por exemplo, chucrute, pepino em conserva, beterraba em conserva),
  • óleo de linhaça,
  • óleo de coco,
  • azeite de oliva,
  • manteiga de amendoim,
  • Fibra vital.

Produtos não recomendados na dieta para acelerar o metabolismo (desacelerar o metabolismo)

  • Sweets,
  • Batatas fritas e outros petiscos salgados,
  • Alimentos processados (por exemplo, pratos delicatessen, sopas em pó, pratos de água, pratos prontos para serem pré-aquecidos no forno ou microondas, conservas, patês, salsichas, margarinas duras),
  • fast food,
  • Carnes gordas, salsichas gordas,
  • Banha de porco, manteiga,
  • pão branco e produtos feitos de farinha de trigo branca e purificada,
  • bebidas coloridas, doces e outros produtos contendo glicose e xarope de frutose,
  • álcool.

Dieta para acelerar o metabolismo – efeitos

O resultado mais importante de uma dieta que acelera o metabolismo é uma queima mais eficiente de calorias pelo organismo e um uso mais frequente das reservas de gordura para ganhar energia, resultando em uma redução mais rápida do peso, uma remoção mais eficiente das dobras e um emagrecimento sucessivo da figura.

A duração da dieta de metabolismo rápido é ilimitada, porque é uma dieta saudável, baseada em artigos de baixo processamento, eliminando produtos desfavoráveis ao nosso organismo. Por isso, é bom introduzir permanentemente hábitos alimentares coerentes com as recomendações desta dieta. Se adicionalmente introduzirmos actividade física, podemos contar com uma rápida perda de peso. Outros efeitos de uma dieta que acelera o metabolismo são

  • mais energia e vitalidade,
  • melhor estado psicofísico,
  • melhor sensação,
  • para ajustar o nível de açúcar no sangue,
  • para baixar os níveis de colesterol ruim,
  • para suprimir o seu apetite,
  • melhor trabalho dos órgãos internos,
  • para limpar o corpo de toxinas de forma mais eficaz.

Verifique também a revisão do suplemento que apoia uma desintoxicação completa do corpo: Spirulin Plus

Dieta para acelerar o metabolismo – dieta

carne grelhada com legumes

Aqui está um exemplo de uma dieta para acelerar o metabolismo por alguns dias:

Dia 1

  • Antes do pequeno-almoço, um copo de água com sumo espremido de uma laranja
  • Pequeno-almoço: sandes de pão de abóbora com pasta de ovo, cebolinho, rabanetes, sementes de girassol (temperadas com iogurte natural e mostarda), alface, pepino, tomate
  • 2 pequeno-almoço: salada mista, salmão fumado, pimentos e salada de tomate cereja
  • Jantar: grumos de trigo sarraceno, sopa de frango ao molho à base de iogurte grego e rábano, salada de aipo
  • Chá: mousse de morango, um punhado de nozes
  • Jantar: tosta integral com cogumelos, queijo mozzarella e ketchup

Dia 2

  • Antes do pequeno-almoço, um copo de água com sumo de meio limão.
  • Café da manhã: farinha de aveia sobre leite magro com manteiga de amendoim, banana, sementes chia e canela
  • 2 pequenos-almoços: sêmola, rabanetes, aipo, pimentos, salsa e salada de feijão
  • Jantar: sopa de pepino (com adição de massa integral em vez de batatas), abobrinhas recheadas com carne picada de aves e cogumelos, vertida com molho de tomate picante
  • Chá: kefir e cocktail de mirtilo com farelo, maçã
  • Jantar: sanduíches de pão integral com hummus, azeitonas, pepino, rabanetes

Dia 3

  • Pequeno-almoço: omelete com 2 ovos com aveia, queijo feta, tomate e cebolinho, toranja
  • 2 cafés da manhã: sanduíche com presunto de Parma, foguete ou alface e azeitonas, maçã, um punhado de nozes
  • Jantar: arroz integral, lombinho de porco com molho à base de iogurte natural e ameixas secas, salada de repolho branco ou chinês
  • Chá: iogurte natural e sobremesa de cacau
  • Jantar: queijo cottage com pimenta preta moída na hora, pepino, rabanetes, sementes de abóbora, fatia de pão integral

Dia 4

  • Pequeno-almoço: borrego em leite magro com tangerinas, pêra e kiwi
  • 2 cafés da manhã: graham com pasta de queijo cottage, peixe defumado e pepino em conserva, chá com gengibre e limão,
  • Jantar: sopa de brócolos, costeletas de grão de bico, cenoura e salada de rábano
  • Chá: salada de queijo feta e melancia
  • Jantar: filé de frango grelhado, alface, tomate, pepino, pimentão

Dieta para acelerar o metabolismo – regulamentos

A sopa de creme de legumes brancos que estimula o metabolismo

Os ingredientes:

  • 1l de caldo de legumes ou de aves
  • 1 aipo
  • 3 salsa
  • 1 cebola grande
  • 2 batatas médias
  • meia couve-flor
  • 2 dentes de alho
  • 1 kohlrabi
  • meio alho-porro (parte branca do alho-porro)
  • especiarias: sal, pimenta branca, noz-moscada, gengibre, endro

Preparação:

Cebola, salsa, kohlrabi, aipo e batatas são cortadas em cubos. Corte o alho francês e o alho, divida a couve-flor em pedaços pequenos. Numa colher cheia de óleo, fritar a cebola e o alho-porro. Depois de 3-4 minutos adicionar os legumes restantes, fritar durante 2-3 minutos. Adicione o caldo, cozinhe por cerca de 30 minutos até os legumes ficarem macios. Após a sopa ter arrefecido parcialmente, ela é misturada numa mousse lisa. Tempere a gosto com sal, pimenta, noz-moscada, gengibre. Verter em taças, polvilhar com endro e sementes de abóbora torradas. Também podemos acrescentar um punhado de torradas (de preferência pão integral).

Sopa picante a’la México para um metabolismo rápido

Os ingredientes:

  • peito de frango duplo
  • lata de feijão vermelho
  • lata de milho
  • 2 latas de tomate em salmoura
  • 2 cebolas grandes
  • 2 cenouras
  • meia estação
  • 3 pimentos coloridos
  • 3 dentes de alho
  • coentros ou salsa fresca
  • especiarias: sal, pimenta doce, pimenta malagueta, cominho, tomilho, orégãos,

Preparação:

Corte o frango em cubos, frite numa colher cheia de óleo e tire-o da frigideira. Depois, também sobre uma colher cheia de óleo, fritar a cebola cortada e o alho francês cortado em fatias. Depois de 2-3 minutos, adicionar pimentos cortados em cubos e cenouras fatiadas. Adicione uma colher de chá cheia de pimentão-doce, uma pitada de chili e orégãos e frite por alguns minutos. Deite o tomate numa panela grande, adicione o frango frito e os legumes. Também acrescentamos feijão drenado e milho. Misture, se necessário adicione um pouco de água ou caldo de carne. Cozinhar durante cerca de 30 minutos, adicionar alho espremido através de uma prensa, temperar com sal, pimenta doce e piripiri, cominho romano, orégãos, tomilho. Cozinhamos por mais uns minutos em lume brando. Finalmente, polvilhe a sopa com salsa picada ou coentros.

Sobremesa dietética para acelerar o metabolismo

Os ingredientes:

  • Está bem. Iogurte natural de 150 ml
  • 3 colheres de sopa de farinha de aveia da montanha
  • 2 colheres de sopa de nozes sem casca
  • 2 kiwis
  • 1 pêssego
  • 3 colheres de sopa de mirtilos
  • 1 colher de mel
  • 2 colheres de sopa de geléia de morango

Preparação:

Aveia assada e nozes esmagadas em uma panela seca por 2-3 minutos. Misture iogurte com mel. Descasque e corte em cubos o kiwi e o pêssego. Em um copo alto ou taça, arrumar em camadas: geléia, iogurte, aveia com nozes, iogurte, kiwi, iogurte, pêssego, iogurte, flocos de nozes, iogurte, mirtilo.

Category: emagrecimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Article by: admin