Doença masculina típica, ou seja, alopecia androgênica, pode ocorrer em diferentes idades, mas na maioria das vezes seus primeiros sinais são observados na idade de 30-40 anos. Se queremos limitar a gestão da alopecia, devemos começar a combatê-la o mais cedo possível, de preferência quando observamos os primeiros sintomas, mesmo muito discretos. Como reconhecer os sintomas da alopecia androgénica e como parar este processo?
Índice
Alopécia androgénica – sintomas
Dihidrotestosterona (DHT) é uma forma activa de testosterona no corpo masculino, responsável pelo enfraquecimento dos folículos pilosos. Como resultado do processo de miniaturização dos folículos, as fases individuais de crescimento do cabelo são perturbadas. Tornam-se mais lentos, mais finos, mais fracos e caem rapidamente. Com o tempo, o couro cabeludo desaparece em certas áreas do corpo, dando o efeito de uma calvície mais pronunciada. Os sintomas de alopecia androgénica são facilmente identificáveis. Se os apanharmos e agirmos cedo o suficiente, há uma boa chance de que possamos fortalecer nosso cabelo e parar ou retardar o processo de calvície.
Os principais sintomas da alopecia androgénica são..:
– cabelo enfraquecido, fino (no topo e na área frontal);
– uma curva de aprofundamento;
– retrocesso da linha do cabelo na área temporal e na testa (o chamado efeito testa alta);
– cabelos finos à volta do topo da cabeça;
– perda progressiva de cabelo no topo e na frente, mantendo uma quantidade normal de cabelo nas costas e lados.
Lembre-se de não subestimar os primeiros sintomas da calvície, pois o processo não irá embora sozinho. Pelo contrário, sem a nossa intervenção, ele aumentará constantemente a sua força.
Como prevenir a queda de cabelo?
A calvície masculina tem sua principal causa nos hormônios, mas também existem outros fatores que influenciam a intensidade da queda de cabelo. O mais importante deles é um estilo de vida pouco saudável – um excesso de estimulantes, uma dieta pobre e sem nutrientes importantes para o cabelo, bem como a falta de uma quantidade adequada de sono, fadiga física, stress crónico. Se queremos desfrutar de um penteado exuberante pelo maior tempo possível, devemos modificar nosso estilo de vida, reduzir o consumo de cigarros e álcool, cuidar de uma dose adequada de descanso físico e mental e mudar nossa dieta para saudável e variada.
A nossa dieta diária não deve faltar:
– produtos ricos em vitaminas B;
– produtos ricos em proteínas;
– produtos ricos em vitaminas A, E, C;
– produtos contendo zinco, cobre, ferro, selénio.
Leia mais sobre a dieta para a calvície
Preparações para a queda de cabelo
Uma dieta saudável em que a junk food é substituída por um menu rico em vegetais, frutas, nozes, grãos, proteínas e produtos de cereais ajudará a fortalecer o cabelo a partir do interior e, em certa medida, limitar o progresso da calvície. No entanto, se quisermos fornecer ao nosso cabelo a quantidade máxima de ingredientes necessários para revitalizá-lo, vale a pena buscar um produto de boa qualidade para a queda de cabelo. Em nosso ranking de suplementos dietéticos para calvície apresentamos os produtos mais eficazes deste tipo no mercado. Não é sem razão que Profolan – um produto com uma composição muito rica e forte ação – ocupa uma posição de liderança.
Profolan foi concebido para inibir a alopecia androgénica – ao mesmo tempo que previne danos nos folículos capilares através de DHT, inibe a queda de cabelo, fortalece e reconstrói o cabelo e estimula o seu crescimento.
Leia também: Silício para o cabelo – ajuda eficaz na calvície