Índice
Arbusto pitoresco com propriedades mágicas
A aveleira bruxa ocorre naturalmente na América do Norte, onde suas propriedades promotoras da saúde foram descobertas pelos povos indígenas da América, os índios. Cresce até três a quatro metros de altura e tem folhas grandes e flores amarelas excepcionalmente atraentes. Por estas razões, o arbusto ganhou reconhecimento em muitos países do mundo, incluindo a Polónia, como uma planta excepcionalmente decorativa. Entretanto, para além das suas qualidades estéticas, a aveleira tem, o que nem todos sabem, atributos curativos especiais, entre os quais podemos citar, por exemplo, o alívio da irritação e queimaduras da pele, a redução da visibilidade das veias aranhas e varizes, o efeito analgésico ou a eliminação do inchaço.
Hamamélide – propriedades terapêuticas
Para fins terapêuticos, utilizam-se principalmente folhas e cascas, que são secas após a sua obtenção. O valor pró-saúde de uma planta é o resultado do seu conteúdo excepcionalmente valioso. A composição de hamamélis inclui flavonóides, saponinas, taninos, ácido gálico e ácido elágico. Estas importantes substâncias activas causam que a avelã bruxa tenha propriedades antimicrobianas e antivirais, anti-inflamatórias e analgésicas, desinfectantes e de limpeza.
A variedade de efeitos do avelã bruxa torna-o disponível em pomadas para queimaduras de frio, bem como queimaduras, hematomas, úlceras e picadas de insectos. É utilizado no tratamento de hemorróidas e varizes, em afecções dolorosas das articulações, músculos e coluna vertebral, na diarreia e outras perturbações do aparelho digestivo, em todos os tipos de inchaços e contusões e, finalmente, na irritação da cavidade oral. O hamamélio é também um componente de numerosos cosméticos de cuidados da pele, porque lida perfeitamente com seborreia e acne, descolorações e todo o tipo de alterações, e também rejuvenesce perfeitamente a pele.
Hamamélide para varizes
A eficácia do hamamélio a este respeito está associada principalmente ao seu impacto positivo na circulação sanguínea e no estado dos vasos sanguíneos. Nomeadamente, fortalece e sela capilares, regula a circulação subcutânea, tem efeitos adstringentes, anti-hemorrágicos e anti-inflamatórios. Melhorar a circulação minimiza a visibilidade e combate as veias aranhas das pernas e o inchaço, reduz a sensação de pernas pesadas, aumenta a firmeza e a elasticidade da pele. Ao mesmo tempo, tem uma função protectora – previne uma maior expansão dos vasos sanguíneos.
Em caso de falha circulatória dos membros inferiores, o hamamélis pode ser utilizado tanto no exterior como no interior. As compressas embebidas em extracto de hamamélis devem ser aplicadas em varizes ou veias aranhas duas vezes por dia durante um período de dois meses. Além disso, você também pode usar chá de folhas secas. Despeje um copo de água fervente sobre duas colheres de chá de frutas secas e reserve sob a tampa por 10 minutos. Bebemos uma dessas porções por dia.
Na luta contra as varizes, também vale a pena procurar suplementos alimentares multicomponentes que contenham, para além do extracto de avelã, o mais conhecido pela sua eficácia, o extracto de castanha da Índia. Um destes tipos de preparações é o Varicorin, um produto valorizado pelos pacientes, que melhora significativamente a circulação sanguínea e melhora o estado das veias.
Hamamelis virginiana – para uso no tratamento de hemorróidas
Infelizmente, as hemorróidas, ou seja, as varizes do ânus, são uma condição frequente e extremamente problemática. Tanto as folhas como a casca de hamamélis são utilizadas no seu tratamento. Estas partes da planta são ricas em substâncias anti-inflamatórias como as antocianinas, flavonóides, taninos e saponinas. Eles agem de tal forma que regulam a circulação subcutânea, inibem a inflamação, apertam a pele fazendo com que as veias varicosas encolham, selam as feridas resultantes e aliviam as irritações. Por conseguinte, a utilização de pomadas, géis ou invólucros contendo extracto de avelã de bruxa nas áreas afectadas proporciona um alívio significativo e minimiza os sintomas da doença.
Também é possível usar os chamados “sittings” ou enxaguamentos de lugares mórbidos com o uso de uma infusão de avelã bruxa seca. Tais banhos apóiam o tratamento e aliviam os sintomas, além de fornecer o pH correto na área do reto, o que também é importante no combate às hemorróidas. Eles devem ser realizados duas vezes por dia durante 15 minutos.
Hamamelis virginiana – efeitos na pele
Foi mencionado anteriormente que uma das vantagens mais importantes desta planta é que ela tem um efeito positivo sobre a pele, tanto para problemas menores, como hematomas sob os olhos, e para doenças dermatológicas graves, como a acne.
Quando se trata de pequenos problemas de pele, o extracto de hamamélis actua como o melhor tónico – limpa e hidrata a pele, alivia as irritações e tem propriedades adstringentes. Elimina todos os inchaços, incluindo as áreas sensíveis dos olhos, e torna as contusões menos visíveis. É eficaz na remoção de várias irritações, por exemplo, após o barbear.
A bruxa avelã lida perfeitamente com inflamações crónicas da pele. Combate a acne, eczema e psoríase, funciona como uma forma de prevenir a descoloração, cicatrizes e manchas. Porque regula as glândulas sebáceas reduzindo a produção de sebo, é útil no tratamento da seborreia e da acne, pois reduz o número de eczemas e reduz a formação de novos. Também ajuda temporariamente em caso de nódoas negras, queimaduras ou picadas de insectos, aliviando doenças e reduzindo os sintomas.
Hamamélide em cosméticos
Estas propriedades benéficas para a pele não poderiam ser de nenhum interesse para a indústria cosmética. Graças ao facto de a avelã bruxa ter um efeito positivo na pele, cabelo, vasos sanguíneos, rugas, firmeza e elasticidade da pele e ter um efeito antibacteriano, anti-inflamatório, de limpeza e anti-séptico, tornou-se um componente de muitos cremes, géis e tónicos. É particularmente bom para o cuidado da pele com capilares dilatados, sujeitos a irritação e acne. Limpar a pele suaviza as irritações, elimina as inflamações, remove o excesso de sebo sem secá-lo, pois tem propriedades hidratantes.
Também afecta o cabelo, nutrindo-o e hidratando-o, dando-lhe brilho e prevenindo a queda de cabelo. Ao mesmo tempo, ao regular as glândulas seborreicas, minimiza os sintomas da caspa. É também de salientar que, devido à presença de antioxidantes, a hamamélise protege contra os radicais livres e permite manter o seu aspecto jovem durante mais tempo.