Devido as suas propriedades específicas medicinais de tratamento, e também as de apoio no emagrecimento, o óleo de coco encontrou inúmeras aplicações tanto na cozinha quanto na cosmética. E embora possa haver algumas dúvidas sobre o teor de ácidos graxos saturados, por causa da sua construção, eles não são tão prejudiciais quanto as gorduras animais. Além disso, nenhuma pessoa razoável vai comer o óleo de coco em excesso e, portanto, uma pequena quantidade de ácidos MCT não afetará negativamente o corpo.
Índice
Óleo de coco refinado e não refinado
O óleo de coco, também conhecido como a gordura de coco ou a manteiga de coco, não é o mesmo que o óleo de palma. O primeiro é o prensado da copra, ou seja, uma polpa da fruta de coco, o segundo é feito de polpa do dendezeiro (Elaeis guineensis). Existem dois tipos de óleo de coco no mercado. Refinado, como resultado do processo de refino, quando é submetido a altas temperaturas, perde muitos atributos importantes para a saúde. De fato, é mais útil para o consumo e tem um ponto de ebulição mais alto, mas não possui um aroma característico nem tantos benefícios para a saúde.
Por outro lado, o óleo de coco não refinado, prensado a frio, tem um sabor e um cheio específico e é mais rico em valiosos valores nutricionais. De acordo com muitos nutricionistas, não causa ganho de tecido adiposo e, além disso, suporta o processo de queima de calorias. Por estas razões, é mais caro que o óleo de coco refinado. É adequado para vários tipos de pratos, para assar ou fritar. Além disso, o óleo de coco não refinado é amplamente utilizado na cosmética, hidrata e nutre, também é um ótimo remédio para distintas inflamações da pele. Naturalmente, o refino não deprime completamente o óleo do valor nutricional, apenas afeta a redução do seu nível.
Óleo de coco – propriedades que promovem a saúde
As propriedades valiosas do óleo de coco são determinadas pela sua composição única, principalmente a presença de ácido caprílico e láurico, cujos efeitos positivos internos e externos foram confirmados por pesquisas científicas. Além disso, no óleo de coco há vitaminas E e K e minerais como cálcio, ferro e zinco.
Uma combinação única de ácidos graxos saturados com cadeia média (que tem propriedades diferentes das gorduras animais) e de ácidos mono e poli-insaturados faz com que os nutrientes sejam melhores absorvidos, e o sistema digestivo, fígado, pâncreas ou vesícula biliar são menos carregados.
O uso sistemático regula o metabolismo e o nível de colesterol ruim, não aumenta o nível de glicose no sangue, mas fornece uma porção adicional de energia. Fala-se sobre os efeitos benéficos do óleo de coco na prevenção da doença de Alzheimer, doença de Parkinson e demência, porque contém substâncias necessárias para um bom funcionamento do cérebro.
O óleo de coco tem um alto nível de antioxidantes, o que o torna um forte aliado na luta contra todos os efeitos negativos dos radicais livres. Também são conhecidos os efeitos benéficos da sua aplicação externa – na pele, cabelos e até dentes. Isto é devido às propriedades bactericidas e antifúngicas.
Óleo de coco na cosmética
Existem muitos produtos prontos, cremes, pomadas, bálsamos, nutrientes, que incluem o óleo de coco, já que suas propriedades nutritivas e calmantes são conhecidas há muito tempo. Além disso, podemos aplicá-lo naturalmente em sua forma pura diretamente sobre a pele do rosto ou mãos, usá-lo como uma máscara para o cabelo ou limpar os dentes com ele para branqueá-los.
Isso não é tudo, você pode usá-lo como um removedor de maquiagem, e até mesmo substituir a espuma de barbear tradicional por ele. O óleo de coco tem fortes propriedades hidratantes e regeneradoras, torna a pele mais elástica e suave. É adequado para todos os tipos de pele, fortalece a barreira protetora natural da epiderme. Assim como a pele, nutre o cabelo, tornando-o mais forte e brilhante.
O óleo de coco é um auxiliar insubstituível na luta contra a acne, irritações e inflamações da pele. Penetra na pele, eliminando bactérias e microrganismos nocivos, alivia a inflamação, promove a redução de cicatrizes e a descoloração resultantes de lesões de acne. É útil no combate de todos os sintomas desfavoráveis da pele, também pode ser usado por pessoas com a cútis delicada, sensível ou propensa a alergias.
Óleo de coco e emagrecimento
Você podia pensar que, devido à presença de ácidos graxos, o óleo de coco favorece o sobrepeso. Mas isso não é verdade. A gordura de coco é caracterizada por uma estrutura química específica diferente das outras gorduras. Ela determina que seja um produto de fácil absorção, utilizado rapidamente pelo organismo para produzir energia. O óleo de coco pode ser muito útil para emagrecer, porque acelera o metabolismo e ajuda a limpar o corpo de toxinas. Também facilita a absorção de nutrientes, incluindo tão importantes para o bom funcionamento do corpo cálcio e magnésio.
Além disso, o uso de óleo de coco reduz o apetite e produz a sensação de saciedade o que, junto com um metabolismo acelerado e uma desintoxicação aumentada, pode, com uso regular por um tempo, levar à redução de estoques do tecido adiposo acumulados, principalmente na barriga. Uma vantagem importante da gordura de coco é a função reguladora em relação aos níveis de colesterol e glicose. Claro, não podemos exagerar na quantidade de óleo, porque é bastante calórico. Por outro lado, é difícil esperar que alguém queira consumi-lo em excesso.
Óleo de coco – como usar na cozinha
Quando se trata de fritar pratos, o óleo de coco pode ser uma ótima alternativa para outros tipos de óleos e aceite, sem mencionar as gorduras animais. A alta temperatura de ebulição, tanto da forma refinada e quanto não refinada, faz com que seja uma alternativa não apenas mais saudável, mas também mais conveniente de usar. Na versão não refinada, o óleo dará aos pratos um sabor e aroma exóticos.
Pode ser usado para assar e esquentar, por exemplo, untando torradas com ele em vez de manteiga. Em geral, devido à sua consistência cremosa, é ideal para untar o pão em lugar outros tipos de gorduras. Você até pode adiciona-lo a uma sopa ou a um bolo.
Óleo de coco – receitas que suportam a perda de peso
Sopa de vegetais leve
Dissolva uma colher de manteiga de coco em uma panela, frite nela cenoura, salsa, aipo cortados (você pode adicionar couve-flor ou brócolis, abobrinha, berinjela), despeje 1 litro de água fervente, cozinhe por cerca de 15 minutos. Tempere a gosto com sal, pimenta, pimenta doce, curry e uma pitada de gengibre. Depois de cozinhar, misture tudo a uma massa lisa. Você pode adicionar uma colher de iogurte natural à sopa-creme. Sirva com torradas.
Bolinhas de legumes instantâneas
Cozinhe levemente brócolis e couve-flor lavadas (devem ser semi-duras). Esmague os legumes com um garfo ou espreme com um espremedor. Adicione um ovo, sal, pimenta, noz-moscada, endro picado ou salsinha. Polvilhe farinha integral para obter a consistência adequada, opcionalmente, adicione a cebola frita. Forme bolinas, empane-as delicadamente com farinha integral, frite no óleo de coco até a cor dourada.
Biscoitos de aveia
Dissolva 100 ml de óleo de coco em uma panela. Despeje 200 gramas de flocos de aveia, 150 gramas de farinha (de preferência integral), adicione um ovo e 3 colheres de mel, misture tudo e deixe esfriar. Depois, forme bolas com diâmetro de cerca de 4 cm e coloque-as em uma forma coberta com papel para assar. Esmague. Faça cada bola mais plana levemente cada bola. Asse a 180 graus por cerca de 20 minutos. Após o resfriamento, guarde-o bem fechado.