SU Design 1557936679

Dieta para cabelos e cílios – aprenda as regras e veja como construir um menu

Cabelos lindos, brilhantes e cílios longos e grossos são provavelmente o sonho de qualquer senhora. No entanto, nem todos os destinos são tão graciosos a este respeito e, portanto, ambos requerem tratamentos múltiplos para serem objeto de orgulho feminino. Cuidando cuidadosamente destes ornamentos faciais naturais, no entanto, nem sempre estamos cientes de que várias preparações, mesmo as melhores, não são suficientes. Tão importante como a nutrição externa é a nutrição interna do cabelo. Pesquisas demonstraram que uma dieta adequada tem um efeito benéfico no cabelo e nas pestanas, na sua bela aparência e bom estado.

Causas dos problemas de cabelo e cílios

mulher come cenoura

O cabelo saudável é um sintoma visível de boa saúde de todo o corpo, e como o cabelo é parte integrante do mesmo, precisa dos mesmos nutrientes. No entanto, para o seu bom desenvolvimento, especialmente substâncias como ácidos gordos ómega 3, vitaminas B e certos microelementos – silício, ferro, cobre, iodo, zinco – são necessários.

A carência de vitaminas e outras substâncias causadas por uma dieta inadequada é uma das causas mais frequentes de mau estado do cabelo e até mesmo da queda do cabelo. Outras causas de fragilidade, fragilidade ou queda excessiva de cabelo são factores ambientais, stress prolongado, tomar certos medicamentos, por vezes uma doença grave ou uma base hormonal.

Ao mesmo tempo que cair ou ter um cabelo com mau aspecto atrai facilmente a nossa atenção e nos leva a tomar contra-medidas imediatas, muitas vezes ignoramos sintomas semelhantes que afectam as pestanas, que muitas pessoas afinal tratam.

Para além da dieta, o seu estado e aparência é muito influenciado pela questão da maquilhagem e remoção da maquilhagem. Cosméticos e preparações inadequados, não lavar os olhos à noite, alongar os cílios finos e delicados, uso frequente de um modelador, tudo isto faz com que estes pêlos extremamente sensíveis se desperdicem e caiam.

Leia também: Como fortalecer as suas pestanas

Mesmo as peculiaridades mais caras e os tratamentos mais cuidadosos não vão ajudar se não aprendermos a manusear bem os cílios e, sobretudo, começar a alimentá-los, tal como os cabelos na nossa cabeça, bem. Vale a pena lembrar disso especialmente quando decidimos, por exemplo, sobre perda de peso intensiva e dieta rigorosa.

Como cuidar do cabelo e dos cílios?

uma mulher penteando seus cabelos lavados

O mais importante é eliminar os fatores que têm um efeito prejudicial sobre o cabelo. No caso dos cílios é a renúncia ou pelo menos a limitação de tratamentos artificiais sob a forma de extensões ou cachos, realizando maquiagem com bons cosméticos e remoção cuidadosa e suave da maquiagem. No caso do cabelo, o uso mais raro possível de alisadores, modeladores, secadores de cabelo, preparações para penteados, desistência de tintas de má qualidade e limitação da coloração, provocação e escovagem pouco freqüentes.

É necessário usar sistematicamente bons cosméticos de cuidado, condicionadores de cabelo e cílios ou remédios caseiros com efeitos benéficos comprovados. No que diz respeito às preparações prontas, dependendo das necessidades chegamos, por exemplo, aos cosméticos com proteínas em caso de cabelo danificado, com humectantes, ou seja, substâncias hidratantes em caso de cabelo seco, frágil e pouco flexível ou com emolientes, que formam uma camada protectora na superfície do cabelo.

Verifica: Ranking de Condicionadores de Pestanas

Existem também remédios naturais comprovados para melhorar o estado do cabelo e dos cílios. Estes incluem principalmente o óleo de rícino, que contém os nutrientes mais valiosos, nomeadamente ácidos gordos, vitaminas A, E e B, beta-caroteno, ferro. Óleo de rícino combinado com gema crua e suco de limão e aplicado na cabeça na forma de uma compressa, pode fazer maravilhas e a melhoria do estado do cabelo é visível após apenas um tratamento.

Nos cuidados capilares, também é utilizado extrato de gérmen de soja e trigo, que contém vitaminas B, minerais e pantenol, que desempenham um papel muito importante na regeneração do cabelo, hidratando-o e criando uma barreira protetora. Não menos importante do que os condicionadores, é também uma selecção hábil do champô certo para o seu tipo de cabelo e potenciais problemas. No entanto, devemos lembrar que todos os tratamentos e medidas descritas podem ser insuficientes se o corpo, e portanto os cabelos ou cílios, não receberem o suficiente dos nutrientes necessários.

Dieta capilar – substâncias essenciais para o desenvolvimento do cabelo

A estrutura capilar é composta principalmente por proteínas, gorduras e minerais. A parte mais importante é o bulbo capilar que cresce fora do folículo piloso. Nutrientes e sangue são transferidos para o folículo piloso e alimentam os bulbos capilares. No entanto, para fornecer o cabelo, o corpo deve ter a quantidade certa de nutrientes, porque se houver falta deles, os órgãos vitais mais importantes são fornecidos primeiro, enquanto o cabelo, como as unhas, só no final.

Portanto, qualquer deficiência, seja de proteína ou silicone, ferro, vitamina B ou zinco, é quase imediatamente refletida no estado do cabelo. Erros alimentares – álcool, abuso de café e chá fortes, excesso de gorduras animais, açúcar e alguns vegetais contendo oxalato (sorrel, espinafre, ruibarbo) que bloqueiam a absorção de cálcio, magnésio e zinco – também são definitivamente prejudiciais.

As substâncias necessárias para o cabelo incluem:

  • proteínas e ácidos gordos – blocos de construção essenciais do cabelo
  • Zinco e cobre – decisivos para a força e brilho do cabelo
  • Silício – efeito potenciador e fortalecedor do crescimento
  • ferro – afectando a estrutura adequada do cabelo e a sua taxa de crescimento
  • Cálcio e magnésio – benéfico para a condição do cabelo
  • Vitaminas B – regulando a secreção sebácea, melhorando a estrutura e o brilho
  • Vitaminas A, E e C – com propriedades antioxidantes, que favorecem o bom estado do cabelo

Onde podemos encontrar os nutrientes de que o nosso cabelo necessita?

vagens de ervilhas verdes

Fornecemos proteínas e aminoácidos sulfúricos comendo peixe, ovos, feijão, carne e vegetais como couve, brócolis, couve-flor, agriões, nabo preto, rabanete, rábano, cebola.

O zinco pode ser encontrado em frutos do mar, leguminosas, produtos integrais, nozes e sementes de abóbora. Por sua vez, as fontes de cobre são fígado, nozes, sementes, cacau e farinha de aveia.

Muito importante para o estado do cabelo, o silício, que é o bloco de construção do cabelo, é fornecido por farelo e flocos de aveia, produtos lácteos, arroz, beterraba, alho e cebola e água de nascente natural.

O ferro é encontrado na carne, especialmente em miudezas e vegetais de folhas verdes, e o magnésio em farelo e produtos cerealíferos, leite, carne e nozes.

As vitaminas B encontradas em vários alimentos desempenham um papel muito importante, nomeadamente:

  • B1 – em grumos de trigo sarraceno, leveduras, nozes e amêndoas, aveia, pão integral, ovos e legumes e frutas – tomates, batatas, couve, couve-flor, leguminosas, toranjas.
  • B2 – em farelo, levedura, milho, ervilhas verdes, couve-flor, espinafres, aipo, maçãs.
  • B3, ou seja, niacina – em farinha integral, couve, espinafre, espargos, sementes de girassol e nozes.
  • B5 – em peixes de água doce, ovos, feijões, salsa, couve, morangos e citrinos e pólen de abelhas.
  • B6 – em grumos de trigo sarraceno, batatas, couve, cenouras, espinafres, espargos, bananas, nozes.
  • B7 ou biotina – em fígado e gemas de ovos, aves, frutos do mar, produtos integrais, tomates, cenouras, espinafres, cogumelos.
  • B8 ou inositol – em produtos integrais, tomate, beterraba, couve-flor, couve, couve-flor, citrinos.
  • B9 ou ácido fólico – em vegetais como espinafres, espargos, cenouras, salsa, batatas, nabos, lentilhas, feijões, chicória, rebentos de trigo, arroz, soja, gemas de ovo, laranjas, levedura de cerveja.

É impossível omitir a vitamina C, cujas fontes abundantes são bagas, groselha preta, chokeberry, rosa selvagem, arando, citrinos, morango, kiwi, papaia, groselha, pimenta, tomate, couve, salsa verde, couve-de-bruxelas, repolho, couve-rábano, brócolos, feijão espargo, espinafres.

Chamada de vitamina da juventude, a vitamina E também é essencial para a saúde do cabelo. Pode ser encontrado em óleos vegetais e azeite, nozes e avelãs, amêndoas, sementes de abóbora e girassol, sementes de pimenta e salsa, tomates, espinafres, alho, cenouras, couves e alface, bem como em pão integral, farelo e flocos de aveia, produtos lácteos.

Leia também: Colágeno – uma receita natural para a juventude e a saúde

Dieta capilar – como compor um menu

legumes coloridos e de mesa

Não há dúvida de que a base para uma dieta saudável deve ser vegetais e frutas, o que é benéfico não só para o nosso cabelo, mas também para o funcionamento e condição de todo o corpo. A abundância de várias vitaminas e minerais, e sobretudo de numerosos antioxidantes, ajuda a manter a saúde e a aparência jovem.

A chamada dieta colorida para cabelos, cílios, vitalidade, saúde e uma figura magra provavelmente ajudará a formar uma dieta adequada.

Uma dieta colorida classifica os produtos vegetais por cor e um menu diário deve ser organizado a partir dos ingredientes de cada um destes grupos:
  • Produtos vermelhos: tomates, pimentos, morangos, morangos, framboesas, cerejas, romãs, melancias.
  • Produtos de laranja: cenouras, pimentos amarelos, batatas, abóboras, aboborinhas, abóboras, abóboras, pêssegos, mangas, laranjas, maçãs.
  • Produtos verdes: espinafres, salsa, couve, pimenta verde, alface, espargos, ervilhas, feijão, brócolos, couves-de-bruxelas, couve, agriões.
  • Produtos Violetas: bagas, mirtilos, amoras, ameixas, uvas.

Naturalmente, o nosso menu não pode faltar produtos de cereais integrais, produtos lácteos, carne magra, ovos, peixe, nozes, sementes ou rebentos. No entanto, embora o consumo diário de legumes e frutas seja mais desejável, quando se trata de carne ou ovos, devemos limitar o seu consumo a 2-3 vezes por semana.

Um exemplo de uma dieta para cabelos e cílios pode ser o seguinte:

  • Café da manhã – aveia sobre o leite com nozes, fatia de pão integral com presunto e alface ou couve.
  • Segundo café da manhã – salada de frutas, água mineral.
  • Jantar – creme de sopa de abóbora, lentilhas, brócolos ou ervilhas verdes, grumos de trigo sarraceno, peixe assado em papel alumínio, salada de cenoura e couve, legumes ou sumo de frutas.
  • Chá: bolos de cordeiro caseiros, água com limão.
  • Jantar: queijo cottage com rabanetes, cebolinho ou cebolinha, abóbora, tomate e salada de pimenta.
  • Pequeno-almoço: graham com pasta de cavala e creme de queijo, salada de alface verde, rúcula, laranja e sementes de girassol com um pouco de óleo e sumo de limão.
  • Segundo pequeno-almoço: iogurte com muesli, meia toranja.
  • Jantar: refrigerador de beterraba, arroz integral, peito de frango guisado com ervas e cogumelos, salada de aipo, abacaxi fresco e salsa.
  • Chá: mousse de fruta.
  • Jantar: pão integral, ovos cozidos, salada de abacate, folhas de espinafre frescas e tomate.

Devemos também estar conscientes de que nem os cuidados mais cuidadosos, nem uma alimentação saudável nos farão crescer de repente cachos exuberantes em vez dos genes do cabelo fino e delicado dado pela natureza ou genes. Também é impossível parar as alterações adversas causadas pelo envelhecimento ou distúrbios hormonais. Mas certamente pode ser abrandado e aliviado, e se o cabelo fraco e miserável for resultado da nossa negligência, pode ser restaurado à sua aparência anterior e brilhar.

Além de uma dieta adequada, vale a pena recorrer a suplementos preparados especialmente para a regeneração, fortalecendo os cabelos e restaurando a sua bela aparência. Um grande produto nesta categoria é o Locerin, que contém duas ricas fontes de silicone e toda uma gama de outras substâncias necessárias para o cabelo.

Saiba mais sobre o suplemento dietético Locerin

Locerin

Nós também recomendamos: Eleverlash revisão do condicionador de pestanas

Category: beleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Article by: admin