As ervas acompanham as pessoas há milhares de anos como uma ajuda no combate a vários problemas de saúde. Ligeiramente esquecidas e desconsideradas como a medicina moderna se desenvolveu, elas vêm retornando aos seus favores há algum tempo e, além disso, em aplicações que dificilmente foram praticadas antes. O melhor exemplo disso é a muito popular erva para perda de peso, uma ferramenta que suporta o processo de perda de peso por métodos naturais.
Índice
Ervas que suportam a perda de peso como parte de uma terapia natural abrangente
O desejo natural de qualquer pessoa que lute com excesso de peso ou obesidade é de se livrar do excesso de peso o mais rápido possível. No entanto, deve-se lembrar que qualquer dieta – um milagre – significa limitações drásticas e mudanças rápidas no ciclo metabólico natural e, além disso, os seus efeitos são geralmente de curta duração e podem causar sérios problemas de saúde. Entretanto, as ervas, apesar de trabalharem a longo prazo, têm um carácter mais suave, não perturbam os processos fisiológicos naturais, mas permitem alcançar resultados permanentes.
As chamadas ervas para perda de peso podem afectar o metabolismo de várias formas. Alguns regulam ou aceleram o metabolismo, outros ajudam a reduzir a gordura corporal, outros laxantes ou diuréticos, e finalmente alguns limpam o corpo, fortalecem o sistema imunitário, reduzem o stress. No caso de algumas plantas, estas propriedades acumulam-se, o que as torna particularmente valiosas para o processo de perda de peso.
Ao mesmo tempo, porém, há duas coisas a lembrar: em primeiro lugar, as plantas aparentemente suaves, incluindo ervas para perda de peso, têm seu próprio poder e é por isso que todo tratamento com ervas deve ser pensado e, no caso de tomar medicamentos, consultado com um médico. Em segundo lugar, para que o processo de perda de peso traga os resultados esperados, ele deve ser abrangente. Não adianta nada para as ervas ou os comprimidos mais maravilhosos se não combinarmos o tratamento com uma mudança nos hábitos alimentares e uma maior actividade física. Não há remédio mágico para perder peso sem nenhum esforço da nossa parte.
Que ervas para emagrecer? Classificação por tipo de efeito
1. ervas para melhorar o metabolismo
Uma das razões para ganhar peso é um metabolismo demasiado lento. Entre as ervas que aceleram este processo, é preciso mencionar:
- um rizoma de poleiro,
- a casca do espinheiro,
- Camomila,
- Sábio,
- a raiz do dente-de-leão,
- O yarrow,
- hortelã-pimenta.
Têm um efeito positivo na digestão e aceleram o metabolismo também conhecidas especiarias herbais como manjericão, tomilho, orégão, manjerona, alecrim, amor, funcho, cominho, gengibre, canela.
2 Ervas que queimam tecido adiposo
As plantas mais conhecidas e mais eficazes para ajudar a reduzir as reservas de gordura incluem:
- Chá verde – melhora a circulação e a digestão, diminui o colesterol, evita picos repentinos do nível de açúcar;
- O chá vermelho – chamado de catador de gordura, inibe a sua biossíntese, estimula os sucos digestivos e o peristaltismo intestinal;
- Guaraná – contém mais cafeína do que café, melhora a termogénese, o que resulta numa queima mais rápida de calorias, remove o excesso de água;
- yerba mate – melhora o metabolismo, reduz a sensação de fome, acelera a queima de gordura.
3. Ervas laxantes para perda de peso
Especialmente neste caso, deve-se ter cuidado porque ervas como a senessa, casca de espinheiro, espinhos, alcaçuz ou sementes de linho têm um forte efeito e quando usadas em excesso podem levar à desidratação e fraqueza.
- Senes – é normalmente usado para constipação causada por um peristaltismo intestinal de baixa dinâmica. Os senes contêm substâncias activas, os chamados glicosídeos antranóides, que aceleram e facilitam o movimento dos alimentos no intestino e facilitam o seu esvaziamento.
- Casca de espinheiro – aumenta o fornecimento de sangue para o intestino grosso estimulando o seu trabalho, tem também um efeito positivo no processo de digestão.
- O ruibarbo, ou ruibarbo – ao estimular o intestino grosso, aumenta o número de movimentos intestinais.
- Alcaçuz – tem um efeito laxante suave, dilui a consistência das fezes, facilitando a sua excreção.
- Linseed, ou seja, linhaça – graças ao seu elevado teor de fibras, melhora a digestão e, ao bloquear a libertação de substâncias nocivas para o organismo, previne e cura problemas estomacais. Ajuda no esvaziamento.
4 Ervas diuréticas para perda de peso
Eles desempenham um papel importante no processo de eliminação de quilos desnecessários, pois ajudam a limpar o corpo de numerosas substâncias nocivas liberadas naquele momento. Além da desintoxicação, possibilitam a eliminação do excesso de água do corpo, melhorando o trabalho dos rins, bem como acelerando o metabolismo. No entanto, como no caso das ervas laxantes, devem ser usadas com moderação para não desidratar o corpo.
As ervas diuréticas incluem, entre outras:
- urtiga,
- cavalinha de campo,
- folhas de bétula,
- Perz,
- Igualmente, a chávena de chá médica,
- Violet,
- coentros.
5. Ervas para redução do apetite
As ervas inibidoras de apetite funcionam de forma semelhante aos produtos ricos em fibras – incham em contacto com a água e enchem o estômago, o que resulta numa sensação de saciedade e reduz o apetite. Uma dieta de perda de peso enriquecida com ervas não só reduz o apetite e, portanto, a quantidade de calorias ingeridas, como também melhora a digestão, diminui o colesterol e suporta o fígado.
Ervas que inibem o apetite são, entre outras:
- Orthoslaz,
- a avó do sapateiro,
- linhaça,
- Pé-de-colete,
- mirtilo,
- Espinheiro,
- Pescada,
- Amora branca.
Preparou misturas de ervas, ou seja, chás de emagrecimento do tesouro de ervas dos monges.
1.Monk’s herbs para perda de peso
É uma mistura de ervas criada especialmente para pessoas que querem se livrar do excesso de quilos. Contém chá yerba mate verde que aumenta a termogénese e contribui assim para uma queima mais rápida de gordura. O chá vermelho tem um efeito semelhante e também reduz a absorção da gordura dos alimentos. A mistura também contém L-carnitina, que estimula o metabolismo e aumenta o uso de gorduras como fonte de energia, em vez de armazená-las no corpo.
2. as ervas do Padre Klimuszko para perda de peso
Aqui, por sua vez, foram utilizadas as propriedades de pescada, casca de espinheiro e raiz de dente-de-leão. A composição única deste chá de ervas reduz o apetite, acelera o metabolismo e facilita a digestão e o esvaziamento.
3. A mistura de ervas Grzegorz Sroka do pai
A sua principal tarefa é melhorar o metabolismo, mas também pode ser útil na perda de peso, pois acelera e regula o processo digestivo, aumenta a excreção da urina e facilita o esvaziamento. Inclui camomila, rabo de cavalo, dente-de-leão, nódulo de pássaro, hortelã-pimenta, casca de espinheiro, folhas de bétula, entre outros.
4. ervas adelgaçantes
Neste caso, a composição das ervas seleccionadas destina-se a reduzir a absorção de açúcares e gorduras, o que em consequência significa menos calorias, melhor digestão, metabolismo mais rápido e níveis de colesterol mais baixos. A base das ervas boníferas são, por exemplo, plantas como amora branca e folhas de mirtilo, rizomas de menta, menta, alcachofra, dente-de-leão e muitas outras.
As misturas de ervas e chás de emagrecimento são certamente uma forma conveniente de desfrutar dos benefícios das plantas que amam o peso. O mercado oferece mais uma possibilidade para aqueles que estão particularmente interessados na perda de peso – suplementos herbais.