O Reishi (laca amarelada, Ganoderma lucidum) é um fungo medicinal asiático muito conhecido e tradicional. Não lhe faltam valiosas propriedades promotoras da saúde, com a luta contra doenças perigosas na linha da frente. O fungo reishi também mostra fortes habilidades para estimular as forças vitais e inibir os processos de envelhecimento. O interessante é que o verniz amarelado também pode nos ajudar a nos livrar de quilos indesejados, mas isto não é o fim das vantagens deste fungo único. Descubra todas as propriedades mais valiosas da reishi!
Índice
- 1 Cogumelos medicinais – vale a pena usar?
- 2 O incrível fungo da imortalidade
- 3 Cogumelos reishi – composição
- 4 Fungos reishi – influência na resistência
- 5 Reishi – propriedades antioxidantes e anticancerígenas
- 6 Efeito do reishi sobre o sistema cardiovascular
- 7 Fungos reishi ajudam a reduzir os níveis de açúcar
- 8 Reishi guardião da paz de espírito e do bom estado mental
- 9 Reishi suporte para o cérebro
- 10 Fungi reishi o caminho para a vitalidade, juventude e longevidade
Cogumelos medicinais – vale a pena usar?
Cada vez mais pessoas falam sobre as incríveis propriedades dos cogumelos medicinais asiáticos. No mundo ocidental, eles ainda são uma novidade, mas no Extremo Oriente, a tradição do tratamento com cogumelos tem vários milhares de anos. Existem várias centenas de espécies diferentes de cogumelos com propriedades sanitárias, das quais cerca de 200 vêm da Ásia.
Os cogumelos cicatrizantes (ou fungos vitais) caracterizam-se por um alto conteúdo de vários tipos de nutrientes, fortalecendo e normalizando o trabalho do organismo. Graças à sua forte acção bioactiva, combatem uma variedade de doenças, incluindo o cancro, e têm a capacidade de fortalecer a imunidade natural do organismo, regular os processos metabólicos e reparar o equilíbrio hormonal anormal. A terapia dos fungos tem mesmo o seu nome especial – fungo terapia ou micoterapia.
Teoricamente é impossível negar as qualidades dos cogumelos medicinais, mas a questão que se coloca é se realmente confiamos neles? Apreciamos o seu potencial de saúde? As opiniões estão divididas aqui. Algumas pessoas usam-nos livremente e sem medo, muitas vezes elogiando os seus efeitos salutares. Outros os abordam com muito cepticismo e reserva.
A desconfiança do fungo medicinal asiático como cura para as nossas doenças é bastante compreensível – afinal de contas, percebemos que muitos fungos contêm substâncias tóxicas que podem causar inúmeros efeitos secundários e levar a intoxicações graves, mesmo fatais, razão pela qual não queimamos o entusiasmo para experimentar novas espécies. Ainda mais se estas forem espécies de uma região completamente diferente do mundo.
Então os cogumelos curativos são seguros? Por um lado, podemos estar calmos. Espécies como o discutido reishi, ou o ouriço-do-mar, shiitake, maitake, cordyceps, etc. têm sido usados há muitos séculos na medicina natural asiática, alguns dos quais são adicionalmente conhecidos e populares cogumelos comestíveis. Além disso, muitos destes cogumelos têm sido usados cada vez mais recentemente também na nossa medicina. São amplamente descritas na literatura profissional e estão sujeitas a inúmeros estudos científicos, a serem posteriormente encontrados em terapias oficiais, como as terapias anticancerígenas.
Então, se o fungo for usado no tratamento, pode ser considerado seguro? Você pode, no entanto, lembrar de escolher apenas suplementos dietéticos de boa qualidade. As preparações anónimas disponíveis nos serviços de leilão, por exemplo, não nos dão uma garantia de segurança e de produto de alta classe. Também vale sempre a pena manter as doses especificadas pelo fabricante da preparação. Algumas substâncias usadas em excesso podem revelar-se tóxicas para nós.
O incrível fungo da imortalidade
Um fungo com nomes como: o fungo da imortalidade, o fungo da longevidade, uma erva-força, um fungo com 1000 anos, um fungo com propriedades sobrenaturais, uma planta fantasma, não pode ter propriedades extraordinárias?
Não há certamente falta de verniz amarelado (ou brilhante), ou reishi (latim Ganoderma lucidum) – um fungo do Extremo Oriente, um dos mais reconhecidos recursos naturais utilizados na medicina tradicional chinesa e japonesa há cerca de 4 mil anos.
O fungo reishi cresce naturalmente em quase todos os continentes, mas em muitos lugares (incluindo a Europa) é muito raro. Por esta razão, é protegida em muitas partes do mundo e está listada como uma espécie ameaçada de extinção. No entanto, como o fungo tem uma grande variedade de usos herbais e farmacêuticos e cresce pouco na natureza, é necessário um cultivo especial. Assim, as maiores culturas amarelo-azuladas podem ser encontradas na China, Japão, Coreia, Taiwan e também na USA.
O fungo reishi pertence à família das lacas, cresce tanto em aglomerados maiores como individualmente. Pode ser encontrado em florestas – em árvores caídas e em raízes ou troncos (mais nas partes mais baixas) de árvores decíduas mais velhas, especialmente as mortas, e menos frequentemente em árvores vivas.
O chapéu de cogumelo reishi tem uma forma semicircular, plana e de cor castanha escura. A superfície é brilhante, não muito uniforme, marcada com sulcos. A carne tem uma consistência esponjosa e é de cor branca.
Cogumelos reishi – composição
Os componentes fundamentais presentes nos fungos reishi são os polissacáridos, que aqui se encontram em quantidades significativas e que se caracterizam por uma intensa actividade bioactiva. Eles servem, entre outras coisas, para fortalecer nosso sistema imunológico, o que se traduz em uma melhor capacidade do organismo de neutralizar patógenos.
Outro composto importante incluído no fungo reishi são os triterpenos, que também actuam como um imunoestimulante e têm propriedades anticancerígenas, antioxidantes e anti-inflamatórias. Uma substância importante contida no reishi é o beta-glucano (um dos numerosos polissacáridos encontrados neste fungo), que, além de reforçar a imunidade, ajuda a regular os níveis de açúcar e colesterol e (normalizando o apetite e aumentando a sensação de saciedade) evita o ganho de peso.
Todos os componentes principais do cogumelo reishi:
- polissacarídeos,
- triterpenos,
- Esteróis,
- aminoácidos e proteínas,
- polifenóis,
- alcaloides,
- cumarina,
- saponins,
- Phytoncides,
- nucleotídeos,
- ácidos gordos,
- Vitaminas B,
- Vitamina C,
- Ferro de engomar,
- Zinco,
- Magnésio,
- de cobre,
- germânio,
- Manganês,
- Cálcio.
Fungos reishi – influência na resistência
O Pintor Amarelo não deve escapar à atenção das pessoas com imunidade enfraquecida, encontrando frequentemente vários tipos de problemas de saúde, lutando com uma diminuição geral da vitalidade, propenso a “apanhar” infecções e constipações e sofrendo de doenças crónicas. reishi fungos, entre outras coisas, graças ao conteúdo de polissacarídeos (incluindo beta-glucan) e triterpenos, fortalecem eficazmente o organismo, estimulam os seus mecanismos de defesa e reduzem a susceptibilidade a infecções, inflamações, doenças, alergias. Têm também efeitos antivirais, antifúngicos e antibacterianos.
Ao estimular a atividade das células imunes, ou seja, macrófagos e linfócitos, eles contribuem para uma captura mais eficiente de patógenos e sua eliminação mais eficaz do sistema. Graças aos fungos reishi, a resposta do nosso sistema imunitário aos agentes patogénicos é portanto mais eficaz e podemos desfrutar de melhor saúde e bem-estar. Também vale a pena acrescentar que graças às suas boas propriedades imunomoduladoras, os fungos reishi podem desempenhar um papel importante no combate às doenças auto-imunes.
Reishi – propriedades antioxidantes e anticancerígenas
Os compostos de triterpeno contidos no reishi actuam como antioxidantes. Eles participam na eliminação dos radicais livres nocivos do corpo e contribuem para reduzir o stress oxidativo das células. Desta forma, os fungos reishi previnem a formação de doenças da civilização, incluindo o cancro, e retardam os processos de envelhecimento que ocorrem no corpo. Numerosos estudos demonstraram também que graças aos actuais polissacáridos e triterpenos, o verniz amarelado contribui para a morte das células cancerosas e inibe a sua multiplicação, apoiando assim a luta contra esta perigosa doença.
Efeito do reishi sobre o sistema cardiovascular
Para todas as pessoas com problemas cardiovasculares, o fungo reishi pode ser um suporte valioso. Ele expande os vasos sanguíneos, estimula o fluxo sanguíneo, aumenta a oxigenação do coração e apoia o seu trabalho. Reduz a pressão arterial sistólica e diastólica, reduz sintomas irritantes como dispneia, palpitações, tonturas, insuficiência cardíaca, dores no peito. Além disso, Ganoderma lucidum reduz os triglicéridos e o colesterol ruim. Também reduz a viscosidade do sangue, evitando a formação de coágulos. Graças a estas propriedades, o reishi reduz o risco de AVC, AVC, aterosclerose e outras doenças cardiovasculares.
Fungos reishi ajudam a reduzir os níveis de açúcar
Como o fungo reishi tem um efeito estabilizador e ajuda a regular os processos que foram perturbados, ele pode ser um valioso suporte para os distúrbios glicêmicos. Graças aos polissacarídeos, melhora o metabolismo da glicose, aumenta a secreção de insulina e equilibra níveis demasiado elevados de açúcar no sangue. Desta forma, ajuda a combater a resistência à insulina, pré-diabetes e diabetes. Além disso, ao estabilizar os níveis de glicose, os fungos reishi ajudam-nos a recuperar o controlo da nossa dieta, a prevenir ataques de fome, a reduzir o nosso apetite, especialmente de hidratos de carbono, e assim a combater o tabaco.
Leia mais: Como baixar o açúcar?
Reishi guardião da paz de espírito e do bom estado mental
Como um fungo com propriedades adaptogênicas, reishi ajuda a restaurar a homeostase no corpo, estabilizando processos perturbados, regulando o trabalho dos órgãos e melhorando a capacidade de adaptação às condições prevalecentes. Uma das tarefas mais importantes que o reishi como adaptogénico desempenha é apoiar o sistema nervoso, reduzir o stress e a tensão, acalmar os nervos, acalmar as más emoções e restaurar o equilíbrio interno. O Pintor Amarelo também reduz os estados depressivos, a ansiedade e os ataques de pânico. Também reduz as perturbações do sono, ajuda a entrar num estado de relaxamento, facilita o adormecimento e melhora a qualidade do sono.
Reishi suporte para o cérebro
O fungo reishi também é conhecido como um agente nootropic natural. Ao melhorar o fluxo sanguíneo através do cérebro e regular a libertação de neurotransmissores, eles contribuem para melhorar as funções cognitivas, com melhor memória e concentração na vanguarda. Em certa medida, os fungos reishi também nos ajudarão a aumentar a nossa produtividade intelectual e a proteger-nos da fadiga mental durante os momentos de grande esforço mental, embora estejamos certamente melhor com suplementos nootropicos multi-componentes prontos, especialmente compostos para melhorar o desempenho cerebral e aumentar o seu potencial.
Confira o melhor impulsionador cerebral do mercado: Brain Actives
Fungi reishi o caminho para a vitalidade, juventude e longevidade
O reishi é chamado de fungo da juventude porque na realidade afecta a sua extensão. Elas fortalecem e nutrem todo o organismo, dão vigor, estimulam os processos de regeneração, aumentam as forças vitais e fazem as células e os órgãos envelhecerem mais lentamente.
Outras propriedades valiosas dos fungos reishi:
- proteger o fígado e ajudá-lo a funcionar,
- eles estimulam a purificação de toxinas do corpo,
- Eles são benéficos para o estômago e processos digestivos,
- apoiar o pâncreas,
- Têm um efeito positivo sobre a pele e inibem o processo de envelhecimento,
- Eles aumentam a sensação de saciedade, ajudam a reduzir o excesso de peso.
Você está acima do peso? Veja a bebida de chocolate adelgaçante com reishi: Chocolate Slim