Os fitoestrogênios são substâncias vegetais com propriedades extraordinárias. Ao normalizar o nível de hormonas no nosso corpo, elas aliviam-nos de sintomas irritantes e afectam positivamente o nosso humor. Também podem melhorar a nossa beleza em muitos aspectos, incluindo a modelagem de busto. Os fitoestrogenios são encontrados em muitas ervas, também podem ser encontrados em alguns alimentos. Extractos concentrados de plantas ricas em fitoestrogénios estão também incluídos em inúmeros suplementos alimentares para mulheres. Saiba mais sobre as propriedades dos fitoestrogenios, verifique quando usá-los e quais são as suas fontes mais ricas.
Índice
- 1 Fornecedores de hormonas vegetais – a importância dos fitoestrogénicos para o nosso organismo
- 2 Alimentos contendo fitoestrogênios, estrogênios em alimentos
- 3 Progesterona na dieta, produtos ricos em progesterona
- 4 Phytoestrogens – propriedades e efeitos
- 5 Os fitoestrogenios e o ciclo menstrual
- 6 Fitoestrogênios e menopausa
- 7 Phytoestrogens – os riscos
- 8 Phytoestrogens – comprimidos e cápsulas. Uma forma natural de lidar com os problemas das mulheres
Fornecedores de hormonas vegetais – a importância dos fitoestrogénicos para o nosso organismo
Nos organismos vegetais, como no corpo humano, são produzidas substâncias, cuja tarefa é regular os processos de crescimento e desenvolvimento. Nos humanos são hormônios, nas plantas – fito hormônios. Acontece que, devido à sua estrutura e modo de acção idênticos, os fito hormonas podem desempenhar as mesmas funções no corpo humano que as suas próprias hormonas. Isto aplica-se principalmente às hormonas sexuais femininas, incluindo as hormonas femininas mais importantes, o estrogénio.
Existe um grande grupo de plantas (incluindo várias ervas, vegetais, frutas, cereais) equipadas com equivalentes de estrogênio, ou seja, fitoestrogênios. Estes compostos orgânicos únicos imitam o estrogénio, contribuindo assim para regular a concentração de hormonas femininas no organismo. Ao restaurar o equilíbrio hormonal, eles melhoram o funcionamento do sistema reprodutivo e ajudam a se livrar de doenças que resultaram de baixos níveis de estrogênio.
Ao mesmo tempo, os fitoestrogênios também desempenham outras funções, pelas quais o estrogênio é naturalmente responsável em nosso corpo. Melhoram o funcionamento de praticamente todo o sistema, incluindo: regulação do peso corporal, redução do risco de doenças cardiovasculares, alguns cancros e osteoporose, e têm um efeito positivo no humor e aparência.
Alimentos contendo fitoestrogênios, estrogênios em alimentos
A fonte mais rica de equivalentes hormonais sexuais femininos são as sementes de leguminosas, incluindo mas não se limitando à soja. O papel dos fitoestrogenios nesta planta realiza isoflavonas pertencentes ao grupo dos bioflavonóides, tais como genisteína, daidzeína e glicina.
Devido à sua boa biodisponibilidade e ação análoga aos hormônios humanos, as isoflavonas da soja podem ser uma forma eficaz de normalizar o equilíbrio hormonal e reduzir os sintomas agonizantes associados à deficiência hormonal (por exemplo, na menopausa).
O conteúdo de isoflavonas na soja pode variar, dependendo do produto com o qual estamos lidando. Farinha de soja, flocos de soja, proteína de soja isolada e grãos de soja contêm a maioria das isoflavonas.
Produtos de soja como tofu, tempeh, brotos de soja, bebidas de soja, iogurte de soja e massas de soja contêm quantidades menores de isoflavonas.
Além das isoflavonas, outras substâncias vegetais desempenham o papel dos fitoestrogenios, entre os quais os lignanos são particularmente importantes. Tanto em termos de estrutura como de funções, os lignanos são biologicamente compatíveis com os estrogénios, o que lhes permite realizar o mesmo trabalho no sistema e eliminar os distúrbios hormonais. Uma fonte muito rica de lignanos é a semente de linhaça e a farinha de linhaça.
Outro grupo de fitoestrogenios são os coumestans, presentes no feijão, soja, alfafa, entre outros.
Entre as melhores fontes de fitoestrogénios estão também numerosas ervas, incluindo uma das plantas mais comuns dos prados e campos – o trevo vermelho.
Alimentos que contêm estrogénios vegetais (fitoestrogénicos)
- Linhaça de linho,
- grãos de soja,
- Lentilhas,
- hummus,
- Ervilhas,
- feijões,
- favas,
- Óleo de linhaça,
- sementes de girassol,
- gergelim,
- nozes e amêndoas,
- farinha de aveia, flocos de centeio e outros cereais,
- farelo,
- arroz,
- brotos,
- uvas,
- vinho tinto,
- maçãs,
- pêras,
- damascos secos,
- cerejas,
- cerejas,
- mirtilos,
- amoras,
- Espinafres,
- alho,
- cebolas,
- squash,
- brócolos.
Ervas contendo fitoestrogênios
- trevo vermelho,
- inhame selvagem,
- Lúpulo,
- Funcho,
- feno-grego,
- salgueiro branco,
- Angélica,
- Chá verde,
- Alfafa,
- Pueraria mirifica,
- malva preta.
Progesterona na dieta, produtos ricos em progesterona
As hormonas sexuais femininas mais importantes são o estrogénio, a progesterona e a prolactina. O estrogênio é responsável por moldar as características sexuais e a figura feminina (incluindo o crescimento dos seios) e regular o ciclo menstrual. E uma das principais funções da prolactina é a produção de leite materno após o parto.
A progesterona, por outro lado, é uma hormona especialmente importante para as mulheres grávidas e para aquelas que estão a planear a maternidade em breve. A progesterona é necessária para que a ovulação ocorra, permite que o óvulo fertilizado se implante no útero e é responsável pela manutenção da gravidez. Além disso, a progesterona juntamente com o estrogênio protege a regularidade da menstruação e a duração correta do ciclo.
Algumas mulheres sofrem de deficiência de progesterona, que se pode manifestar como períodos menstruais irregulares, bem como problemas de fertilidade e incapacidade de obter e manter uma gravidez. Cabe ao médico decidir se deve ou não começar a tomar progesterona. No entanto, muitas pessoas estão interessadas em formas naturais de equilibrar os níveis desta hormona. Como elevar os níveis de progesterona com a comida?
Ao normalizar o nível de progesterona no corpo pode ajudar-nos com fito hormonas encontradas em ervas como o inhame selvagem, capsicum de monge, trevo vermelho. Embora a principal função destas substâncias seja regular os níveis de estrogênio, elas também podem afetar positivamente os níveis de progesterona. Em geral, os fito hormônios otimizam a concentração destes dois hormônios e ajudam a restabelecer o equilíbrio adequado entre eles.
Para aumentar o nível de progesterona, também vale a pena introduzir na dieta quantidades acrescidas de alimentos ricos em ingredientes como a progesterona:
- vitamina E,
- vitamina B6,
- vitamina C,
- fibra dietética,
- zinco,
- Magnésio,
- ácidos ômega 3,
- L-arginina.
Phytoestrogens – propriedades e efeitos
Os fitoestrogenios apoiam o sistema endócrino, ajudando a restaurar o nível adequado de determinadas hormonas sexuais. Assim, normalizam a libido, regulam as funções reprodutivas, realçam as características femininas na aparência e prolongam a juventude.
Os fitoestrogenios também exibem uma série de outras propriedades valiosas, como por exemplo:
- propriedades antioxidantes,
- propriedades bacteriostáticas,
- anti-alérgico,
- anti-inflamatório,
- propriedades antivirais e antifúngicas,
- apoio do sistema esquelético, protecção contra a osteoporose,
- reduzir o risco de cancro (especialmente os cancros relacionados com hormonas, como o cancro da mama),
- a regular a pressão arterial,
- baixando o nível de colesterol ruim,
- melhorando o metabolismo dos carboidratos,
- efeito positivo nos vasos sanguíneos,
- reduzir o risco de doença cardiovascular (por exemplo, arteriosclerose),
- retardando os processos de envelhecimento,
- apoio do sistema nervoso,
- melhorando o estado da pele,
- proteção das fibras de colágeno, inibição da formação de rugas e aprofundamento.
Os fitoestrogenios e o ciclo menstrual
Como os fitoestrogenios, depois de entrarem no nosso sistema, mostram a mesma actividade que as hormonas sexuais humanas (ligeiramente mais fracas, mas idênticas), podem ser úteis para as mulheres que querem normalizar o seu ciclo menstrual de uma forma natural. Quando os níveis de estrogênio e progesterona no corpo são anormais, podem ocorrer distúrbios menstruais (por exemplo, os períodos aparecem irregularmente, os ciclos são muito curtos ou muito longos, o sangramento é muito escasso ou muito intenso). Os fitoestrogenios, à semelhança dos estrogénios, ligam-se com os receptores de estrogénio dos neurónios hipotalâmicos e influenciam a função ovariana. Ao estimular o seu trabalho, eles estabilizam a frequência e abundância de hemorragias.
Fitoestrogênios e menopausa
O tratamento com fitoestrogênio natural pode ser um suporte eficaz para as mulheres no período peri-menopausa e uma alternativa à chamada terapia de reposição hormonal. Como sabemos, com a idade o nível de estrogênio nas mulheres diminui, o que resulta em uma interrupção gradual da função ovariana, menstruação e perda da capacidade reprodutiva.
A menopausa é um momento difícil para a maioria das mulheres. Devido às turbulências hormonais temos de enfrentar muitos sintomas desfavoráveis, tais como: alterações de humor, afrontamentos, dores de cabeça, fadiga notória, distúrbios do sono, irritabilidade, suores encharcados, problemas de concentração, palpitações cardíacas, baixa libido, ataques de choro, medo e ansiedade.
Todos estes sintomas problemáticos podem ser aliviados pelo uso de ervas ou preparados com fitoestrogénios, que sendo uma imitação de estrogénios e comportando-se no nosso corpo como eles fazem, ajudam-nos a recuperar o equilíbrio hormonal e a sentirmo-nos bem.
Phytoestrogens – os riscos
Os fitoestrogenios são substâncias derivadas de plantas, por isso afectam o nosso corpo de uma forma delicada, de acordo com o nosso ritmo natural. No entanto, isto não altera o facto de que eles mostram actividade biológica, influenciam o sistema hormonal e numerosos processos que ocorrem no nosso corpo. Geralmente são substâncias seguras e não comportam o risco de efeitos secundários negativos. No entanto, se lutamos com distúrbios hormonais mais graves ou sofremos de algumas doenças, devemos consultar um médico antes de iniciar um tratamento com fitoestrogênio.
Phytoestrogens – comprimidos e cápsulas. Uma forma natural de lidar com os problemas das mulheres
Existe um grande grupo de suplementos dietéticos, cuja fórmula é baseada em fitoestrogénicos. Dependendo do tipo do nosso problema e da finalidade do tratamento com fitoestrogênio, podemos ser ajudados por
- preparações que aliviam os sintomas da menopausa (por exemplo, Climea Forte),
- preparações que aumentam a libido feminina e melhoram a lubrificação vaginal (por exemplo, Femin Plus),
- firmamento das preparações e aumento do volume do busto (por exemplo, BoomBreast, Maxi Bust).
Leia também: O que estimula o crescimento do busto?
Fontes:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25160742/
https://www.healthline.com/health/phytoestrogens
https://www.medicalnewstoday.com/articles/320630
https://www.medicalnewstoday.com/articles/317516
https://www.medicalnewstoday.com/articles/320266