Depositphotos 164262054 s 2019

Berberina – uma substância vegetal inestimável com elevada actividade promotora de saúde e emagrecimento

A berberina é uma substância vegetal que ganha rapidamente popularidade com uma vasta gama de propriedades valiosas. Entre outras coisas, ajuda a regular os níveis de glicose no sangue e a acelerar a taxa de queima de gordura. Embora para muitos de nós a berberina seja de certa forma uma novidade, na verdade, a substância tem uma tradição de séculos. Já foi usado na antiguidade, ocupa um lugar importante na medicina tradicional chinesa e indiana, e foi usado na Europa e na América há muitos séculos atrás como remédio natural para várias doenças. O que é berberina e que propriedades ela tem?

O que é berberina e de onde é obtida?

 Framboesa comum

A berberina é uma das substâncias vegetais mais bioactivas utilizadas na medicina herbal e na suplementação. Ela influencia a melhoria geral do estado do organismo, melhora o metabolismo e combate muitas doenças, incluindo as relacionadas ao sistema digestivo e circulatório. Também ajuda a reduzir a gordura corporal e o peso corporal.

A berberina tem um efeito poderoso sobre o corpo, mas ao mesmo tempo permanece segura para a saúde, o que foi confirmado por numerosos estudos sobre esta substância.

A berberina é um composto orgânico vegetal pertencente ao grupo dos alcalóides da isoquinolina. As plantas que contêm berberina incluem a amora comum, a amora indiana, o henbit, o agrião do Canadá, a tintura chinesa, a mahonia comum, a alga dos pântanos, o buttercup, a amur, o guduchi e o maça da Califórnia.

No entanto, a principal fonte a partir da qual a berberina é extraída é o já mencionado barberry. Tanto as raízes, caules, folhas, frutos e casca de amora contêm esta valiosa biosubstância.

Berberina – uma substância com grande potencial de promoção da saúde

 berberina em pó

Sob a forma de pó amarelo, a berberina apresenta uma forte actividade biológica e distingue-se por uma gama muito ampla de efeitos positivos no nosso organismo. Tem fortes propriedades antioxidantes, reduz o risco de muitas doenças da civilização e aumenta o nível de células imunitárias, mas estas são apenas alguns dos numerosos activos da berberina.

Devido aos seus efeitos benéficos, a berberina tem sido usada na medicina desde os tempos antigos e a sua fama espalhou-se praticamente por todo o mundo. Estudos sobre a eficácia da berberina na resolução de inúmeros problemas de saúde têm sido conduzidos continuamente. Os testes sucessivos estão a revelar-se extremamente promissores. Não há dúvida de que a berberina é uma substância com enorme potencial terapêutico.

Efeitos múltiplos da berberina

A berberina é um remédio natural para numerosas doenças, especialmente aquelas resultantes de um estilo de vida pouco saudável. Má alimentação, uso excessivo de estimulantes, stress crónico e exaustão, falta de exercício – todos estes factores contribuem para a deterioração do organismo, enfraquecimento da imunidade e desenvolvimento de muitas doenças, como o excesso de peso e obesidade, doenças cardíacas, hipertensão, doenças hepáticas, diabetes e resistência à insulina, tumores, aterosclerose.

Como é que a berberina protege a nossa saúde?

  • Tem um efeito preventivo, reduz o risco de doenças da civilização.
  • Retarda o desenvolvimento de doenças da civilização (incluindo a diabetes tipo 2) em pessoas que já as desenvolveram.
  • Regula os processos metabólicos do organismo, previne o excesso de peso e a obesidade e os problemas de saúde resultantes.
  • Estimula os processos de desintoxicação.
  • Suporta processos de regeneração de células e tecidos.
  • Protege o organismo dos efeitos nocivos dos agentes patogénicos e dos radicais livres.

Berberina – propriedades promotoras da saúde

Uma das ações mais importantes da berberina é a estabilização da glicemia e a prevenção da progressão da diabetes, o que tem sido confirmado por numerosos resultados de pesquisas. No entanto, há muito mais propriedades tão valiosas da berberina. Vamos aprender sobre os mais importantes.

Berberina e níveis de açúcar no sangue

 berberina

A berberina tem um efeito positivo sobre o metabolismo da insulina e da glicose no organismo. Estimula a secreção de insulina pelo pâncreas, ativa os receptores de insulina, aumenta a sensibilidade dos tecidos à insulina e aumenta a absorção de glicose pelas células. Também reduz a produção de glicose no fígado. Ao regular o metabolismo dos carboidratos, impede a absorção demasiado rápida dos açúcares dos alimentos para a corrente sanguínea.

A berberina normaliza os níveis de açúcar no sangue, protege-nos do agravamento de problemas diabéticos e ajuda-nos a controlar melhor a glicemia. Pode ser um valioso apoio para nós tanto nos primeiros problemas com açúcar demasiado elevado, com resistência à insulina, no estado pré-diabético, como já após o diagnóstico de diabetes tipo 2.

Leia uma revisão de um produto eficaz para baixar os níveis de açúcar: Redusugar

Berberina e imunidade

A berberina é uma das substâncias naturais mais valiosas que suportam o nosso sistema imunitário. Aumenta a actividade dos macrófagos, ou seja, das células imunitárias, tornando assim possível que vírus, bactérias, fungos e outros agentes patogénicos sejam capturados e eliminados mais rapidamente e de forma mais eficaz.

Ao inibir a expansão de vírus e microorganismos, a berberina contribui para a supressão e alívio de infecções e constipações. Devido às suas fortes propriedades antibacterianas, às vezes é chamado de antibiótico natural.

Ao baixar a concentração de citocinas inflamatórias, a berberina reduz eficazmente a inflamação. É útil no caso de diarréia bacteriana, combate infecções de ouvido e infecções estafilocócicas. Ele contraria a replicação de vírus como o influenza, HIV, HPV, vírus do herpes.

Propriedades antioxidantes e anti-cancerígenas da berberina

A berberina também é um poderoso antioxidante. Combate os radicais livres nocivos e protege as células do nosso corpo de danos e morte prematura. Ela inibe os processos de envelhecimento do organismo e tem um impacto positivo nos processos de regeneração dos tecidos.

É importante salientar que a berberina reduz o risco de cancro, destruindo as células cancerosas e bloqueando o processo da sua multiplicação (é útil em casos de cancro do cólon, colo do útero, fígado, cérebro, mama e tiróide). Graças às suas fortes propriedades antioxidantes, a berberina também reduz o risco de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.

Berberina e o Sistema Cardiovascular

A berberina mostra efeitos benéficos sobre o coração e o sistema cardiovascular. Protege o músculo cardíaco e normaliza a função cardíaca. Reduz os níveis de colesterol e triglicéridos, melhora o lipidograma. Melhora o estado dos vasos sanguíneos, previne a formação de placa aterosclerótica, prevenindo assim acidentes vasculares cerebrais e aterosclerose. Também regula a pressão sanguínea e reduz o risco de doenças cardíacas.

Berberina e perda de peso

A berberina contribui para limitar o processo de ganho de peso e, ao mesmo tempo, estimula a decomposição do tecido adiposo previamente acumulado. Graças à sua elevada actividade biológica, é uma das substâncias mais valiosas que suporta o processo de perda de peso.

Activa a enzima AMPK, graças à qual acelera eficazmente o metabolismo. Protege o metabolismo correto de açúcares e lipídios. Inibe a absorção de hidratos de carbono dos alimentos, impede o crescimento de células adiposas e o armazenamento de tecido adiposo. Regula o trabalho das hormonas que afectam o metabolismo das gorduras no corpo, aumenta a taxa de queima e remove a gordura do corpo.

A berberina também nos protege de ataques de aumento da fome, estabiliza o apetite, facilitando assim o controle da nossa dieta e reduzindo o consumo de calorias.

Leia uma revisão de um poderoso redutor de gordura com berberina: Berber Fast

Berberina e o sistema digestivo

O efeito positivo sobre o funcionamento do sistema digestivo é outra propriedade valiosa da berberina. Melhora a composição da microflora intestinal, nomeadamente, aumenta o nível de bactérias benéficas no intestino e diminui a concentração de bactérias más. Melhora os processos digestivos, melhora o pâncreas e a função intestinal.

Efeito da berberina sobre o fígado

A berberina influencia positivamente a função hepática, apoia a sua desintoxicação e protege as suas células (hepatócitos) contra danos. É útil na insuficiência hepática causada por agentes tóxicos como o etanol e em distúrbios hepáticos, incluindo esteatose e fibrose.

Berberina como suporte para o sistema nervoso

Embora relativamente pouco falado, a berberina tem um efeito muito benéfico no nosso sistema nervoso. Melhora as funções cognitivas, aumenta a concentração e a memória e melhora a capacidade de absorver o conhecimento. Ela tem um efeito positivo no desempenho intelectual e promove a formação de novas conexões nervosas.

Também mostra efeitos protectores nas células nervosas (neurónios). Melhora o fornecimento de sangue e a oxigenação do cérebro. Protege os neurónios dos radicais livres, previne os seus danos e morte. Ajuda a manter um desempenho mental impecável por mais tempo. Previne doenças cerebrais relacionadas com a idade, tais como Alzheimer, depressão senil e demência.

A berberina também tem um efeito positivo no nosso estado de espírito e estado mental geral. Combate os distúrbios depressivos, combate as oscilações de humor, alivia a tensão nervosa e reduz os níveis de stress.

Berberina – dosagem, como usar

 berberina

A dosagem de berberina pode variar, dependendo da preparação e da quantidade de berberina em uma porção. Às vezes uma cápsula ou comprimido de berberina por dia é suficiente, outras vezes duas ou três.

Independentemente de tomarmos suplementos alimentares multigredientes com berberina ou apenas berberina, devemos sempre seguir as instruções do fabricante de um determinado preparado e tomar exatamente a dosagem descrita no folheto ou na embalagem.

A dose diária de berberina flutua normalmente entre 500 mg e 1500 mg. Esta é uma grande variedade, mas muito depende se usamos a berberina profilacticamente, para a perda de peso ou para fins terapêuticos. Para quantidades maiores de ingestão de berberina, são utilizadas doses divididas.

Berberina – efeitos colaterais, contra-indicações

A berberina é uma substância bem estudada e segura para a saúde. No entanto, é importante não exceder as doses recomendadas de preparações com berberina. Esta substância ingerida em quantidades excessivas pode causar uma série de efeitos adversos, principalmente no tracto gastrointestinal.

Possíveis efeitos secundários da ingestão de grandes quantidades de berberina

  • Dores abdominais,
  • a vomitar,
  • diarreia,
  • Obstipação,
  • flatulência,
  • cãibras estomacais e intestinais.

Contra-indicações ao uso da berberina

A berberina não deve ser usada por mulheres grávidas e mães lactantes. Também não deve ser tomado por crianças. As pessoas que tomam vários tipos de medicamentos (por exemplo, medicamentos para diabetes, antidepressivos, imunossupressores, beta-bloqueadores, antibióticos ou outros) devem consultar um médico antes de tomar berberina. Este medicamento pode interagir com muitos medicamentos.

Verifica: Ranking de Queimadores de Gordura

Fontes:
  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25153862/
  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27671811/
  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32594322/
  • https://www.healthline.com/nutrition/berberine-diabetes
  • https://www.healthline.com/nutrition/berberine-powerful-supplement
  • https://www.medicalnewstoday.com/articles/325798

Category: saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Article by: admin