A couve é um vegetal incrível em muitos aspectos. É versátil no uso culinário e rico em substâncias benéficas para a saúde. Contém uma quantidade incrível de antioxidantes (incluindo alguns dos mais potentes), o que o torna óptimo para o sistema imunitário. Devido às suas folhas atraentes e enrugadas, é também muito decorativo. Kale, embora tenha um grande impacto no corpo e se distinga por um gosto interessante, ainda não é muito popular. No entanto, vale a pena procurá-lo o mais frequentemente possível nas lojas quando se fazem compras e incluí-lo de várias maneiras no menu diário. Que ingredientes valiosos podemos encontrar na couve? Como é que isso afecta o nosso corpo? Como preparar a couve?
Índice
- 1 O que é couve?
- 2 Kale – valores nutricionais
- 3 Kale – propriedades de saúde
- 3.1 Efeitos positivos da couve sobre o sangue
- 3.2 Kale para um sistema cardiovascular saudável e um coração forte
- 3.3 Efeitos antioxidantes e imuno-robotantes da couve
- 3.4 Kale é um valioso apoio na limpeza e desacidificação do corpo
- 3.5 A couve suporta a perda de peso
- 3.6 Por que mais você deveria comer couve?
- 4 Kale – contra-indicações. Quem não deve comer couve?
- 5 Como armazenar couves?
- 6 Receitas Kale. O que fazer com a couve? Como compor pratos com couve?
O que é couve?
Acouve é um vegetal de repolho, mas na verdade parece mais uma alface do que uma couve. O sabor da couve pode ser comparado ao do repolho branco, repolho chinês ou brócolos. O vegetal tem folhas longas, bastante resistentes e enrugadas, de cor verde-escuro, verde-acastanhada ou verde-violeta. As folhas de couve são um ingrediente culinário valioso. Eles podem ser adicionados a uma variedade de pratos, comidos crus ou cozidos quentes.
Você também pode encontrar couve em pó à venda, que pode ser adicionada aos smoothies verdes de um liquidificador, iogurtes, molhos, sopas, etc. Tanto as couves moídas como as frescas têm um valor nutricional muito elevado.
A couve tem sido cultivada desde os tempos antigos, e na Idade Média era um dos vegetais mais difundidos e mais consumidos. Hoje em dia, esta variedade invulgar de couve é cultivada em muitas partes do globo, com as maiores colheitas na Europa do Norte e Central, América do Norte e Ásia. Kale não é uma planta exigente e adapta-se facilmente ao seu ambiente. Cresce em qualquer solo fértil, tudo o que precisa é de drenagem adequada.
Kale – valores nutricionais
Uma vantagem chave da couve é o seu nível muito alto de saturação com bio substâncias valiosas. Contém muito betacaroteno, a partir do qual o organismo produz vitamina A, quantidades significativas de vitamina K, vitamina C e uma riqueza de outras vitaminas e sais minerais. Destaca-se especialmente a multiplicidade de componentes que actuam como antioxidantes (antioxidante). Estes incluem flavonóides, vitamina C e clorofila. A couve, como outros vegetais de brássica, também é rica em sulforafano, um dos mais fortes antioxidantes.
Que coisas valiosas podemos encontrar na couve? Lista de ingredientes:
- Vitaminas B (incluindo ácido fólico, tiamina, niacina, riboflavina),
- vitamina C,
- vitamina E,
- vitamina K,
- Ferro de engomar,
- potássio
- Cálcio,
- Magnésio,
- manganês,
- de cobre,
- zinco,
- Selénio,
- sódio,
- Fósforo,
- ácidos ômega 3 (ácido alfa-lipóico),
- polifenóis (flavonóides),
- carotenóides (luteína, zeaxantina),
- clorofila,
- Sulforafano,
- buracos,
- fibra dietética,
- proteínas.
Kale – propriedades de saúde
A alimentação sistemática das couves é uma das melhores formas de nutrir o corpo de forma abrangente e de repor as deficiências de vitaminas e minerais. O legume mostra muitas acções positivas. Fortalece o sistema imunológico e nervoso, tem propriedades anticancerígenas, é um apoio valioso na prevenção de muitas doenças (por exemplo, doenças cardiovasculares). Também reduz o risco de doenças da civilização e ajuda a eliminar muitos males, incluindo os relacionados com a acumulação de toxinas no corpo.
Não há dúvida de que a couve é um dos vegetais de folhas mais saudáveis do mundo. Aqui estão as suas principais propriedades promotoras de saúde.
Efeitos positivos da couve sobre o sangue
O consumo frequente de couves é um método para melhorar a qualidade do sangue. Como um dos poucos produtos vegetais, a couve contém vitamina K em grandes quantidades, o que é muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo. Outros alimentos ricos nesta vitamina incluem vegetais verdes escuros como brócolos, espinafres, alface romana, couve-de-bruxelas, rúcula e couve-lombarda. A deficiência de vitamina K resulta em perturbações no processo de coagulação do sangue, hemorragias, pior condição dos vasos sanguíneos (fugas, calcificação), aumento da susceptibilidade a infecções virais, bacterianas e fúngicas.
A couve irá suprir deficiências de vitamina K, e assim melhorar a coagulação do sangue, aumentar a resistência à acçãoReduz a inflamação do corpo, reduz a tendência à hemorragia e a formação de hematomas. O ácido fólico e a clorofila presentes nas couves também têm um efeito positivo sobre o sangue.
Além disso, a couve aumenta o conteúdo de ferro, hemoglobina e glóbulos vermelhos no sangue, queO Kale reduz o risco de anemia ou ajuda a combatê-la mais eficazmente se ela ocorrer.
Kale para um sistema cardiovascular saudável e um coração forte
A couve contém polifenóis em grandes quantidades, bem como potássio, magnésio e cálcio, que ajudam a manter um sistema cardiovascular saudável. Veda os vasos sanguíneos e aumenta a elasticidade das suas paredes, ajuda a baixar a pressão arterial, fortalece o coração e estabiliza o seu trabalho, melhora o fluxo sanguíneo através dos tecidos. Reduz o risco de ataques cardíacos e doenças cardiovasculares. Reduzindo o nível de mau colesterol, inibe o processo de agregação plaquetária e evita a formação de coágulos e lesões ateroscleróticas.
Efeitos antioxidantes e imuno-robotantes da couve
Uma das vantagens mais importantes da couve é o seu nível invulgarmente elevado de antioxidantes. Esta função é cumprida por toda a gama de substâncias presentes neste vegetal: clorofila, vitamina C, vitamina E, polifenóis, carotenóides, sulforafano, ácido alfa-lipóico (ALA). O impressionante conteúdo de antioxidantes significa que a couve é ativamente:
- inibe os processos de envelhecimento do organismo,
- reforça a imunidade,
- combate os radicais livres nocivos responsáveis pelo stress oxidativo das células, protege as células DNA de danos e evita alterações na sua estrutura e mutações,
- reduz o risco de cancro, por exemplo, cancro da mama, cancro do pulmão, cancro colorrectal, cancro dos ovários, cancro do esófago, cancro da bexiga, cancro da próstata, cancro da vesícula biliar, cancro do fígado,
- Nos estágios iniciais do câncer, pode inibir o crescimento do tumor e reduzir o risco de metástases,
- reduz o risco de hipertensão, acidente vascular cerebral, doença coronária, aterosclerose, asma, diabetes, doença articular,
- reduz o risco de doenças neurodegenerativas como a demência, a doença Alzheimera,
- reduz a inflamação no corpo,
- estimula os processos de regeneração.
Kale é um valioso apoio na limpeza e desacidificação do corpo
É impossível não mencionar o efeito purificador da couve. Graças a uma grande porção de clorofila encontrada nas suas folhas, bem como de sulfato e fibra alimentar, estimula activamente os processos de ligação e remoção de todas as substâncias nocivas do organismo, mesmo a nível celular. Ao eliminar toxinas, metais pesados, depósitos e produtos nocivos do metabolismo, contribui para um funcionamento mais eficiente dos nossos sistemas e órgãos corporais.
Uma forma eficaz de desintoxicar o seu corpo: Detoxyn
Como a couve tem um efeito alcalinizante, também contraria a acidificação e ajuda a restabelecer o equilíbrio entre ácidos e bases no corpo e a eliminar sintomas desagradáveis de acidificação, tais como queixas digestivas, fraqueza, dores de cabeça, mau gosto na boca, mau hálito, dores musculares, diminuição da concentração, falta de energia, irritabilidade, diminuição da imunidade, problemas de pele e cabelo.
Leia também: Desacidificação do corpo
A couve suporta a perda de peso
Outra propriedade valiosa da couve é ajudar-te a perder peso. O vegetal é rico em fibra dietética, graças à qual ajuda a controlar melhor o apetite e apoia os processos digestivos. Graças ao ácido alfa-lipóico, a couve melhora o metabolismo das gorduras e dos hidratos de carbono, aumenta a sensibilidade dos tecidos à insulina, normaliza os níveis de açúcar no sangue e reduz os ataques de fome. Ao melhorar o metabolismo, aumenta o gasto energético do organismo (as calorias dos alimentos são queimadas mais activamente).
Kale – calorias
A couve é um dos vegetais com menos calorias. Em 100 g do produto você encontrará apenas 36 kcal. Dois punhados de couve nos fornecerão aproximadamente 15 kcal. Não só pelo seu baixo teor calórico, mas também pelo seu alto teor de fibras e pelo poder das vitaminas e minerais.(incluindo eletrólitos como potássio, magnésio e cálcio), a couve é um produto altamente recomendado na dieta das pessoas que se esforçam para reduzir o peso corporal.
Verifica: Ranking de comprimidos de emagrecimento
Por que mais você deveria comer couve?
- Graças a uma grande dose de cálcio, a couve tem um efeito positivo no estado dos ossos e das articulações (fortalece-os, aumenta a sua resistência, torna-os resistentes aos danos).
- Numerosos antioxidantes, assim como as vitaminas A, E e B presentes nas couves têm um efeito positivo sobre o estado da pele, do cabelo e das unhas.
- Graças à luteína, zeaxantina e vitamina A, a couve é muito benéfica para os olhos. Apoia uma boa visão e protege a retina, previne a cegueira nocturna, protege contra doenças oculares, incluindo a degeneração macular e as cataratas.
- Graças a uma dose elevada de vitamina C, a couve reduz a susceptibilidade a constipações e infecções, facilita o seu curso e diminui a sua duração.
- A couve é uma excelente fonte de sulforafano, graças à qual combate as bactérias Helicobacter pylori. Assim, previne a gastrite e as úlceras gástricas e duodenais causadas por estas bactérias.
- O ácido ALA e os antioxidantes contidos nas couves ajudam a desintoxicar o fígado e têm um efeito regenerativo e protector sobre este órgão.
- Kale é um aliado para as pessoas que fazem exercício. Ao fornecer proteínas, carboidratos complexos, vitaminas e minerais, ajuda na regeneração pós-treino do organismo, promove o bem-estar e tem um efeito positivo no nosso desempenho físico e trabalho muscular.
Kale – contra-indicações. Quem não deve comer couve?
Kale é um produto seguro, mas há algumas contra-indicações para o seu consumo frequente. As pessoas com cálculos renais e gota não devem comer couve porque ela contém altos níveis de oxalatos.
Devido ao conteúdo de goitrogênios, que inibem a absorção de iodo, também deve ser evitado por pacientes que sofrem de doenças da tireóide. No entanto, há uma forma de contornar isto – os goitrógenos oxidam a altas temperaturas, por isso, o simples tratamento térmico da couve (por exemplo, branqueando-a ou cozinhando-a brevemente) torna-a segura para pessoas com problemas de tiróide.
Como armazenar couves?
O Kale não é um produto muito durável. Se não vamos usar couve logo após a compra, precisamos de a armazenar da forma correcta. É um vegetal muito sensível e reage particularmente mal à humidade e às altas temperaturas. Devíamos lembrar-nos disso:
- manter a couve no frigorífico a todo o momento,
- antes de guardar no frigorífico, coloque a couve num saco de plástico com pequenos orifícios permeáveis ao ar (assim ela ficará fresca por mais tempo),
- não lavar a couve imediatamente após trazê-la para casa, faça-o apenas antes de a comer (a humidade acelera o processo de estragar).
Se você quiser armazenar couve por um tempo maior, você também pode congelá-la.
Receitas Kale. O que fazer com a couve? Como compor pratos com couve?
Embora possa parecer difícil fazer um prato específico a partir dele, a couve é muito versátil quando se trata de aplicações culinárias. É um ótimo complemento para pratos frios e quentes e é adequado tanto para pequenos lanches quanto para pratos principais.
A couve é, naturalmente, mais nutritiva quando consumida crua (por exemplo, como adição a smoothies, saladas). Se você quiser servir couve quente e ao mesmo tempo reter o máximo possível de nutrientes, em vez de fervê-la por muito tempo, basta fervê-la, branquear ou vaporizá-la por um curto período de tempo.
Como preparar couve crua?
Há dezenas de maneiras de usar couve crua. Você pode adicioná-lo a sanduíches, tortilhas, saladas, saladas e pequenos petiscos com recheios como rolos, envoltórios e tartlets. Os batidos de couve são também uma ideia muito saudável e dietética.
Você pode fazer um batido com couve simplesmente misturando suas folhas com outros vegetais e, opcionalmente, com frutas, nozes e sementes.
Exemplos de conjuntos de ingredientes de smoothie:
- couve, kiwi, maçã, aipo, pepino,
- Couve, espinafres, laranja, gengibre,
- couve, cenoura, aipo, salsa, sumo de limão,
- couve, banana, laranjas de tangerina, sementes de girassol,
- couve, aipo, pêra, salsa.
Como cozinhar couve quente?
Uma sopa de creme de couve recheada e nutritiva é uma opção que vai apelar especialmente para quem tem uma dieta pobre em calorias.
Você o faz cozinhando couve e outros vegetais de sua escolha (como ervilhas verdes, grão-de-bico, cebola fresca ou cebolinha, alho, salsa, aipo, cenoura, etc.), e depois combinando os ingredientes com pão.), depois combinar os ingredientes com o caldo magro, misturar tudo até ficar macio, e finalmente temperar.
Há também outras receitas interessantes de couves. Na verdade é um vegetal muito versátil que combina bem com a maioria dos produtos culinários. Pode ser refogado, frito, cozido, assado, adicionado a recheios, sopas, guisados, pizzas, molhos, e também feito em costeletas de vegetais.
Um dos pratos rápidos, fáceis de preparar e extremamente saborosos é a omelete de couve.
Lavar as folhas de couve fresca (cerca de 5 pedaços), cortar os caules resistentes e cortar em pedaços menores. Corte a pimenta vermelha em cubos. Frite as couves e pimentos em azeite ou azeite de oliva. Despeje 2-3 ovos batidos e espalhe na frigideira. Frite em fogo brando até os ovos estarem prontos, movendo a frigideira de vez em quando. No final da fritura, junte o queijo feta desfiado. Quando o queijo derreter, o prato está pronto.
Outros pratos interessantes de couve:
- couve assada com macarrão e queijo,
- torta com couve, azeitonas e presunto,
- massa com couve e tomate seco ao sol de uma frigideira,
- couve pesto,
- peito de frango recheado com couve,
- sopa de um pote com couve, grão-de-bico, alho e tomate,
- papas com couve e cogumelos,
- sopa leve de legumes com couve, cenoura, alho francês, pimentão, abobrinha e tomate,
- bolinhos verdes de batata em couve,
- Fritas de couve saudável,
- couve e bolinhos de queijo.
Verifica: Chasteberry e suas propriedades