Depositphotos 69825733 S

Remédios caseiros para olhos cansados – como melhorar a visão em alguns passos simples?

O cansaço ocular é uma doença comum que afecta sobretudo jovens e pessoas de meia-idade, que trabalham e estudam. O problema da visão correcta e os sintomas associados, como as dores de cabeça incómodas e os olhos secos, devem-se em grande parte ao estilo de vida. O aparelho visual continua a ser muito explorado, por exemplo, quando se olha para os ecrãs e ecrãs de aparelhos electrónicos durante horas a fio. No entanto, esta é apenas uma das causas da fadiga ocular e dos problemas de visão. Como cuidar da sua visão?

Olhos cansados, visão turva – um fenómeno cada vez mais comum entre jovens e idosos

O olho é uma das estruturas mais especializadas e elaboradas, mas também mais sensíveis, do corpo humano. É também um órgão que é obrigado a trabalhar intensamente durante a maior parte da nossa vida. Começa a trabalhar todos os dias ao acordar e ao abrir as pálpebras pela primeira vez, e termina mesmo antes de adormecer.

Por isso, não é de estranhar que os nossos olhos fiquem muitas vezes sobrecarregados e cansados, sobretudo se estivermos envolvidos em actividades que exijam que os nossos olhos trabalhem constantemente em condições difíceis (por exemplo, com uma iluminação desfavorável) ou que utilizem frequentemente os olhos. Isto é ainda mais verdadeiro se estivermos envolvidos em actividades que exijam que os nossos olhos trabalhem em condições difíceis (por exemplo, com iluminação desfavorável) ou que se concentrem frequentemente num único ponto.

Muitos factores, na maioria das vezes relacionados com os nossos hábitos diários e o trabalho que realizamos, afectam o estado do nosso aparelho visual. Muito frequentemente, este problema ocorre em pessoas que passam muito tempo em frente de ecrãs e ecrãs de dispositivos electrónicos. Daí a elevada percentagem de jovens que se queixam desta doença. Cada vez mais, o fenómeno dos olhos cansados, dos olhos doridos e dos problemas de visão é também observado nas crianças. Como se desenvolve o efeito de vista cansada?

 esquema da estrutura do olho humano

O olho é uma estrutura complexa que inclui o globo ocular (que inclui o cristalino, a córnea, a íris e a retina), o nervo óptico (que conduz os estímulos visuais), os músculos do globo ocular e os músculos do olho.O olho é controlado pelo nervo óptico (que conduz os estímulos visuais), pelos músculos externos do globo ocular (responsáveis pelas capacidades motoras do olho) e pelo aparelho protector do olho (sob a forma de pálpebras, pestanas, conjuntiva e glândula lacrimal que produz lágrimas). O funcionamento correcto do olho é supervisionado pelo centro visual situado no córtex cerebral.

A função do aparelho protector do olho é proteger o olho contra as influências externas negativas. Enquanto as pálpebras protegem o olho, em primeiro lugar, contra ferimentos e luz excessivamente forte, as lágrimas segregadas pela glândula lacrimal protegem o olho, principalmente, contra microrganismos, poeiras, sujidade e infecções.

Como já foi referido, a glândula lacrimal é responsável pela produção de lágrimas. Estas são segregadas continuamente e formam a chamada película lacrimal na superfície do globo ocular. A película lacrimal actua como um lubrificante específico para o globo ocular e, ao mesmo tempo, fornece nutrientes à córnea e participa no processo de limpeza do aparelho visual.

A exposição dos olhos a fortes influências negativas ou o esforço dos olhos durante longos períodos de tempo podem perturbar a produção de lágrimas. A película lacrimal é então perturbada, resultando em olhos excessivamente secos, maior susceptibilidade a irritações e inflamações, visão turva e uma sensação de desconforto e fadiga ocular.

Olhos cansados – causas

 mulher a segurar um olho dorido

Nesta era de dispositivos digitais omnipresentes, o órgão da visão da maioria de nós está sobrecarregado, e o problema da visão correcta é suficientemente comum para afectar até os mais jovens. De longe, a causa mais comum de fadiga visual são as longas horas passadas em frente a um monitor ou ao ecrã de um telemóvel. Existe mesmo uma síndrome intimamente relacionada com o estilo de vida moderno, em que a maior parte do tempo livre é passada na companhia de aparelhos electrónicos. Esta síndrome é conhecida como síndroma da visão por computador.

No entanto, existem também outras causas de fadiga ocular, incluindo causas ambientais, civilizacionais e relacionadas com doenças. Muitas vezes, o fenómeno da fadiga ocular está relacionado com a realização de trabalhos muito monótonos ou que exigem um elevado grau de percepção, atenção e concentração.

As causas possíveis da fadiga ocular são

  • olhar prolongadamente para a televisão, para o ecrã do computador ou para o ecrã de um tablet ou telemóvel,
  • trabalhar durante longos períodos de tempo a olhar para o mesmo objecto a partir de uma distância fixa
  • olhar prolongado para objectos muito distantes,
  • leitura prolongada, especialmente em condições de luz inadequadas e com letras muito pequenas,
  • exposição constante ou frequente a iluminação artificial,
  • permanência constante em locais com humidade do ar muito baixa,
  • má selecção ou disposição da luz na sala (por exemplo má selecção ou má distribuição da luz na sala (por exemplo, um ecrã demasiado brilhante em relação à iluminação geral do interior, iluminação pontual que é dura em vez de difusa, lâmpadas mal colocadas que emitem luz excessiva dirigida aos nossos olhos),
  • longos períodos de condução sem fazer pausas,
  • uma alimentação pouco equilibrada,
  • carências de certas vitaminas e minerais (principalmente vitaminas A, E, C e zinco, selénio, cobre),
  • ambiente poluído, smog,
  • exposição frequente ou prolongada ao fumo,
  • permanência frequente em salas com ar condicionado,
  • defeitos oculares,
  • óculos mal ajustados,
  • cansaço geral
  • certas doenças (nomeadamente as da civilização, como a hipertensão, o reumatismo ou a diabetes),
  • alergias.

Ardor, comichão, dor – os sintomas mais comuns dos olhos cansados

 a mulher agarra-se a uma testa dorida

Quando exploramos demasiado o aparelho ocular ou o expomos a factores externos desfavoráveis, surge uma deficiência da película lacrimal e as funções de defesa do olho ficam enfraquecidas. O resultado é o aparecimento de uma série de sintomas agudos.

Os sintomas mais comuns de um órgão da visão demasiado cansado e demasiado explorado são

  • comichão e ardor nos olhos,
  • o beliscão dos olhos,
  • vermelhidão à volta das pálpebras,
  • uma sensação de secura nos olhos,
  • sensação de corpo estranho sob as pálpebras,
  • olheiras e inchaço sob os olhos,
  • visão turva,
  • dor nos olhos
  • olhos lacrimejantes,
  • peso das pálpebras,
  • acumulação de pus nos cantos dos olhos,
  • sensação de areia sob as pálpebras,
  • dores de cabeça.

Fadiga ocular e síndroma do olho seco

O efeito da fadiga ocular, bem como o aumento dos problemas com o aparelho visual, é frequentemente uma consequência da chamada síndrome do olho seco. Trata-se de um conjunto de sintomas que resultam de uma perturbação da produção de lágrimas e de um aumento da evaporação das mesmas, o que provoca a ruptura da película lacrimal e a falta de hidratação da superfície do olho. Cada vez mais, a síndrome do olho seco está a ser tratada como uma entidade de doença separada que está sujeita a tratamento farmacológico. A síndrome do olho seco não tratada pode levar a complicações e a danos permanentes no olho.

A síndroma do olho seco ocorre geralmente como resultado de uma leitura prolongada ou de trabalho no computador. Nestes casos, os olhos estão concentrados numa superfície durante muito tempo e pestanejam com menos frequência, o que contribui para a secagem das estruturas externas do olho.

O risco de desenvolver a síndrome do olho seco aumenta no caso de pessoas que sofrem de doenças auto-imunes, neurológicas e dermatológicas, bem como de diabetes, glaucoma e reumatismo. É também mais elevada no caso de fumadores compulsivos e de pessoas que permanecem habitualmente em salas com ar condicionado ou que vivem em países com climas secos e quentes. Por vezes, o olho seco é causado por uma disfunção das glândulas palpebrais.

Osprincipais sintomas da síndrome do olho seco são o ardor, a sensação de areia nos olhos, a acumulação de secreções no saco conjuntival, a dor ocular, o desconforto ao pestanejar e a fotofobia. Os sintomas agravam-se ao fim da tarde e à noite.

Para evitar a ocorrência da síndrome do olho seco e o seu efeito directo de fadiga visual e problemas de visão, vale a pena tomar medidas preventivas.

Acima de tudo, é aconselhável fazer pausas enquanto se trabalha no computador e ajustar a distância e as definições do monitor em conformidade. A leitura só deve ser efectuada com uma luz adequada, incluindo pausas nos intervalos. Evite estar num ambiente com ar seco ou poluído. Se sofre de síndrome do olho seco, recomenda-se a utilização das chamadas lágrimas artificiais. Estas são gotas oculares de venda livre com efeitos hidratantes, de limpeza, calmantes e protectores.

Como prevenir a fadiga ocular – prevenção inestimável

 uma mulher cobre um olho

Os olhos cansados, com comichão e doridos são uma daquelas doenças que, normalmente, podem ser totalmente evitadas com as medidas preventivas correctas. Os cuidados sistemáticos com os olhos, a alimentação correcta ou a toma de suplementos e a utilização de truques simples em alturas de grande utilização do órgão da visão, permitirão prevenir os sintomas incómodos.

9 conselhos simples para combater a fadiga ocular:

  1. Utilize um monitor de boa qualidade para o seu computador, certifique-se de que tem as definições correctas de brilho, nitidez, contraste, resolução e tamanho de letra. Tente posicionar o monitor a cerca de 70 cm da sua vista. Lembre-se de que o monitor não deve estar demasiado alto (a extremidade superior do ecrã deve estar abaixo dos seus olhos). Também não deve ser posicionado contra uma janela (a menos que seja escura) e não deve haver reflexos.
  2. Faça pausas enquanto trabalha no computador. Recomenda-se uma pausa de 5 minutos de hora a hora. Durante esta pausa, é boa ideia olhar para o lado, de preferência para a janela.
  3. Certifique-se de que tem luz suficiente para ler. Faça pequenas pausas durante as sessões de leitura mais longas.
  4. Usar óculos de sol com protecção UV nos dias de sol.
  5. Tente permanecer o menos possível em ambientes com fumo, pó e abafamento. Evite também o fumo.
  6. Não exagere no ar condicionado e no aquecimento da sua casa, do seu escritório e do seu carro. Areje a sua casa com frequência e utilize humidificadores.
  7. Mantenha o seu corpo bem hidratado. Para o efeito, beba cerca de 2 líquidos por dia.
  8. Mantenha os seus olhos bem hidratados, por exemplo, lavando-os várias vezes ao dia com água limpa e morna ou com infusões salinas.
  9. Assegurar uma alimentação saudável. Tente comer muitos legumes verdes, amarelos, cor-de-laranja e vermelhos. Introduza também muita fruta na sua dieta, especialmente: mirtilos, framboesas, amoras, groselhas, bagas de chokeberry, arandos, morangos, uvas escuras, cerejas, abacates. Procure também frequentemente grãos e sementes, sementes de linhaça, cereais, farelo, nozes, ovos, peixe, azeite, óleos prensados a frio, leguminosas.

Remédios caseiros simples para olhos cansados – como aliviar os sintomas num instante?

 Mulher com rodelas de pepino nos olhos

Os seguintes remédios caseiros podem ajudar-nos a eliminar rapidamente o efeito de olhos cansados:

  • Compressas de chá para olhos cansados – preparar 2 saquetas de chá em cerca de 100 ml de água a ferver. Depois de arrefecer, aplicar nas pálpebras fechadas. Após 30 minutos, retirar a compressa.
  • Compressas de ervas para olhos cansados – preparar camomila ou calêndula em saquetas (cerca de 75 ml de água a ferver para 2 saquetas). Deixar arrefecer. Retirar as saquetas da água e aplicar nas pálpebras. Conservar durante cerca de meia hora.
  • Compressas para as pálpebrasou de centáurea – deite 1 colher de sopa de erva-dos-olhos ou de centáurea em 100 ml de água a ferver. Deixar em infusão durante cerca de 20 minutos e depois coar. Mergulhe 2 lâminas de algodão ou discos de algodão no líquido e aplique nas pálpebras durante meia hora.
  • Compressas de leite para a vista cansada – deite uma pequena quantidade de leite morno numa tigela. Mergulhe 2 discos de algodão ou chumaços de algodão no líquido e aplique nas pálpebras fechadas. Mantenha a aplicação durante cerca de meia hora, voltando a embeber os chumaços de algodão de poucos em poucos minutos.
  • Cataplasma debatata ou pepino para olhos cansados e olhos inchados – ralar uma batata ou pepino arrefecido num ralador fino. Dividir em 2 partes. Colocar em gaze e aplicar nas pálpebras. Manter durante 20-30 minutos.
  • Massagem ocular – fechar os olhos. Apertar as pálpebras. Com as pálpebras fechadas, mover os olhos firmemente para a direita, manter durante alguns segundos e depois fazer o mesmo na direcção oposta. Em seguida, com os dedos limpos (indicador, médio e anelar), massajar a pálpebra superior com movimentos circulares ligeiros, do canto interior para o canto exterior. Massaje a pele por baixo do olho na direcção oposta – de fora para dentro. Para o efeito, é preferível utilizar um pouco de creme suave.
  • Compressa de gelo para os olhos – envolva 2 cubos de gelo em gaze e massaje ligeiramente a pele à volta dos olhos com eles.

O que fazer quando os seus olhos estão cansados – os melhores ingredientes para uma boa visão utilizados em colírios e suplementos

Para além dos remédios caseiros e das medidas preventivas, os colírios hidratantes e os suplementos alimentares que apoiam de forma abrangente o órgão da visão são uma boa receita para uns olhos saudáveis e uma visão adequada. Os ingredientes activos mais eficazes e mais frequentemente utilizados nas preparações são:

  • Luteína – fortalece os olhos e protege-os de factores nocivos. Aumenta a resistência do aparelho visual à luz azul. Ao demonstrar propriedades antioxidantes, combate os radicais livres que têm um efeito negativo na visão. Reduz o risco de degenerescência macular e de outras doenças oculares.
  • Zeaxantina – apresenta efeitos semelhantes aos da luteína. É um poderoso antioxidante, protege contra a radiação ultravioleta, reforça a visão e contraria os efeitos nocivos dos radicais livres na visão. Inibe os processos degenerativos do órgão da visão.
  • Antocianinas – têm propriedades antioxidantes, selam os vasos sanguíneos na zona dos olhos, fortalecendo o órgão da visão. Protegem as células oculares dos efeitos nocivos dos radicais livres. Têm um efeito positivo na qualidade da visão.
  • Vitamina A – um poderoso antioxidante que combate os radicais livres que danificam o aparelho ocular. A vitamina A tem um efeito benéfico na retina. Fortalece os olhos, torna-os resistentes à fadiga, previne a cegueira nocturna e reduz a probabilidade de doenças oculares.
  • Artemísia – reduz os sintomas de fadiga ocular, protege os olhos, reduz a vermelhidão, o inchaço e as olheiras.
  • Hialuronato de sódio – um ingrediente frequentemente utilizado em gotas para os olhos. Hidrata perfeitamente o olho, combatendo os sintomas agudos da fadiga ocular.

Um suplemento alimentar rico para um melhor funcionamento dos olhos: Visitec

 Visitec

Fadiga ocular, ardor, vermelhidão, lacrimejo – quando consultar um oftalmologista?

Na maioria dos casos, a utilização de preparações, remédios caseiros e cuidados preventivos com os olhos traz resultados satisfatórios. No entanto, se os sintomas persistentes continuarem a agravar-se ou persistirem durante várias semanas, apesar da aplicação de vários remédios, é aconselhável consultar um oftalmologista.

Category: saúde

Article by: admin