Devido ao seu elevado teor de zinco, antioxidantes e muitos outros componentes, as sementes de abóbora têm um grande potencial de promoção da saúde que vale a pena explorar. Têm um efeito benéfico nos sistemas cardiovascular e imunitário e ajudam a combater problemas urinários. As sementes de abóbora são também uma ajuda preciosa para os problemas masculinos. Quando consumidas regularmente, favorecem a saúde e o bem-estar e, além disso, melhoram o estado da pele, do cabelo e das unhas. Descubra como utilizar as sementes de abóbora para apoiar ativamente todo o corpo.
Índice
- 1 Sementes de abóbora – um ingrediente para uma cozinha saudável e uma receita vegetal para muitas doenças
- 2 Valores nutricionais das sementes de abóbora
- 3 Sementes de abóbora – benefícios para a saúde
- 4 Sementes de abóbora para o trato urinário
- 5 Sementes de abóbora – propriedades para os homens (para a próstata e bom desempenho sexual)
- 6 Sementes de abóbora para a saúde cardiovascular
- 7 As sementes de abóbora como proteção contra as doenças da civilização
- 8 Sementes de abóbora para vermes
- 9 Sementes de abóbora e diabetes
- 10 Sementes de abóbora para melhorar o funcionamento do sistema nervoso
- 11 Que outras propriedades para a saúde têm as sementes de abóbora?
- 12 Como utilizar as sementes de abóbora para fins de saúde?
- 13 Sementes de abóbora torradas e sementes de abóbora cruas – utilizações na cozinha
- 14 Como conservar as sementes de abóbora?
Sementes de abóbora – um ingrediente para uma cozinha saudável e uma receita vegetal para muitas doenças
As sementes de abóbora são um snack saudável, disponível tanto com casca como sem casca, que também pode obter diretamente da abóbora. Basta cortar a abóbora, retirar as sementes, secá-las e guardá-las num local seco.
Como as sementes de abóbora são um dos grãos mais valiosos do ponto de vista nutricional, vale a pena explorar o seu potencial na luta por uma melhor saúde e bem-estar.
A abóbora é um legume em que tanto a polpa como as sementes, ou grainhas, apresentam muitas propriedades benéficas para a saúde. A polpa da abóbora, que representa cerca de 75% do peso total do fruto da abóbora, é rica em antioxidantes benéficos para a saúde do grupo dos carotenóides, incluindo o beta-caroteno, o alfa-caroteno e a luteína. Quanto mais cor de laranja for a polpa da abóbora, mais carotenóides contém.
As sementes de abóbora são ricas em antioxidantes e contêm ácidos gordos insaturados e esteróis de valor para o coração, bem como outras substâncias benéficas. As sementes de abóbora também são utilizadas para produzir óleo, que é um dos óleos vegetais mais saudáveis. O óleo de sementes de abóbora tem efeitos muito benéficos tanto para a saúde como para o estado da pele.
Valores nutricionais das sementes de abóbora
A abóbora não é um vegetal muito utilizado na ementa, mas o seu valor nutricional é muito elevado. Se não gostar do sabor específico da abóbora, que é um pouco suave, não tem de a excluir imediatamente das suas refeições. Podemos cozinhá-la na companhia de outros legumes e molhos um pouco mais pronunciados, que realçarão o seu sabor.
Quer o sabor da polpa de abóbora nos convença ou não, quer a utilizemos ou não na cozinha, vale a pena introduzir as sementes de abóbora na ementa. São um tesouro de nutrientes, além de serem muito saborosas e combinarem bem com muitos pratos.
As sementes de abóbora contêm uma vasta gama de ingredientes benéficos para a saúde, incluindo vitaminas e minerais, sendo o zinco o principal. Uma mão-cheia de sementes de abóbora frescas contém até 2,5 mg de zinco. As sementes de abóbora são também uma boa fonte da vitamina da juventude, a vitamina E. De salientar ainda os beta-sitosteróis presentes nas sementes de abóbora, que aliviam o problema da incontinência e cuidam da saúde da próstata.
Os componentes mais importantes das sementes de abóbora:
- vitaminas (vitamina A, vitamina E, tiamina, niacina, ácido fólico, riboflavina, vitamina B6, vitamina K, vitamina C),
- ácidos gordos insaturados (ácidos gordos monoinsaturados, ácidos gordos polinsaturados),
- minerais (zinco, selénio, magnésio, potássio, fósforo, cálcio, cobre)
- fitoesteróis,
- cucurbitacina,
- polifenóis,
- lecitina,
- lignanas,
- proteínas,
- fibra alimentar.
O valor energético das sementes de abóbora é de 560 kcal em 100 g. Uma mão cheia deste produto fornece cerca de 100 kcal, uma colherada 60 kcal.
Embora as sementes de abóbora sejam bastante calóricas, podemos incluí-las na nossa dieta mesmo quando estamos a perder peso. Porquê? Porque são geralmente consumidas em pequenas quantidades (após 2-3 punhados, surge uma sensação de saciedade e o apetite passa). Além disso, as sementes de abóbora contêm muita fibra alimentar, o que é bom para emagrecer, e têm um índice glicémico muito baixo. Por conseguinte, não apresentam qualquer risco de aumento de peso.
Sementes de abóbora – benefícios para a saúde
Comer sementes de abóbora todos os dias ou várias vezes por semana é uma óptima maneira de compensar muitas deficiências de vitaminas e minerais. Acima de tudo, as sementes de abóbora cobrem os défices de zinco e, assim, apoiam a função sexual, estimulam o processo de desintoxicação do corpo e activam o sistema imunitário para funcionar melhor.
Comer sementes de abóbora é também um método de fornecer ao corpo toda uma gama de vitaminas e elementos necessários para o bom estado da pele, incluindo vitamina A, vitamina E e vitaminas B. Porque é que vale mais a pena comer sementes de abóbora?
Sementes de abóbora para o trato urinário
Incluir sementes de abóbora no seu menu de forma permanente é um dos remédios caseiros mais eficazes para doenças do trato urinário. Isto inclui infecções do trato urinário, bem como outros problemas de saúde que resultam em incontinência, micção frequente ou dificuldade em esvaziar a bexiga.
Porque é que as sementes de abóbora são um dos principais defensores naturais da saúde do trato urinário? A resposta é a sua composição rica, com pelo menos 8 ingredientes que protegem, fortalecem e regulam o sistema urinário. Estes incluem zinco, selénio, cucurbitacinas, manganês, beta-sitosteróis, fitoestrogénios, vitamina C e adenosina.
Como as sementes de abóbora apoiam o trato urinário:
- reduzem a inflamação no trato urinário,
- combatem as bactérias responsáveis pelas infecções do trato urinário,
- fortalecem os músculos da bexiga e do pavimento pélvico, contrariando o problema da incontinência,
- melhorar a função uretral,
- reduzir a pressão sobre a bexiga, combatendo a bexiga hiperactiva,
- reforçar os vasos sanguíneos do trato urinário,
- têm um efeito diurético, aumentam a força do jato de urina, facilitando a passagem da urina,
- regular a frequência da micção,
- previne a retenção de urina na bexiga, ajuda a esvaziar completamente a bexiga.
O extrato de sementes de abóbora altamente concentrado, enriquecido com outros ingredientes de apoio ao trato urinário, pode ser encontrado no UrinoFix.
Sementes de abóbora – propriedades para os homens (para a próstata e bom desempenho sexual)
As sementes de abóbora, principalmente devido ao seu conteúdo de zinco, selénio, ácidos ómega e esteróis, cuidam do bom funcionamento dos órgãos reprodutores e protegem as células da glândula prostática, evitando a hipertrofia da próstata.
Graças aos beta-sitosteróis que contêm, as sementes de abóbora ajudam a reduzir o volume da próstata, conduzem a uma redução das prostaglandinas no tecido da próstata e regulam os processos inflamatórios nas células da próstata. Também contribuem para manter o bom funcionamento da bexiga.
As sementes de abóbora devem ser permanentemente incluídas na dieta dos homens que querem cuidar da saúde da sua próstata, bem comohomens que querem aumentar a libido, melhorar o desempenho sexual e aumentar a fertilidade. O zinco contido nas sementes de abóbora tem um efeito positivo na qualidade e quantidade de esperma produzido e no número e motilidade dos espermatozóides. O zinco também regula a secreção de hormonas, incluindo a testosterona, tendo o cuidado de manter o desejo sexual e a potência ao nível adequado.
Confira uma fórmula com vários ingredientes para apoiar a saúde da próstata: Prostoxalen
Sementes de abóbora para a saúde cardiovascular
Graças aos ácidos gordos insaturados e aos fitoesteróis, as sementes de abóbora contribuem para a redução dos níveis de colesterol no sangue, o que significa queAs sementes de abóbora contribuem para a redução dos níveis de colesterol no sangue, o que significa que são uma óptima medida preventiva contra doenças cardiovasculares como a aterosclerose, doenças coronárias, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Estes ingredientes também têm um efeito positivo na função do músculo cardíaco. A vitamina K e o potássio contidos nas sementes de abóbora também contribuem para a saúde do sistema cardiovascular.
As sementes de abóbora como proteção contra as doenças da civilização
O zinco, a vitamina A, a vitamina C e a vitamina E contidos nas sementes de abóbora, bem como os fitoquímicos como os carotenóides, os fitoesteróis e os linganos, fazem com que as sementes de abóbora se destaquem pelo seu forte efeito antioxidante. Ao participarem na remoção do excesso de radicais livres do organismo, contrariam o stress oxidativo nas células e, consequentemente, protegem-nas de danos.
As propriedades antioxidantes das sementes de abóbora traduzem-se num abrandamento do processo de envelhecimento e numa maior proteção contra as doenças da civilização, como o cancro, a diabetes, a degenerescência macular, bem como as doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimera.
Sementes de abóbora para vermes
As sementes de abóbora contêm cucurbitacina, que é uma arma poderosa contra os vermes no corpo humano. Actua danificando o sistema nervoso dos parasitas e facilitando a sua expulsão do corpo. A cucurbitacina contida nas sementes de abóbora é particularmente útil contra os parasitas do trato digestivo, tais como a ténia, o ancilóstomo duodenal, a lombriga humana e os vermes.
Para se livrar dos vermes, 2-3 colheres de sopa de sementes de abóbora esmagadas combinadas com 2 colheres de sopa de mel ou sumo de fruta são usadas com o estômago vazio. Após 30 minutos, bebe-se uma colher de chá ou uma colher de sopa de óleo de rícino para produzir um efeito laxante. Os parasitas são eliminados com as fezes.
Sementes de abóbora e diabetes
As sementes de abóbora têm um índice glicémico muito baixo, o que significa que a sua ingestão não provoca picos de glicose no sangue. Além disso, as sementes de abóbora não só não aumentam os níveis de açúcar no sangue, como ajudam a normalizá-los. É por isso que a sua presença na dieta é recomendada para pessoas com problemas de diabetes.
Sementes de abóbora para melhorar o funcionamento do sistema nervoso
Como as sementes de abóbora são uma fonte de magnésio, zinco, selénio, lecitina, potássio e ácidos ómega, têm um efeito muito positivo no sistema nervoso. Normalizam o humor, contrariam a fadiga mental e ajudam a manter um bom desempenho mental.
Que outras propriedades para a saúde têm as sementes de abóbora?
- Melhoram e aceleram o processo de eliminação de metais pesados e toxinas do organismo,
- têm um efeito fortalecedor nos ossos e nos dentes
- estimulam o crescimento do cabelo e das unhas,
- têm um efeito benéfico na pele – regenerando-a e revitalizando-a,
- têm um efeito positivo na fertilidade feminina e apoiam o desenvolvimento normal do feto (graças ao teor de ácido fólico),
- aceleram o processo de cicatrização de feridas.
Como utilizar as sementes de abóbora para fins de saúde?
As propriedades benéficas das sementes de abóbora podem ser apreciadas ao máximo se utilizarmos este produto com frequência e nas quantidades correctas. A porção ideal é de 30 g de sementes de abóbora por dia (aproximadamente 3 colheres de sopa).
Podemos consumir uma porção diária de sementes de abóbora (30 g) de uma só vez ou em 2-3 doses. Podemos petiscar as sementes não adulteradas, fazer batidos com elas no liquidificador ou, depois de esmagadas, misturá-las com mel, iogurte ou sumo e consumi-las como um mingau.
Sementes de abóbora torradas e sementes de abóbora cruas – utilizações na cozinha
As sementes de abóbora são um snack bem conhecido dos amantes da cozinha saudável, com um sabor interessante e muitas possibilidades culinárias. Podem ser consumidas cruas ou assadas numa frigideira seca. Podem ser consumidas sozinhas, acompanhadas de outras sementes (por exemplo, sementes de girassol) e nozes, ou adicionadas a sobremesas, batidos de liquidificador e refeições.
As sementes de abóbora podem ser adicionadas a saladas, recheios, pastas, molhos pesto, iogurtes, papas de aveia, queijos e requeijões e produtos de pastelaria (bolos, pastéis, muffins). Também podem ser polvilhadas em tostas e sanduíches e adicionadas a alguns pratos quentes, incluindo sopas (especialmente sopas de creme), pratos de massa e pratos de arroz.
Como conservar as sementes de abóbora?
As sementes de abóbora devem ser armazenadas num local seco e fresco. Se pretender conservá-las em casa durante muito tempo, é preferível guardá-las no frigorífico.
Fontes:
- https://www.healthline.com/health/mens-health/pumpkin-seeds-and-prostate
- https://www.healthline.com/nutrition/11-benefits-of-pumpkin-seeds
- https://www.webmd.com/diet/ss/slideshow-health-benefits-pumpkin
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9182978/