A metformina é uma das substâncias mais utilizadas no tratamento da diabetes. Nos últimos tempos, tem havido uma tendência estranha em tomar este produto farmacêutico, a fim de perder os quilos a mais. É realmente uma boa ideia? Tomar um medicamento destinado ao tratamento de uma doença que realmente não temos não é uma maneira rápida de causar problemas de saúde? Vamos ver como a metformina pode afetar o processo de perda de peso.
Índice
O que é a metformina e em quais doenças ela é usada?
Em termos estritamente químicos, é um composto químico orgânico, um derivado dimetílico de biguanida .Devido à sua alta eficácia e segurança, é utilizada como medicamento básico no caso de diabetes tipo 2 .A metformina está presente atualmente sob muitos nomes comerciais, incluindo medicamentos para diabetes como Formetic, Glucophage, Metformax, Avamina e Siofor. Este composto químico é conhecido há várias décadas e os estudos realizados durante este período confirmaram a sua eficácia no tratamento da diabetes e nos casos de resistência à insulina .
A metformina é caracterizada por uma interação multidirecional, contribuindo para uma redução real da glicose no sangue e sua normalização , reduz o risco de complicações diabéticas, afeta positivamente os vasos sanguíneos.Também é aplicada em pessoas com tolerância à glicose reduzida e mulheres com distúrbios no ciclo reprodutivo .
Como a metformina funciona?
Coloquialmente, essa substância é chamada de eutanadora da glicose porque reduz efetivamente o seu nível no sangue. Mais especificamente, bloqueia a gliconeogênese , contribuindo para a redução da produção de glicose pelo fígado. Também melhora a tolerância à glicose no caso de diabetes tipo 2 e interrompe a sua absorção .Além disso, a metformina afeta positivamente a condição dos vasos sanguíneos, ajudando a reduzir a pressão arterial.
A metformina é também utilizada no tratamento da síndrome dos ovários policísticos, porque regula a frequência da ovulação e aumenta a probabilidade de gravidez. Por algum tempo, pesquisas também foram realizadas para confirmar a opinião de que a metformina reduz o risco de câncer.
Metformina e emagrecimento
Não há dúvida de que a metformina tem um efeito sobre a concentração dos lipídios no sangue. Alguns também atribuem efeitos estabilizadores quando se trata de manter um peso saudável. Devido ao amplo espectro de efeitos nos processos metabólicos, você pode, naturalmente, falar sobre alguma facilitação em termos de perda de peso ou excesso de gordura. No entanto, tirando este fato, as conclusões que vão longe como se este remédio para diabetes fosse um meio milagroso para emagrecer são completamente infundadas .A metformina para emagrecimento pode ser usada apenas para pacientes diabéticos com risco de obesidade .
Enquanto isso, muitas pessoas, especialmente aquelas muito jovens, tomam inibidores de glicose, incluindo a metformina, não percebendo os riscos potenciais e não entendendo que mesmo os melhores específicos não serão permanentemente eficazes, a menos que sejam acompanhados por um exame minucioso e mudança de estilo de vida.
O aumento da sensibilidade à insulina e menor produção pode facilitar a perda de peso, mas tomar metformina, especialmente em altas doses, pode , paradoxalmente, contribuir para a fome , o que sem dúvida promove a obesidade.A rápida queda na glicose e aumento da secreção de insulina é a resposta esperada do corpo nessa situação, sem mencionar outras consequências negativas.
Metformina – efeitos colaterais
O uso dessa substância sem justificativa terapêutica pode levar a muitas complicações de saúde e, em casos extremos, até a morte. A metformina pode causar náusea, vômito, dor abdominal, diarréia ou acidose metabólica particularmente perigosa. Uma queda significativa nos níveis de açúcar no sangue também pode causar ansiedade, sonolência, fraqueza e desmaios, tontura, pulso acelerado e sensação de fome.
A metformina não deve ser tomada por pessoas com insuficiência renal ou hepática, problemas cardíacos, distúrbios respiratórios, doenças crônicas, problemas com álcool.
Metformina – Comentários
Nos fóruns da Internet, você pode encontrar entradas extremamente entusiasmadas sobre os efeitos supostamente extraordinários da metformina. Perda de peso em 10 ou 12 kg em um mês e sem efeitos colaterais. Vale a pena aproximar-se deste tipo de revelação com ressalvas, tanto mais que há também relatos sobre as consequências desagradáveis de tomar essa substância – mau humor, dores e tonturas, diarréia ou vômitos.
Também vale a pena, em vez de se encher com um produto químico que não evita o seu destino, revisar seus hábitos alimentares e aumentar a atividade física, ou possivelmente ajudar com um suplemento dietético comprovado e profissional.
Perda de peso eficaz – se não for a metformina, então o que será?
Existem muitos suplementos no mercado que são especialmente dedicados a pessoas que querem ganhar peso e, mais importante, criados a partir de ingredientes naturais. Muitos deles efetivamente regulam o nível de açúcar, enquanto exibem uma série de outras propriedades benéficas para o corpo.
BurnBooster, por exemplo, é um deles .O suplemento contém valiosos extratos de café verde, garcinia cambogia, pimenta caiena e cevada verde. Os ingredientes não apenas contribuem para reduzir o nível de açúcar, mas também aceleram o metabolismo e a decomposição de gordura, dão energia, purificam o corpo e estimulam os processos digestivos .Este e outros queimadores de gordura são, portanto, uma ajuda mais abrangente no emagrecimento do que a metformina monorradal.
8 comments
Minha amiga toma a metformina, embora ela não tenha diabetes. Ela disse que poderia perder peso depois disso e toma sem pensar em qualquer sentido. Até agora, acho que ela não perdeu nada. Eu prestaria atenção nas mudanças de comportamento. Engolir um remédio para algo que você não está doente é uma estupidez.
Eu também tomei por um momento para perder peso e não tenho diabetes. Mas me senti tão mal depois disso (problemas constantes com o estômago, tontura) que rapidamente terminei o “tratamento”. Uma idéia estúpida 😉 honestamente, não vale a pena. O organismo fica completamente fora de sintonia, acho que porque ele recebe uma substância química que não precisa de forma alguma. Se você quiser evitar problemas de saúde, não tome a metformina. Bem, a menos que você tenha diabetes e o médico tenha te prescrito.
Há tantos suplementos bons para emagrecer, por que se torturar com remedios e arriscar a saúde? Absurdo. Eu nunca tomaria remédio para uma doença que não tenho. É perigoso destruir o metabolismo do organismo e e a fauna dos carboidratos.
Como você sofre com ataques de açúcar e fome de lobos, tudo que você precisa fazer é mudar a dieta, consumir fibra e limitar os produtos com muitos carboidratos simples. Para isso, você pode pensar em suplementação, por exemplo, a forscolina regula naturalmente o açúcar, com alguma atividade o peso começa a cair. Você não precisa tomar uma medicação para diabetes.
Exatamente, Edite, estou fazendo o mesmo que você escreveu o que escrevo e estou muito feliz com os resultados. Eu tive muitos problemas em manter meu apetite sob controle, quando eu comecei, absorvia comida como um aspirador de pó. Eu fui ao nutricionista no final porque eu não cabia mais em nenhuma roupa. Ela fez uma boa dieta com muita fibra e acrescentou coquetéis com cevada verde. Eu mesma adicionei café verde e spiruline… Os efeitos são muito bons. açúcar ajustado e o fim dos problemas com ataques de fome e a absorção de calorias extras. O peso tem caído o tempo todo, lenta mas seguramente.
Eu tenho um sobrepeso de 15 kg e sou resistente à insulina e tomo metformina. Eu tenho uma recomendação médica. Mas, como o próprio médico disse, eu tenho que cuidar cuidadosamente da minha dieta e praticar algum esporte. O remédio em si é apenas uma ajuda na estabilização do açúcar, mas sem mudar o estilo de vida eu volto pro meu caminho para a obesidade, diabetes, hipertensão …ehhh…
Eu também tentei várias invenções de emagrecimento, incluindo medicamentos de vários tipos, mas nunca consegui nenhum efeito. Uma vez que eu tomei mais de um mês de sibutramina, perdi alguns quilos, mas depois obtive um efeito io-iô, então não funcionou. Me enganei que podia perder peso com a ajuda de comprimidos sozinha, até agora o problema de excesso de peso ainda existe. Não foi até a mudança na dieta e o movimento que deram resultados claros. E fiz o meu peso derreter 😀
eu sou saudável e pra que tomaria um remédio contra diabetes? Um dia ainda vou ter diabetes… Prefiro perder peso com suplementos para emagrecer eles são pelo menos seguros