Índice
- 1 Fucus vulgaris – algas castanhas comuns ou uma fonte valiosa de nutrientes?
- 2 Pescada – características. Que substâncias estão incluídas na composição do joio e como isso afeta o corpo?
- 3 Pescar e emagrecer. As populares algas castanhas ajudam-no a perder peso?
- 4 Pescada – acção. Quando é que vale a pena alcançá-la?
- 5 Pescada da tiróide – quando é que a suplementação é aconselhável e quando é que pode prejudicar?
- 6 Pescada – como usar. Variedades disponíveis no mercado e suplementos multicomponentes com pescada
Fucus vulgaris – algas castanhas comuns ou uma fonte valiosa de nutrientes?
Em termos biológicos, a pescada folicular (Fucus vesiculosus) é uma alga pertencente à família das algas castanhas, disseminada na parte norte do Atlântico, na costa ocidental da América do Norte e no mar Báltico. Desde que foi extinto na costa polaca, na segunda metade do século passado, foi reconstruído artificialmente e está agora sob protecção.
Da mesma forma que outras algas, a pescada não tem partes típicas de plantas terrestres, significa caules e raízes, mas tem uma chamada “pleura”, um corpo vegetativo na forma de um pequeno arbusto coberto de bolhas de ar. Uma única unidade pode atingir até 100 cm. A pescada vesicular é uma parte importante do ecossistema marinho e não só fornece abrigo como também alimento para os peixes. O valor nutricional destas algas pode ser comprovado pelo facto de os cavalos doentes alimentados durante a Segunda Guerra Mundial estarem a recuperar rapidamente da doença.
Pescada – características. Que substâncias estão incluídas na composição do joio e como isso afeta o corpo?
Quando os cientistas analisaram mais de perto o conteúdo das algas, verificou-se que estas contêm uma grande quantidade de iodo e uma vasta gama de outros minerais valiosos – zinco, manganês, magnésio, cobre, potássio, sódio. As algas também contêm vitaminas A, B1, B2 e C, mas sobretudo polissacáridos, compostos fenólicos, carotenóides, clorofila e, finalmente, grandes quantidades de ácidos gordos polinsaturados, que são importantes para a saúde. Entre os polissacarídeos, o ácido algínico, que é usado, entre outras coisas, para espessar produtos alimentícios e cosméticos, é o mais popular entre a indústria alimentícia e cosmética.
A composição única do plexiglass o torna anti-inflamatório, colagógico, diurético e laxante. A influência da pescada sobre o corpo tem um caráter multifacetado, não só apoia a digestão, regula o ritmo dos movimentos intestinais e estimula a secreção urinária, mas também acaba por ser útil no reumatismo e artrite, regula a pressão arterial e inibe o desenvolvimento de placas ateroscleróticas. Além disso, estimula a função tiroidiana, apoia o sistema imunitário, tem um efeito benéfico sobre a condição da pele.
Pescar e emagrecer. As populares algas castanhas ajudam-no a perder peso?
A presença significativa de iodo estimula o aumento da produção de hormônios da tireóide, razão pela qual o hormônio folicular é usado principalmente por pessoas que sofrem de hipotireoidismo. No entanto, esse mecanismo também é importante no caso de perda de peso, pois contribui para um metabolismo mais rápido. Intensifica a queima de gorduras e açúcares, facilitando a redução da gordura corporal. Os polissacarídeos estimulam o peristaltismo intestinal, tornando o esvaziamento intestinal mais frequente e fácil, o que também é importante para a perda de peso, bem como para o aumento da secreção urinária.
O teor de ácido algínico também tem vantagens adicionais. Tem a capacidade de absorver água e aumentar significativamente o seu volume. Assim, incha no estômago, proporcionando a sensação de saciedade, o que permite reduzir significativamente o número de calorias ingeridas e assim acelerar o processo de perda de peso.
Pescada – acção. Quando é que vale a pena alcançá-la?
As algas ricas em iodo são conhecidas principalmente como um agente de suporte da tiróide. Mas sua universalidade é baseada em um espectro muito mais amplo de interações, que indiretamente resulta da complexa influência da glândula tireóide sobre todo o organismo. O efeito benéfico da pescada refere-se às seguintes áreas do corpo:
Trato gastrointestinal
Fucus vesicularis não só ajuda a perder peso, mas também combate eficazmente vários tipos das suas doenças. O ácido algínico, um tipo específico de fibra, no caso da constipação, facilita a defecação, no caso da diarreia, engrossa o conteúdo intestinal e previne a desidratação. Previne flatulência, alivia sintomas de úlcera péptica, azia e refluxo, de acordo com alguns podem até mesmo prevenir o câncer colorretal.
Efeitos sobre o cancro
Segundo muitos cientistas, devido à presença de polissacarídeos, especialmente o fucoidano, a pescada mostra a capacidade de normalizar o processo de reprodução e crescimento das células, podendo assim bloquear o desenvolvimento do câncer. Além disso, o fucoidan reduz os níveis de açúcar no sangue, contribuindo assim para a inibição do câncer.
Efeitos na pele
Vitaminas, minerais e antioxidantes encontrados no molde da pescada criam um elixir específico da juventude. Suaviza e firma a pele, inibe a formação de rugas, reduz a descoloração, limpa e hidrata a pele. É de notar que, embora existam muitos cremes no mercado que contêm o extracto de pescada folicular, a utilização directa de pescada em pó é muito mais eficaz. Em seguida, é misturado com água e aplicado no rosto.
Outras propriedades e aplicações relevantes
Este rot marrom único também é atribuído com efeitos anti-inflamatórios, especialmente em casos de artrite, urate chão, hemorróidas. Há também uma opinião de que a toma regular de suplementos regula os níveis de colesterol e protege a retina de doenças.
Pescada da tiróide – quando é que a suplementação é aconselhável e quando é que pode prejudicar?
A maioria dos processos da vida estão direta ou indiretamente relacionados ao trabalho da tireóide. Não admira que qualquer anomalia na ação desta glândula resulte em distúrbios de saúde, por vezes aparentemente independentes da glândula tireóide. Uma das doenças mais comuns da glândula tireóide é o hipotireoidismo. Se for causada por deficiência de iodo, o tratamento com pescada alveolar pode ser muito útil, especialmente quando acompanhada de obesidade, problemas de digestão, hipertensão, aterosclerose, inchaço, inflamação do sistema respiratório.
Contra-indicação para o uso de pescada é o hipertireoidismo e a hipersensibilidade ao iodo. Não deve ser usado mesmo que esteja a tomar hormonas sintéticas da tiróide.
Lê-o também: Dieta com hipotireoidismo
Pescada – como usar. Variedades disponíveis no mercado e suplementos multicomponentes com pescada
Se decidirmos aceitar a pescada, não devemos, em circunstância alguma, recolher nós próprios algas da praia, não só porque estão protegidas, mas também porque estão frequentemente contaminadas com substâncias tóxicas. Além disso, é difícil determinar o grau de concentração de iodo em tal situação. Em farmácias e lojas especializadas, encontrará um sortido suficiente para a sua escolha individual – pescada em comprimidos ou cápsulas, plexo seco, pescada para beber, sob a forma de grânulos, chá de ervas e, finalmente, solo moído também para uso externo.
Entre os suplementos contendo pescada folicular, os mais populares são as preparações multi-componentes de várias formulações que suportam a função tiroidiana. Um deles é o Thyrolin, um suplemento que apoia activamente a saúde da tiróide, restaura o equilíbrio hormonal e melhora o metabolismo. Além do extracto de pescada, contém zinco e selénio, biotina, saudação lenta, gengibre e pimenta preta. Melhoria da função da tiróide, ajuda na luta contra o excesso de peso e regeneração mental e emocional são as vantagens do Thyrolin.