A alopecia seborréica resultante da dermatite seborréica é uma das causas mais comuns de queda de cabelo. Afecta principalmente os homens de meia-idade, mas por vezes também afecta as mulheres.
Índice
Causas da dermatite seborreica
O nome da doença – alopecia seborréica, deriva de um fenômeno desagradável comumente conhecido como seborréia, e pelos médicos como dermatite seborréica. A seborreia é o resultado da superprodução de sebo, ou seja, sebo natural, em quantidades que excedem em muito as necessidades do corpo. Este excesso faz com que o cabelo se torne gorduroso rapidamente e depois a caspa, enfraquece e destrói as raízes do cabelo, resultando na perda de cabelo.
A dermatite seborréica é causada por distúrbios hormonais e imunológicos, mas também por doenças do sistema nervoso e da tireóide, estilo de vida inadequado, infecções fúngicas, anormalidades no funcionamento do sistema digestivo, incapacidade de observar as regras de higiene e caspa negligenciada.
Alopécia seborréica – sintomas
O primeiro sinal de aviso antes de ocorrer a queda de cabelo é normalmente a seborreia e a caspa. Se o seu cabelo começar a ficar mais oleoso do que costumava ser, a caspa começa a aparecer, inicialmente branca, depois amarela e oleosa, este é um sinal de que estamos a caminho da alopecia seborreica. Eles são observados primeiro nos cantos frontal e brônquico, depois o cabelo no topo da cabeça se dilui.
Estes fenómenos são por vezes acompanhados de comichão, bem como irritação do couro cabeludo, manifestada pela dor, vermelhidão, descoloração e arranhões. Às vezes, este tipo de alopecia envolve não só o couro cabeludo, mas também outras partes da pele peluda.
Tratamento da alopecia seborreica
O tratamento desta doença baseia-se principalmente no combate às causas, ou seja, caspa e dermatite. Para além das medidas especiais, como o champô para a dermatite seborreica, também precisa de pensar em mudar o seu estilo de vida. No que é muito importante, também dietas. Além disso, o tratamento da alopecia seborreica também pode ser muito útil na terapia com ervas. Como a doença tende a se repetir, lutar contra ela requer consistência e paciência.
Alopécia seborréica e recrescimento dos pêlos
Se os folículos pilosos não forem danificados permanentemente, a terapia adequada pode provocar a sua regeneração e, consequentemente, o crescimento gradual dos pêlos. Você precisa cuidar cuidadosamente do seu couro cabeludo, limpando-o e hidratando-o suavemente. Use específicos contendo pirithione zinco, cetoconazol, sulfeto de selênio ou composto de enxofre (evitando preparações com álcool) e remédios caseiros leves, também evitar o estresse e levar um estilo de vida saudável.