tea gbced9f8f5 640

Adaptogens – meios naturais de mobilização do corpo para combater o stress e a doença

Última actualização: 07.05.2022

Entre as centenas de milhares de espécies de plantas encontradas no nosso planeta, há algumas que se distinguem pelas suas características especiais. Têm a capacidade de se adaptar a condições extremamente adversas em que vivem e de desenvolver uma resistência especial a elas. Além disso, algumas destas plantas transferem esta capacidade para os organismos das criaturas que as consomem – animais e seres humanos. Estas plantas únicas são os chamados adaptogénicos. Ajudam-nos a adaptar-nos a diferentes situações, e fazem também uma variedade de “trabalhos de reparação” no corpo, levando ao restabelecimento do equilíbrio natural. Quando é apropriado utilizar adaptogénicos? Quais são os melhores adaptogénicos vegetais e quais os seus efeitos?

O que são os adaptogénicos?

 Ervas, ao lado de argamassa e flacon

As plantas referidas como adaptogénicas, em termos gerais, aumentam a resistência do corpo ao stress. Isto refere-se ao stress num sentido muito amplo, não só o stress mental (gerando um estado emocional específico), mas também o stress físico, em geral, a todas as condições e circunstâncias desfavoráveis com que o nosso organismo tem de lidar, e que perturbam o equilíbrio natural.

Uma vida de tensão constante, poluição ambiental, excesso de tarefas e trabalho, alimentação pouco saudável, falta de actividade física ou actividade física demasiado intensa, ruído e smog, e o ambiente.De certa forma, as mudanças degenerativas naturais associadas ao processo de envelhecimento são todos factores de stress poderosos para os nossos corpos.

É frequentemente o caso que o corpo não consegue lidar com o stress excessivo e reage com as disfunções de algum sistema ou órgão. A solução para a questão do restabelecimento do equilíbrio do organismo numa situação stressante pode ser a adaptação de plantas, que funcionam tanto a nível celular, hormonal, orgânico e sistémico.

Como é que os adaptogénicos funcionam?

Um adaptogénio restabelece o equilíbrio adequado no funcionamento de sistemas e órgãos importantes, tendo assim um efeito abrangente sobre a saúde de todo o corpo. Normaliza o equilíbrio hormonal e neurotransmissor, fortalece o sistema imunitário e protege os órgãos individuais, aumentando assim a capacidade do organismo de se adaptar a condições adversas que promovem a doença.

Assim, os adaptogénicos vegetais não curam doenças específicas, mas reforçam o organismo de modo a que este possa enfrentar por si só as potenciais ameaças.

Além disso, as plantas que exibem actividade adaptogénica apenas exercem o efeito nos processos fisiológicos que é necessário, sem bloquear ou interferir com as funções corporais normais.

Os resultados da utilização regular a longo prazo de adaptogénicos não são apenas um aumento da resistência do organismo, uma melhoria do sistema imunitárioOs resultados da utilização regular de adaptogénicos durante um período de tempo prolongado não são apenas um aumento da resistência do organismo, uma melhoria do funcionamento do sistema imunitário e uma melhoria das nossas capacidades adaptativas, mas também uma série de benefícios para a psique, que todos irão sem dúvida apreciar na vida quotidiana. Estes são:

  • função cerebral mais eficiente,
  • tomada de decisão mais rápida,
  • melhor controlo das nossas emoções,
  • um estado de espírito mais equilibrado,
  • melhor bem-estar mental,
  • aumento da produtividade,
  • melhor comunicação,
  • melhor qualidade do sono.

O resultado de uma ingestão sistemática de adaptogénicos, especialmente alguns, tais como cordyceps, ginseng, maca, citronela chinesa, ashwagandha ou rhodiola roseaAlém disso, os adaptogénicos têm um efeito positivo na força e resistência dos músculos e no desempenho físico geral, bem como na capacidade de regeneração do corpo.

O mecanismo de acção dos adaptogénicos no nosso corpo é o mesmo para todas as plantas deste grupo; no entanto, dependendo da composição da planta, existem ligeiras diferenças nas suas propriedades. Alguns são mais potentes numa área, outros noutra, mas a característica primordial de cada adaptogénio é estabilizar o trabalho do corpo.

Graças a substâncias activas como lactonas esteróides, saponinas, fitoesteróis, compostos fenólicos, alcalóides, flavonóides, terpenos e outros, entre outras, os adaptogénicos têm um efeito holístico, exercendo uma influência positiva tanto no corpo como na mente. Tornam mais fácil enfrentar quaisquer factores que possam constituir uma ameaça para os nossos corpos. Ao terem um efeito tonificante e normalizador sobre nós, ajudam-nos a lidar com eles de forma mais rápida e eficaz.

O que distingue os adaptogénicos? Que plantas pertencem ao grupo dos adaptogénicos?

 Raiz de ginseng

Para ser classificado como um adaptogénero, uma determinada matéria-prima deve ter um efeito positivo abrangente sobre o corpo e distinguir-se por várias características essenciais:

  • deve ser inofensivo e não tóxico,
  • deve ser de origem natural,
  • não deve ser viciante,
  • não deve ter um efeito de estímulo excessivo ou interferir ou bloquear as funções naturais do corpo,
  • deve assegurar uma resposta não específica ao stress (ter um efeito abrangente, reduzir o impacto negativo do stress em todo o corpo, reduzir a susceptibilidade do corpo aos factores de stress),
  • deve normalizar o trabalho de todo o organismo e trabalhar para restaurar a homeostase no mesmo (ter uma influência positiva em todos os sistemas e órgãos, apanhar deficiências e defeitos, complementar défices e reparar irregularidades).

Adaptogénicos para stress

As substâncias adaptogénicas dão-se a conhecer na luta com os mais variados factores negativos: desde microrganismos prejudiciais, fungos, vírus e outros agentes de doenças, a factores ambientais negativos (smog, radiação, poluição, ruído, alergénios, condições climáticas e meteorológicas desfavoráveis), ao stress mental e ao esgotamento nervoso causado por uma vida intensiva.

É no terceiro caso, ou seja, em situações de debilidade mental, desequilíbrio emocional e stress mental excessivo, que mais frequentemente se chega aos adaptogénicos.

São extremamente úteis neste campo, uma vez que nos permitem adaptar-se mais facilmente a quaisquer condições externas desfavoráveis. Entre outras coisas, ajudam-nos a lidar melhor e a agir mais eficazmente em circunstâncias nervosas e difíceis, por exemplo, em caso de conflitos, relações sociais complicadas, bem como em situações que requerem que pensemos rápida e flexivelmente, reflexivamente, e que tomemos decisões rápidas, etc. São também um apoio valioso no caso de pessoas que não são capazes de lidar com o stress. São também um apoio valioso no caso de pessoas sob pressão (por exemplo, no trabalho), vivendo a alta velocidade e realizando uma variedade de actividades diárias que exigem uma boa disposição.

Ao baixar o nível da hormona do stress (cortisol), as matérias-primas adaptogénicas ajudam-nos a manter uma maior distância dos problemas, a manter os nossos nervos sob controlomanter os nossos nervos sob controlo, executar melhor as tarefas e não sucumbir a emoções negativas paralisantes, tais como medo, pânico, irritabilidade e tristeza. Além disso, os adaptogénicos têm um efeito relaxante e regulam o ciclo sono-vigília.

Verificar: Comprimidos para o stress sem receita médica – Ranking

Os melhores adaptogénicos vegetais

 bacopa monnieri

Ashwagandha (Withania somnifera)

Ashwagandha é uma planta nativa da Índia, também conhecida como Vitania sluggard. É rico em substâncias promotoras da saúde extremamente importantes e adaptogénicas. Ashwagandha apoia o sistema nervoso, reduzindo o impacto de estímulos estressantes e apoia o equilíbrio emocional. Apoia as funções cognitivas e faz a nossa mente trabalhar melhor e mais eficientemente. Alivia tensões, melhora o humor, elimina perturbações depressivas e ansiedade, e facilita o adormecimento.

Ashwagandha também apresenta numerosas propriedades promotoras da saúde. Protege o coração e o sistema circulatório, apoia o funcionamento do sistema respiratório, fígado, pâncreas e rins. Além disso, optimiza a gestão hormonal, ajudando a melhorar a tiróide e a função reprodutiva e aliviando os sintomas pré-menstruais e menopausais. É também um poderoso antioxidante, que retarda o processo de envelhecimento, reduz o risco de cancro, promove a longevidade e a vitalidade, e assegura uma aparência jovem durante mais tempo.

Citronela chinesa (Shisandra chinensis)

O limãochinês é um remédio vegetal muito antigo, conhecido há dois mil anos, particularmente útil quando o corpo tem de lidar com uma tensão excessiva, seja devido a doença ou a um aumento do esforço físico ou mental. A erva acrescenta energia, melhora o estado psicofísico, reduz a fadiga e o stress. Melhora o trabalho do cérebro, melhora a memória e a concentração, tem um efeito anti-depressivo.

Temuma influência favorável no funcionamento do coração e do sistema circulatório, regula o metabolismo, apoia o sistema respiratório, estimula a eliminação de toxinas do organismo. Reforça a imunidade, tem efeitos anti-alérgicos, anti-inflamatórios e anti-cancerígenos. Ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue e de colesterol. Além disso, as substâncias activas contidas na citronela chinesa têm um efeito protector sobre as células hepáticas e apoiam a sua regeneração.

Rhodiola rosea (Rhodiola rosea)

A Rhodiolarosea é uma erva que cresce em zonas de alta montanha, incluindo o Árctico (daí o nome raiz árctica). As duras condições ambientais conduziram ao desenvolvimento de uma série de características benéficas, também para os seres humanos.

Rhodiola rosea melhora a resposta do corpo aos factores de stress, protegendo-nos assim de todos os efeitos negativos do stress. Suprime a actividade excessiva do sistema nervoso, não permite que pensamentos negativos ganhem vantagem, acalma-se internamente, ajuda a manter distância, prudência, calma e estabilidade emocional em situações difíceis.

Ao reforçar a barreira protectora natural do corpo, acelera a regeneração física e mental, acrescenta energia à acção, melhora o humor, e tem um efeito positivo nas funções mentais. Também mostra fortes propriedades antioxidantes, protege as células de danos, reduz o risco de cancro e atrasa o processo de envelhecimento.

Gotu Kola (Centella asiatica)

Gotu kola, ou Centella asiática, é considerado um símbolo da medicina tradicional da Índia e do Ceilão. Contém numerosos componentes valiosos, incluindo numerosas saponinas triterpenos pentacíclicas (por exemplo, madecasoside, asiaticoside, tannucoside, bramoside, ácido centelíico), bem como flavonóides, sesquiterpenos, vitaminas, magnésio. Graças a estes, exibe uma série de atributos terapêuticos e promotores de saúde.

Gotu kola apoia principalmente o sistema nervoso e restabelece o seu equilíbrio. Alivia tensões nervosas, ansiedade, inquietação e reduz os níveis de stress. Melhora a condução de impulsos entre os neurónios e estimula o processo de crescimento de novas células cerebrais. Melhora os processos de pensamento e aumenta a concentração na tarefa em mãos. Estimula a secreção de neurotransmissores tais como a dopamina e a serotonina, aumentando o humor e a vontade de agir.

Gotu kola também tem um efeito positivo no funcionamento do sistema cardiovascular e na elasticidade dos vasos sanguíneos e no fornecimento de sangue aos tecidos. Suporta o sistema motor, reforça o tecido conjuntivo estimulando a síntese de colagénio. Actua de forma antibacteriana e antifúngica, acelera a cicatrização de feridas e cicatrizes.

Bacopa monnieri

Bacopa monnieri (bacopa de folhas pequenas), também conhecida como brahmi, é uma planta também originária da Índia, particularmente valorizada na Ayurveda. Os compostos únicos contidos no bacopa – bacósidos (pertencentes ao grupo das saponinas esteróides), apoiam de forma abrangente o organismo, melhoram o fornecimento de sangue ao cérebro, protegem células nervosas da degeneração, retardar o processo de envelhecimento e regular a secreção de importantes neurotransmissores, apoiando as funções mentais.

Utilizado no tratamento de uma variedade de doenças, o bacopa é particularmente útil em casos de actividade mental intensa, pois afecta funções como a memória, a atenção e a concentração. Vale a pena notar que o bacopa é considerado como uma das ervas mais eficazes para melhorar o processo de absorção, memória e reprodução de informação. O efeito benéfico sobre as funções cognitivas anda de mãos dadas com a redução do stress e a melhoria do humor. O Bacopa também nos ajudará a livrar-nos de estados emocionais negativos e de mudanças de humor. Tem um efeito calmante e relaxante, mas sem um efeito estupefacto ou sonolência excessiva.

Além disso, Bacopa monnieri fortalece o sistema imunitário, apresenta fortes propriedades antioxidantes e contribui para a normalização dos níveis de açúcar no sangue.

Ginseng propriamente dito (Panax ginseng)

O Ginseng é talvez a planta mais conhecida originária do Extremo Oriente. É considerado um remédio universal para quase tudo, principalmente devido às suas substâncias activas, que estão aqui presentes em enormes quantidades (há cerca de 200 delas). Em primeira instância, o ginseng apoia o coração e tem um efeito anti-coagulante. Fortalece o sistema imunitário, inibe os efeitos nocivos dos radicais livres, restabelece o equilíbrio da economia hormonal, reduz o colesterol e os níveis de açúcar.

O Ginseng tem também influência significativa na condição psicofísica e na saúde sexual. Estimula o trabalho cerebral e melhora as suas funções. Combate a fadiga e o cansaço, proporciona uma sensação de bem-estar e elevados níveis de energia ao longo do dia. Melhora as capacidades motoras, a força, a resistência e ajuda à regeneração do corpo. Uma variedade desta planta é o ginseng siberiano com propriedades adaptogénicas muito semelhantes.

Chá verde

Todos já devem ter ouvido falar dos benefícios do chá verde, por vezes referido como a bebida mais saudável do mundo. Os nutrientes e antioxidantes presentes no chá verde influenciam uma série de funções vitais importantes. Uma substância de particular importância é a L-teanina, que, juntamente com a cafeína, apoia a função cerebral. Graças à L-teanina, o chá verde tem um efeito calmante, reduz a tensão e o stress, relaxa e estabiliza o humor. O chá verde é também conhecido pelo seu papel positivo no processo metabólico.

maca raiz

maca raiz, ou erva-pimenta, é uma planta que, tal como outros adaptogénicos, cresce em condições extremas, nomeadamente nos Andes, a uma altitude de 3000-4000 metros. A sua composição e propriedades invulgares fazem dela uma das chamadas superalimentares. A raiz maca protege o corpo de vários agentes patogénicos e reduz o risco de cancro. Apoia o trabalho dos principais sistemas e órgãos, tem um impacto significativo na resistência física e funções mentais – memória, concentração, atenção, pensamento. Além disso, regula as funções sexuais, aumenta a libido, combate os problemas de erecção e melhora a qualidade do sémen.

Eleutherococcus spinensis

Menos conhecido mas um adaptogénico muito eficaz,o eleuterococo espinhoso vale a pena saber mais sobre, especialmente se leva um estilo de vida activo, sofre de stress severo, vitalidade reduzida ou esgotamento psicofísico. Será igualmente útil em situações de contacto frequente com factores de civilização prejudiciais.

Eleutherococcus apresenta uma actividade antioxidante elevada, graças à qual combate eficazmente os radicais livres nocivos responsáveis pela formação de doenças relacionadas com a civilização e pelo envelhecimento mais rápido do organismo. Ao mesmo tempo, a planta é uma guardiã do bem-estar e reduz o nível de cortisol no corpo, minimizando os efeitos irritantes do stress. Tem também um efeito positivo na eficiência do corpo, melhora o desempenho e aumenta o potencial de exercício.

Marshmallow astragalus

O Astragalus é uma planta extremamente rica em compostos biologicamente activos. É rico em flavonóides, aminoácidos, cumarina, colina, saponinas triterpeno (astragalósidos), isoflavonas, polissacáridos e bioelementos valiosos para o sistema nervoso. As numerosas substâncias activas contidas no astragalus tornam-no não só adaptogénico, mas também antioxidante, anti-inflamatório, antibacteriano, antiviral e antifúngico. Também beneficia o nosso sistema nervoso, melhora as capacidades mentais, apoia o sistema cardiovascular, o fígado e o sistema digestivo.

O Astragalus torna-nos imunes aos factores de stress e, ao mesmo tempo, tem um efeito fortalecedor e protector no corpo. Além disso, tem um efeito ligeiramente estimulante. Acrescenta vitalidade, suporta músculos, aumenta a capacidade de exercício e resistência, tornando-a altamente recomendada para pessoas que treinam.

Shatavari

Araiz de Shatavari é um adaptogénio muito interessante com efeitos positivos versáteis sobre o corpo. Tem uma rica tradição na medicina ayurvédica. É utilizado, entre outras coisas, para fortalecer o corpo, melhorar a imunidade, rejuvenescer e revitalizar o corpo de forma abrangente , bem como aumentar os níveis de estrogénio nas mulheres, normalizar o ciclo menstrual e melhorar a fertilidade. Devido ao seu efeito benéfico sobre as hormonas, o shatavari é também utilizado como remédio natural para melhorar a função tiroideia.

Rica em saponinas esteroidais, fitoecdisteróides e isoflavonas, a raiz de shatavari melhora a resposta do corpo aos factores de stress e ajuda a manter a calma interior mesmo em condições muito adversas. Regula o humor, reduz as emoções negativas, acalma os nervos e proporciona um bem-estar abrangente.

Category: saúde

Article by: admin