Índice
Porque é que os nossos dentes têm este aspecto e não são diferentes e quais os factores que influenciam a cor dos dentes?
A cor natural dos dentes não corresponde muitas vezes às nossas expectativas, pois vai desde o branco-neve, passando pelo marfim, até à escala de cinzentos e mesmo ao castanho-amarelado. Além disso, acontece que os dentes individuais da mesma pessoa diferem uns dos outros na sombra.
A condição e a cor da nossa dentição são em grande parte determinadas por factores genéticos, uma vez que influenciam a cor da dentina, a espessura e a tonalidade do esmalte, bem como o grau de mineralização e a composição química. A idade não é sem significado, pois o esmalte se desgasta com o tempo e se torna cada vez mais fino, e a dentina mais escura começa a brilhar por baixo dele.
A nossa dieta e estimulantes também são importantes para a cor dos nossos dentes. Café, chá, vinho tinto e sucos, ervas intensas e ervas descolorir os dentes fortemente. Fumar, naturalmente, tem um enorme impacto nos dentes, tanto em termos de cor como de saúde. Portanto, o clareamento dos dentes em casa ou no dentista deve ser combinado com uma mudança no estilo de vida, só então podemos esperar efeitos a longo prazo. Alterações desfavoráveis na cor da dentição podem também resultar de doenças gerais, tais como distúrbios hormonais, doenças pancreáticas, doenças sanguíneas e genéticas e, finalmente, de alterações na própria dentição.
Que métodos são utilizados para branquear os dentes no consultório do dentista?
O método mais comumente usado é um tratamento com uma preparação de alta concentração de peróxido de hidrogênio e uma lâmpada especial para iluminação. O primeiro passo é remover os depósitos e limpar a placa bacteriana. Em seguida, as gengivas são fixadas com um agente adequado e os dentes são branqueados. Permanece nos dentes por cerca de 15 minutos, durante os quais a radiação é realizada. Se necessário, o tratamento pode ser repetido 3 a 4 vezes. Após o procedimento, deve seguir a chamada dieta branca durante alguns dias, ou seja, evitar quaisquer alimentos coloridos, bem como alimentos demasiado frios e quentes. O tratamento aumenta a sensibilidade do esmalte.
Uma forte hipersensibilidade dentária é uma contra-indicação geral para realizar este tipo de tratamento, bem como uma má condição dentária, idade jovem, gravidez, alergia. Também vale a pena saber que, em alguns casos, este método pode revelar-se ineficaz, nomeadamente quando o esmalte se revela extremamente resistente ao branqueamento.
O segundo método utilizado nas cirurgias dentárias é o uso de sobreposições branqueadoras. Com base na impressão, o dentista prepara sobreposições individuais feitas de folha de alumínio, que têm de ser usadas durante meia hora a uma hora por dia durante um período de 2 a 4 semanas, aplicando-lhes o agente branqueador sozinho. Este método é menos arriscado quando se trata de causar sensibilidade dentária, mas em ambos os casos o efeito colateral pode ser tanto a sensibilidade quanto a gengivite.
Leia também sobre Happy Smile
Branqueamento dental caseiro. Que recursos estão disponíveis para nós?
Como alternativa a uma visita ao dentista, há uma variedade de meios comumente disponíveis para usar por conta própria. Então, como branqueiam os dentes em casa? Existem muitas possibilidades – pastas e tiras branqueadoras, géis, enxaguamentos, recipientes com escovas, e finalmente sobreposições prontas, graças às quais o tratamento branqueador pode ser realizado em casa, não necessariamente no consultório do dentista.
Dentífrico branqueador de dentes – a forma mais fácil de melhorar a coloração
O mercado farmacêutico oferece uma ampla gama de cremes dentais para escovação de dentes, que também são usados para remover pequenas descolorações. Normalmente, tal cola dá o efeito de clarear por um ou dois tons.
Este efeito é possível porque as pastas branqueadoras contêm enzimas especiais, abrasivos e microgrânulos. Eles dissolvem e removem o precipitado acumulado. Este tipo de pasta não pode ser utilizado por mais de 2 meses e o índice de abrasão RDA não deve ser superior a 200. Uma utilização mais prolongada e uma RDA mais elevada podem danificar o esmalte.
É recomendado que você compre uma escova de dentes especial com escovas de borracha para polir a superfície dos dentes e um enxaguatório bucal para bloquear a formação da placa bacteriana.
Branqueamento dental com bicarbonato de sódio
Esta é uma forma tão antiga como o mundo, devido ao conhecido efeito descolorante do refrigerante. Mas, neste caso, o método antigo e comum não significa a melhor solução. Embora a soda seja um componente de muitas pastas branqueadoras e pode contribuir para iluminar os dentes, esfregar diretamente com soda sozinho faz com que o esmalte se desgaste. Então não vale a pena o risco.
Branqueamento dentário por lavagem com carvão vegetal
Uma tentativa de clareamento, esfregando os dentes com carvão ativado sozinho ou com uma mistura de carvão ativado e óleo de coco é pelo menos controversa. Pode iluminar os dentes, mas ao mesmo tempo destrói definitivamente o esmalte e provoca erosão dentária. Isto é diferente se o carbono activo for um componente do pó branqueador (embora devamos tomar precauções ao fazê-lo) ou da pasta branqueadora. No que diz respeito ao pó, vale a pena escolher um produto ecológico composto por componentes naturais, carvão activado orgânico, argila e ervas aromáticas.
O carbono activo também faz parte de muitas pastas branqueadoras de muito boa qualidade, como a Whitify Carbon. Além dos contaminantes absorventes de carbono, contém sílica que remove eficazmente os sedimentos, xilitol que combate bactérias e fungos e outras substâncias que contribuem para uma pasta mais eficiente. Graças a eles, Whitify Carbon limpa perfeitamente os dentes da placa bacteriana e das descolorações, ilumina-os e inibe a formação do tártaro, ao mesmo tempo que refresca a respiração e cuida da saúde da cavidade oral.
Olha para isto: Um ranking de pastas de dentes pretas
Tiras e gel branqueador de dentes
Uma maneira muito popular para branquear os dentes em casa é usar cintos elásticos embebidos em gel branqueador. O método de utilização é muito simples – as tiras cheias de gel são coladas duas vezes por dia aos dentes superiores e inferiores, mas não ao longo de todo o comprimento da arcada dentária, mas apenas de quatro a quatro, porque as tiras são relativamente curtas. A duração deste procedimento é de 20 a 30 minutos. Após alguns dias de utilização, pode ver uma melhoria visível na cor dos seus dentes.
Além das tiras, o gel branqueador também está disponível em uma forma diferente, por exemplo, em um recipiente com um pincel para pintar os dentes. Outras preparações, tais como verniz ou cera, também são utilizadas para a pintura, mas como não atingem totalmente o espaço entre os dentes, as sobreposições parecem ser uma melhor forma de pintar.
Sobreposições branqueadoras – não só no consultório do dentista
O branqueamento com o uso de sobreposições também pode ser realizado em casa. Neste caso, utilizamos produtos acabados, que geralmente também contêm peróxido de hidrogénio como substância activa. Após uma limpeza completa dos dentes, um gel branqueador é inserido nas sobreposições e colocado sobre os dentes por um tempo específico e com uma frequência especificada. Normalmente, é possível clarear os dentes por 2 a 4 toneladas dentro de algumas semanas.
Uma novidade no campo das técnicas e produtos de clareamento é o inovador sistema de clareamento dental doméstico Whitify. Este dispositivo combina a eficácia dos agentes branqueadores comprovados com a moderna tecnologia LED. É fácil de usar e extremamente eficiente. Além disso, permite-lhe uniformizar a sua própria cor e iluminar os seus dentes da mesma forma que os tratamentos dispendiosos realizados em cirurgias dentárias.