A canela do Ceilão (Cinnamomum verum) é uma especiaria aromática e, ao mesmo tempo, uma planta medicinal, que é cada vez mais considerada como um aliado fiável dos diabéticos. Entre as numerosas espécies de canela, a canela do Ceilão é a mais valiosa, tanto em termos de qualidades culinárias como medicinais. Não é por acaso que é considerada um dos melhores remédios naturais para ajudar as pessoas com problemas de diabetes. A sua casca contém substâncias activas, como o cinamaldeído e o ácido cinâmico, que têm a capacidade de melhorar o metabolismo da insulina e regular a glicemia. A canela do Ceilão não é apenas uma guardiã da normalização dos níveis de açúcar no sangue, mas também um suplemento vegetal com fortes propriedades antioxidantes, útil para quem se preocupa com um estilo de vida saudável.
Índice
- 1 Canela do Ceilão – uma especiaria indispensável e também um excelente remédio herbal
- 2 Canela do Ceilão – composição
- 3 Equilibrar os níveis de açúcar no sangue, um dos principais efeitos benéficos para a saúde da canela do Ceilão
- 4 Canela do Ceilão – propriedades medicinais
- 5 A canela do Ceilão tem propriedades anti-cancerígenas?
- 6 Utilizações da árvore de canela do Ceilão
- 7 Canela de Ceilão – Interacções medicamentosas
- 8 Onde comprar canela do Ceilão?
- 9 Canela do Ceilão versus canela de cássia
Canela do Ceilão – uma especiaria indispensável e também um excelente remédio herbal
No mundo das especiarias, a canela do Ceilão (Cinnamomum verum) destaca-se tanto pelo seu sabor e aroma únicos como pelas suas poderosas propriedades curativas. Dá um toque especial a produtos de pastelaria, sobremesas e pratos condimentados, ao mesmo tempo que nos dá o poder dos benefícios para a saúde.
A árvore da canela do Ceilão é um membro da família dos loureiros e é uma árvore que cresce até cerca de 10 m. Tem folhas alongadas e volumosas, pequenas flores amarelo-esverdeadas e frutos verde-claros em forma de drupas. Possui também uma casca fina e delgada, que constitui a sua principal fonte medicinal e condimentar. Encontra-se nos países tropicais.
A canela do Ceilão é originária das regiões do Sul da Ásia. O seu nome deriva de Ceilão, uma das ilhas do Sri Lanka onde cresce. Encontra-se também na Índia, na Birmânia, em Sumatra, em Java, em Madagáscar e nas Caraíbas. É cultivada na Ásia, em África e na América do Sul e Central.
A árvore de canela tem uma longa tradição na história da humanidade. Na Ásia, as suas propriedades medicinais e condimentares eram valorizadas desde a Antiguidade. Era utilizada como diurético, analgésico, para aliviar problemas digestivos e como desintoxicante. Na medicina popular, também provou ser um remédio para as constipações – aquecendo, fortalecendo o corpo e proporcionando alívio dos sintomas incómodos.
Acasca da canela do Ceilão é colhida 2 ou 3 vezes por ano. É brevemente fermentada, limpa do exterior, depois cortada em tiras e seca ao sol. É durante a fase de secagem que a casca da árvore de canela se enrola dos dois lados, formando tubos, uma caraterística das plantas do género Cinnamomum.
Os tubos secos de casca de canela, designados por paus de canela, estão amplamente disponíveis no comércio. Para além dos paus de canela do Ceilão, a canela do Ceilão em pó é também muito popular, proporcionando uma forma mais acessível e versátil desta especiaria aromática.
Canela do Ceilão – composição
A canela do Ceilão é uma combinação de sabor doce com notas de especiarias e um elemento de picante. No caso da árvore de canela do Ceilão, o sabor invulgar anda de mãos dadas com os benefícios para a saúde. A planta contém uma vasta gama de substâncias bioactivas na sua casca, que actuam como antioxidantes e ajudam a manter o açúcar no sangue sob controlo, para além de apoiarem o nosso organismo de outras formas.
Os ingredientes activos mais importantes da canela do Ceilão são:
- Cinamaldeído (cinamaldeído, cinamal). Um dos principais ingredientes activos da canela do Ceilão é o cinamaldeído. É ele que confere à canela o seu aroma e sabor característicos. Este ingrediente é conhecido pelas suas fortes propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e anti-sépticas. Além disso, é responsável pelo seu efeito anti-diabético (sensibiliza os tecidos à insulina e reduz os níveis de glicose no sangue). Também estimula o metabolismo das gorduras, sendo uma ajuda preciosa no processo de eliminação dos quilos a mais.
- Ácido Cinâmico. Possui fortes propriedades antioxidantes, tornando a canela de Ceilão um agente eficaz no combate aos radicais livres nocivos que danificam as células saudáveis. Apresenta também propriedades antibacterianas e antifúngicas. Tem efeitos imunoestimulantes e hepatoprotectores.
- Flavonóides. A canela do Ceilão possui uma paleta de flavonóides, tais como catequinas, epicatequinas, taninos cinâmicos e quercetina. Estes compostos vegetais têm poderosas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem abrandar o processo de envelhecimento e ajudar a proteger as células do corpo contra danos.
- Eugenol, pineno e limoneno. São compostos aromáticos do grupo dos monoterpenos que apresentam propriedades analgésicas, anti-úlceras, relaxantes, antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias. Têm efeitos benéficos sobre o trato biliar, o sistema digestivo e o sistema nervoso,
Outros compostos activos da canela do Ceilão são:
- polissacáridos,
- proantocianidinas,
- ácido clorogénico,
- ácido cafeico,
- minerais: cálcio, manganês, ferro, fósforo, potássio,
- vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina K, vitamina E, vitamina C,
- taninos,
- cumarinas,
- mucilagens,
- resinas,
- diterpenos.
Equilibrar os níveis de açúcar no sangue, um dos principais efeitos benéficos para a saúde da canela do Ceilão
A canela do Ceilão está a ser cada vez mais estudada pela sua capacidade de equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Vários testes mostraram que o consumo de canela pode ser útil para regular o metabolismo da insulina e baixar os níveis de glicose, o que pode ser particularmente benéfico para as pessoas com diabetes de tipo 2 ou pré-diabetes.
O principal mecanismo pelo qual a canela do Ceilão pode afetar os níveis de açúcar no sangue é através do aumento da sensibilidade dos tecidos à insulina e do aumento da secreção de insulina pelo pâncreas. O cinamaldeído, uma das principais substâncias activas presentes na árvore da canela do Ceilão, desempenha um papel importante nestes processos.
O cinamaldeído melhora o metabolismo da glicose. Melhora o transporte da glicose e tem um efeito nas células musculares, activando-as para absorver a glicose do sangue. Além disso, estimula a libertação de insulina pelo pâncreas, o que pode ajudar a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue após uma refeição. Estas acções promovem uma melhor utilização da glicose pelo organismo e evitam a acumulação excessiva de glicose no sangue.
Para além do cinamaldeído, a canela do Ceilão contém uma série de outros ingredientes activos, como o ácido cinâmico e os flavonóides, que podem contribuir para uma gestão saudável dos hidratos de carbono.
Os flavonóides melhoram a função das células pancreáticas responsáveis pela secreção de insulina, o que contribui para a manutenção de níveis equilibrados de açúcar no sangue. O ácido cinâmico reduz a resistência à insulina , protege as células pancreáticas responsáveis pela secreção de insulina de danos e contraria a persistência de níveis excessivamente elevados de glucose no sangue (apoiando a redução da glicemia em jejum).
O extrato da árvore da canela do Ceilão, que estabiliza os níveis de açúcar no sangue, juntamente com outros ingredientes que melhoram a glicemia, pode ser encontrado na preparação NuviaLab Sugar Control.
Canela do Ceilão – propriedades medicinais
A canela do Ceilão é um recurso precioso para quem luta para conseguir uma glicémia normalizada. No entanto, para além de estabilizar os níveis de açúcar no sangue, a erva também apresenta uma série de outras propriedades benéficas. Através dos seus fortes efeitos anti-inflamatórios, pode ser um importante impulsionador do sistema imunitário. Pode ser uma receita para extinguir mais rapidamente as infecções, melhorar a digestão e a função cardiovascular.
Vale a pena ter em conta as propriedades promotoras de saúde da canela do Ceilão:
- A canela do Ceilão tem propriedades anti-sépticas, antibacterianas, antivirais, antifúngicas e antiparasitárias, inibe o crescimento e o desenvolvimento de bactérias E. coli, Salmonella e fungos Candida, entre outras,
- a canela aquece, tem um efeito sudorífico e desintoxicante, combate a inflamação, alivia a dor e é, por isso, útil na prevenção e tratamento de constipações e infecções respiratórias,
- A canela do Ceilão é um apoio valioso para quem pretende reduzir o peso corporal(acelera o metabolismo, estimula a queima de gorduras, melhorao metabolismo da glucose-insulina),
- a canela apresenta fortes propriedades antioxidantes, combate os radicais livres e reduz o risco de doenças da civilização,
- a canela pode contribuir para a saúde cardiovascular, regulando a tensão arterial, melhorando a circulação, reduzindo os níveis de colesterol e de triglicéridos no sangue,
- A canela do Ceilão estimula os processos digestivos, combate a obstipação, a flatulência, a indigestão, a azia e os problemas intestinais,
- A canela de Ceilão é um suporte valioso para as vias biliares, o fígado e o pâncreas.
A canela do Ceilão tem propriedades anti-cancerígenas?
Existem estudos científicos que sugerem que a canela do Ceilão pode ter propriedades anti-cancerígenas. Os compostos presentes na canela do Ceilão, como o ácido cinâmico, o cinamaldeído e os flavonóides, mostram potencial para inibir o crescimento das células cancerígenas. Muitos dos compostos da casca da canela do Ceilão apresentam propriedades antioxidantes que protegem as células das mutações causadas pelos radicais livres de oxigénio.
Utilizações da árvore de canela do Ceilão
A árvore de canela do Ceilão tem sido utilizada em fitoterapia, no mundo da culinária e também em cosmética.
- Utilizações culinárias. A canela do Ceilão é normalmente utilizada como especiaria para uma grande variedade de pratos, desde sobremesas a pratos de carne e vegetais. Acrescenta um sabor e um aroma característicos, distintos, picantes mas doces, combinando perfeitamente com panquecas, arroz doce e pratos de massa (por exemplo, arroz com maçãs, macarrão com queijo), papas de aveia, chás, vinho quente, compotas e outras iguarias. É também um ótimo complemento para mousses de fruta, por exemplo, maçã, e produtos de pastelaria, incluindo bolos, biscoitos e muffins. Na cozinha asiática, a canela também é frequentemente utilizada para preparar pratos picantes, como caril. Também é um ingrediente interessante em marinadas para carnes assadas.
- Utilização cosmética. O óleo de canela e os extractos de canela do Ceilão são muito utilizados na indústria cosmética. Graças às suas propriedades antibacterianas, niveladoras da pele e anti-inflamatórias, a canela é utilizada em produtos de cuidados da pele, especialmente para combater o acne, as manchas e outros problemas cutâneos. Graças às suas propriedades aquecedoras e reafirmantes, a canela é perfeita como ingrediente em esfoliantes. Além disso, a sua fragrância é frequentemente utilizada em perfumes e velas.
- Utilizações para a saúde. A canela do Ceilão é apreciada pelos seus numerosos benefícios para a saúde. As substâncias activas presentes na canela são úteis para regular os níveis de açúcar no sangue, melhorar a digestão, reduzir a inflamação, fortalecer o sistema imunitário e melhorar a função cerebral. A canela do Ceilão é também utilizada como antimicrobiano e antioxidante na medicina natural.
Canela de Ceilão – Interacções medicamentosas
A canela de Ceilão pode interagir com alguns medicamentos, especialmente os utilizados para regular os níveis de açúcar no sangue. Pode também reduzir potencialmente a eficácia de alguns anticoagulantes.
As pessoas com hipersensibilidade à canela devem evitar o seu consumo, uma vez que pode provocar reacções alérgicas, incluindo reacções cutâneas. Além disso, a canela contém compostos que podem causar irritação da mucosa oral, pelo que as pessoas com um trato digestivo hipersensível devem limitar o seu consumo.
O consumo excessivo de canela pode ser perigoso para pessoas com úlcera péptica, doença hepática e doença renal. Aconselha-se precaução na utilização da canela em crianças, grávidas e mulheres a amamentar.
Onde comprar canela do Ceilão?
A canela do Ceilão está disponível em grandes supermercados e lojas de ervas aromáticas, bem como em inúmeras lojas online que vendem alimentos saudáveis, ervas, especiarias, chás e produtos biológicos. Pode ser encontrada sob a forma de paus de canela inteiros ou em pó.
Canela do Ceilão versus canela de cássia
Os paus de canela do Ceilão têm uma textura mais fina. São constituídos por muitos rolos finos enrolados (os rolos são recheados no meio). Os paus de canela de Ceilão são de cor castanha clara e desfazem-se facilmente.
Os paus de canela de cássia são mais escuros, mais espessos e muito mais duros, e são também ocos no interior.
A canela de Ceilão tem um sabor subtil, doce e ligeiramente picante, o que a torna ideal para pratos de sobremesa. Distingue-se pelo seu aroma distinto, quente e muito agradável. A canela de Cássia tem um sabor mais intenso e acentuado e é menos aromática.
Fontes:
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33341863/
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29605574/
- https://www.healthline.com/nutrition/cinnamon-and-diabetes