Cavalinha de campo (Equisetum arvense L) é uma erva interessante que vale a pena ter na sua cozinha. Sob o disfarce de uma “erva” comum, ela esconde um tesouro de múltiplas propriedades medicinais. Graças à sua composição incomum (incluindo a presença de sílica facilmente assimilável), tem um efeito benéfico sobre o estado da pele, do cabelo e das unhas. Não é de surpreender que a cavalinha do campo seja um dos ingredientes naturais mais populares utilizados em tratamentos caseiros, incluindo máscaras corporais e faciais, compressas, ceras de cabelo e enxaguamentos. Também encontra um lugar em muitos suplementos dietéticos e cosméticos. Para muitas pessoas, não há outra erva tão eficaz para o cabelo! Leia o artigo e aprenda sobre a grande variedade de propriedades do cavalinha de campo!
Índice
- 1 Cavalinha de campo – O que é esta planta?
- 2 Cavalinha de campo – composição vegetal
- 3 Cavalinha de campo – propriedades medicinais
- 3.1 O cavalinha de campo tem um efeito positivo sobre o sistema circulatório
- 3.2 Cavalinha de campo ajuda nas doenças do trato urinário
- 3.3 Horsetail é uma prescrição natural para feridas, infecções e doenças de pele
- 3.4 Cavalinha de campo estimula a limpeza do corpo de toxinas
- 3.5 Cavalinha de campo melhora a digestão e regula o metabolismo
- 3.6 Cavalinha de campo suporta a imunidade
- 3.7 Outras propriedades promotoras de saúde do cavalinha de campo
- 4 Cavalinha de campo para cabelos
Cavalinha de campo – O que é esta planta?
ACavalinha é considerada uma das plantas mais antigas do mundo. Pertence à família dos rabos de cavalo e parece uma pequena árvore de Natal. Quando os seus caules são esfregados, fazem um som característico de ranger, que é de onde vem o nome.
No seu estado livre, a cavalinha do campo cresce em quase todo o lado (incluindo prados, campos, escarpas, baules, aterros ferroviários, jardins, bermas de estrada). Ele se espalha rapidamente e se regenera facilmente. É muito comum, espalhando-se quase por todo o mundo. Curiosamente, esta valiosa planta medicinal é considerada uma erva daninha persistente em muitos lugares.
Cavalinha de campo – composição vegetal
Compostos de silício bem absorvíveis são a principal, mas definitivamente não a única vantagem do cavalinha de campo. Na sua composição podemos encontrar um rico conjunto de antioxidantes e outras valiosas substâncias biológicas.
Utilizando erva de cavalinha de campo, fornecemos o corpo com os seguintes componentes:
- ácidos orgânicos (incluindo os ácidos ascórbico e acónico),
- bioflavonóides (ecivetina, isoquercitrina, quercetina, luteolina, apigenina, camferol)
- saponins,
- taninos,
- esteróis de plantas,
- resinas,
- amargos,
- ácidos fenólicos,
- Potássio,
- ácido silícico (sílica),
- Magnésio,
- cálcio
- manganês,
- Fósforo.
Cavalinha de campo – propriedades medicinais
O cavalinha de campo é uma erva com dezenas de ações valiosas. Vamos verificar que benefícios podemos obter do seu uso sistemático.
O cavalinha de campo tem um efeito positivo sobre o sistema circulatório
Uma das vantagens da cavalinha (graças a componentes como sais de potássio e magnésio, sílica, fitoesteróis, quercetina, entre outros) é a sua influência positiva nos vasos sanguíneos e no coração. Ajuda a normalizar o coração, previne a arritmia, melhora a circulação sanguínea. Reduz a pressão arterial, normaliza os níveis de colesterol e reduz o risco de aterosclerose e outras doenças cardiovasculares.
Graças ao alto teor de flavonóides e sílica, reforça e sela as paredes dos vasos sanguíneos, reduzindo a sua permeabilidade. A erva do cavalo de campo também tem um ligeiro efeito hematopoiético (aumenta o número de glóbulos vermelhos). Além disso, ajuda a parar a hemorragia, é útil em várias hemorragias, menstruação excessiva, varizes do ânus, úlceras do cólon, úlceras do estômago.
Cavalinha de campo ajuda nas doenças do trato urinário
Cavalinha tem um efeito benéfico sobre a saúde do trato urinário. Ao estimular a produção de urina, melhora a função renal e evita a formação e retenção de areia e pedras nos rins. É útil em condições inflamatórias das vias urinárias (combate as bactérias responsáveis pelas infecções e tem efeito anti-inflamatório). Também tem um efeito benéfico sobre os canais biliares. Também apoia o tratamento da urolitíase e da gota.
Horsetail é uma prescrição natural para feridas, infecções e doenças de pele
Graças à erva de rabo de cavalo de campo, seja aplicada externa ou internamente (e idealmente ambas), podemos contar com uma cura mais rápida e eficiente para muitas doenças e afecções cutâneas.
A cavalinha estimula a síntese de células da pele e melhora o estado do tecido conjuntivo e das membranas mucosas. Ao estimular o crescimento de novos tecidos e ao apoiar o processo de regeneração, contribui para uma melhoria abrangente da condição da pele. Também se destacam as propriedades anti-inflamatórias, de limpeza, antibacterianas e antifúngicas da cavalinha, que facilitam o tratamento de várias erupções e infecções cutâneas.
Em que doenças e afecções da pele é útil a cavalinha de campo? Ajuda no combate à seborreia, caspa, psoríase, dermatite seborreica, ténia, eczema, erupções cutâneas e acne. Ajuda a livrar-se de abcessos, furúnculos e úlceras mais rapidamente. Acalma irritações, é útil em queimaduras e inchaços. Mostra propriedades que aceleram a cicatrização da ferida.
Cavalinha de campo estimula a limpeza do corpo de toxinas
O cavalinha de campo também é conhecido pela sua capacidade de limpar o corpo. Sendo um diurético, estimula a remoção (juntamente com a urina) de produtos metabólicos nocivos, toxinas e metais pesados do organismo. Além do seu efeito desintoxicante, ajuda a livrar o organismo de todos os agentes patogénicos, tais como parasitas, bactérias, vírus e fungos.
Cavalinha de campo melhora a digestão e regula o metabolismo
Vale a pena fazer amizade com o cavalinha do campo em caso de problemas digestivos, problemas com níveis elevados de açúcar no sangue, metabolismo lento e ganho de peso fácil.
Uma infusão de cavalinha de campo irá melhorar o funcionamento do trato digestivo e aliviar os distúrbios digestivos após uma refeição pesada. Vai ajudar a livrar-se do inchaço e da obstipação e aliviar as cãibras e dores abdominais. O uso regular de erva de cavalinha também ajudará a melhorar o metabolismo e a melhorar o trabalho do pâncreas. Pode também ter um efeito na redução dos níveis de glicose na corrente sanguínea.
Cavalinha de campo suporta a imunidade
Graças aos numerosos antioxidantes, a cavalinha de campo ajuda a construir uma imunidade elevada e reduz o risco de doenças da civilização. Ao combater os radicais livres nocivos, ela protege as células de danos. Ele inibe os processos inflamatórios, retarda o envelhecimento do organismo, acrescenta energia e vitalidade.
Outras propriedades promotoras de saúde do cavalinha de campo
- fortalece os ossos e melhora a sua densidade,
- é útil em distúrbios reumáticos,
- ajuda com as dores artríticas,
- suplementa as carências de micronutrientes,
- suporta a função hepática,
- tem um efeito relaxante,
- pode ser usado para colutório na inflamação da garganta e cavidade bucal e sangramento das gengivas,
- tem uma influência positiva sobre o sistema nervoso, melhora a função cerebral,
- é útil em problemas com suor excessivo,
- fortalece o cabelo e as unhas,
- melhora o estado da pele, aumenta a elasticidade da epiderme e estimula a síntese de colagénio, firma, suaviza e revitaliza a pele.
Cavalinha de campo para cabelos
Aplicando sistematicamente o cavalinha de campo no cabelo, nós o fortalecemos, paramos a queda excessiva de cabelo e ativamos o processo de regeneração e crescimento dinâmico. A substância responsável por estas valiosas propriedades é principalmente o silício, do qual há muito em cavalinha (na forma de sílica solúvel em água, perfeitamente absorvível). Como é que o cavalinha de campo funciona no cabelo?
O cavalinha de campo revitaliza e fortalece o pêlo e estimula o seu crescimento
A presença de muitas substâncias activas em alta concentração e de forma facilmente absorvível é a razão pela qual a cavalinha é uma das ervas mais eficazes e melhores para a queda de cabelo. Uma vantagem adicional desta planta é a eliminação de muitas outras imperfeições capilares e doenças do couro cabeludo: caspa, fragilidade e fragilidade do cabelo, enfraquecimento e perda de volume de cabelo, crescimento lento do cabelo, perda da estrutura capilarOs compostos contidos na planta da cavalinha incluem: cavalinha, cavalinha, cavalinha, cavalinha, cavalinha, cavalinha, cavalinha, cavalinha, cavalinha, cavalinha, cavalinha, cavalinha.
Os compostos contidos no cavalinha de campo suportam a mineralização integral do pêlo. O cabelo torna-se menos quebradiço e frágil e ganha em qualidade. O efeito fortalecedor e reparador do cavalinha de campo anda de mãos dadas com uma aceleração do processo de crescimento do pêlo. A cavalinha também torna o cabelo mais grosso, mais macio, brilhante e melhor nutrido.
Confira o suplemento intensivo de cavalinha de campo para crescimento rápido do pêlo e regeneração do pêlo: Locerin
Cavalinha de campo bloqueia os efeitos nocivos da hormona DHT
As pessoas que sofrem de calvície de padrão masculino muitas vezes têm dúvidas sobre a eficácia dos tratamentos à base de plantas. Se o problema não estiver numa fase muito avançada, o rabo de cavalo de campo pode inibir o processo de queda de cabelo adicional. Para além das suas valiosas propriedades fortalecedoras dos bolbos e raízes capilares, tem outra vantagem na forma de bloquear a acção da hormona DHT, que afecta negativamente os folículos capilares.
O cavalinha de campo evita a minimização e morte dos folículos pilosos e activa-os para produzir pêlos com uma fase de crescimento suficientemente longa. Para melhores resultados, o extracto de cavalinha deve ser tomado oralmente durante um longo período de tempo e, além disso, a cavalinha deve ser aplicada ao pêlo sob a forma de máscaras e ceras.
Descubra o suplemento dietético para o tratamento da calvície com uma composição em doses múltiplas de rabo de cavalo do campo: Profolan
Como usar o rabo de cavalo do campo para o cabelo?
Ostratamentos caseiros com rabo de cavalo de campo para cabelos são rápidos e fáceis. A fim de obter efeitos visíveis, devem ser aplicados regularmente.
Enxaguamento de cavalinha de campo
Deitar cerca de 500 ml de água a ferver sobre 2 colheres de erva de cavalinha do campo. Cerveja debaixo da capa. Quando tiver arrefecido, despeje-o numa tigela e mergulhe o seu cabelo enquanto massaja o couro cabeludo. Após alguns minutos, escorra a água do seu cabelo e seque-o (de preferência naturalmente, sem secador de cabelo). Use uma ou duas vezes por semana.
Máscara de pêlo de cavalinha de campo
Triturar 3 colheres de sopa de rabo de cavalo do campo para um pó (num liquidificador ou moedor). Adicione uma colher de sopa de óleo de cabelo (por exemplo, argan, jojoba, linhaça ou outro), sumo de limão e uma colher de sopa de mel. Aplique a pasta em todo o cabelo e massaje levemente o couro cabeludo. Lave a máscara após 30 minutos. Use-o uma ou duas vezes por semana.
Hidrolito com rabo de cavalo do campo
Faça uma infusão de 1 colher de sopa de rabo de cavalo do campo e 150 ml de água. Adicione uma colher de sopa de óleo de cabelo (por exemplo, óleo de açafroa ou de argan). Mexe-te. Verter para uma garrafa atomizadora. Antes de cada champô, pulverize o hidrolato em todo o cabelo e couro cabeludo. Esfregue levemente o líquido no couro cabeludo. Lave o cabelo após 20-30 minutos.
Leia também: Urtiga para o cabelo