Como curar os seios nasais? Muito mais do que apenas métodos caseiros…

ervas para as dores sinusais

Nariz escorrendo e dor de cabeça podem significar um resfriado comum, mas também pode ser um sintoma de sinusite aguda. O que é pior, todos os anos, milhões de pessoas lutam contra esta doença sem saber. Estima-se que até um terço dos brasileiros tenha sinusite aguda e um quinto sofra da sua forma crônica. Como curar os seios paranasais? Aprenda com este artigo!

O que é sinusite?

Os seios paranasais são cavidades cheias de ar dentro do crânio, conectadas à cavidade nasal. Além da função de absorção de choques em relação às estruturas cerebrais delicadas, eles também desempenham outros papéis, incluindo a hidratação do ar inalado pelo nariz. Estão compostos de: seio frontal, seio maxilar, células etmoidais e seio esfenoidal.

A sinusite é um processo inflamatório da membrana mucosa que reveste o seu interior como resultado de distúrbios da ventilação natural. Desta forma, é difícil remover o muco e reter a secreção do entupimento dos seios. As bactérias que causam a propagação da infecção se multiplicam, o ar que não pode sair, empurra as paredes dos seios, causando dor. A inflamação pode ser grave , isso se durar cerca de 3 semanas, crônica , com duração muito mais longa, de cerca de 8 semanas, ou recorrente quando ocorre um episódio agudo várias vezes ao ano.

Enquanto que os seios saudáveis não causam problemas, os doentes podem tornar a vida insuportável. A inflamação e seus sintomas são o resultado de uma infecção bacteriana ou viral. A dor sinusal , localizada na área do seio afetado pela infecção, estado subfebril, congestão nasal, entupimento intenso na garganta , às vezes tosse.

Leia também: Métodos caseiros para melhorar a imunidade

Sinusite aguda e crônica

A forma aguda da infecção é caracterizada por um início súbito associado a um resfriado ou infecção bacteriana ou viral .Os sintomas típicos geralmente desaparecem após cerca de 2-3 semanas. No entanto, a inflamação aguda pode ser recorrente, apesar do tratamento. Ocorre a forma crônica se a doença aparecer várias vezes ao ano, ou durar cerca de 8 semanas para adultos e até 12 para crianças.

Nesse caso, especialmente quando, apesar da mudança no método de tratamento, os sintomas não apenas não diminuem, mas se intensificam, uma intervenção cirúrgica é necessária. A ideia é remover as alterações patológicas que ocorreram como resultado de uma infecção prolongada.

A sinusite crônica, não tratada ou indevidamente tratada pode durar anos e ter um curso moderado com períodos agudos. Não há dúvida de que o agravamento dos sintomas, mesmo de vez em quando, piora consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes. O corrimento nasal crônico, dores de cabeça, nariz entupido e catarro na garganta certamente não são a melhor coisa do mundo.

Como curar os sinos paranasais?

curas para seios nasais

No tratamento da inflamação aguda, são utilizadas preparações contendo ibuprofeno , que funciona como analgésico e anti-inflamatório, e a pseudoefedrina , reduzindo o inchaço da mucosa e limpando a cavidade nasal e os seios paranasais. Em casos mais graves, o médico pode indicar antibióticos e esteroides .

A medicina moderna possui boas ferramentas que permitem diagnosticar corretamente e tomar as decisões certas sobre o tratamento. Um exemplo é um exame endoscópico que permite a visualização e avaliação precisas da condição e possíveis alterações na cavidade nasal e nas saídas do seio. Durante a inflamação recorrente, exames determinados são realizados para determinar quais bactérias são a causa da doença.

Às vezes, o tratamento sinusal requer uma intervenção cirúrgica .Ocorre quando o otorrinolaringologista examina as alterações patológicas permanentes e significativas nos seios. O tratamento cirúrgico também é necessário se houver anormalidades congênitas ou adquiridas na estrutura anatômica dos seios que impeçam o fluxo de ar adequado. O exame mais preciso antes da cirurgia é a tomografia computadorizada do nariz e dos seios da face , que permite detectar quaisquer anomalias anatômicas, alterações decorrentes da inflamação e a sua extensão.

Métodos caseiros para os seios paranasais

chá de menta

Inalações

Se estamos lidando com uma única infecção na fase inicial, vale a pena tentar curar os seios usando métodos naturais disponíveis .Como no caso da rinite, o método número um em termos de eficácia será a inalação dos seios. Para isso se pode usar:

  • Sal de cozinha – coloque algumas colheres de sal em um recipiente com água quente, misture, cubra a cabeça com uma toalha e inale o vapor por alguns minutos. Faça as inalações uma vez por dia durante 5 dias.
  • Infusões de ervas – camomila, tomilho, hortelã-pimenta, sálvia, purga. Nós preparamos 50 gramas de ervas em um litro de água, inale por cerca de 10 minutos, uma vez por dia, por alguns dias.
  • Óleos essenciais – tomilho, pinho, amêndoa, eucalipto, hortelã. Algumas gotas do óleo são adicionadas à água quente, repetimos a inalação como acima.

Veja: Como fortalecer o organismo

Limpeza dos seios paranasais

A limpeza dos seios frontais não é um método agradável, mas eficaz .Esse tipo de procedimento limpa o nariz e os seios, facilita a respiração, alivia a dor. Para a irrigação, utiliza-se água destilada, água do mar ou uma solução salina. A limpeza pode ser realizada com a ajuda de uma pera nasal, uma pipeta ou um conta-gotas. Não deve durar mais que alguns minutos e, em caso de dor ou sangramento, devem ser interrompidos imediatamente.

Compressas quentes

Outro método caseiro para os seios paranasais são as compressas quentes. São postas localmente, por exemplo na base do nariz, e feita, entre outros, com sal aquecido, que nós embrulhamos em um pano limpo e prendemos a um local dolorido.

Ervas

Finalmente, as ervas para os seios funcionam muito bem , usadas não apenas externamente, na inalação, mas também internamente, como xaropes, infusões, chás e bebidas. Aqui estão alguns exemplos de uso:

  • Tomilho xarope – despeje 1,5 litros de água no tomilho fresco, cozinhe em fogo baixo por meia hora, após o resfriamento, adicione 2 colheres de sopa de trigo mel e suco de um limão. Tome três colheres de sopa uma vez por dia.
  • Infusão de flor de tília e framboesas secas – fermente uma colher de chá de ervas por cerca de 10 minutos, após esfriar, adicione mel melada, beber 5 vezes por dia.
  • Bebida de alho e flor de verbasco – misture 10 dentes de alho picados com um punhado de ervas secas, coloque um copo com álcool e deixe em um lugar escuro por 2-3 semanas. Em seguida, coe, coloque em uma garrafa e deixe por mais 5 semanas. Beba 3 vezes ao dia.

A redação recomenda:

Category: saúde

5 comments

  1. Oi. Eu luto com os seios todos os anos no inverno. Infelizmente, eu nunca ganho 🙁 Todo ano é a mesma coisa, dor de cabeça, vai ver não muito forte, mas muito irritante, corrimento nasal contínuo, nariz entupido, às vezes a sensação de orelhas entupidas… Um desgraça. Tive que começar a inalar e fazer lavagem, porque as pílulas e vitaminas por si só não deram resultado. Alguém tentou a inalação? Funcionam a longo prazo?

  2. Eu tenho o mesmo problema todo ano quando faz frio. Eu não inalei ainda, mas para já lavei os seios (com soro fisiológico). E eu tenho que dizer valeu a pena. Um grande alívio. Recomendo.

  3. minha sinusite aparece não só no inverno, mas também em outras estações do ano. Percebi que sou muito alérgica ao vento, assim que começa a soprar mais forte (o que tem sido cada vez mais frequente ultimamente), meus seios sofrem imediatamente. Bem, acho que vou até usar boné na primavera e no verão;)

  4. Cassia, você tocou um ponto importante: proteger a cabeça, proteger a cabeça quando a temperatura tá baixa, ventando, ou faz mau tempo é muito importante. Eu ando descalço, mesmo quando o tempo está frio e os efeitos são que eu acabo os seios. Agora, sem boné, eu nem saio do lugar quando está calor

  5. canelinha, isso mesmo. Antes não usava. Quando fazia frio colocava o capuz e ficava satisfeita. E, em seguida, fico de cara por estar me sentindo mal… Manter a temperatura quente ajuda muito. Eu recomendo usar compressas quentes e um bom boné 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Article by: admin