Depositphotos 330415710 S

Como limpar o seu corpo de parasitas – descubra formas naturais comprovadas!

Erros alimentares e vários factores ambientais podem abrir caminho para que os parasitas infectem o nosso corpo. Sintomas como dores abdominais agudas, queixas intestinais desagradáveis, dores de cabeça persistentes ou uma diminuição da imunidade e uma notória falta de energia podem ser um sinal de que o equilíbrio interno do nosso corpo foi perturbado e que apareceram hóspedes indesejados sob a forma de parasitas.que o equilíbrio interno do nosso corpo foi perturbado e que hóspedes indesejados, sob a forma de protozoários e outros microrganismos patogénicos, entraram no corpo. Um tratamento de limpeza bem pensado e realizado de forma consistente pode ser a chave para nos libertarmos dos parasitas e restabelecermos a homeostase no nosso corpo, melhorando a função dos órgãos e o bem-estar. Quais são as formas naturais mais eficazes de limpar o corpo de parasitas?

Tipos de parasitas humanos

 Parasitas gastrointestinais

Os parasitas são organismos que vivem e se alimentam à custa de outro organismo, causando cada vez mais estragos no corpo ao longo do tempo. Existem várias centenas de espécies de parasitas que podem habitar o corpo humano, e estas incluem tanto parasitas que vivem no exterior (na pele) como no interior do nosso corpo.

O primeiro grupo inclui os piolhos, a sarna, bem como os mosquitos e as carraças, enquanto o segundo grupo inclui toda uma gama de parasitas do trato digestivo, incluindo nemátodos e protozoários. Os parasitas internos podem também residir no trato respiratório, no cérebro, no fígado e no sangue. As infecções parasitárias afectam mais frequentemente o trato gastrointestinal.

Os parasitas gastrointestinais são um problema de saúde comum na sociedade moderna. Calcula-se que mais de 2 mil milhões de pessoas na Terra possam estar infectadas com parasitas intestinais. Em muitos casos, a presença de parasitas no corpo passa despercebida ou é subestimada. Entretanto, qualquer infeção parasitária pode progredir numa direção perigosa, levando a consequências graves para a saúde.

Existem várias centenas de espécies de parasitas que podem habitar o corpo humano. As mais comuns são:

  • Nemátodos (lombrigas) e vermes chatos – uma das formas mais comuns de parasitas presentes no sistema digestivo humano. Os vermes redondos incluem os oxiúros, as triquinas, a tricomoníase, os ancilóstomos e os vermes redondos humanos. Os vermes chatos incluem as ténias, as verrugas e os vermes do redemoinho. Instalam-se nos intestinos, causando uma série de sintomas persistentes, tais como dores abdominais, perturbações digestivas, perturbações do trânsito intestinal e redução da absorção de nutrientes.
  • Protozoários – organismos unicelulares que podem habitar quase todas as partes do sistema digestivo (exceto o estômago). Os protozoários mais comuns são o Giardia lamblia (causador da giardíase ou lamblíase) e a Entamoeba histolytica (causadora da amebíase). A sua presença no organismo pode provocar sintomas como diarreia, náuseas, síndrome do intestino irritável, vómitos, dores abdominais, febre, perda de peso e fraqueza.
  • Fungos Candida – embora não sejam tipicamente parasitas, a sua proliferação excessiva no trato digestivo pode levar a uma condição conhecida como candidíase intestinal. Esta manifesta-se por dores abdominais, inchaço e até problemas de pele, entre outras coisas.

Causas dos parasitas no organismo. Como é que ficamos infectados com parasitas?

Uma infeção parasitária pode ocorrer em muitas circunstâncias diferentes. Por vezes, até situações aparentemente triviais podem ser perigosas. Muitas pessoas, por exemplo, comem frutas e legumes não lavados, e os ovos de parasitas podem estar presentes. A carne de fontes não confiáveis também pode ser perigosa.

No entanto, não são apenas os alimentos não tratados ou não inspeccionados que representam um risco. A falta de higiene não é invulgar. Também podemos ser infectados em muitas situações quotidianas, por exemplo, ao tomar banho em águas contaminadas ou ao trabalhar no jardim sem luvas de proteção.

De onde vêm os parasitas? As vias de infeção mais comuns são

  • consumo de carne e peixe crus ou mal cozinhados,
  • consumo de legumes e frutas não lavados ou mal lavados,
  • ingestão de água contaminada, especialmente de fontes naturais,
  • contacto com animais infectados, especialmente sem equipamento de proteção adequado,
  • a não observância da higiene pessoal, incluindo a lavagem inadequada ou excessiva das mãos,
  • comer alimentos estragados ou fora do prazo de validade,
  • tomar banho em lagoas, rios ou piscinas contaminadas,
  • contacto com solo ou areia que contenha ovos de parasitas,
  • falta de higiene correta após a defecação,
  • ingestão de ovos crus ou mal cozinhados,
  • contacto próximo com pessoas infectadas com parasitas,
  • higiene doméstica inadequada, incluindo superfícies de cozinha sujas.

A eliminação destes factores permitir-nos-á protegermo-nos melhor das infecções parasitárias.

Sintomas de parasitas no nosso corpo

Os parasitas têm um impacto muito negativo na nossa saúde, incluindo o funcionamento dos sistemas digestivo e imunitário. Por vezes, conduzem a complicações graves. A infeção por parasitas ocorre geralmente na presença de uma série de sintomas incómodos.

A especificidade destes sintomas depende do tipo de parasita com que estamos infectados. Os sintomas mais comuns da infeção por parasitas são

  • dor abdominal,
  • náuseas, vómitos,
  • diarreia,
  • alteração dos movimentos intestinais, alteração do aspeto das fezes,
  • obstipação,
  • flatulência, gases,
  • perda de peso,
  • fadiga crónica,
  • dores musculares e articulares,
  • perturbações do sono,
  • alteração do apetite (por exemplo, apetite excessivo ou falta de apetite),
  • anemia,
  • erupções cutâneas,
  • perturbações mentais, irritabilidade, perturbações depressivas,
  • diminuição da imunidade,
  • dores de cabeça.

Que medidas vale a pena tomar para limpar o corpo de hóspedes indesejados, libertar-nos dos sintomas agudos e restaurar a harmonia no nosso corpo?

Como limpar o corpo de parasitas com ervas? Que ervas escolher para os parasitas?

 Sálvia fresca e seca

Existe uma vasta gama de produtos farmacêuticos e remédios naturais que ajudam a combater os parasitas. Neste último grupo, as matérias-primas à base de plantas constituem uma parte importante. No entanto, os chás e as ervas para parasitas têm de ser usados regularmente (geralmente 1 a 3 vezes por dia) e durante um período de tempo mais longo para dar bons resultados.

Se quiser combater uma infeção parasitária com ervas, vale a pena procurar ingredientes como

  • fruto de funcho – tem um forte efeito antibacteriano e antiparasitário, combate dores abdominais, cólicas, azia, flatulência, gases e ajuda a efetuar a limpeza intestinal,
  • Raiz de Omã – é conhecida há muito tempo como um remédio para cólicas abdominais e problemas digestivos, destrói parasitas do trato digestivo, como lombriga, ténia, traça, tricomoníase,
  • Folha de sálvia – tem fortes propriedades antiparasitárias, antibacterianas e desinfectantesAjuda a eliminar os parasitas que vivem no trato digestivo, no trato respiratório, no sistema circulatório e na pele,
  • folha de nogueira – apoia o trato digestivo, alivia a diarreia, protege a mucosa intestinal, tem efeitos antiparasitários, anti-inflamatórios e antimicrobianos,
  • erva de tomilho – tem fortes efeitos anti-sépticos, antibacterianos, anti-inflamatórios e antiparasitários, ajuda a regular a digestão, combate os gases, a flatulência e as dores abdominais.

Outras ervas eficazes para os parasitas são: alho, flor de verticillium, erva yarrow, raiz de valeriana, erva bloodroot, erva de tomilho de areia.

Como eliminar os parasitas do corpo – sumo de chucrute

 Chucrute e sumo de chucrute

O sumo de chucrute apoia a luta contra os parasitas de duas formas. Em primeiro lugar, é abundante em culturas vivas de bactérias probióticas, que constroem uma flora intestinal saudável e dificultam o crescimento e a colonização do trato digestivo por microorganismos e parasitas nocivos.

Em segundo lugar, o sumo de couve cria um ambiente ácido no sistema digestivo que é desfavorável aos parasitas. O sumo deve ser consumido de manhã, com o estômago vazio, e depois do jantar, numa dose de cerca de 100 ml.

Como se livrar eficazmente dos parasitas, como desparasitar o corpo – sementes de abóbora

O consumo regular de sementes de abóbora (cerca de 30 g por dia) em doses adequadas é um método eficaz para limpar o corpo de parasitas e fungos patogénicos. As sementes de abóbora contêm kucurbitacina, que danifica o sistema nervoso dos parasitas, inibe o seu crescimento e desenvolvimento e facilita a sua remoção do nosso corpo.

Como limpar o corpo de parasitas – óleo de absinto e óleo de orégãos

O óleo de absinto e de orégãos é um método bem conhecido e apreciado para limpar o corpo de parasitas. O óleo de absinto contém um composto químico chamado tujona, que é conhecido pelas suas propriedades antiparasitárias. A tujona actua no sistema nervoso dos parasitas, levando à sua morte e eliminação do corpo.

O óleo de orégãos é rico em karwakrol e tymol, que apresentam fortes propriedades antiparasitárias e antifúngicas e aceleram a desintoxicação do corpo.

Estes óleos também limpam o sangue e a linfa, estimulam os processos digestivos e ajudam a desintoxicar o fígado.

Como limpar o corpo de toxinas e parasitas – bebida de gengibre e curcuma

 Bebida de curcuma e gengibre, com curcuma fresca e em pó

Verter água a ferver sobre um pedaço de rizoma de gengibre fresco ralado e raiz de curcuma, esperar que infunda e arrefeça, coar, adicionar um pouco de sumo de limão e beba – esta é uma receita bem conhecida que ajuda a combater parasitas, bem como fungos e toxinas acumuladas no corpo.

Tanto a curcuma como o gengibre têm poderosos efeitos anti-inflamatórios, anti-virais, anti-fúngicos, anti-bacterianos e anti-parasitários. Também estimulam a desintoxicação do fígado.

Limpe o seu corpo de toxinas e parasitas com uma preparação pronta!

Se não tivermos tempo para usar fórmulas naturais, podemos usar preparações prontas para ajudar a limpar o corpo de parasitas e toxinas, como o Detoxyn intensivo com vários ingredientes.

Vale a pena acrescentar que, se quisermos minimizar o risco de novas infecções parasitárias e reduzir a quantidade de toxinas acumuladas no nosso corpo, vale a pena apostar numa dieta saudável. Lembre-se que os alimentos gordos e salgados, bem como a fast food, os doces e todos os produtos altamente processados favorecem o crescimento de parasitas no organismo.

Category: saúde

Article by: admin