Na maioria dos casos, quando estamos lidando com sobrepeso ou obesidade, a causa é o apetite excessivo. É ele que leva a comer mais do que o corpo precisa e, em consequência, ao acúmulo de reservas na forma de tecido adiposo. Portanto, se tivermos esse tipo de problema, vale a pena aprender como reduzir o apetite e assim alcançar o peso corporal desejado.
Índice
Apetite e fome
A fome não é o mesmo que apetite. A sensação de fome é puramente fisiológica e ocorre quando começa a faltar nutrientes no corpo. Este torna-se sensível gradualmente, aumente por bastante tempo, é acompanhada por sintomas físicos na forma de roncos estomacais ou cãimbras intestinais. Na fase posterior, há dores de cabeça, mau humor, tremor de mãos, fraqueza e até mesmo desmaio.
A fome prolongada pode ter efeitos fatais, muitas vezes irreversíveis – imunidade enfraquecida, perturbações de metabolismo da água e dos eletrólitos, o que leva ao transtorno de trabalho do coração e à destruição geral do organismo. Também pode causar o desenvolvimento de numerosas doenças não diagnosticadas.
No entanto, o apetite é um desejo repentino de comer algo, geralmente específico, por exemplo, doces. O surgimento do apetite, isto é, ânsia por uma refeição, tem um fundo psicológico e pode ser causado por um impulso temporário, por exemplo, a visão ou cheiro da comida, conversa sobre a comida ou uma emoção negativa. Em muitas pessoas a comida está fortemente associada às emoções e é uma espécie de recompensa por experiências e humores desfavoráveis. Enquanto a fome não pode ser subestimada, devemos definitivamente suprimir nosso apetite excessivo.
Como reduzir o apetite com métodos naturais?
O principal é mudar os hábitos alimentares atuais, incluindo o tipo de comida que você come. Devemos, sobre tudo, desistir de alimentos altamente processados, em favor de produtos crus e de baixa processabilidade. Eles ajudam a manter o nível adequado de glicose no sangue, então dão uma sensação de saciedade por mais tempo e são geralmente menos calóricos.
A presença de fibras desempenha um papel muito importante. Introduza à dieta legumes e frutas crus, eventualmente cozidos no vapor, produtos integrais, carne e peixe magros, frutas secas, linhaça e sementes. Evite produtos que contenham aditivos prejudiciais – conservantes, edulcorantes, espessantes ou corantes. É melhor preparar as refeições sozinho, desistindo de pratos prontos e produtos semiacabados.
O problema frequente de pessoas que querem perder quilos excessivos é o desejo de algo doce. Como reduzir o apetite por doces? Escolha alimentos que contém cromo, porque geralmente o nível reduzido desse elemento resulta em um desejo maior de doçura. Estes são: datas, peras, brócolis, gema de ovo, carne bovina. Por sua vez, a deficiência de zinco pode causar ataques não apenas de apetite, mas também de fome. Para evitar isso, coma: ervilha e feijão, cebola, alho e farelo.
Na redução do apetite, a maneira de comer também é importante. Coma mais frequentemente, mas menos, e acima de tudo regularmente, 4-5 pequenas refeições por dia. Assim, você evitará flutuações repentinas nos níveis de glicose e ataques de apetite incontrolável. Não se esqueça do café da manhã e de beber muita água e comer alimentos que contenham uma alta concentração dela – vegetais e frutas suculentos. Se você não conseguir controlar o desejo de comer alguma coisa entre as refeições, escolha lanches saudáveis e baixos em caloria, tipo cenouras, rabanetes, tomates, aipo e coquetéis verdes.
Como suprimir o apetite com vários truques psicológicos?
Já que comer excessivamente tem alguns elementos de vício, vale a pena tentar os mecanismos comprovados em casos de outros vícios:
- Esperar o apetite passar – desejo repentino por algo doce, salgado, crocante, provavelmente passará se não cedermos imediatamente. Desvie a atenção dele, pensando em outra coisa, por exemplo, jogo de computador, jornal, limpeza da sua mesa, ou até mesmo fazer uma contagem regressiva a partir de 100.
- Evitar situações que combinam com comida – em vez de encontrar amigos em um restaurante, vão a passear. Assistindo TV, encontre alguma atividade extra para as mãos – tricô, desenho, manicures, origami, descascar cenouras que você comerá para um lanche, etc.
- Jogar fora os produtos que mais comemos – doces, batatas fritas, palitinhos, compre em vez deles frutas secas, sementes de abóbora, sementes de girassol, nozes.
- Preparar as refeições sozinho (ao cozinhar comemos psicologicamente) – planeje as cuidadosamente com antecedência. Os pratos devem ser saborosos e estéticos, mas não abundantes e não saciar demais.
- Não repetir de maneira nenhuma a refeição – coloque no prato uma porção para comê-la inteira, mas não se empanturrar. Coma em um prato pequeno, assim a refeição parece maior do que realmente é.
- Comer devagar – esta maneira de alimentar-se permite uma melhor avaliação do estado de saturação, além disso, é benéfico para o processo digestivo.
- Comer com a mão esquerda em uma situação extrema (claro, no caso do canhoto, com a direita) – isso não é comodo, mas permite um melhor controle sobre a quantidade de alimentos consumidos.
Ervas e comprimidos para reduzir o apetite
A fim de suprimir o apetite excessivo também podem ser úteis algumas ervas. São recomendadas aqui sangarinheiro, urtiga, coentro, folhas de framboesa. O aliado também será chicória, hortelã-pimenta e, finalmente, alecrim.
As farmácias online e físicas também oferecem vários tipos de comprimidos para reduzir o apetite. Eles são geralmente compostos de pectinas vegetais, por exemplo, vinagre de maçã e extratos de plantas conhecidas por suas propriedades de supressão do apetite e estimulante do metabolismo, como: laranja amarga, guaraná, pimenta preta, manga africana e outras. Os comprimidos inibidores de apetite geralmente também contêm cromo, elemento responsável pelo metabolismo da glicose, cuja deficiência pode aumentar o desejo por doces.
Produtos recomendados:
Piperinox – bloqueador de apetite eficaz e assassino de gordura em um
Probiosin Plus – redutor de sobrepeso que contém inibidores de apetite, substâncias que aceleram o metabolismo e preciosos probióticos