A vida sob estresse e à alta velocidade traz consigo uma série de desvantagens para a saúde, incluindo vários tipos de distúrbios do sono. A erva-cidreira é uma das ervas mais comumente usadas e eficazes com um efeito relaxante, calmante e que nivela o problema da falta de sono. Definitivamente vale a pena tê-la na sua cozinha, e não apenas por causa dos efeitos calmantes. Além de suas propriedades mais conhecidas, também contém vantagens menos conhecidas, mas não menos úteis. Conheça todas as propriedades benéficas da erva-cidreira!
Índice
Erva cidreira – composição, aparição e cultivo
A erva cidreira (Melissa officinalis) é uma planta perene originária do Mediterrâneo e da Ásia Central, comumente cultivada em toda a Europa. É uma planta medicinal e melífera altamente valorizada. Sua maior característica é uma fragrância única e muito agradável. A cidreira é cultivada em plantações, bem como em casas, jardins e parcelas, embora também possa ser encontrada em estado selvagem. Ela floresce entre junho e setembro, mas a sua matéria-prima medicinal não são as flores, mas as folhas, nas quais você pode encontrar muitas substâncias valiosas que determinam as propriedades incomuns desta planta.
A erva cidreira contém: óleos essenciais (citral, linalol, citronelol, geraniol), taninos, compostos triterpenos, compostos de açúcar, ácidos orgânicos (ácido clorogênico, ácido cafeico), substâncias amargas e sais minerais.
Erva cidreira – propriedades calmantes
As vantagens mais importantes da erva-cidreira incluem suas propriedades sedativas e de sono. Importante que essa erva não atua de maneira radical, como fazem os medicamentos prescritos, mas de maneira consistente com o ritmo natural do nosso corpo, com segurança, sem suprimir a consciência e afetar negativamente nosso funcionamento diário. A erva cidreira delicadamente gentilmente “anestesia” os nossos nervos, reduz a tensão, reduz a ansiedade, ajuda a alcançar um estado de equilíbrio mental e distanciar-se dos problemas e do estresse.
Como regra geral, a maneira preferida de usar a erva-cidreira é beber os chás à noite, embora não haja nada que impeça de ser tomada também durante o dia – esta erva causará a diminuição da irritabilidade e nos deixará em relaxados, mas não causará entorpecimento, lentidão de movimentos, distúrbios de concentração e memória ou sonolência excessiva, muitas vezes causada por benzodiazepínicos, barbitúricos e outras pílulas sedativas prescritas.
Quando vale a pena usar a erva cidreira? Certamente nos trará alívio em estados de tensão, nervosismo, esgotamento nervoso e estresse crônico. Também será útil em caso de ansiedade, neurose, excitabilidade excessiva, explosividade, a fim de eliminar emoções negativas e recuperar-se de vícios. Também vale a pena buscá-la quando nos queixamos de arritmias cardíacas e picos de pressão causados por fatores emocionais.
Cidreira para dormir
A ajudada erva-cidreira em pessoas que sofrem de insônia ou outros distúrbios do sono será inestimável. Esta erva nos ajudará a relaxar, espantar pensamentos inquietantes, reduzir problemas para cair no sono, melhorar a qualidade do sono e inibir a tendência ao despertar frequente e prematuro.
Efeitos semelhantes à erva-cidreira também são mostrados por outras ervas, entre outras: valeriana, cones de lúpulo, lavanda, verbena e o maracujá. Você pode combinar a força dessas plantas medicinais apreciadas para lidar de forma mais eficaz com os problemas do sono.
Outras preciosas propriedades da erva-cidreira
A erva cidreira está principalmente associada à luta contra problemas nervosos e do sono, mas também tem propriedades que nos ajudam com problemas digestivos. Esta planta reduz a tensão do músculo liso intestinal, atua como um antiespasmódico, estimula a produção de sucos digestivos. Importante, a erva-cidreira também tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.
A erva cidreira é recomendada contra distúrbios digestivos, em constipação do intestino e estômago, dores de estômago, em úlcera péptica e em doenças dos ductos biliares. Devido aos efeitos antiespasmódicos e relaxantes, os chás de erva-cidreira também são recomendados para problemas menstruais.
Chá de erva-cidreira, ou talvez erva-cidreira em comprimidos?
A erva cidreira pode ser obtida sob a forma de chá seco à base de plantas, chá expresso, bem como comprimidos, cápsulas e pastilhas com os seus extratos. Quanto à cidreira fazer em casa, é melhor comprá-la em farmácias e lojas de ervas. O ponto é que a matéria-prima deve ser da mais alta qualidade e conter a concentração adequada de óleos essenciais, óleos esses que são responsáveis pelas propriedades calmantes e soníferas desta erva. No entanto, muitas pessoas são de opinião de que mesmo o chá de erva-cidreira comum comprado em um supermercado é um aliado para ter um melhor bem-estar e sono.
O chá de erva-cidreira é preparado derramando água fervente sobre ela e preparando-se sob a tampa por 10 minutos. Nós também podemos fazer um caldo – 2 colheres de ervas colocadas em uma panela pequena, despeje em água morna (cerca de 400 ml), coloque em fogo baixo e aqueça por meia hora, tentando não ferver. Você também pode preparar um chá relaxante com erva-cidreira fresca – esmagando um punhado de folhas em pedaços menores e derramando água fervente sobre ela.
Se não somos amantes da preparação de ervas, podemos apostar nos comprimidos com erva cidreira, que muitas vezes são enriquecidos com outros componentes que eliminam os distúrbios do sono. Um suplemento dietético tão abrangente pode ser a solução ideal, especialmente porque não só relaxa e facilita o sono, mas também tem um efeito mais profundo – regula o relógio biológico e melhora permanentemente a qualidade do sono.
Leia a resenha das cápsulas para o sono com a erva cidreira, o extrato de cone de lúpulo, melatonina e triptofano: Melatolin Plus.
7 comments
A erva cidreira é ótima, sempre me ajuda em várias situações nervosas. Não tem uma situação em que não funcione. Toda vez que eu estou muito chateado e muito preocupada ou quando eu tenho um monte de pensamentos negativos, a erva-cidreira é a salvação 🙂 Eu o recomendo de verdade, e se você quer que ela funcione com mais poder, então vá em frente, não ao supermercado, mas à farmácia e compre ela seca de verdade.
depois da erva cidreira, durmo como uma criança. Às vezes o sono é tão bom que dura até 9 horas. Mas por conta dele eu acordo completamente descansada e com uma atitude alegre em relação à vida.
Eu tenho feito recentemente a seguinte mistura para o sono e relaxamento: uma bolsa de erva cidreira, uma bolsa de camomila e uma erva de São João. Eu preparo tudo em uma caneca grande e bebo cerca de 9h ou 2 horas antes de dormir. Essa mistura funciona muito bem para mim – melhora o humor e me faz cair no sono rapidamente.
A erva cidreira é uma boa erva, mas na minha opinião você tem que ter cuidado com a quantidade, especialmente se beber à noite. Por exemplo, se eu tomo muita erva-cidreira ou outras ervas para dormir (por exemplo, 2 copos), então de manhã é difícil para eu acordar e sinto essa sonolência.
@Maria101 Todo mundo tem reações diferentes. Eu posso beber hectolitros de cidreira, dia ou noite, sem qualquer diferença, e ainda assim não sinto nenhuma sonolência. Por outro lado, esta erva reduz perfeitamente o meu nível de estresse e traz um relaxamento geral.
Como uma erva para acalmar os nervos, a cidreira é ótima, mas para quem tem a aparição crônica do problema de sono pode não ser suficiente. Eu só fui ajudado pelos comprimidos de melatonina mais ervas.
Depois de ler o artigo, eu experimentei a erva cidreira para as cólicas menstruais e realmente ajuda! Bom conhecer mais esta propriedade valiosa: D