Depositphotos 98059094 S

Ervas para o trato urinário – o que utilizar para a cistite, incontinência e outros problemas do trato urinário?

As ervas são um extraordinário aliado da saúde que acompanha o ser humano desde a mais remota antiguidade na alimentação do corpo, incluindo um aparelho urinário saudável. Lutar contra as infecções do trato urinário, as dores persistentes na bexiga e a incontinência pode ser difícil, mas felizmentefelizmente, é possível encontrar na natureza muitas plantas medicinais que podem revelar-se inestimáveis no combate a estas doenças. As ervas para as vias urinárias, corretamente seleccionadas e doseadas, são uma ajuda indispensável para a cistite e a uretrite, bem como para o problema da incontinência. Não só proporcionam alívio, como também combatem as infecções recorrentes, melhoram o funcionamento dos órgãos que compõem as vias urinárias e, de um modo geral, apoiam a nossa imunidade. Como utilizar as ervas para o trato urinário? Quais as plantas a escolher?

As queixas do trato urinário são um problema comum

 uma mulher agarra-se à parte inferior do abdómen

Uma área da nossa saúde que está, infelizmente, cada vez mais sujeita a condições é o trato urinário. Estas estruturas delicadas proporcionam o ambiente ideal para o desenvolvimento de infecções. Por conseguinte, as infecções do aparelho urinário são cada vez mais frequentes, afectando tanto jovens como idosos. A uretra, que é um dos principais elos do sistema urinário, torna-se frequentemente um terreno fértil para bactérias e outros agentes patogénicos. Além disso, a bexiga urinária, devido à sua estrutura específica de reservatório onde a urina é armazenada, pode ser um ambiente conveniente para as bactérias.

As infecções do trato urinário podem ocorrer numa variedade de circunstâncias. Uma higiene pessoal insuficiente, a utilização de casas de banho públicas e problemas psicológicos podem ser a causa. A fraqueza do corpo, uma dieta pouco saudável e a obstipação crónica, ou mesmo o stress excessivo, também podem ser factores responsáveis pelo desenvolvimento de infecções. As anomalias dos órgãos reprodutores, o crescimento da próstata e as alterações hormonais do organismo podem também predispor a estas condições desagradáveis.

Nos jovens, as infecções resultam frequentemente do arrefecimento das vias urinárias (que, por sua vez, é o resultado de um vestuário demasiado leve, sobretudo no outono e no inverno). Por vezes, as infecções estão também relacionadas com mudanças frequentes de parceiros sexuais. Os doentes mais velhos, por outro lado, são propensos a infecções relacionadas com o processo natural de envelhecimento do corpo.

A incontinência urinária é também um problema inerente relacionado com o sistema urinário. As causas podem ser múltiplas. O enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico (os chamados músculos de Kegel), que são responsáveis pelo controlo da função da bexiga, é um dos principais factores que conduzem a este problema embaraçoso e incómodo.

Para combater as disfunções do trato urinário, são utilizados vários remédios, que incluem produtos farmacêuticos e soluções naturais. Como se pode observar, as ervas para o trato urinário estão a tornar-se um remédio cada vez mais popular tanto para infecções como para problemas de incontinência.

Como é que as ervas funcionam para a cistite e outras secções do trato urinário?

As infecções do trato urinário são causadas principalmente por bactérias, e menos frequentemente por vírus ou fungos, que penetraram na uretra e depois na bexiga, onde se multiplicaram e causaram inflamação. As ervas têm sido utilizadas no tratamento de doenças do trato urinário há muito tempo e, quando devidamente doseadas, são geralmente muito eficazes na extinção de infecções. No caso de infecções graves, é preferível utilizar as ervas simultaneamente a nível interno (bebendo infusões) e externo (fazendo sucções).

Os principais sintomas das doenças do trato urinário causadas por microrganismos são: micção frequente, pressão na bexiga, dor na parte inferior do abdómen, dor e ardor ao urinar, bem como febre ou mal-estar geral. As ervas certas ajudam a aliviar todos estes sintomas, ao mesmo tempo que inactivam e bloqueiam o crescimento das bactérias ou outros agentes patogénicos responsáveis pela infeção.

As ervas para infecções do trato urinário mostram ação:

  • anti-inflamatória,
  • desinfetante, antibacteriana,
  • analgésico,
  • antipirético,
  • restabelecimento do pH correto nas vias urinárias (o que impede a fixação de bactérias)
  • diurético (leva a uma eliminação mais rápida dos microorganismos).

Como é que as ervas funcionam para a incontinência urinária?

A incontinência urinária é uma doença embaraçosa e aguda, cuja principal caraterística é a perturbação do controlo do fluxo de urina para fora da uretra, com o consequente aparecimento de perdas involuntárias de urina. As ervas podem dar um apoio muito valioso no alívio dos problemas de incontinência. A sua ação é multifacetada e envolve principalmente o fortalecimento do trato urinário, melhorando o seu funcionamento e restaurando a regularidade da micção.

Como as ervas aliviam o problema da incontinência:

  • melhoram a função muscular do trato urinário,
  • reforçam as estruturas do trato urinário,
  • melhoram o funcionamento da bexiga,
  • com propriedades diuréticas, melhoram o processo de micção,
  • melhoram o controlo da bexiga, reduzem a sensação de vontade súbita de urinar,
  • ao aumentar a produção de urina, ajudam a eliminar os microrganismos das vias urinárias, limpam os rins e a bexiga
  • contribuem para a remoção de substâncias nocivas do corpo, apoiando a desintoxicação natural ,
  • reduzir a inflamação.

Porquê utilizar ervas para o trato urinário?

 Infusão de ervas num copo, urtiga fresca ao lado e um frasco de ervas

Os tratamentos com ervas podem ser extremamente eficazes no combate às infecções do trato urinário e aos problemas de incontinência. A questão mais importante aqui é a regularidade – as ervas precisam de ser consumidas regularmente durante um período de tempo alargado, no mínimo 2 semanas e, em muitos casos, mais tempo, para dar o máximo de bons resultados.

O consumo diário de ervas permite a acumulação de grandes quantidades de substâncias activas no organismo, o que, por sua vez, se traduz no reforço dos mecanismos naturais de defesa e regeneração e na eliminação de agentes patogénicos do sistema.

Na luta contra as queixas persistentes do trato urinário, os suplementos de ervas multi-elementos, tais como UrinoFix . Vale a pena tomá-los se precisar de um forte apoio para as suas vias urinárias e se estiver à procura de uma alternativa mais conveniente às clássicas infusões de ervas.

Como utilizar as ervas para o trato urinário?

Ao utilizar ervas para o trato urinário, devemos lembrar-nos de seguir as doses recomendadas. Quantidades demasiado pequenas podem não ter o efeito desejado, enquanto um excesso pode ser prejudicial para o organismo. Por conseguinte, tente manter as proporções correctas quando repartir os ingredientes à base de plantas.

As ervas para as vias urinárias devem ser utilizadas todos os dias, quer sob a forma de infusões e decocções, quer sob a forma de suplementos alimentares. Desta forma, asseguramos a continuidade da sua ação, que pode ser fundamental para extinguir as infecções, regular a micção e fortalecer os músculos das vias urinárias. Os tratamentos à base de plantas requerem tempo para que as plantas medicinais se integrem no organismo e comecem a afetar o problema.

Como dosear as ervas para o trato urinário?

Geralmente, recomenda-se a utilização de uma decocção ou infusão três vezes por dia. Para sintomas menos graves, pode limitar-se a consumir ervas 1-2 vezes por dia.

A proporção ideal é geralmente 1 colher de sopa de ervas por 1 copo de água a ferver. No entanto, é uma boa ideia certificar-se das porções recomendadas antes de tomar uma determinada erva.

Como fazer uma infusão para a inflamação do trato urinário?

Basta preparar uma infusão forte de ervas seleccionadas para a inflamação do trato urinário (por exemplo, urtiga, casca de carvalho, goldenrod, salva, cavalinha) numa proporção de 5 colheres de sopa de ervas por 1,5 litros de água. Deixar em infusão durante 15 minutos sob uma tampa, coar e verter a infusão para uma grande taça de água. Opcionalmente, adicione um pouco mais de água (a água com as ervas deve estar a cerca de 40 graus Celsius). Deixar repousar na taça durante 15 minutos.

Ervas para o trato urinário – quais são as melhores?

Para apoiar naturalmente a saúde do trato urinário e eliminar doenças incómodas como infecções recorrentes, cistite, infecções uretrais ou incontinência, as ervas desempenham um papel inestimável. Para que o tratamento seja o mais eficaz possível, é aconselhável beber infusões de ervas 2 a 3 vezes por dia durante um período de tempo prolongado e, adicionalmente, utilizar banhos de imersão.

Existe uma vasta e variada paleta de ervas para apoiar o trato urinário. Entre as mais populares e consideradas mais eficazes encontram-se a urtiga anti-inflamatória e diurética, a casca de carvalho anti-séptica, a goldenrod antibacteriana e a cavalinha do campo, que aumenta a diurese.

A cavalinha para as vias urinárias

A cavalinha tem propriedades diuréticas que ajudam a limpar as vias urinárias e a reduzir o tempo de infeção. Tem também um efeito diastólico e anti-inflamatório e alivia as dores. Devido ao seu teor em vitamina C, acidifica a urina, dificultando o crescimento e o desenvolvimento dos microrganismos. Devido ao seu teor em sílica, melhora o estado das mucosas e favorece a regeneração.

Salsa para o trato urinário

A salsa contém grandes quantidades de flavonóides, graças aos quais aumenta a produção e a excreção de urina, ajuda a neutralizar os radicais livres nocivos e reduz a inflamação. Graças às furanocumarinas, ajuda a combater mais rapidamente as infecções das vias urinárias. Combate os cálculos renais. Possui igualmente propriedades antibacterianas e desintoxicantes.

A pata-de-vaca para as vias urinárias

O goldenrod comum contém glicosídeos fenólicos, taninos e saponinas que são valiosos para o trato urinário. Tem fortes propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e anti-sépticas. Apresenta uma elevada eficácia tanto nas infecções do trato urinário inferior (bexiga e uretra) como nas afecções do trato urinário superior (por exemplo, a urticária). Contém também valiosos glicosídeos, essenciais no tratamento das infecções do trato urinário). Contém também valiosos glicosídeos fenólicos.

Bearberry para o trato urinário

Uma erva extremamente útil no tratamento de infecções do trato urinário e na melhoria geral do trato urinário. Tem boas propriedades anti-sépticas, diuréticas e antibacterianas. Contraria a adesão dos microrganismos às paredes da bexiga, ajudando assim a extinguir a infeção mais rapidamente.

Urtiga para as vias urinárias

Tem excelentes propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias. Aumenta a quantidade de urina, acelerando assim a eliminação dos microrganismos patogénicos das vias urinárias. Graças à vitamina C, baixa o pH da urina (inibindo assim a multiplicação das bactérias). Também tem um efeito fortalecedor em todo o corpo. Tanto as infusões como o sumo de urtiga são uma excelente forma de melhorar a imunidade.

Zimbro para o trato urinário

Tem efeitos bactericidas e desinfectantes nas vias urinárias. Reduz a inflamação do trato urinário, aliviando sintomas como ardor e dor. Aumenta a produção de urina. Contribui para a saúde dos rins.

Mirtilo para o trato urinário

Melhora o funcionamento da bexiga. Aumenta a quantidade de urina eliminada, tornando mais difícil a colonização do trato urinário por microrganismos nocivos. Tem um efeito desinfetante e adstringente.

Outras ervas úteis para a incontinência urinária e as infecções do trato urinário

  • erva-dos-pés-de-pássaro,
  • bétula,
  • raiz de dente-de-leão,
  • pervinca,
  • violeta,
  • a erva-doce,
  • urze comum.

Os arandos (ou o sumo de arando) e as sementes de abóbora também não devem faltar na dieta para melhorar as vias urinárias.

Fontes:

  • https://www.healthline.com/health/uti-home-remedies
  • https://www.healthline.com/health/natural-diuretics
  • https://www.healthline.com/nutrition/best-diuretic-foods-drinks

Category: saúde

Article by: admin