O Kvertine é uma substância natural com um rico arsenal de propriedades promotoras de saúde. Tem um efeito positivo sobre a nossa imunidade, ajuda a combater a inflamação causada por vírus e bactérias e alivia significativamente os sintomas de vários tipos de alergias. O Kwercetin está presente em muitos produtos alimentares, está também amplamente disponível sob a forma de suplementos alimentares. Saiba mais sobre esta valiosa substância e veja como ela pode construir a sua saúde!
Índice
- 1 O que é a quercetina?
- 2 Quercetin – presente nos alimentos e suplementos alimentares
- 3 Kwercetin – efeito antialérgico
- 4 Quercetin – propriedades promotoras de saúde. Quando é que vale a pena tentar alcançar a quercetina?
- 5 Kwercetin – efeitos secundários, interacções com drogas
- 6 Kwercetyna – opiniões
O que é a quercetina?
A kwercetina pertence ao grupo dos flavonóides (e ao subgrupo dos flavonóides) e é encontrada em plantas, incluindo o chá e muitas frutas e vegetais, onde actua como corante e como escudo contra factores nocivos. Uma vez que esta substância tem uma série de propriedades benéficas para o corpo humano, é amplamente utilizada na medicina. A principal vantagem da quercetina são as suas fortes propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antialérgicas. Muito tem sido dito recentemente sobre as suas propriedades anti-cancerígenas.
Quercetin – presente nos alimentos e suplementos alimentares
Como outras substâncias vegetais de alto valor para a saúde, a quercetina também está disponível na forma de numerosos suplementos dietéticos. É mais frequentemente encontrada na presença de outros elementos com propriedades relacionadas, sendo as combinações mais populares: cal com quercetina, cal com zinco e quercetina e quercetina com vitamina C. Os componentes individuais, agindo em sinergia, reforçam fortemente a imunidade do corpo e apresentam elevadas propriedades anti-alérgicas.
Além dos suplementos dietéticos, a quercetina também contém uma gama completa de alimentos vegetais que aparecem nas nossas mesas todos os dias.
As fontes naturais de quercetina são, entre outras:
- Espinafres,
- brócolos,
- couve,
- Couve,
- Cebola,
- squash,
- maçãs,
- cerejas,
- Morangos,
- groselha-negra,
- uma uva escura,
- mirtilo,
- laranja,
- Cranberry,
- preto sem,
- Camomila,
- St. John’s Wort,
- Chá,
- vinho tinto,
- Querida.
Vale a pena lembrar que, para obter os melhores benefícios do uso da quercetina, é necessário complementá-la (ou consumir alimentos ricos em quercetina) regularmente e durante um período de tempo mais longo. No entanto, isso não significa que você deve exagerar com porções.
Kwercetin – efeito antialérgico
Uma das razões mais comuns para se chegar à quercetina são as suas excelentes propriedades anti-alérgicas. Esta substância elimina a inflamação, bloqueia a libertação de histamina e enfraquece as reacções de sensibilização em caso de contacto com o alergénio. Com o uso da quercetina, tornamo-nos assim mais resistentes e menos susceptíveis a ataques de alergénios e, portanto, menos expostos a sintomas de alergia, como erupções cutâneas e outras lesões cutâneas, espirros, febre-dos-fenos, por exemplo. Como resultado da quercetina, tais sintomas desaparecem ou são claramente aliviados.
Quercetin – propriedades promotoras de saúde. Quando é que vale a pena tentar alcançar a quercetina?
A quercetina é um potente antioxidante, que por sua vez neutraliza os radicais livres e minimiza o stress oxidativo das células. Desta forma evita o envelhecimento do corpo e reforça a barreira protectora contra as doenças. Recentemente foi dada especial atenção às propriedades anti-cancerígenas da quercetina. Esta substância pode inibir a multiplicação de células cancerígenas e também contribuir para a morte de células cancerígenas alteradas.
Uma propriedade importante da quercetina é o seu efeito extremamente benéfico sobre o sistema cardiovascular. Este valioso flavonóide melhora a circulação, suporta o coração, estabiliza a pressão arterial, sela e fortalece os vasos sanguíneos, ajuda a baixar o nível de colesterol ruim. Graças a estas propriedades a quercetina protege-nos de ataques cardíacos, derrames, aterosclerose, trombose. Também pode ser um apoio inestimável na luta contra as varizes e as aranhas vasculares.
Leia também: Varicorin – uma arma multicomponente contra varizes, veias de aranha e inchaço das pernas
A convercetina reforça a imunidade, reduz a inflamação, enfraquece a actividade do vírus, tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Ajuda com constipações, gripe, infecções respiratórias, asma, psoríase, diabetes. Também pode ser útil durante a perda de peso, porque evita a formação de adipócitos (células gordurosas) e o armazenamento de reservas sob a forma de tecido adiposo. Os seus efeitos positivos também serão apreciados por pessoas expostas ao stress e ao esforço físico e mental. Reduz a fadiga, melhora o humor e alivia a tensão nervosa.
Kwercetin – efeitos secundários, interacções com drogas
Ao utilizar suplementos dietéticos com quercetina, lembre-se de tomá-los estritamente de acordo com as recomendações do fabricante. Porquê? Porque ao tomar uma dose demasiado elevada de quercetina estamos expostos a efeitos secundários adversos, tais como distúrbios cardíacos ou picos de tensão arterial, especialmente se tomarmos anti-histamínicos simultaneamente. A quercetina tomada em doses demasiado elevadas pode também enfraquecer o efeito de alguns antibióticos.
Kwercetyna – opiniões
A Kwercetyna pode gabar-se de críticas muito favoráveis. As pessoas que o usam sistematicamente dizem frequentemente que notaram um claro aumento na resistência a alergias, infecções, constipações e inflamações. Opiniões positivas sobre a quercetina também vêm de pessoas que a tomam para prevenir ou aliviar problemas cardiovasculares. De acordo com os comentários dos internautas, a quercetina é uma das substâncias vegetais mais eficazes para apoiar de forma abrangente a imunidade e melhorar a saúde em vários aspectos.
Leia-o também: Vitaminas de resistência