O lúpulo é principalmente associado à cerveja. É graças a ele que a bebida dourada tem um amargor e um aroma característicos. No entanto, esta planta também tem várias outras aplicações industriais, entre outras, é amplamente utilizada nas indústrias de ervas, farmacêutica e cosmética. Chamam a atenção as propriedades hipnóticas e sedativas do lúpulo continuam na substância presente nele que se chama lupulina.
Índice
Cones de lúpulo fonte de lupulina
O lúpulo é uma planta perene que provavelmente veio da Ásia. Atualmente, é cultivado em grande escala em quase todos os cantos do globo, incluindo o Brasil. Floresce em julho, agosto e setembro. As cabeças dos frutos são cones verdes claros que crescem de cor castanha-amarelado à medida que crescem. Na balança de cones há glândulas secretórias amarelo avermelhadas, as chamadas lupulina.
A matéria-prima obtida a partir do lúpulo são pinhas inteiras e a própria lupulina, que após a coleta e secagem das frutas, é separada delas. A lupulina é um pó viscoso, amarelo-alaranjado ou amarelo-esverdeado, com aroma intenso e sabor amargo.
A composição das cascas de lúpulo pode ser encontrada em toda uma gama de substâncias valiosas, entre elas: óleos essenciais (mirceno, farneceno, humuleno), flavonoides, compostos de resina, triterpenos, taninos, colina, compostos de aminas e purinas. A própria lupulina contém até 50% de compostos de resina, até 25% de substâncias de cera, até 6% de óleos essenciais. Você também pode encontrar uma certa quantidade de proteína e compostos gordurosos.
O lúpulo é usado em massa na indústria cervejeira, mas também outras indústrias utilizam essa valiosa matéria-prima. Talos de lúpulo são usadas na indústria vime e têxtil. Os cones de lúpulo seco são usados na medicina tradicional, a lupulina vai para produtos farmacêuticos, os extratos de lúpulo são usados em cosméticos, por exemplo, bálsamos, cremes, xampus. Se você já fala sobre cosméticos, vale acrescentar que os cones de lúpulo também são usados em produtos para cuidados domiciliares, por exemplo, tônicos, enxaguantes, máscaras. Eles também funcionam como um agente calmante, desinfetante e antibacteriano para os problemas de pele.
Propriedades dos cones de lúpulo e lupulina contidos neles
Os cones de lúpulo e a lupulina, parte deles, exercem uma influência no córtex cerebral, inibindo a sua função. Daí o seu efeito calmante, suprimindo a tensão nervosa, assim como eliminando a excitabilidade sexual excessiva. As Infrutescência do lúpulo e da lupulina contidas nelas também são uma arma forte e natural contra distúrbios do sono.
Graças às propriedades relaxantes e calmantes do nervosismo, ajudam a obter o estado de calma interna, facilitam o adormecer e ajudam o indivíduo a ter um sono profundo e saudável. A este respeito, os cones de lúpulo têm um efeito semelhante ao das ervas tais como a erva-cidreira, valeriana, calêndula ou angélica, tantas vezes estas matérias-primas são combinadas em preparações com um efeito sedativo e de sono.
Os cones de lúpulo e lupulina definitivamente serão uma forte ajuda para cada um em estados de nervosismo, ansiedade, esgotamento nervoso, estresse, assim como insônia e problemas com adormecer. No entanto, também vale a pena mencionar outras propriedades valiosas, incluindo um efeito positivo adicional na digestão.
As infrutescências do lúpulo estimulam a produção do suco gástrico melhorando o processo de digestão, regulam a flora bacteriana intestinal (evitando a fermentação excessiva) e minimizam problemas do sistema digestivo, como arrotos, cãibras, dor abdominal e inchaço. Os cones de lúpulo também mostram efeitos diuréticos e levemente estrogênicos. Destacam-se também as propriedades bacteriostáticas, bactericidas, anti-inflamatórias e antissépticas do lúpulo.
Cones de lúpulo e lupulina – como tomar?
Os cones de lúpulo podem ser comprados em lojas de ervas e farmácias sob a forma de frutas secas. Ponha aproximadamente 1 colher de sopa da erva em um copo de água fervente e fermente durante 10 minutos. Bebemos 2-3 vezes por dia.
Também podemos juntar os cones de lúpulo com a raiz de valeriana. Depois da colher de lúpulo e raiz de valeriana, despeje cerca de 2 xícaras de água fervente e cozinhe por cerca de 5 minutos em fogo baixo, coe e beba 2 vezes ao dia.
Podemos encontrar extratos prontos de cones de lúpulo em xaropes, gotas, fluidos orais e comprimidos que promovem a paz interior e o relaxamento e eliminam os problemas de sono (Nervosol, Valuso, Kalms, Positivum e outros). Em algumas medidas, encontramos composições mais complexas, e nelas não só extraímos o lúpulo e outros extratos de ervas, mas também o chamado hormônio do sono, ou a melatonina e aminoácidos – L-triptofano e L-teanina, bem como vitaminas e substâncias adaptogênicas (Melatolin Plus).
6 comments
O lúpulo é único quando se trata de pílulas calmantes para dormir. Durante vários anos, fiz cones de lúpulo assim que sentia o nervosismo em casa ou no trabalho. Isso me ajuda sempre. A irritação e a tensão desaparecem, e fico um pouco sonolento e calmo. Não só isso, o lúpulo também me ajuda durante os piores dias, de alguma forma maus pensamentos e pessimismo caem no esquecimento;)
Eu não quero preparar ervas. As pílulas de lúpulo funcionam da mesma maneira?
Afrodite, certamente funcionam de forma muito parecida. Alguns, especialmente aqueles enriquecidos com a melatonina, também regulam o relógio biológico e melhoram o bem-estar.
As ervas não funcionam comigo. Certa vez, bebi uma erva-cidreira e um chá com vários ingredientes para uma boa noite de sono e não senti os efeitos.
Paula, para cada um funciona de maneira diferente. Comigo funciona tanto a erva-cidreira como o lúpulo e outras ervas. Também pode ser que os que você bebeu não fossem de boa qualidade, ou você bebeu muito pouco, ou você os fez mal…
Acabei de comprar os cones de lúpulo e estou bebendo. O sabor é muito estranho, mas eu gosto de sabores estranhos. Ação ok – paz e sonolência leve.