Mangostim (Mangosteen) – fruta exótica inestimável para a saúde e o bem-estar

Mangostim

Mangostim, também conhecido como mangostão, é considerada uma das frutas tropicais mais saborosas. É muito aromática, tem sabor parecido a damasco, laranja e abacaxi, além disso, tem muitos valores nutricionais e propriedades curativas. As vezes está disponível no Brasil na forma de fruta fresca, mas mais frequentemente você encontrará o mangostim em xarope, enlatado.

Mangostim – o que é esta planta?

Mangostim

O mangostim (Garcinia mangostana L.) é uma espécie de árvore perene que cresce em florestas tropicais no sul da Ásia. De lá vem, mas também pode ser encontrado nas florestas do Brasil e da Austrália. Atinge 25 metros de altura e frutifica apenas depois de 10 anos.

As frutas são redondas, roxas escuras, de tamanho semelhante às mandarinas, com uma pele espessa e uma polpa branca e muito suculenta. Devido a seus efeitos curativos, ele tem sido tratado por muitos séculos pelos povos da Ásia, não apenas como um alimento extremamente saboroso, mas também como remédio e preventivo em muitas doenças. É porque o mangostim contém muitas substâncias valiosas.

Mangostim – propriedades que promovem a saúde

Conhecidas inicialmente apenas pelas comunidades locais, as propriedades benéficas para a saúde do mangostim, ao longo do tempo se tornaram a razão da popularidade desta fruta em todo o mundo. O mangostim contém muitos ingredientes valiosos, o seja, minerais: potássio, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas: B1, B2, B6, vitamina C, A, E e antioxidantes que neutralizam os efeitos nocivos dos radicais livres. Em termos da capacidade de capturá-los, o mangostim está definitivamente à frente de outros produtos naturais.

O mangostim é, entre outros, uma fonte de antioxidantes chamados xantonas e outros antioxidantes como coenzima Q10, polifenóis e, finalmente, a vitamina C. Um dos compostos contidos no mangostim são catequinas, que mostram propriedades antioxidantes, antibacterianas, anticâncer, podem até inibir o desenvolvimento do VIH.
Graças à presença destas substâncias extremamente valiosas, a Garcinia mangostana melhora significativamente a imunidade do organismo e retarda o processo de envelhecimento. Isso não é tudo, a Garcinia tem muitas mais de características positivas desse tipo.

Quer dizer, afeta positivamente o sistema nervoso, reduz o colesterol, previne a aterosclerose, a doença de Alzheimer, as doenças cardiovasculares, normaliza o metabolismo, facilita a regeneração do corpo e cicatrização de feridas, promove o tratamento da úlcera estomacal e suporta a redução de peso. Também tem um efeito benéfico na força muscular, eficiência articular e condição mental, e alivia os sintomas climatéricos.

Como tomar o mangostim?

Mangostim

Naturalmente, a mais saudável e a mais valiosa é a fruta fresca, mas é bastante difícil obtê-lo, e não pode ser armazenado muito longo, assim como termicamente tratado. Resta então escolher a forma mais comumente disponível, ou seja, xarope de mangostim, suco ou concentrado. Opcionalmente, você pode usar suplementos na forma de extratos em cápsulas ou frutas liofilizadas e em pó. O pó de mangostim é tão fácil de usar que se dissolve facilmente em líquidos, então você pode fazer um coquetel de leite com ele, adicioná-lo a qualquer suco, água, iogurte, etc.

Recentemente é muito popular o suplemento dietético em xarope de mangostim (você o encontrará sob o nome Manogstan ou Mangosteen). De acordo com os fabricantes, a suplementação deste produto não só traz enormes benefícios para a saúde, que é resultado das propriedades da fruta, mas também é um suporte significativo para as pessoas que gostariam de reduzir seu peso em pouco tempo. É realmente assim? A fruta da Garcinia mangostana em xarope pode contribuir para a redução de quilogramas desnecessários?

Mangostim para emagrecer

A fruta da Garcinia mangostana, consumida de forma natural, além de ter propriedades promotoras da saúde já mencionadas, pode desempenhar um papel no processo de emagrecimento. Numerosos antioxidantes contidos nas frutas evitam a esteatose dos órgãos internos e eliminam as toxinas do organismo, em consequência de que somos mais saudáveis em geral, sentimos menos fadiga, temos mais energia. Isso significa um estilo de vida mais ativo e, portanto, mais calorias queimadas.

Isso não é tudo, o mangostim suprime o apetite, acelera o metabolismo e estimula o processo da termogênese, que por sua vez leva a uma redução do peso corporal e do tecido adiposo. Além de muitas outras substâncias importantes, o mangostim é rico em fibra alimentar, que ajuda a melhorar a digestão e a função intestinal e proporciona uma sensação de saciedade.

Não é de se estranhar que esta planta exótica seja utilizada em inúmeros suplementos dietéticos concebidos para apoiar as pessoas que fazem dieta. A suplementação de xarope de mangostim traz vários benefícios para a saúde, mas, acima de tudo, favorece um estilo de vida saudável e, como muitos consumidores acreditam, possibilidade de manter um corpo esguio.

Mangostim – opiniões de consumidores

Não há dúvida de que o maior interesse, definitivamente do que a fruta fresca, desperta o mangostim em xarope que apoia a perda de peso. Relativamente fácil de se conseguir, aparentemente inibe a fome, acelera a queima de gordura e o metabolismo muito bem. Além disso, o fabricante assegura que o mero consumo do produto garantirá a perda de peso sem quaisquer esforços ou tratamentos adicionais, como uma dieta equilibrada ou atividade física. E como é habitual em tais casos, as opiniões de consumidores são extremamente diferentes – desde a ilusão pela suposta perda de 20 kg, até declarações céticas sobre a ineficácia total do específico.

Mangostim

Sem questionar os efeitos na promoção da saúde do mangostim, vale a pena notar que, se quisermos perder peso, talvez seja melhor escolher uma espécie adequada da família Garcinia, que possua as propriedades termogênicas e supressoras de apetite mais fortes, quer dizer, a Garcinia Cambogia ou Garcinia cambojana.

Ela é caracterizada por um alto teor de HCA – o ácido hidroxicítrico envolvido na biossíntese de ácidos graxos. Você pode encontrar a Garcinia cambojana, por exemplo, no suplemento Green Barley Plus que, além do extrato desta planta, contém extrato de cevada verde jovem. Esta composição aumenta a eficácia do processo de perda de peso.

 Green Barley Plus

Category: saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Article by: admin