O feno-grego é uma especiaria altamente valorizada que está incluída nas misturas de caril e funciona perfeitamente em todos os pratos com sabor oriental. No entanto, também vale a pena apreciar as suas qualidades promotoras de saúde, que incluem influência positiva nos processos digestivos, capacidade de baixar os níveis de colesterol mau e de açúcar no sangue, bem como forte acção anti-inflamatória. O seu principal ingrediente activo responsável por muitas acções benéficas são as saponinas esteróides, mas a planta é também rica em muitas outras substâncias valiosas. Entre a longa lista de benefícios das sementes de feno-grego estão as propriedades nutritivas, fortalecedoras e reparadoras do cabelo e da pele. Se alguém estiver a lutar com alopecia, queda de cabelo sazonal, cabelo danificado ou crescimento lento do cabelo ou várias imperfeições da pele, um tratamento de sementes de feno-grego pode ser de grande ajuda.
Índice
O que é o feno-grego?
Ofeno-grego ou semente de feno-grego (Trigonella foenum-graecum L.) é uma planta da família Fabaceae que é muito apreciada no mundo da culinária e da medicina natural. O seu habitat original é a Ásia (por exemplo, Cáucaso e Uzbequistão) e a Europa Oriental (Estónia, Moldávia, Ucrânia e Lituânia). Hoje em dia, está difundido em todo o mundo. Desde a antiguidade, tem também desempenhado um papel importante na medicina tradicional asiática.
A planta de feno-grego assemelha-se ao trevo na aparência. Tem folhas pequenas e trilobadas, um caule erecto, ligeiramente erecto, pequenas flores amarelas e frutos sob a forma de vagens curvas. Cresce até 50-60 cm. As sementes de feno-grego – sementes pequenas, de forma irregular, bege – são utilizadas como ervas e especiarias em bruto.
O feno-grego emite um cheiro muito específico, algo ténue, que não é muito agradável ao nosso sentido de olfacto. É uma planta fortemente melífera e muito popular entre os insectos. A semente de feno-grego contém um rico arsenal de substâncias valiosas, graças ao qual é uma matéria-prima altamente explorada tanto na fitoterapia como na cosmética natural. No que diz respeito às artes culinárias, a semente de feno-grego ocupa um lugar particularmente importante na cozinha indiana e árabe, mas é também frequentemente utilizada em outras cozinhas asiáticas. Encontram-se também cada vez mais na cozinha europeia.
Semente de feno-grego – composição
O feno-grego é uma planta com propriedades versáteis promotoras de saúde. Tem sido utilizado na medicina tradicional durante séculos como remédio para furúnculos, abcessos, eczemas, bem como para tosse, tuberculose, anemia ou problemas digestivos. Nos tempos antigos, o óleo de semente de feno-grego era utilizado para o cuidado do corpo.
Devido ao aparecimento das folhas ou frutos da planta, o feno-grego tornou-se conhecido por muitos nomes comuns como feno grego, trevo grego, feno-grego, trevo dos filósofos, erva milagrosa de veado, erva divina, feno-grego.
A composição das sementes de feno-grego é uma riqueza de compostos valiosos para o corpo humano, incluindo vitaminas, minerais, aminoácidos, alcalóides, esteróis. Muitas substâncias activas presentes nas sementes de feno-grego actuam como antioxidantes, neutralizando espécies de oxigénio reactivas nocivas e protegendo as nossas células contra danos.
O que contém a semente de feno-grego?
- Compostos proteicos,
- aminoácidos (incluindo 4-hidroxiisoleucina),
- mucilagens (principalmente galactomannan),
- amargos,
- fibra dietética (principalmente glukomannan),
- óleos essenciais,
- vitamina C,
- vitamina A,
- Vitaminas B (riboflavina, tiamina, ácido fólico, B6, vitamina PP ou amida de ácido isonicotínico),
- saponinas esteróides,
- compostos gordos,
- colina,
- fosfolípidos (incluindo lecitina),
- minerais (incluindo fósforo, enxofre, cálcio, magnésio, selénio, zinco, ferro),
- cumarins,
- alcaloides (principalmente trigonelina),
- flavonóides (por exemplo, vitexina, isovitexina, quercetina e vicenina).
Feno-grego – propriedades medicinais
Devido à sua ampla composição, as propriedades curativas do feno-grego são muito diversas e preocupantesAs qualidades medicinais da planta de feno-grego são muito diversas e dizem respeito à maioria dos órgãos do nosso corpo, incluindo o fígado, estômago, intestino grosso, cérebro e pâncreas. Curiosamente, a planta tem também excelentes propriedades para a regeneração dos tecidos danificados.
O feno-grego também tem um efeito benéfico no nosso equilíbrio hormonal. Além disso, é classificado como um adaptogénico, o que significa que acelera a adaptação do corpo às condições dadas, reduz a susceptibilidade ao stress físico e mental, melhora o funcionamento de todos os nossos sistemas corporais e restabelece o equilíbrio no nosso sistema.
Feno-grego para uma boa digestão
Graças às suas substâncias amargas, mucilagem e fibras dietéticas, o feno-grego tem um efeito benéfico sobre o sistema digestivo. Apresenta propriedades anti-inflamatórias e antiparasitárias (inibe a multiplicação de parasitas do tracto digestivo e facilita a luta contra as infecções). Protege as membranas mucosas do tracto gastrointestinal, previne úlceras estomacais e evita dores, por exemplo após comer alimentos picantes.
Estimula a secreção de suco gástrico e pancreático, bílis e saliva, melhorando a digestão dos alimentos e prevenindo a indigestão, refluxo, azia e uma sensação de peso na cavidade abdominal.
O feno-grego tem uma influência positiva no peristaltismo intestinal e, ao mesmo tempo, tem um efeito protector sobre os intestinos. Previne a obstipação, flatulência e gás e regula o ciclo de movimento intestinal. Além disso, o feno-grego também apoia a função do fígado, protege as suas células e acelera o processo de regeneração. Também reduz o risco de cancro do cólon.
Feno-grego para um sistema circulatório saudável
As saponinas esteroidais presentes nas sementes de feno-grego desempenham um papel importante no aspecto da nossa saúde, incluindo a saúde do sistema circulatório. Melhoram o metabolismo da gordura, impedem a absorção excessiva de gordura dos alimentos e, ao mesmo tempo, levam à diminuição do nível de mau colesterol no sangue. Graças a estas acções, melhoram o estado dos vasos sanguíneos, evitam a acumulação de placa aterosclerótica nas artérias, reduzem o nível de colesterol no sangue.Combatem a acumulação de placa aterosclerótica nas artérias, influenciam a redução da viscosidade do sangue, reduzindo assim o risco de coágulos sanguíneos, aterosclerose, doenças cardíacas, ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais.
Feno-grego para uma luta eficaz contra bactérias e outros agentes patogénicos
Graças a numerosas vitaminas, minerais, esteróis, proteínas e antioxidantes, o feno-grego aumenta a resistência do organismo e ajuda a proteger-se contra agentes patogénicos de forma mais eficaz. Inibe a multiplicação de microrganismos patogénicos, combate estirpes de bactérias patogénicas, bem como vírus, protozoários, fungos e leveduras. Reduz as inflamações e acalma as infecções por elas causadas.
Graças ao seu elevado potencial antioxidante, o feno-grego previne doenças relacionadas com a civilização, tais como cancro, diabetes, doenças cardiovasculares e doenças neurodegenerativas. Os antioxidantes contidos no feno-grego neutralizam os radicais livres, um excesso dos quais leva precisamente a estas doenças.
Feno-grego para níveis estáveis de açúcar no sangue
Cumarina, trigonelina, 4-hidroxiisoleucina, galactomanano e glukomannan são as principais substâncias com as quais o feno-grego exerce um efeito benéfico sobre o equilíbrio do açúcar no organismo. Atrasa a digestão dos hidratos de carbono e inibe a sua absorção dos alimentos, impedindo assim rápidos aumentos pós-prandial dos níveis de glicose no sangue. Com a sua utilização regular, aumenta a sensibilidade insulínica dos tecidos e torna os níveis de açúcar no sangue mais estáveis.
Feno-grego para os músculos
As saponinas esteróides contidas nas sementes de feno-grego têm um efeito anabólico, o que é uma boa notícia para as pessoas que treinam e visam aumentar o volume muscular e modelar um físico ideal. Ao estimularem a produção de óxido nítrico no corpo, asseguram o aumento das bombas musculares. Também estimulam a síntese de proteínas musculares e aumentam o desempenho muscular e a resistência.
Ao regular o equilíbrio hormonal, as sementes de feno-grego aumentam os níveis de testosterona biodisponível (activando o corpo para aumentar a sua produção em caso de deficiência). Quando utilizados sistematicamente durante o período de treino, os suplementos de feno-grego (ou pó de semente de feno-grego) aceleram os efeitos do treino.
Verificar: Reforçadores de testosterona – Ranking
Outras propriedades do feno-grego
- estimula a função de formação de sangue na medula óssea, aumenta a produção de glóbulos vermelhos e assim combate a anemia,
- regula o equilíbrio hormonal, ajuda a estabilizar os níveis hormonais em caso de flutuações hormonais (por exemplo, durante a menopausa e a andropausa),
- suporta a redução do tecido adiposo (regulando o metabolismo e normalizando o metabolismo dos hidratos de carbono no organismo),
- estimula a lactação,
- é útil nas doenças do órgão da visão,
- ajuda nas doenças das vias respiratórias (estimula a produção de muco, tem um efeito expectorante),
- alivia o inchaço,
- ajuda com nódoas negras e contusões,
- é um remédio natural para furúnculos e úlceras,
- ajuda com a dermatite purulenta,
- combate erupções cutâneas, acne e outros problemas de pele,
- acelera a cicatrização de feridas, promove a regeneração da pele,
- melhora o estado do cabelo e da pele,
- tem um efeito positivo na libido,
- apoia a saúde da próstata.
Feno-grego em cosmética
Asemente de feno-grego moído é um daqueles produtos naturais que podem ser utilizados de uma forma altamente versátil, tanto para o cuidado da pele, como para o cuidado do corpo e do cabelo. Combinando sementes de feno-grego em pó com outros ingredientes naturais tais como óleos vegetais, sumo de limão, mel, farelo, leite, etc, Além disso, o pó de feno-grego também pode ser adicionado à planta de feno-grego como uma adição à mistura de feno-grego. O feno-grego também pode ser adicionado a esfoliantes corporais caseiros e esfoliantes capilares.
Feno-grego sobre a pele
O feno-grego proporciona à pele um rico impulso nutricional. Cuida da pele, protege-a de influências desfavoráveis, tonifica-a, acalma-a, ajuda a manter o nível correcto de hidratação e tonificação da pele e melhora a sua aparência de forma abrangente.
Como funciona o feno-grego na pele:
- nutre,
- regenera-se,
- protege contra a secura e a irritação,
- suaviza,
- limpa, desinfecta, combate bactérias e fungos,
- evapora a estrutura da pele, elimina as alterações cutâneas,
- empresas, revitaliza.
Feno-grego para o cabelo
As sementes de feno-grego contêm uma vasta gama de componentes que o nosso cabelo necessita para um crescimento e desenvolvimento correctos. Por conseguinte, é uma das plantas medicinais mais potentes e benéficas para a condição do nosso cabelo. Vale a pena utilizar sementes de feno-grego para um tratamento capilar à base de ervas, seja em caso de queda excessiva de cabelo, enfraquecimento, fragilidade e quebra, falta de brilho e vitalidade ou em caso de outros problemas capilares. Um tratamento de sementes de feno-grego fortalece, nutre, melhora a aparência e protege o cabelo, tudo em um.
Os constituintes do feno-grego também contribuem para a reconstrução da estrutura capilar, promovem a vitaminização e mineralização do cabelo, regeneram as células capilares, inibem a queda do cabelo e têm um efeito favorável no crescimento do cabelo.
Feno-grego no cabelo – como devo usá-lo?
Nas lojas e farmácias, o feno-grego está disponível em comprimidos ou cápsulas a um preço médio de aproximadamente 20-25 zł por 100 cápsulas. Também estão disponíveis suplementos multiingredientes de cuidados capilares com feno-grego. Um tratamento oral suficientemente longo pode trazer resultados muito bons no que diz respeito ao fortalecimento e regeneração do cabelo. Resultados ainda melhores podem ser alcançados combinando a aplicação de preparações de feno-grego ou de uma bebida de feno-grego com fricção directa do couro cabeludo.
Um pacote de sementes de feno-grego moídas ou não moídas, que servirá de base para máscaras e toalhetes, custará pouco menos de uma dúzia zł. Para a fricção do couro cabeludo podemos também usar óleo de feno-grego pronto a usar que, embora muito eficaz na redução da queda de cabelo, é ligeiramente mais caro do que as sementes. Por uma garrafa de 30 ml, pagaremos cerca de 30-35 zł.
Tratamento de queda de cabelo caseiro à base de semente de feno-grego
Uma fricção capilar feita de sementes de feno-grego moídas é um método eficaz para fortalecer as raízes e folículos capilares e reduzir a queda de cabelo.
Verter um copo de água a ferver sobre a semente de feno-grego moído (aprox. 1 colher de sopa). Deixar arrefecer, esticar e verter para uma garrafa atomizadora. Pulverizar o líquido sobre o couro cabeludo e esfregar levemente. É melhor aplicar a fricção a cada 2-3 dias ou mesmo todos os dias, se necessário.
Máscara capilar caseira com feno-grego (regenera, fortalece, melhora o estado do cabelo e do couro cabeludo)
Verter 2 colheres de sopa de sementes de feno-grego moídas numa tigela, adicionar cerca de 1 colher de sopa de sumo de limão e cerca de 1 colher de sopa de azeite ou óleo cosmético (por exemplo, argan, jojoba ou outro). Misturar até se obter a consistência de um chorume. Aplicar sobre o cabelo, esperar cerca de 30 minutos, enxaguar e lavar o cabelo com um champô suave.
Fenugreek – como beber?
Colocar uma colher cheia de pó de sementes de feno-grego numa caneca e deitar água a ferver sobre ela. Deixar fermentar durante 10 minutos, coberto. Tensão. Beber 2 vezes por dia, 100 ml cada. Pode adicionar um pouco de mel.