Nas pessoas com um metabolismo lento, a gordura deposita-se facilmente no corpo, mesmo quando o excesso de calorias é pequeno. Em contrapartida, nas pessoas com um metabolismo rápido, as calorias dos alimentos são queimadas continuamente e o corpo mantém-se magro. Por isso, se quiser perder peso, vale a pena aumentar a sua taxa metabólica. Existem muitas formas de acelerar o metabolismo, a maioria das quais são métodos muito simples que envolvem a introdução de produtos simples na dieta.
Índice
- 1 O que é o metabolismo?
- 2 Uma taxa metabólica rápida é a chave para uma silhueta esbelta
- 3 A taxa metabólica depende de muitos factores, tais como
- 4 O que acelera o metabolismo? Alimentos ricos em fibras – e que mais?
- 5 Gengibre – metabolismo mais eficiente e limpeza mais rápida do corpo de toxinas
- 6 Pimenta cayenne – um queimador de gordura natural
- 7 Óleo de linhaça, sementes de linhaça – uma fonte de ingredientes que estimulam a redução do excesso de gordura corporal
- 8 Peixe – ajuda a iniciar o metabolismo e apoia o sistema cardiovascular
- 9 Carne magra, lacticínios magros e ovos – inestimáveis para o metabolismo
- 10 Limões, toranjas e outros frutos – perda de peso e desintoxicação
- 11 Leguminosas – saciantes e eficazes para o metabolismo
- 12 Chá verde – aumenta a taxa metabólica e fornece o poder de antioxidantes valiosos
- 13 Marisco – uma patente para abrandar o metabolismo causado pelo hipotiroidismo (e mais)
- 14 Vinagre de cidra de maçã – uma forma valiosa de melhorar os processos metabólicos
- 15 Café verde – aumente o seu metabolismo e ganhe o poder da energia!
O que é o metabolismo?
Metabolismo (metabolismo) é o conjunto de todos os processos bioquímicos do organismo que resultam no metabolismo energético. O metabolismo assegura a manutenção das funções vitais e a nutrição do organismo. A quantidade mínima de energia necessária para sustentar os principais processos vitais é o metabolismo basal.
Os processos metabólicos dividem-se em anabólicos (formação de moléculas maiores e mais complexas a partir de moléculas mais pequenas, por exemplo construção de proteínas musculares a partir de aminoácidos) e catabólicos (decomposição de compostos complexos em moléculas mais simples, por exemplo, decomposição de hidratos de carbono complexos em açúcares simples).
Os processos metabólicos básicos incluem a captação e absorção de nutrientes dos alimentos e a sua decomposição em partículas mais pequenas para posterior distribuição pelas células e tecidos, bem como o armazenamento da energia obtida dos alimentos. Todos os processos metabólicos envolvem energia, sendo que o organismo utiliza menos energia para alguns processos metabólicos e mais energia para outros. Algumas reacções metabólicas também libertam uma certa quantidade de energia.
Uma taxa metabólica rápida é a chave para uma silhueta esbelta
Na linguagem coloquial, dizemos frequentemente que uma pessoa tem um metabolismo rápido ou lento. Nas pessoas com um metabolismo rápido, o corpo não é muito económico em termos de energia, consome energia rapidamente e ingere grandes quantidades. Se o corpo ficar sem energia proveniente dos alimentos, gosta de utilizar a gordura armazenada. Por conseguinte, as pessoas com um metabolismo rápido inato são geralmente muito magras e não têm problemas com o aumento de peso, mesmo que a sua dieta não seja, definitivamente, de baixas calorias.
A boa notícia é que, mesmo que seja uma dessas pessoas com um metabolismo inerentemente lento, pode “dar o pontapé de saída” e acelerá-lo com alguns truques fáceis. A redução de peso será então muito mais eficaz do que se tivéssemos de lutar constantemente com um metabolismo lento. Com um metabolismo lento, o corpo permanece notoriamente em modo de poupança de energia, e é por isso que acumula energia tão facilmente (sob a forma de gordura) e é tão relutante em usá-la.
A taxa metabólica depende de muitos factores, tais como
- A idade – como resultado do processo natural de envelhecimento, a capacidade do organismo para utilizar de forma óptima os recursos energéticos fornecidos é enfraquecida. Por outras palavras, em vez de utilizar continuamente as calorias consumidas como combustível para os tecidos, começa a consumir energia com moderação e a armazenar reservas, daí o aumento de peso.
- Nível de atividade física – nas pessoas que são muito activas diariamente, o metabolismo é muito mais acelerado do que nas pessoas que passam a maior parte do dia numa posição sedentária. O estilo de treino também é de grande importância neste caso. O exercício aeróbico aumenta o metabolismo a um nível médio, enquanto o treino intervalado (alta intensidade) e o treino de força (para estimular o desenvolvimento da massa muscular) aumentam o metabolismo a um nível elevado.
- Estado hormonal – as pessoas com distúrbios hormonais (por exemplo, hipotiroidismo) ou que sofrem alterações hormonais (por exemplo, puberdade, menopausa) podem ter uma taxa metabólica diferente.
- Estilo de alimentação – não tomar o pequeno-almoço abranda significativamente o metabolismo. Os intervalos entre as refeições também são muito importantes. Quando são demasiado grandes (por exemplo, quando comemos a cada 5-6 horas), o nosso metabolismo abranda. Também não é útil fazer demasiadas refeições, o que leva a uma sensação de excesso de comida ou mesmo a comer demais. É preferível comer mais vezes, mas optar por porções mais pequenas.
- Hidratação do corpo – se ingerirmos pouco líquido, o nosso metabolismo é mais lento, e vice-versa – beber muita água acelera o metabolismo. Aproximadamente 1,5 l – 2 l de água mineral por dia (dividida em pequenas porções) é uma quantidade muito benéfica. É importante notar que a água não só mata bem a sede, como também reduz a sensação de fome (e contém 0 kcal ao mesmo tempo!). Para aumentar o metabolismo, a água fria (do frigorífico) funciona melhor.
- Dieta – cereais, frutos secos, produtos lácteos, ovos, carne magra e peixe aumentam o metabolismo, enquanto produtos de farinha, doces, fast food, refeições prontas e outros alimentos altamente processados abrandam o metabolismo. A introdução de uma dieta equilibrada que contenha quantidades adequadas de todos os nutrientes essenciais e a utilização frequente de alimentos com efeito térmico é uma forma eficaz de aumentar o metabolismo.
Outros factores que afectam a taxa metabólica são predisposição genética (a taxa metabólica está inscrita nos genes), género (as mulheres têm um metabolismo mais lento do que os homens), temperatura corporal (quanto mais alta a temperatura, mais intenso é o metabolismo), clima (as pessoas que vivem em climas quentes e tropicais têm um metabolismo mais rápido).
Verificar: Classificação dos comprimidos de emagrecimento
O que acelera o metabolismo? Alimentos ricos em fibras – e que mais?
Ao digerir certos alimentos, como as fibras, as proteínas e os alimentos condimentados, o corpo gera grandes quantidades de calor e, por conseguinte, queima calorias mais rapidamente. Ao recorrer aos produtos acima mencionados, estaremos a impulsionar o nosso metabolismo e a estimular o mecanismo de extração de energia das reservas armazenadas sob a forma de tecido lipídico (estimulando assim a queima de gordura corporal):
Gengibre – metabolismo mais eficiente e limpeza mais rápida do corpo de toxinas
O gengibre tem um sabor e um aroma inconfundíveis, o que faz dele uma especiaria apreciada internacionalmente. O gengibre, tal como outras especiarias fortes e picantes, também é eficaz para acelerar o metabolismo através do seu efeito termogénico, facilitando a perda de peso. Um benefício adicional do gengibre é o facto de estimular a desintoxicação do corpo de toxinas, bem como propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.
Pimenta cayenne – um queimador de gordura natural
A pimenta cayenne é uma especiaria picante e quente, indispensável na cozinha mexicana e em muitas cozinhas orientais. Ao mesmo tempo, tem poderosas propriedades adelgaçantes. Aumenta fortemente a termogénese, de modo que os processos metabólicos ganham grande velocidade e a gordura armazenada é eficientemente decomposta.
Veja o queimador de gordura intensivo com pimenta cayenne e outros termogénicos: Piperinox
Óleo de linhaça, sementes de linhaça – uma fonte de ingredientes que estimulam a redução do excesso de gordura corporal
Tanto as sementes de linhaça como o óleo de linhaça são fontes ricas em ácido CLA, conhecido pelas suas boas propriedades adelgaçantes. Estimula o metabolismo, inibe uma maior acumulação de gordura e melhora a decomposição do tecido adiposo existente.
Peixe – ajuda a iniciar o metabolismo e apoia o sistema cardiovascular
O peixe contém grandes quantidades de proteínas e cálcio, que são aliados de um metabolismo rápido, e ácidos gordos insaturados – aliados de um colesterol baixo, de um coração forte e de um bom funcionamento do cérebro.
Carne magra, lacticínios magros e ovos – inestimáveis para o metabolismo
Tanto a carne magra como os produtos lácteos magros (por exemplo, iogurte, leitelho, queijo cottage), bem como os ovos, aumentam garantidamente a taxa metabólica devido ao seu elevado teor de proteínas e cálcio.
Limões, toranjas e outros frutos – perda de peso e desintoxicação
Os limões, as toranjas e as laranjas são conhecidos impulsionadores do metabolismo e da desintoxicação do organismo. Um copo de água com o sumo do citrino da sua escolha é uma forma muito eficaz de aumentar o seu metabolismo para o dia. Outros frutos, como morangos, maçãs, mirtilos, ameixas, cerejas, etc., são também aliados para um metabolismo rápido. Uma porção de fruta crua, numa salada de fruta, com iogurte ou como batido é uma alternativa dietética aos doces ou uma forma de fazer uma refeição fit.
Leguminosas – saciantes e eficazes para o metabolismo
Leguminosas como feijões, ervilhas, grão-de-bico, lentilhas, favas e soja são perfeitas para a perda de peso. Contêm muita fibra e proteína e, como todos sabemos, estes dois ingredientes são aliados de um metabolismo rápido. Além disso, as leguminosas são uma forma fiável de saciar a fome.
Chá verde – aumenta a taxa metabólica e fornece o poder de antioxidantes valiosos
O chá verde não só estimula o metabolismo, como também melhora a digestão, limpa as toxinas e inibe a absorção de gorduras dos alimentos. Também está saturado de antioxidantes que são valiosos para a saúde.
Marisco – uma patente para abrandar o metabolismo causado pelo hipotiroidismo (e mais)
O marisco é rico em proteínas, o que estimula o metabolismo. Também contêm muito iodo, o que os torna úteis para os problemas da tiroide.
Vinagre de cidra de maçã – uma forma valiosa de melhorar os processos metabólicos
O vinagre de cidrade maçã regula o metabolismo dos hidratos de carbono, reduz o apetite, estimula a decomposição da gordura e estimula a remoção de toxinas e do excesso de água do corpo.
Café verde – aumente o seu metabolismo e ganhe o poder da energia!
O café verde contém ácido clorogénico, graças ao qual melhora o metabolismo dos hidratos de carbono e inibe a sua absorção. Além disso, graças à cafeína que contém, dá-lhe energia durante horas e aumenta a taxa de queima de calorias.
Verificar: Ranking dos queimadores de gordura