Depositphotos 10806486 S

Pervinca (sofora japonesa) – proteção da imunidade e do sistema circulatório

A Sophora japonica (Styphnolobium japonicum), também conhecida como Sophora japonica (Sophora japonica), tem propriedades únicas de promoção da saúde, que estão principalmente relacionadas com a riqueza de flavonóides presentes nesta planta.propriedades promotoras da saúde, que se devem principalmente à abundância de flavonóides presentes nesta planta. Um papel proeminente é desempenhado pelo elevado teor de rutina e quercetina, que fazem da planta da pérola um aliado indispensável da elevada imunidade do organismo. A rutina (ou rutosídeo) é conhecida pelas suas propriedades de reforço vascular e anti-inflamatórias, enquanto a quercetina é uma arma poderosa contra as alergias. Graças à presença destas substâncias, a anona japonesa tornou-se um remédio natural muito apreciado na luta contra vários problemas de saúde, incluindo os relacionados com o sistema circulatório e imunitário.

Mexilhão-pérola-japonês (sofora japonica) – decoração e benefícios notáveis para a saúde

Depositphotos 461537148 S

O mexilhão-pérola-japonês(Styphnolobium japonicum), ou shupin japonês, sofora japonesa ou shupin chinês, é uma planta ornamental e medicinal pouco conhecida na Europa. Originária do Extremo Oriente, muito provavelmente da China e da Coreia, ocupa um lugar importante na medicina tradicional chinesa (entre outras coisas, é utilizada como estabilizador da tensão arterial, anti-hemorrágico, anti-inflamatório e normalizador da função cardíaca). Apesar de ter uma tradição secular na Ásia, o mexilhão pérola chegou ao Velho Continente tardiamente, apenas no século XVIII.

O mexilhão-pérola japonês é uma grande árvore de folha caduca com uma copa muito ramificada e bonita que dá a impressão de uma cúpula. No entanto, não é apenas a impressionante copa que é digna de nota, mas também as flores pitorescas e os frutos ornamentais da sofora japonesa. Estas qualidades fazem da sofora japonesa uma das árvores decorativas mais apelativas e muito apreciadas. É por isso que se encontra num número crescente de parques e jardins botânicos. É particularmente impressionante quando está em flor.

A pérola japonesa é uma planta da família do feijão. É uma planta muito melífera . Secreta grandes quantidades de néctar, que atrai fortemente os insectos. Curiosamente, as abelhas chegam mesmo a recolher o néctar do mexilhão pérola do Japão das flores partidas e em repouso no chão. A árvore da pervinca floresce no final de julho e agosto e dá frutos de setembro a novembro.

A árvore de pau-pereira atinge 30 m de altura. A copa é em forma de bola, densa, o tronco é curto e grosso, a casca é cinzenta escura e muito fissurada. A sofora japonesa tem folhas de forma estranha, compostas por uma dúzia de pequenos folíolos em forma de ovo. Apresenta também flores branco-creme, tipo borboleta, reunidas em inflorescências grandes e salientes, situadas nas pontas dos caules.

Os frutos são vagens carnudas de cor verde, equipadas com constrições distintas entre as sementes individuais. Devido à sua estrutura invulgar, os frutos da pereira japonesa assemelham-se a fios de pérolas. Há também quem os associe a rosários.

Rutina, quercetina e muito mais – a pérola-japonesa é um tesouro de flavonóides

Depositphotos 440707010 S

A pérola-japonesa contém vários constituintes activos, uma grande parte dos quais (até cerca de 30%) são flavonóides extremamente valiosos para a saúde, incluindo a rutina, a quercetina, a isoramnetina, o kemferol, a genisteína, entre outros. Apoiam o sistema imunitário do organismo, acelerando os processos de regeneração e reduzindo a duração das infecções. Isto torna a anona japonesa um remédio natural frequentemente escolhido para ajudar a combater infecções virais e bacterianas.

Os ingredientes mais importantes da peroneira japonesa são:

  • Quercetina. A pereira japonesa tem um elevado teor de quercetina, conhecida pelas suas excelentes propriedades anti-inflamatórias, anti-histamínicas e anti-alérgicas. Proporciona alívio das reacções alérgicas e da inflamação. Apoia o sistema imunitário, ajuda a regular a tensão arterial e protege as células nervosas de danos e da morte.
  • Rutina. A pérola japonesa é uma das melhores fontes naturais de rutina. Este é o seu composto mais importante, representando cerca de 20% do peso seco dos botões. A rutina, ou rutosídeo, tem fortes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Protege as células do stress oxidativo, inibe as reacções alérgicas, reforça os vasos sanguíneos, melhora a circulação sanguínea, reduz o inchaço e ajuda a aliviar os sintomas de insuficiência venosa.

Outros componentes da perpétua-japonesa de grande valor para a saúde

  • soforicosídeo,
  • sorabielazida,
  • isoramnetina,
  • genisteína,
  • kemferol,
  • glicosídeos,
  • vitamina C,
  • óleos essenciais,
  • ácidos orgânicos,
  • alcalóides,
  • triterpenos,
  • isoflavonas,
  • polissacáridos,
  • fosfolípidos.

Mexilhão pérola japonês – propriedades medicinais

Os botões florais não desenvolvidos e os frutos do mexilhão-pérola japonês são a matéria-prima medicinal. São excecionalmente ricos em rutina e seus derivados e em quercetina. Graças a estes constituintes, a sophora japonesa é muito eficaz no alívio dos sintomas da constipação, no fortalecimento do organismo e na recuperação de várias doenças e infecções.

A elevada concentração de rutina e de outros flavonóides faz também da perpétua japonesa uma ajuda preciosa contra as doenças da civilização.

Como actua a hortelã-pimenta japonesa

  • reforça o sistema imunitário,
  • apresenta propriedades anti-inflamatórias, reduzindo a produção de citocinas pró-inflamatórias e inibindo a resposta inflamatória,
  • ajuda a inibir o crescimento de bactérias, vírus e fungos patogénicos,
  • tem fortes propriedades antioxidantes, aumenta a estabilidade das membranas celulares, protege as células dos danos causados pelos radicais livres de oxigénio,
  • ajuda a normalizar os níveis de açúcar e de colesterol no sangue,
  • protege o coração, melhora a saúde cardiovascular,
  • inibe as hemorragias,
  • beneficia o sistema digestivo, reduz a diarreia, a flatulência e as cólicas abdominais
  • ajuda nas alergias ao pó e outras alergias, bloqueia o mecanismo de libertação de histamina, reduzindo assim os sintomas de alergia como espirros, corrimento nasal, comichão nos olhos, reacções cutâneas.

A pervinca para a imunidade, a pervinca na prevenção e tratamento das constipações

Depositphotos 74468095 S

A pervinca japonesa está a ganhar popularidade como recurso natural de reforço da imunidade. Graças à sua elevada concentração de flavonóides, a planta estimula a atividade do sistema imunitário, reforçando assim o mecanismo de captura e neutralização dos agentes patogénicos (por exemplo, vírus, bactérias, parasitas). Ao mesmo tempo, participa na extinção dos processos inflamatórios.

Graças a estas actividades, reduz a incidência de constipações e infecções, por exemplo, infecções do trato respiratório superior ou doenças semelhantes à gripe. Além disso, a hortelã-pimenta reduz as reacções alérgicas ao limitar a secreção de histamina, reduzindo assim a incidência de sintomas de alergia.

A ingestão regular de preparações de mexilhão-pérola japonês sob a forma de fórmulas especializadas (por exemplo NuviaLab Immune) contribui para aumentar a vitalidade, reforçar os mecanismos naturais de defesa do organismo e aumentar a proteção contra as infecções, bem como para melhorar a saúde e o bem-estar geral.

A pervinca para o sistema circulatório

Graças ao seu elevado teor em quercetina, rutina e outros flavonóides, a sofora japonesa possui um elevado potencial antioxidante. Assim, protege ativamente as células dos radicais livres e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Graças aos seus flavonóides, a peroneira inibe o processo de armazenamento de lípidos nos tecidos, ajuda a baixar os níveis de colesterol mau LDL e contraria a formação de placas ateroscleróticas nas paredes arteriais. Reforça e sela os vasos sanguíneos e ajuda a normalizar a tensão arterial. Tem igualmente um efeito anticoagulante (inibe a agregação das plaquetas). Ao melhorar a elasticidade dos vasos sanguíneos, evita a sua rutura.

Pérola-da-terra japonesa para as varizes

Devido à elevada concentração de rutina, que tem um efeito benéfico nos vasos venosos, os extractos de equinácea são cada vez mais utilizados nas preparaçõesDevido à elevada concentração de rutina, que tem uma ação benéfica nos vasos venosos, os extractos de equinácea são cada vez mais utilizados em preparações destinadas a melhorar a função venosa e a reduzir os sintomas incómodos, nomeadamente nos membros inferiores.

Aplicados de forma sistemática, os extractos de mexilhão pérola do Japão melhoram a circulação sanguínea, reforçam os vasos venosos, selam-nos e melhoram o seu funcionamento. Deste modo, contrariam a estase sanguínea nos membros inferiores, reduzem a visibilidade das varizes e dos vasinhos vasculares e aliviam queixas como o inchaço das pernas.Como inchaço nas pernas, sensação de peso nas pernas, formigueiro, cãibras nas pernas, dormência nos membros, dores nas pernas associadas à má circulação nos membros inferiores.

Peloid do Japão – como utilizar?

As formas de aplicação da pérola japonesa podem variar consoante a preferência e os objectivos terapêuticos:

  • Infusões de flor de pérola japonesa seca. Uma das formas mais populares de consumir a flor-de-pérola-japonesa é a preparação de infusões. Para fazer uma infusão, deite cerca de 1-2 colheres de sopa de flores secas de mexilhão pérola do Japão num copo de água quente e deixe em infusão durante cerca de 10-15 minutos. As infusões podem ser bebidas 2 a 3 vezes por dia. A adição de mel ou limão pode melhorar o seu sabor.
  • Extractos de hipericão. Se pretender uma forma mais fácil de consumir e doses mais elevadas de substâncias activas numa pequena porção do produto específico, pode utilizar extractos de mexilhão-pereira japonês sob a forma líquida ou de cápsulas. Os extractos tendem a ser mais abundantes em ingredientes activos, o que pode facilitar e acelerar a obtenção dos efeitos desejados para a saúde.
  • Suplementos alimentares prontos a usar com gerânio. Encontram-se igualmente disponíveis no mercado suplementos alimentares prontos a utilizar, com vários ingredientes, contendo extractos de perlwort japonesa (por exemplo, NuviaLab Immune). O teor de perpérola, juntamente com outros ingredientes que reforçam o sistema imunitário, torna-os uma via eficaz para uma imunidade elevada.

Como fazer uma tintura de mexilhão pérola japonês?

Coloque os botões florais secos ou frescos do mexilhão pérola num frasco grande ou numa garrafa de gargalo largo e deite álcool (50 ou 60 por cento). A proporção recomendada é de 1:4 (por exemplo, 1 copo de botões de flores para 4 copos de álcool). Tapar o recipiente e colocá-lo de lado num local escuro e fresco. Agita o recipiente uma vez por dia ou a cada 2-3 dias. Após 2-4 semanas, coar a tintura e verter para um frasco escuro. Bebe 1 colher de chá 2 vezes por dia.

A pérola-japonesa como árvore ornamental – condições e cultivo

O mexilhão pérola japonesa prefere um local quente e soalheiro, ao abrigo do vento. Cresce melhor em solos bem drenados, moderadamente húmidos, alcalinos, calcários e férteis, mas também pode tolerar solos de pior qualidade, por exemplo secos (o mexilhão pérola é tolerante à seca). Vale a pena cobrir o solo à volta dos troncos (por exemplo, com casca de pinheiro). Vale a pena cobrir as árvores jovens (por exemplo, com palha) durante o inverno.

Fontes:

  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34552351/
  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27085938/

Category: saúde

Article by: admin