Índice
- 1 Desintoxicação corporal – a importância do processo de desintoxicação para o estado e funcionamento do corpo
- 2 Do que se trata e que efeitos traz a limpeza do corpo de toxinas?
- 3 Como limpar o corpo de toxinas? Remédios caseiros para desintoxicação
- 4 Como limpar o fígado?
- 5 Como limpar os seus intestinos?
- 6 O papel dos suplementos na limpeza do corpo
Desintoxicação corporal – a importância do processo de desintoxicação para o estado e funcionamento do corpo
Já nos tempos antigos se sabia que uma nutrição má ou demasiado rica provocava a acumulação de vários tipos de toxinas, depósitos, substâncias nocivas. O problema é muitas vezes maior hoje em dia, quando lidamos com uma enorme quantidade de substâncias químicas nos alimentos, especialmente alimentos altamente processados. Além disso, eles são comumente encontrados em cosméticos, artigos domésticos, roupas, materiais de construção, para não mencionar o ar que respiramos. Na verdade, não há nenhum produto em nosso ambiente que esteja livre deles.
Como se tudo isto não fosse suficiente, nós próprios estamos a piorar a situação. Comemos de forma pouco razoável, preferimos alimentos embalados, pobres em polifenóis chave, antioxidantes ou fibras, bebemos demasiado álcool, fumamos cigarros, mostramos pouca actividade física. Tudo isso torna o corpo incapaz de acompanhar a remoção de toxinas, e o acúmulo de toxinas resulta em uma diminuição da imunidade, deterioração da saúde, pior humor e perturbação do desempenho intelectual. Isto é acompanhado por sintomas fisiológicos desfavoráveis – desaceleração do metabolismo, distúrbios de digestão e excreção, insónia, fadiga, dores de cabeça e de estômago.
Do que se trata e que efeitos traz a limpeza do corpo de toxinas?
A desintoxicação do corpo de vez em quando parece ser necessária em tal situação. Consiste na remoção de poluentes e resíduos metabólicos nocivos e substâncias acumuladas do ambiente poluído. A desintoxicação não só regenera e fortalece o corpo, como também o hidrata, desacidifica e oxigena. Estas mudanças positivas manifestam-se através de benefícios de saúde mensuráveis. O funcionamento do sistema gastrointestinal e digestivo é normalizado, o que resulta no desaparecimento de afecções anteriores, melhora a circulação, aumenta a imunidade, devolve energia e bem-estar.
Mesmo que alguns efeitos secundários ocorram na primeira fase da desintoxicação, tais como fraqueza e dor de cabeça, aumento do trabalho intestinal e transpiração excessiva, estes são sintomas naturais que acompanham a desintoxicação e desaparecem rapidamente. Além disso, o corpo limpo, também graças a uma dieta racional e maior atividade física, queima calorias mais rapidamente, o que é de grande importância para a nossa figura. Não há dúvida de que tanto nosso corpo quanto nossa psique se beneficiarão com a remoção das toxinas que permanecem no corpo.
Como limpar o corpo de toxinas? Remédios caseiros para desintoxicação
Existem algumas formas experimentadas e testadas que podemos implementar por conta própria, com diferentes tipos de dietas na vanguarda. No entanto, deve-se ter em mente que todo tratamento de purificação requer beber uma grande quantidade de líquidos, especialmente água, possivelmente infusões de ervas ou sucos de vegetais. Após a sua conclusão devemos introduzir gradualmente produtos adicionais, mas mantendo-nos fiéis ao princípio da alimentação saudável e do estilo de vida activo, porque a actividade física é uma das condições para uma boa saúde e uma figura esbelta. Caso contrário, todo o esforço será rapidamente desperdiçado.
Dieta de purificação
A maneira mais óbvia parece ser a fome. Claro que, se você é uma pessoa totalmente saudável, pode passar fome de vez em quando, enquanto uma dieta mais longa deste tipo, ou uma dieta tomada por alguém que sofre de algum tipo de doença, pode levar a efeitos catastróficos sobre a saúde e a caquexia. Muito mais seguro e benéfico a longo prazo é uma dieta equilibrada de vegetais e frutas, por exemplo, a dieta do Dr Dąbrowska. Dura algumas semanas, a base da dieta são principalmente vegetais, mas também frutas, ervas e produtos integrais, ou seja, aqueles alimentos ricos em vitaminas, minerais, polifenóis e fibras. Tal dieta torna possível não só desintoxicar completamente o corpo, mas também eliminar o excesso de quilos.
Cocktails de frutas e legumes
Ao contrário da dieta Dąbrowska, um tratamento com sumo não deve durar mais do que uma semana, e é baseado num cocktail diário de limpeza de vegetais ou frutas. Este tipo de bebida deve ser consumida pelo menos três vezes ao dia com pelo menos meio copo. Os sucos de beterraba, cenoura, chucrute, possivelmente aipo, espinafre, pepino verde serão mais eficazes em termos de purificação. Também se pode chegar à fruta: maçãs, citrinos, arandos, mangas. São permitidas sopas vegetais com a consistência de natas e pequenas porções de alimentos sólidos, é apenas uma questão de não exceder 1400 kcal por dia.
Purificação do corpo com toxinas de limão
O suco de limão é uma valiosa fonte de antioxidantes que protege as células contra a invasão dos radicais livres. Apoia a digestão e facilita a queima de gordura, normaliza o equilíbrio ácido-base do organismo. Fornece um apoio importante no processo de desintoxicação, é diurético, em combinação com água dilui e facilita a excreção de toxinas. A água com sumo de limão deve ser bebida todas as manhãs com o estômago vazio durante pelo menos duas semanas. Podemos alcançar o limão sem medo – ele vai nos fornecer uma grande porção de vitamina C e é baixo em calorias.
Ervas para ajudar na desintoxicação
As ervas podem ser uma ajuda importante para a purificação do corpo, pois agem em dois níveis importantes. Por um lado, suportam o sistema digestivo, especialmente o fígado e os intestinos e, por outro, estimulam o funcionamento dos rins, o que acelera o processo de filtração e remoção de toxinas. Portanto, se quisermos tornar a desintoxicação mais eficaz, vale a pena introduzir o hábito de beber infusões de ervas ou chás preparados. No entanto, como as ervas só funcionam a longo prazo, este tipo de tratamento deve durar pelo menos algumas semanas.
As ervas mais eficazes com efeito desintoxicante são, entre outras:
- Ostropest manchado – uma planta que faz parte de numerosas especificidades hepáticas, porque contém silimarina, uma substância com forte efeito desintoxicante, bloqueando as toxinas acumuladas no fígado e acelerando a sua regeneração.
- O dente-de-leão – suporta o sistema digestivo e digestivo, intensifica a secreção biliar e mostra efeitos diuréticos, acelerando assim a excreção de toxinas.
- Urtiga – regula o processo digestivo e tem um efeito diurético, ao mesmo tempo que é rica em nutrientes valiosos, incluindo vitaminas e minerais.
- Camomila – esta conhecida e popular planta medicinal limpa o sistema digestivo ajudando a remover depósitos intestinais, facilita a digestão e a excreção.
- Bardana – mostra fortes propriedades desintoxicantes, de modo que o tratamento de duas semanas já é eficaz. Ajuda o fígado, a linfa e a pele a remover as toxinas.
Erva de São João, purgas, rizoma de poleiro, pescada borbulhante, tainha da avó, panquecas, erva dos nós, bálsamo. Um tratamento de purificação recentemente popular é a linhaça com kefir. O linhaça, devido ao seu conteúdo de ácidos gordos insaturados e outras substâncias, não só limpa como também tem um efeito calmante sobre a mucosa gástrica e intestinal. Também tem um efeito benéfico sobre o sistema digestivo do kefir. A mistura dos dois ingredientes deve ser bebida um copo cada manhã e um copo cada noite durante uma semana.
Como limpar o fígado?
O fígado é um órgão com extraordinárias propriedades regenerativas. Se lhe dermos uma oportunidade, pode, em caso de danos, regenerar até 50 por cento. A única coisa é dar ao fígado uma oportunidade como esta. Entretanto, por vezes, destruímo-lo impiedosamente. Toxinas presentes no ar e no ambiente, alimentos, medicamentos, estimulantes, sobrecarregam-no e minimizam a sua capacidade regenerativa.
A maneira mais fácil de desintoxicar o fígado é a dieta. E não se trata, de forma alguma, de passar fome restritiva, embora uma fome de um dia aplicada de tempos em tempos certamente o faça bem. Trata-se de algumas semanas de tratamento, durante as quais certas regras características para uma dieta saudável e pobre em calorias devem ser seguidas:
- em vez de três refeições calorosas, cinco refeições pequenas por dia;
- o maior número possível de vegetais e frutos crus, incluindo sementes, pedras, farelo;
- desistir de pratos fritos em favor de cozidos ou assados sem gordura;
- a desistir do pão branco a favor do integral;
- reduzindo o consumo de laticínios;
- eliminando doces, álcool, café, chá forte, carne vermelha.
Além disso, devem ser consumidas infusões das ervas mencionadas acima, bem como bebidas como beterraba, toranja, arando ou sumo de maçã.
Como limpar os seus intestinos?
Nutrição inadequada, falta de atividade física ou problemas com o esvaziamento dos intestinos contribuem para a acumulação de resíduos alimentares não digeridos nos intestinos, que, misturados com toxinas, formam os chamados depósitos intestinais. A sua acumulação pode levar a graves problemas de saúde. Para evitar isso, é necessário tomar as medidas apropriadas. A sua base é principalmente uma dieta apropriada, que levará à regulação dos movimentos intestinais.
Introduzir produtos ricos em fibras no menu diário, ou seja, pão integral escuro, grumos, farelo, aveia, legumes e frutas, ensilagem. Uma das refeições deve ser substituída por vegetais e suco de frutas, beber 2 litros de água por dia, mover-se mais. Você também pode se ajudar com as misturas de ervas que são benéficas para a digestão.
O papel dos suplementos na limpeza do corpo
Se não tivermos tempo para preparar ervas e a situação exigir uma reacção imediata, independentemente da dieta utilizada, vale a pena recorrer a comprimidos para limpar o corpo. Existem actualmente muitos suplementos dietéticos no mercado para este fim. Entre eles, os multicomponentes específicos, como Spirulin Plus ou Detoxyn, merecem atenção especial.
Spirulin Plus, contendo, entre outras coisas, algas, spirulina e clorela, (as algas são uma rica fonte de antioxidantes, vitaminas, minerais, proteínas e ácidos gordos insaturados) alfafa, dente-de-leão e urtiga, funciona de muitas maneiras, estimulando o metabolismo e acelerando a purificação, activando o sistema imunitário e restaurando o equilíbrio ácido-base. Detoxyn funciona de forma semelhante – mobiliza o corpo para uma limpeza mais eficaz, contribui para aumentar a imunidade, e também protege o fígado. É também útil na luta contra fungos, bactérias e parasitas.