A raiz de kudzu (Pueraria lobata) é uma erva com muitas propriedades fascinantes de promoção da saúde que a tornaram um foco da medicina e do herbalismo durante séculos. Originária da Ásia Oriental, a kudzu root está agora a ganhar popularidade em todo o mundo. Um dos constituintes activos mais importantes da raiz de kudzu são as isoflavonas, às quais são atribuídas muitas acções terapêuticas. Desde há algum tempo, a raiz de kudzu também tem vindo a ganhar notoriedade como uma ferramenta eficaz na abstinência do álcool. Com a sua capacidade de aliviar a síndrome de abstinência, apoiar o sistema nervoso e o organismo no seu todo, o kudzu é uma das matérias-primas mais valiosas da fitoterapia.
Índice
- 1 Raiz de kudzu (Pueraria lobata) – uma planta nobre com tradição chinesa
- 2 Raiz de kudzu – propriedades medicinais
- 3 Raiz de kudzu – efeitos e composição da planta. Como é que o kudzu root afecta o corpo?
- 4 A raiz de kudzu na luta contra as dependências
- 5 O kudzu e o sistema nervoso, o kudzu como adaptogénio
- 6 Kudzu para um bom funcionamento cardiovascular
- 7 A raiz de kudzu como suporte do sistema endócrino
- 8 Kudzu – aplicação. Como dosear a raiz Pueraria lobata?
- 9 Raiz de kudzu – efeitos secundários e contra-indicações
Raiz de kudzu (Pueraria lobata) – uma planta nobre com tradição chinesa
O kudzu(Pueraria lobata) é uma famosa planta medicinal da família do feijão. É uma trepadeira com flores roxas e folhas grandes de três folhas. A parte mais importante da planta é a raiz tuberosa e volumosa, que constitui a principal matéria-prima medicinal. É utilizada na alimentação para apoiar a saúde de forma multidirecional e para reforçar a barreira de defesa contra os factores nocivos da civilização.
A raiz de kudzu é também uma das ervas mais importantes para ajudar durante a abstinência de estimulantes, incluindo cigarros e álcool. Outros nomes para o kudzu incluem patch resistor ou patch lead.
O kudzu ocorre naturalmente na China e nas ilhas da Oceânia e do Japão, mas também foi importado para outras zonas do mundo, incluindo o Cáucaso, a Ucrânia, a América do Norte e a América Central. Prefere climas temperados e subtropicais.
Cresce principalmente em florestas, zonas montanhosas, campos, bem como nas bermas das estradas e ao longo dos rios. Uma caraterística da Pueraria lobata é o facto de se espalhar muito rapidamente, mesmo rapidamente, e consequentemente impedir o crescimento de outras plantas, pelo que é considerada uma espécie invasora em muitas áreas do globo.
A raiz do kudzu é utilizada na medicina natural desde a antiguidade. O kudzu root desempenhou um papel particularmente importante na medicina chinesa, onde, entre outras coisas, era utilizado como remédio para febres, constipações, enxaquecas, diarreia e alergias. No entanto, devido à sua composição abundante e aos relatórios científicos cada vez mais numerosos sobre as acções desta raiz, ela encontra agora também muitas outras aplicações.
Raiz de kudzu – propriedades medicinais
Os ingredientes activos contidos na raiz da planta comestível Pueraria lobata, tais como flavonóides e saponinas, melhoram os processos metabólicos e cuidam do bom funcionamento do equilíbrio hormonal. Têm também um elevado potencial antioxidante, protegendo assim as células de todo o corpo contra os efeitos nocivos dos radicais livres.
A investigação sobre a cucurbitacina começou no final dos anos 80 na Universidade da Carolina do Norte. Nessa altura, foi demonstrado que o kudzu estabilizava o funcionamento do sistema nervoso. Nos anos 90, foram descobertas as isoflavonas presentes na raiz do kudzu.
Eis algumas das principais propriedades da raiz de kudzu:
- alivia as dores de cabeça,
- ajuda a reduzir a febre mais rapidamente,
- reduz as dores musculares,
- melhora o bem-estar físico e mental geral,
- normaliza a tensão arterial,
- reduz a inflamação e alivia a dor associada à inflamação,
- melhora o metabolismo,
- ajuda a regular o apetite (evita petiscar e comer em excesso),
- reduz a necessidade de usar estimulantes,
- melhora o desempenho cerebral,
- apoia a gestão hormonal,
- ajuda a regular os níveis de açúcar e colesterol no sangue,
- melhora a digestão,
- tem propriedades anti-eméticas,
- tem propriedades anti-alérgicas,
- melhora o estado dos vasos sanguíneos,
- tem propriedades antimicrobianas,
- possui propriedades imunomoduladoras,
- tem propriedades antioxidantes.
Raiz de kudzu – efeitos e composição da planta. Como é que o kudzu root afecta o corpo?
O kudzu tem um elevado teor de amido rico em compostos flavonóides, incluindo isoflavonas, que são extremamente valiosos para a saúde. Estas são responsáveis pela maior parte dos efeitos benéficos para a saúde e curativos da raiz. Estimulam a secreção de enzimas e melhoram os processos metabólicos do organismo.
As isoflavonas também fornecem um escudo para as células contra os radicais livres e outros factores prejudiciais. Há uma razão pela qual as isoflavonas são também chamadas fitohormonas ou fitoestrogénios. Comportam-se no corpo como as nossas hormonas naturais e, desta forma, equilibram as deficiências hormonais e compensam os sintomas de distúrbios hormonais.
As isoflavonas do kudzu também apoiam o metabolismo das gorduras no corpo, contrariando a persistência de níveis elevados de colesterol total no sangue. Para além das isoflavonas, o kudzu contém também toda uma gama de vitaminas e bioelementos que apoiam o funcionamento dos órgãos, fortalecem o corpo e beneficiam a pele. Graças às suas saponinas, o kudzu tem um efeito anti-inflamatório e antibacteriano, e graças aos flavonóides como a quercetina e a rutina, reforça as defesas do organismo.
Os principais constituintes activos do kudzu são
- isoflavonas (puerarina, daidzina e daidzeína),
- saponinas,
- quercetina,
- rutina,
- hiperósido,
- apigenina,
- luteolina,
- ácidos fenólicos,
- polissacáridos,
- aminoácidos,
- cálcio,
- ferro,
- fósforo,
- zinco,
- vitamina A,
- vitamina B6,
- vitamina B9,
- vitamina C.
A raiz de kudzu na luta contra as dependências
O kudzu distingue-se pela concentração invulgarmente elevada de compostos de isoflavonas na raiz, especialmente daidzina e daidzeína, graças aos quais apoia a luta contra as dependências de várias formas diferentes. Entre outras coisas, é eficaz no caso da dependência do álcool, facilitando a abstinência e aliviando os efeitos do consumo prolongado e intensivo de álcool.
A raiz de kudzu tem um efeito multifacetado no organismo em situações de consumo excessivo de álcool. As isoflavonas contidas no kudzu activam as enzimas que decompõem o álcool etílico.
O kudzu melhora o metabolismo do álcool etílico e bloqueia a sua transformação em acetaldeído tóxico, responsável pelos sintomas de intoxicação alcoólica. Alivia os sintomas do consumo excessivo de álcool e da abstinência alcoólica, como a ansiedade, problemas de sono, irritabilidade, insónia e tremores nas mãos. O kudzu também apoia o processo de desintoxicação e recuperação em indivíduos dependentes de álcool.
Outra propriedade valiosa do kudzu, no que diz respeito ao processo de abstinência do álcool, é o facto de estabilizar os níveis de dopamina e melhorar o bem-estar mental, o que tem o efeito de reduzir a necessidade de beber álcool, reduzindo assim a quantidade de etanol consumida.
Ao melhorar o humor e ao restabelecer uma maior calma interior, esta raiz evita o consumo de álcool em estados de tensão elevada(sentimo-nos bem, pelo que já não precisamos do “remédio” de um estimulante).
Descubra as cápsulas de kudzu para aliviar os efeitos desagradáveis do álcool: Reliver
A raiz de kudzu é também uma das principais ervas utilizadas na luta contra a dependência do cigarro. Funciona bem tanto para deixar de fumar como para reduzir o consumo de tabaco.
Estabiliza o humor e ajuda a controlar melhor as emoções, evitando assim que se pegue num cigarro quando se está nervoso ou stressado. Além de ajudar a reduzir o número de cigarros fumados e a aliviar os efeitos da abstinência da nicotina, ajuda também a eliminar mais rapidamente as toxinas acumuladas pelo tabaco.
O kudzu e o sistema nervoso, o kudzu como adaptogénio
Graças à puerarina, à daidzina, à daidzeína e a outros fitoquímicos, a raiz de kudzu ajuda a regular os níveis de neurotransmissores no cérebro, como a serotonina e a dopamina. Como resultado, melhora de forma abrangente o bem-estar mental. A raiz de kudzu é também um dos adaptogénios mais populares. Permite que o corpo se adapte mais facilmente a condições difíceis e stressantes e restaura a homeostase no sistema.
Ao estimular a secreção de neurotransmissores-chave, o kudzu estabiliza o humor, reduz a ansiedade e o medo, combate a tensão nervosa e apoia um sono saudável (ajuda a adormecer mais rapidamente e aumenta a qualidade do sono). Melhora igualmente o desempenho mental, tem um efeito positivo na concentração, apoia os processos de pensamento e torna-o mais resistente à fadiga mental.
Além disso, graças à sua elevada concentração de antioxidantes, o kudzu tem propriedades neuroprotectoras, o que significa que protege as células nervosasas células nervosas dos danos causados pelos radicais livres e pelas neurotoxinas (reduzindo assim o risco de doenças neurodegenerativas como a demência e a doença de Parkinson).
Kudzu para um bom funcionamento cardiovascular
Graças à sua elevada quantidade de antioxidantes, o kudzu tem um efeito positivo no sistema cardiovascular, protegendo-o e melhorando o seu funcionamento. As isoflavonas do kudzu favorecem a eliminação do colesterol do organismo e contrariam a formação de placas ateroscleróticas nas paredes das artérias, reduzindo assim o risco de aterosclerose e de doença coronária.
O kudzu também aumenta o desempenho do músculo cardíaco, afecta a vasodilatação dos vasos sanguíneos e ajuda a baixar a pressão arterial. Graças à quercetina e a outros flavonóides, fortalece e torna os vasos sanguíneos mais flexíveis e melhora o fluxo sanguíneo.
A raiz de kudzu como suporte do sistema endócrino
Graças ao seu elevado teor de fito-hormonas sob a forma de isoflavonas, que se comportam no organismo como hormonas naturais produzidas pelo nosso corpo, o kudzu reduz os sintomas desagradáveis das flutuações hormonais. É por isso que, entre outras coisas, é extremamente útil durante a menopausa e a andropausa.
Kudzu – aplicação. Como dosear a raiz Pueraria lobata?
A forma de utilização dos suplementos de kudzu pode variar consoante a forma da preparação, a dose de kudzu por cápsula ou por dose da preparação, bem como o estado de saúde e a gravidade da doença.
Para otimizar os efeitos do extrato de raiz de kudzu, o suplemento deve ser tomado regularmente durante um longo período de tempo. A dose geralmente recomendada é de 2 a 4 cápsulas por dia (equivalente a 1-2 g de raiz de kudzu).
A raiz de kudzu em pó e os extractos de raiz de kudzu sob a forma de cápsulas estão disponíveis em algumas farmácias e lojas de plantas medicinais, mas mais frequentemente podem ser encontradosmas são mais frequentemente encontrados na Internet, incluindo farmácias electrónicas, lojas de produtos alimentares saudáveis e de suplementos e ervas, e diretamente nos sítios Web dos fabricantes de suplementos.
Raiz de kudzu – efeitos secundários e contra-indicações
Em geral, o kudzu não tem efeitos secundários. Ocasionalmente (em caso de utilização excessiva) podem ocorrer náuseas, tonturas e problemas digestivos. As contra-indicações ao uso do kudzu incluem gravidez, lactação, doenças hormonais e toma de anticoagulantes.
Fontes:
- https://www.healthline.com/nutrition/kudzu-root
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10090398/
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9920470/
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17980785/