Não há, provavelmente, nenhuma pessoa que pelo menos uma vez não tenha passado por uma infecção de curto prazo no trato respiratório superior manifestada por um corrimento nasal, tosse, dor de garganta ou cabeça, temperatura elevada ligeiramente. Na grande maioria dos casos os resfriados podem ser tratados até mesmo com métodos caseiros conhecidos.
Índice
Remédios caseiros populares para resfriados – dicas gerais
Primeiro de tudo, devemos ser capazes de distinguir se há uma infecção inofensiva ou uma gripe que requer consulta médica. Em comparação com a gripe, o resfriado comum é manifestado lentamente e não há progressão rápida. Não é acompanhado por febre alta ou dores musculares e articulações, mas quase sempre ocorre um corrimento nasal. Também é geralmente relacionado a mudanças climáticas e geadas.
A regra básica no caso de um resfriado é manter seu corpo aquecido , beber líquidos , manter uma dieta balanceada e equilibrada (com mais limões, mel, alho, vegetais frescos e frutas) e aliviar sintomas como corrimento nasal e tosse.
Pode-se buscar um método caseiro, assim como, caldo, chá quente com gengibre, xarope de cebola, e, finalmente, u, , banho quente acima da temperatura corporal. E se adicionarmos um óleo aromático a um banho quente, por exemplo, eucalipto, também abriremos o nariz entupido. Você pode finalmente passar no corpo 2-3 vezes ao dia com uma pomada aquecida contendo substâncias como mentol, cânfora, tomilho e eucalipto. Muitas vezes o suco de framboesa é usado contra resfriados porque aquece o corpo.
Formas de aliviar sintomas do resfriado
Inalações para resfriado são um método eficaz de combater muitos dos seus sintomas. Eles causam a vasodilatação dos vasos sanguíneos, aumentando assim o suprimento de sangue para a mucosa coberta pela inflamação. Você pode usar um dos óleos essenciais – eucalipto, tomilho, pinho, hortelã, terebintina ou ervas como camomila, lavanda, purga, alecrim, sálvia para inalação. O uso de Amol para resfriados também dá bons resultados .Respirar a infusão ou solução com Amol por vários minutos desinfeta as vias aéreas, limpa o nariz, dilui as secreções e alivia os sintomas de tosse e rinite.
Quando se trata de tosse, experimente xaropes caseiros .Por exemplo , o xarope de alho será eficaz para uma tosse úmida .Nós preparamos de tal forma que nós esmagamos alguns dentes e tomamos com suco de limão e uma pequena quantidade de água. Bom, embora não seja muito cheiroso, é o xarope de cebola , que atua como desinfetante, expectorante e anti-inflamatório. Basta cortar as cebolas em fatias, cubra com o açúcar e espere até que o suco seja liberado. Por outro lado, se você tem uma tosse seca, você pode se ajudar com cereja americana e hissopo com a adição de mel.
Para dores e arranhões na garganta, lavagens baseadas em plantas contendo muco natural (coltsfoot, marshmallow e malva) serão as melhores .As lavagens também podem ser preparadas a partir de sálvia ou alecrim tendo propriedades anti-inflamatórias e desinfetantes, ou de uma solução de permanganato de potássio. Um método antigo para a garganta com dor é beber leite morno com mel ou suco de beterraba.
Produtos naturais úteis no tratamento de resfriados
Na frente contra a infecção, você deve definitivamente usar alho .É absolutamente insubstituível para um resfriado. Chamada de antibiótico natural, devido às substâncias contidas nela (alicina e tiossulfato), possui fortes propriedades bactericidas, antivirais e anti-inflamatórias. Alivia os sintomas de resfriados, permite uma recuperação mais rápida e funciona como um produto que fortalece a imunidade do corpo.
Além do xarope mencionado acima, o alho pode ser adicionado ao leite com mel e manteiga, picado ou prensado na prensa, colocado em um sanduíche ou adicionado ao molho. Para que a terapia seja eficaz, você deve ingerir 2-3 dentes de alho por dia, esmagados para trazer benefícios para a saúde. Alho cru, porque o tratamento térmico destrói as substâncias valiosas contidas nele.
Um aliado valioso também é o mel , rico em vitaminas e antioxidantes, bactericidas. Portanto, desde tempos mais primórdios, os pacientes receberam leite ou chá com mel, e leite com mel e manteiga é considerado um remédio natural para bronquite. Rábano , uma fonte valiosa de vitaminas A, B e C, óleos voláteis e bactericidas, assim como o gengibre que tem propriedades de aquecimento e bactericidas são igualmente importantes no tratamento de pessoas que têm um resfriado .
Vitamina C para resfriado
No tratamento das infecções, a importância da vitamina C não pode ser subestimada , também vale a pena saber que, além de frutas cítricas, existem outros produtos – groselha preta, repolho, brócolis, tomate, espinafre, couve, páprica, kiwi, rosa silvestre. A vitamina C encurta a duração dos resfriados, melhora a imunidade, fortalece os vasos sanguíneos e tem várias outras propriedades terapêuticas. É por isso que é tão importante enriquecer a dieta com vegetais e frutas ricas em ácido ascórbico. No entanto, o limão usado extensivamente para resfriados não deve ser adicionado ao chá quente, apesar do método usual, porque perde as suas propriedades dessa maneira.
Ervas para o resfriado
As ervas para resfriados também são amplamente usadas .Muitos deles, por exemplo pretos sem, têm efeitos antipiréticos, outros aliviam tosse – tomilho, verbasco, marshmallow, outros que são ótimos para inalação são a camomila, manjerona, pinho, anis, sálvia. Vale a pena prestar muita atenção nas limpezas do organismo. Esta erva popular tem muitas propriedades medicinais, devido aos numerosos polifenóis, aumenta a resistência do corpo, mas também é eficaz no combate à infecção já criada. Se você tem um resfriado, você pode usá-lo para inalar ou preparar o chá a partir dele.
É melhor prevenir do que remediar…
Para não ficar resfriado, você precisa cuidar do sistema imunológico e seguir certas regras da vida cotidiana. Se pode apoiar a imunidade com uma dieta adequada, rica em vegetais e frutas, grãos integrais, legumes, mel, nozes, sementes e, tanto quanto possível, com produtos naturais e não processados. O fortalecimento do organismo também será usado para atividade física regular, bom sono e descanso. Devemos nos vestir de acordo com o clima, e lembrar-nos de manter o ambiente bem arejado e finalmente evitamos lugares onde podemos entrar em contato com vírus.
Leia também:
- Dieta para a imunidade
- Ervas para imunidade
6 comments
Métodos muito eficazes 🙂 especialmente p xarope para tosse que é ótimo. Pra mim muito mais eficaz do que os dos xaropes de farmácia. Deve ter propriedades maravilhosas, porque no primeiro dia de uso, a tosse diminuiu e em 3 dias desapareceu.
Sara2277 Eu sempre preparo xarope de cebola para a tosse. Quanto a mim, não há método melhor e mais barato. Meus filhos não gostam do cheiro, ok, eu não os forço a tomar. Mas meu marido e eu sempre o tomamos 🙂
Eu estou procurando urgentemente por remédios caseiros eficazes para o resfriado. Eu não quero tomar pílulas porque meu estômago está péssimo. Quais métodos caseiros são os mais eficazes e têm os efeitos mais rápidos? A questão é que tenho tosse, nariz escorrendo e febre baixa e me sinto mal. Estou à procura de algo que me ponha de pé em 1 dia…
Quanto a mim, Paty não pode se livrar do frio e da tosse em um dia… Claro que você vai ter que se matar por alguns dias, mas o que posso recomendar é um copo de leite com mel, manteiga e alho para se desintoxicar, suco de beterraba fresca para o reforço, uma xícara de tília por uma noite a suar – deve ajudar e colocar você de pé;) além disso pra nariz escorrendo e tosse a inalação pode aliviar os sintomas?
Eu prefiro suco de framboesa. Mas um de verdade, não confundir com o xarope, que é açúcar e aromas artificiais. O suco de framboesa tem um efeito volátil e tolera a febre, tem propriedades anti-inflamatórias, combate bactérias e vírus. Até mesmo a framboesa é considerada uma aspirina natural.
Eu sempre me recupero com mel, chá com limão e gengibre, alho, suco de acerola ou de rosa… mas às vezes, quando as infecções no nariz me pegam, tenho uma dor de cabeça terrível e infelizmente não posso ficar sem os analgésicos. Felizmente, são casos raros.