Depositphotos 126774938 S

Rosa Mosqueta – propriedades medicinais e utilizações. Apoio à saúde em várias frentes

A Rosa Mosqueta tem sido uma das principais matérias-primas utilizadas na medicina herbal durante séculos. Esconde enormes quantidades de vitamina C, o poder de flavonóides valiosos e muitos outros ingredientes activos, tornando-a um apoio inestimável para todo o corpo. Estimula o funcionamento do sistema imunitário, combate infecções e constipações e ativa os processos de desintoxicação do organismo. Estas são apenas algumas das inúmeras propriedades da roseira brava para a saúde. Para além da sua vasta utilização em fitoterapia, o trunfo da roseira brava é o seu efeito brilhante na pele.

O poder da saúde num pequeno fruto vermelho

 a roseira brava

A roseirabrava é um arbusto da família das roseiras que floresce a partir de maio e frutifica a partir de agosto. É uma planta monóica, facilmente polinizada por insectos, incluindo abelhas e abelhões. É extremamente resistente, tolerante às baixas temperaturas e pouco exigente. O seu nome latino é Rosa canina L.

As matérias-primas medicinais são as flores e os frutos da roseira brava. Por vezes, as folhas também são utilizadas (por exemplo, para infusões desintoxicantes e fortificantes). No entanto, os frutos da planta são os mais valorizados e equipados com a mais ampla gama de propriedades de saúde. São um dos melhores aliados das plantas para uma imunidade elevada.

A rosa selvagem é um arbusto bastante alto, atingindo cerca de 2,5 m de altura. Tem ramos arqueados e curvados para baixo, cobertos de espinhos grossos e semelhantes a ganchos. Possui também folhas em forma de ovo, elípticas e dentadas e flores cor-de-rosa claro ou esbranquiçadas com 5 pétalas. Os corpos frutíferos são ligeiramente alongados ou esféricos (com cerca de 2,5 cm de comprimento), de cor vermelha ou vermelha-alaranjada, providos de uma cobertura carnuda sob a qual se encontram numerosos pequenos frutos em forma de semente.

A rosa silvestre é um dos arbustos mais comuns na natureza no nosso país. Também se encontra disseminada em muitos outros locais, nomeadamente na Europa, África, Ásia e Austrália. Como planta medicinal, tem uma tradição muito longa. Já era utilizada na medicina hipocrática no século IV a.C. Ganhou grande fama durante a Segunda Guerra Mundial. Era um remédio para as carências de vitamina C e protegia contra o escorbuto.

A rosa selvagem prefere climas temperados e quentes. Os seus habitats naturais são as orlas das florestas, baulks, florestas extensas, clareiras, matagais, encostas, bermas de estradas, zonas junto aos rios e zonas montanhosas.

Rosa Mosqueta – composição

Graças à sua abundância de constituintes bioactivos, a roseira brava é uma receita de saúde, de boa nutrição do corpo, de vigor e de um bem-estar impecável. A roseira brava contém uma grande quantidade de vitamina A, que é importante para a manutenção de uma visão saudável, benéfica para a regeneração da pele e ajuda nos processos de cicatrização de feridas.

Sendo um poderoso antioxidante, a vitamina E presente na roseira brava desempenha um papel importante na proteção das células contra os efeitos nocivos dos radicais livres. Além disso, a roseira brava é uma fonte rica em flavonóides, que são um poderoso exército antioxidantes e anti-inflamatórios e ajudam na luta contra o envelhecimento e as doenças crónicas.

Uma vantagem significativa da rosa mosqueta, em termos de composição, é também o seu teor muito elevado de vitamina C. Tem cerca de vinte vezes mais do que os citrinos e cerca de dez vezes mais do que as groselhas negras.

Em média, uma roseira brava contém 600-1000 mg de vitamina C por 100 g. Curiosamente, existe uma variedade que contém até 3500 mg de vitamina C em 100 g de sumo de fruta. Inegavelmente, a roseira brava é uma das plantas mais ricas nesta vitamina, por isso, se estiver à procura de produtos que, quando consumidos mesmo em pequenas quantidades, forneçam um aumento considerável de vitamina C, Rosa canina é ideal para isso.

Os componentes valiosos presentes na roseira brava para a saúde são

  • flavonóides (isoquercetina, quercetina, rutina, astragalina),
  • carotenóides (beta-caroteno, zeaxantina, licopeno, luteína)
  • antocianinas,
  • vitaminas B1, B2, B3, B6,
  • ácido fólico,
  • pectina,
  • galactolípidos,
  • ácidos orgânicos (cítrico e málico),
  • taninos,
  • vitamina A,
  • vitamina E,
  • vitamina K,
  • carotenóides,
  • minerais: ferro, potássio, magnésio, silício, cálcio.

Além disso, as sementes de roseira brava, a partir das quais o óleo de roseira brava é produzido, contêm ácidos ómega 3 e ómega 6, que são valiosos para a saúde.

Rosa Mosqueta para a imunidade

 Rosa Mosqueta seca

A roseira brava contém vitamina C em doses muito elevadas, que é muito bem absorvida pelo organismo, e é sabido que, quando utilizada regularmente durante um longo período de tempo, esta vitamina apoia o processo de construção da imunidade natural e acelera a resposta imunitária do organismo quando os agentes patogénicos invadem o organismo. O resultado é uma menor suscetibilidade a constipações e infecções de vários tipos e uma menor frequência de adoecimento.Isto resulta numa menor suscetibilidade a constipações e infecções de vários tipos e numa menor taxa de incidência, bem como numa duração mais curta e numa menor intensidade dos sintomas quando ocorre uma constipação ou infeção.

Para além da vitamina C, a roseira brava contém uma série de outros componentes que apoiam o sistema imunitário: flavonóides, carotenóides, vitaminas B e antocianinas.

A rosa mosqueta apoia o sistema imunitário de várias formas:

  • sela os vasos sanguíneos, protegendo-os dos agentes patogénicos,
  • bloqueia a proliferação de radicais livres de oxigénio responsáveis pelo stress oxidativo nas células e que as danificam,
  • tem um efeito fortalecedor e revitalizante no organismo e inibe o processo de envelhecimento,
  • inibe o crescimento de vírus e bactérias,
  • é uma fonte de fibras alimentares, que alimenta as bactérias boas que constituem a microflora intestinal e têm um impacto importante na imunidade,
  • ajuda a regular as reacções inflamatórias e a reduzir os níveis de citocinas pró-inflamatórias, reduzindo assim a inflamação,
  • ajuda a proteger as mucosas, que constituem uma defesa contra os vírus e os microrganismos,
  • apoia a formação de anticorpos,
  • estimula a atividade das células imunitárias.

Rosa Mosqueta – propriedades curativas

Para além de reforçar os mecanismos de defesa do organismo, a roseira brava também apresenta um rico espetro de outras propriedades promotoras da saúde, incluindo

  • apoia o funcionamento do sistema digestivo, regula a digestão, combate as dores abdominais e a diarreia,
  • ajuda a restaurar as membranas mucosas, incluindo a mucosa gástrica,
  • tem um efeito positivo na função hepática e protege as suas células de danos,
  • tem um efeito diurético, melhora a limpeza do trato urinário, neutraliza a multiplicação de microorganismos no trato urinário,
  • devido às suas fortes propriedades anti-inflamatórias nas estruturas articulares, é extremamente útil na artrite e na osteoartrite,
  • previne a osteoporose, acelera a regeneração da cartilagem articular,
  • é rico em antioxidantes, o que o torna um apoio valioso para as pessoas expostas a um contacto frequente com factores nocivos, como o smog, o fumo do cigarro e os produtos químicos,
  • inativa as espécies reativas de oxigénio e combate a mutação celular, apresentando assim propriedades anticancerígenas,
  • possui propriedades colagogas e antiespasmódicas, apoia as vias biliares,
  • tem um efeito positivo na função renal e ajuda a filtrar os rins,
  • quando utilizado em aromaterapia, o óleo de rosa tem um efeito calmante, anti-stress, anti-depressivo e relaxante,
  • ajuda a desintoxicar o corpo de substâncias nocivas,
  • tem um efeito adstringente, acelera a regeneração dos tecidos,
  • apoia o sistema circulatório, sela e torna os vasos sanguíneos mais flexíveis, tem um efeito positivo na coagulação do sangue, ajuda a normalizar a tensão arterial,
  • o óleo de rosa mosqueta alivia as dores de cabeça.

Como e quando utilizar a rosa mosqueta?

 a rosa mosqueta juntamente com o óleo de rosa mosqueta

A rosa mosqueta é uma forma versátil de melhorar a saúde. Ajuda nos problemas do fígado, rins, canais biliares, sistema digestivo, coração e tensão arterial elevada.

Funciona bem em caso de acumulação de toxinas no corpo, utilização de estimulantes, imunidade enfraquecida, falta de vitalidade e elevada suscetibilidade a doenças. É também uma boa escolha para dietas pobres e deficiências nutricionais. Também vale a pena recorrer a ela durante o outono e o inverno para fortalecer o corpo e reduzir a suscetibilidade às constipações.

A roseira brava está disponível no mercado sob várias formas. Podemos escolher entre: sumo de roseira brava, roseira brava seca, xaropes e gotas contendo extractos de roseira brava, bem como toda uma série de suplementos dietéticos em cápsulas e comprimidos. Uma dessas preparações com rosa mosqueta é NuviaLab Immune. É uma preparação com vários ingredientes para melhorar a imunidade, que, para além da rosa mosqueta, também contém muitos outros ingredientes valiosos para apoiar o sistema imunitário.

Quando colher a roseira brava?

As roseiras são normalmente colhidas no outono, quando estão bem maduras. A altura ideal é de agosto a outubro. Durante este período, o fruto adquire todo o seu sabor, cor e valor nutricional.

Os frutos maduros da roseira brava são intensamente vermelhos, têm uma tonalidade uniforme, uma pele brilhante e de aspeto fresco e permanecem medianamente duros. Quando o fruto já está muito mole, enrugado e acastanhado, significa que está demasiado maduro.

Como é que se faz o chá de rosa mosqueta?

Deite 1 colher de chá cheia de bagas de roseira brava secas numa chávena incompleta de água muito quente, mas não a ferver. Tape e deixe em infusão durante 10 minutos. Coe. Beba infusões de roseira brava 2-3 vezes por dia.

Rosa Mosqueta – aplicações culinárias

A roseira brava fresca pode ser utilizada para fazer sumos, xaropes, vinhos e tinturas medicinais benéficos para a saúde. A roseira brava também é ideal para fazer compotas caseiras, conservas e produtos de pastelaria. A compota de roseira brava ou marmelada de roseira brava é frequentemente utilizada para rechear donuts.

Rosa Mosqueta em cosméticos

A rosa selvagem é frequentemente utilizada para melhorar o estado da pele, revelando-se um ingrediente revitalizante, nutritivo, regenerador e embelezador. As matérias-primas utilizadas na cosmética são as flores, os frutos e as sementes. As sementes da rosa são utilizadas para produzir um óleo de grande valor para a pele.

Graças ao seu elevado teor de vitamina C, a rosa selvagem estimula a síntese do colagénio responsável pela firmeza e elasticidade da pele. A vitamina C, juntamente com os carotenóides, ilumina a tez, atenua as descolorações e garante um tom de pele radiante e uniforme.

A vitamina E presente na rosa mosqueta retarda o processo de envelhecimento da pele. A vitamina A reforça as funções protectoras da pele. Os flavonóides têm um efeito benéfico nos vasos sanguíneos e neutralizam os radicais livres nocivos para a pele, enquanto os ácidos orgânicos ajudam a esfoliar a pele morta, estimulam os processos de renovação e asseguram uma tez vital.

A roseira brava é apreciada nos tratamentos caseiros principalmente como base para máscaras. Para uma tal máscara, podem ser utilizadas roseiras frescas, misturadas com iogurte natural ou azeite e aplicadas no rosto. A roseira brava seca também pode ser utilizada – deite água quente sobre 1 colher de sopa de roseira brava seca, escorra, adicione um pouco de azeite e aplique no rosto.

O óleo de roseira brava também funciona bem como ingrediente em máscaras caseiras. Combine 1 colher de chá de óleo com argila verde e misture bem, depois aplique a pasta resultante no rosto.

O óleo de semente de rosa mosqueta também pode ser utilizado como esfoliante caseiro. Basta misturar uma pequena quantidade com açúcar mascavado ou borras de café. Também se pode fazer um esfoliante com sementes de rosa mosqueta em pó, que se mistura com iogurte ou leitelho.

Também se pode fazer um tónico facial caseiro com as pétalas das flores de roseira brava e com frutos secos de roseira brava.

Fontes:

  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35897912/
  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36838668/
  • https://www.healthline.com/health/rosehip-oil-benefits
  • https://www.healthline.com/nutrition/rose-hips
  • https://www.healthline.com/nutrition/rosehip-tea

Category: saúde

Article by: admin