Depositphotos 167246716 S

Sabugueiro – propriedades medicinais, utilizações, contra-indicações. Um remédio popular para uma boa imunidade

Cada vez mais, procuramos formas naturais eficazes de aumentar a imunidade e manter uma boa saúde. Um dos elixires de vitalidade mais eficazes, habitualmente utilizado pelas nossas avós e bisavós, é o sabugueiro. É um suporte fiável para constipações, falta de vitalidade e elevada suscetibilidade a infecções. A elevada acumulação de substâncias activas nas bagas de sabugueiro, incluindo antocianinas e flavonóides, faz delas uma verdadeira raridade no campo da medicina natural.

Bagas de sabugueiro – pequenas bagas com grande potencial

 cacho de frutos de sabugueiro

O sab ugueiro é uma planta cujas propriedades curativas são apreciadas há muitas gerações. Já era conhecida nos tempos antigos. Entre outras coisas, era utilizada como laxante e diurético. Também funcionava bem para fins cosméticos, incluindo a coloração do cabelo. As nossas avós apreciavam o extraordinário poder destas bagas roxas escuras, razão pela qual ocupavam um dos lugares de destaque no arsenal de remédios caseiros, mesmo ao lado de matérias-primas como o coltsfoot, o mel ou a rosa mosqueta.

Utilizado na medicina popular, o sabugueiro está atualmente a passar por um renascimento. Encontra-se cada vez mais à venda sob a forma de sumos, xaropes e suplementos alimentares. É um remédio eficaz para a imunidade e ajuda a combater toda uma série de doenças. No entanto, o sabugueiro tem mais benefícios. É apreciado não só pelos seus benefícios para a saúde, mas também pelas suas qualidades decorativas e cosméticas.

O sabugueiro preto, ou Sambucus nigra, é também conhecido por muitos outros nomes regionais, como sabugueiro, lilás, nogueira, azevinho, sabugueiro, sabugueiro selvagem, sabugueiro boticário e sabugueiro medicinal. A planta pertence à família dos melões. Tem a forma de um arbusto ou de uma pequena árvore. Tem folhas grandes, verde-escuras e flores brancas reunidas em inflorescências em forma de umbelas. Os frutos são pequenas bagas esféricas de cor vermelha escura, roxa escura ou preta.

O sabugueiro preto encontra-se em muitas partes do globo, incluindo na Europa, na Ásia Menor e em algumas zonas de África. Pode ser encontrado nas orlas das florestas, ao longo das bermas das estradas, em taludes, detritos, terrenos baldios, em clareiras florestais e à volta das casas. As árvores e os arbustos de sabugueiro também aparecem em parques e jardins pelo seu valor estético.

As flores e os frutos do sabugueiro são a matéria-prima da planta. Tanto as flores como os frutos são uma fonte de muitas substâncias valiosas para o corpo humano, mas é o fruto que goza de maior reconhecimento e é utilizado com mais frequência. Para além de vitaminas, sais minerais, ácidos orgânicos ou taninos, contêm grandes quantidades de pigmentos benéficos para a saúde, como as antocianinas.

Sabugueiro preto – composição vegetal

Nesta era de medicina avançada, não é raro regressar também às raízes, descobrindo que os tratamentos tradicionais que utilizam ingredientes vegetais são altamente eficazes. A eficácia de muitas matérias-primas naturais é, aliás, confirmada por estudos científicos. A baga de sabugueiro é um desses ingredientes vegetais dignos de nota, que pode apoiar o organismo de muitas formas.

O seu fruto é uma fonte rica de substâncias que promovem a saúde. A baga de sabugueiro contém quercetina e rutina, poderosos antioxidantes que protegem as células dos radicais livres. Além disso, a vitamina C presente nas bagas de sabugueiro reforça a imunidade, enquanto as antocianinas apresentam propriedades anti-cancerígenas e beneficiam o coração. Este é apenas o início da lista de riquezas contidas nas bagas de sabugueiro.

Substâncias activas presentes nas bagas de sabugueiro:

  • flavonóides,
  • antocianinas,
  • pectina,
  • taninos,
  • ácidos orgânicos,
  • aminoácidos,
  • glicosídeos,
  • triterpenos,
  • vitamina C,
  • vitamina A,
  • vitaminas do complexo B,
  • minerais (potássio, cálcio, fósforo, zinco, magnésio, cobre, manganésio).

Sabugueiro – propriedades e utilizações medicinais

O fruto do sabugueiro é uma arma vegetal polivalente contra os males da saúde e as deficiências da pele. Apresenta boas propriedades sudoríficas e diuréticas, o que o torna um meio eficaz de eliminar as toxinas e os produtos metabólicos nocivos do organismo. Um corpo purificado é essencial se quisermos garantir uma melhor imunidade, um metabolismo suave e um peso corporal normalizado.

A baga de sabugueiro também dá um apoio precioso aos nossos sistemas cardiovascular, respiratório e urinário. Graças ao seu teor de pectina, o sabugueiro regula os processos digestivos e, graças ao seu teor de vitaminas e sais minerais, cuida da saúde dos ossos, apoia o equilíbrio hidroelectrolítico e revitaliza o organismo.

Propriedades promotoras da saúde do fruto do sabugueiro:

  • apresenta efeitos antibacterianos e antivirais,
  • apoia o tratamento de vários tipos de infecções, incluindo infecções do trato respiratório superior,
  • melhora o funcionamento do sistema imunitário, tem um efeito fortalecedor,
  • tem propriedades expectorantes, ajuda a tratar a tosse, o nariz a p ingar e a sinusite,
  • ajuda a eliminar a febre graças às suas propriedades diaforéticas,
  • tem um efeito positivo na visão,
  • possui fortes propriedades anti-inflamatórias,
  • ajuda nas dores articulares e de cabeça, alivia os sintomas da ciática,
  • melhora o peristaltismo intestinal, regula os processos digestivos, é útil em casos de flatulência, indigestão, obstipação, bem como diarreia e dores abdominais,
  • possui propriedades anti-alérgicas,
  • regula o equilíbrio glucose-insulina, ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue,
  • possui excelentes propriedades antioxidantes (tem a capacidade de se ligar aos radicais livres, protegendo assim as células de danos e inibindo o processo de envelhecimento),
  • apoia o sistema cardiovascular, fortalece e torna os vasos sanguíneos mais flexíveis, apoia o coração, ajuda a normalizar a tensão arterial e os níveis de colesterol.

Sabugueiro para a imunidade

 Sumo de sabugueiro num frasco e compota de sabugueiro numa tigela.

O sabugueiro é um aliado indispensável para reforçar a imunidade. Na sua composição, podemos encontrar uma série de substâncias activas que reforçam as barreiras naturais de defesa do organismo contra todos os factores desfavoráveis.

Entre os compostos presentes no sabugueiro, que apoiam a imunidade, vale a pena mencionar a quercetina, a rutina, a vitamina C, as antocianinas, os fitoesteróis, os ácidos fenólicos e as vitaminas B. Graças a eles, o sabugueiro acelera a extinção da inflamação, estimula a produção de células imunitárias e melhora o processo de captura e neutralização dos agentes patogénicos. O sabugueiro tem também um elevado potencial antioxidante. Ao reforçar a resposta imunitária, reduz a nossa suscetibilidade às doenças.

Os extractos de sabugueiro podem ser encontrados em inúmeros medicamentos e suplementos alimentares para a imunidade. Uma das fórmulas mais completas para melhorar a imunidade com sabugueiro é NuviaLab Immune. Para além do extrato desta planta, o suplemento contém também vários outros ingredientes eficazes para apoiar o sistema imunitário.

Sabugueiro para infecções

Ao adicionar o sumo de sabugueiro ou outros suplementos à base de sabugueiro à dieta, fornecemos ao corpo muitas substâncias valiosas para apoiar a luta contra as infecções e melhorar a função imunitária. A planta será útil tanto quando pretendemos fortalecer o corpo profilaticamente e reduzir a suscetibilidade a constipações, como quando estamos apenas a passar por uma infeção. Os testes demonstraram que a utilização de sabugueiro em doses adequadas reduz o tempo de doença em 3-4 dias.

As bagas de sabugueiro reforçam eficazmente a capacidade do organismo para evitar ataques de microorganismos patogénicos, incluindo vírus e bactérias. Absolutamente, as bagas de sabugueiro sob a forma de sumo, xarope ou suplementos alimentares são um dos melhores remédios naturais para os pacientes com sintomas semelhantes aos da gripe e para aqueles que desejam reforçar a imunidade.

No caso das infecções, o fruto do sabugueiro tem um efeito multifacetado: dilui as secreções e facilita a expetoração dos ovos, ajuda a eliminar o corrimento nasal, tem um efeito antipirético e anti-inflamatório, alivia as dores de cabeçadores de cabeça, reduz o crescimento de bactérias e vírus, sela os vasos sanguíneos, protege as membranas mucosas do trato respiratório superior.

Flores de sabugueiro – propriedades benéficas para a saúde

 Flores de sabugueiro, junto a um copo de infusão de flor de sabugueiro

Embora as flores de sabugueiro não sejam tão populares e frequentemente utilizadas como as bagas de sabugueiro, também elas apresentam uma série de propriedades valiosas para a saúde. Entre as suas acções benéficas, vale a pena mencionar

  • ação antimicrobiana e anti-séptica,
  • redução da inflamação,
  • efeito positivo no sistema circulatório, selando as paredes dos vasos sanguíneos
  • apoio ao sistema respiratório, ajuda nos casos de catarro, tosse e infecções da boca, garganta e laringe
  • proteção antioxidante,
  • ajuda a estabilizar a tensão arterial,
  • efeito diaforético, diurético e desintoxicante.

As flores de sabugueiro podem ser compradas já secas ou colhidas e secas à mão. Uma infusão de flores de sabugueiro é feita de uma forma trivial:

Deite cerca de 4-5 g de flores de sabugueiro (1 colher de sopa) em 1 chávena de água a ferver. Deixar em infusão durante 10 minutos, tapado. Coe. Beber 2 a 3 vezes por dia.

Quando colher as flores de sabugueiro?

As flores de sabugueiro são colhidas nas primeiras fases de floração, ou seja, em maio e junho. As flores colhidas devem ser separadas dos caules, estendidas sobre papel, pano de algodão ou tabuleiro e secas num local seco e arejado.

Quando colher as bagas de sabugueiro?

Se, no caso das flores, a fase de floração determina o momento da colheita, no caso dos frutos, o grau de maturação é determinante. Só se deve colher os frutos muito maduros, quando estão quase pretos, macios, carnudos e brilhantes. A época ideal para a colheita é o final de setembro/início de outubro.

Como fazer sumo de sabugueiro?

Preparar: 1 kg de bagas de sabugueiro maduras, 1 limão, 1 l de água, 1 chávena de açúcar.

Lave os frutos e separe-os dos caules e das folhas. Colocar numa panela e deitar água. Adicione o açúcar e o sumo de limão. Cozinhe durante aproximadamente uma hora em lume brando. Mexa de vez em quando e esmague ligeiramente a fruta. Coe através de um coador. Arrefecer o sumo e guardar no frigorífico.

Como fazer xarope de sabugueiro?

 Xarope de sabugueiro numa garrafa, ao lado de bagas de sabugueiro frescas

Os ingredientes necessários para o xarope de sabugueiro são: 800g de bagas de sabugueiro, 400g de açúcar, 700ml de água.

Depois de limpar os frutos, coloque-os numa panela e verta água sobre eles. Deixe ferver durante 30 minutos. Deixe arrefecer e separe a polpa do sumo. Aqueça o sumo, adicione o açúcar e mexa bem. Deixe ferver durante mais alguns minutos em lume brando. Depois de arrefecer, deite em frascos. Feche bem e pasteurize. Pode saltar a pasteurização, mas depois manter o xarope no frigorífico (durante um curto período de tempo).

Sabugueiro – dosagem e contra-indicações de utilização

As bagas de sabugueiro podem ser consumidas de várias formas. São utilizadas para fazer conservas – sumos, xaropes, compotas – e também podem ser tomadas sob a forma de suplementos alimentares. As flores de sabugueiro podem ser utilizadas para fazer infusões de ervas.

A dose diária recomendada de bagas de sabugueiro é de 50 a 100 gramas, o que corresponde a cerca de 15-25 ml de xarope ou sumo de bagas de sabugueiro. É importante lembrar que as bagas de sabugueiro só são consumidas sob a forma de preparações, nunca cruas.

Para as flores de sabugueiro secas, a dose diária recomendada é de 5-15 g.

Para os extractos de sabugueiro, a dose recomendada é de 100 a 300 mg de extrato por dia, mas é sempre aconselhável ajustar a dose de acordo com as recomendações do fabricante.

Sabugueiro – utilização em cosmética

Em anos passados, o sabugueiro encontrava um lugar em muitos kits de primeiros socorros domésticos, fornecendo um remédio universal para doenças e fraquezas quotidianas. Atualmente, está também a entrar no mundo dos cuidados da pele.

Os extractos de sabugueiro podem ser cada vez mais encontrados nos ingredientes de cremes, máscaras, hidrolatos, esfoliantes e outros cosméticos. As receitas caseiras também não evitam este ingrediente. Tem um efeito multifacetado na pele, protegendo-a, desintoxicando-a, participando na sua renovação, uniformizando o tom da pele e melhorando o seu estado. Para além disso, as preparações com sabugueiro funcionam bem no tratamento da pele irritada.

Os frutos, as flores e as sementes do sabugueiro são utilizados nos cuidados da pele. As sementes também são usadas para produzir óleo de sabugueiro, que é uma bomba nutricional incrível para a pele cansada.

Como é que o sabugueiro actua na pele?

  • As infusões de sabugueiro têm efeitos anti-inflamatórios, anti-sépticos e anti-edematosos. Funcionam bem em ferimentos, feridas difíceis de sarar, picadas, úlceras, erupções cutâneas e outras lesões da pele.
  • O fruto do sabugueiro é uma forma de tratar a descoloração da pele. As antocianinas que contém têm propriedades iluminadoras, o que pode tornar o ingrediente numa forma eficaz de unificar o tom da pele e dar ao rosto um aspeto mais saudável e radiante.
  • O óleo de sabugueiro firma e dá firmeza à pele e reduz o aparecimento de rugas. Melhora a condição da pele seca e danificada.
  • Tanto os frutos como as flores e as sementes do sabugueiro estimulam os processos de regeneração, melhorando globalmente o estado da pele e favorecendo o desaparecimento mais rápido das lesões cutâneas.
  • O sabugueiro é uma patente para melhorar os níveis de hidratação da pele. Graças à sua elevada concentração de antioxidantes, a planta também inibe o processo de envelhecimento da pele.
  • O sabugueiro é a salvação das peles com tendência acneica, oleosas e mistas. Normaliza a secreção sebácea, desobstrui os poros, previne a formação de borbulhas e pontos negros.
  • O sabugueiro preto tem um efeito emoliente, calmante e tonificante. Acalma as peles alérgicas e com tendência para a irritação, combate a vermelhidão, o inchaço e a comichão.

O sabugueiro é venenoso?

O sabugueiro preto, apesar dos seus inúmeros benefícios para a saúde, suscita algumas preocupações devido à presença de uma substância chamada sambunigrina. Trata-se de um composto químico do grupo dos glicosídeos cianogénicos que se encontra nas sementes, flores e folhas do sabugueiro. Trata-se de uma substância tóxica que é altamente irritante para o trato gastrointestinal e pode causar envenenamento, pelo que as bagas de sabugueiro não devem ser consumidas cruas.

No entanto, as bagas de sabugueiro consumidas sob a forma de preparações, em quantidades moderadas, não representam qualquer risco. Durante o processo de cozedura, quando exposto a temperaturas elevadas, a sambunigrina é destruída, tornando o fruto seguro para consumo. Além disso, as flores de sabugueiro secas, mergulhadas em água a ferver e consumidas sob a forma de infusões, não apresentam qualquer risco de envenenamento.

Em conclusão, se estiver a consumir bagas de sabugueiro, vale a pena utilizar métodos de preparação adequados para evitar os riscos potenciais associados à sambunigrina. É aconselhável evitar o consumo do fruto em bruto e utilizar sumos e outras preparações de sabugueiro que sejam seguras e repletas de propriedades saudáveis.

Fontes:

  • https://www.webmd.com/diet/health-benefits-black-elderberry
  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35348337/
  • https://www.healthline.com/health/elderberry-for-flu

Category: saúde

Article by: admin