Depositphotos 588738930 S

Salgueiro de flor pequena – propriedades e utilizações. Apoio eficaz para problemas masculinos e muito mais!

No século XIX, o salgueiro de flor pequena era um remédio para a disenteria bacteriana, pois era eficaz no alívio dos seus sintomas agudos, tais como diarreia sanguinolenta, cólicas abdominais graves, náuseas e vómitos. No entanto, as suas outras qualidades foram rapidamente reconhecidas. Atualmente, a casca de salgueiro de flor pequena é sobretudo uma das ervas mais eficazes para combater as afecções das vias urinárias e apoiar a saúde da próstata. Apreciada para as afecções tipicamente masculinas, a casca de salgueiro tem também muitas outras utilizações. As suas propriedades medicinais devem-se, entre outras coisas, à atividade elevada de substâncias tanínicas como a oenoteína A e a oenoteína B. Porquê utilizar a casca de salgueiro de flor pequena para os problemas da próstata e urinários? Quando é que pode ser útil? Como é que deve ser utilizada?

Salgueiro pequeno – características. Uma erva pouco conhecida com um espetro de atividade extraordinário

A utilização regular do salgueiro-pequeno traz inúmeros benefícios para a saúde. Tem muitos fitoquímicos valiosos que fortalecem o corpo e também é excelente para a pele. Para os homens que sofrem de hiperplasia benigna da próstata e para todos os que se debatem com problemas geniturinários, a casca de salgueiro pode ser uma receita de ouro para os sintomas mais persistentes.

Apesar dos seus benefícios inegáveis, a casca de salgueiro é uma erva relativamente pouco popular, o que se deve certamente ao facto de ter sido descoberta bastante tarde e de ter sido descrita com menos frequência do que outras ervas. Algumas das primeiras informações sobre a casca de salgueiro datam de 1880. Pode não ter uma tradição rica que remonta à antiguidade, como algumas plantas medicinais, mas vale definitivamente a pena olhar mais de perto.

O salgueirode flor pequena (Epilobium parviflorum Schreb.) pertence à família das prímulas. Cresce até 80 cm, o caule é ereto e ramificado no topo. As folhas são estreitas e lanceoladas, e as flores são pequenas e crescem isoladamente nos ângulos das folhas. As pétalas das flores são lilases ou roxas, em forma de coração. A planta floresce de junho a setembro.

O salgueiro encontra-se em muitas partes da zona temperada. É muito comum na Polónia e noutros países europeus. Cresce também na Ásia, na América do Norte e em África. Na maioria das zonas onde ocorre, é considerada uma espécie comum. Os principais habitats do salgueiro-pequeno são terrenos baldios, áreas selvagens, clareiras florestais, charnecas, prados e zonas húmidas. É por vezes cultivado como planta ornamental em jardins domésticos.

O salgueiro, embora seja uma planta medicinal de nicho, tem desempenhado um papel importante na medicina popular. As nossas avós e bisavós utilizavam-na para problemas intestinais, doenças femininas, psoríase, feridas, urticária e cistite. A matéria-prima do salgueiro-pequeno é a erva, ou seja, toda a parte aérea da planta colhida durante o período de floração.

Salgueiro pequeno – composição

 Salgueiro de flor pequena

O salgueiro-pequeno contém numerosos constituintes activos, entre os quais a enoteína A e a enoteína B (substâncias tanínicas, derivados do ácido elágico), bem como glicosídeos flavonóis, ácidos fenólicos e esteróis vegetais.

Graças a estes e outros elementos, participa em numerosos processos fisiológicos, exercendo uma ação benéfica sobre o organismo e reduzindo numerosas anomalias. A ação da casca de salgueiro no organismo é muito vasta, desde a estabilização da economia endócrina, à regulação do metabolismo das gorduras, à inibição dos processos inflamatórios e do crescimento bacteriano e à desintoxicação das toxinas.

Os principais constituintes activos do salgueiro de flor pequena são

  • os taninos (incluindo a enoteína A e B)
  • flavonóides(quercetina, isocquercetina, hiperósido, afzelina, miricetina, kemferol)
  • glicósidos fenólicos,
  • elagitaninos,
  • ácidos fenólicos (gálico, elágico, ferúlico, clorogénico, café, cinâmico)
  • fitoesteróis (incluindo os β-sitosteróis e o ácido caproico)
  • ácidos gordos (linolénico, palmítico, esteárico, araquídico).

Salgueiro de flor pequena – propriedades benéficas para a saúde

Graças ao seu elevado teor de substâncias tanínicas, a erva de salgueiro pequeno tem fortes propriedades adstringentes, permitindo assim uma regeneração mais rápida dos tecidos danificados. Além disso, graças aos seus taninos, bem como aos flavonóides e ácidos fenólicos, a planta do salgueiro apresenta propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, acelerando assim a luta contra várias infecções. Além disso, muitas das substâncias activas presentes na casca do salgueiro contribuem para equilibrar os níveis de colesterol e de açúcar no organismo.

A erva de salgueiro de flor pequena tem propriedades antioxidantes, graças às quais a planta ajuda a proteger as células dos danos oxidativos. Isto, por sua vez, reduz a probabilidade de doenças da civilização e retarda o envelhecimento do corpo.

Propriedades benéficas do salgueiro

  • anti-inflamatório,
  • antibacteriano, antifúngico e antiviral
  • diurético (e ajuda o fluxo normal da urina)
  • apoio à glândula da próstata
  • regenerador,
  • tónico,
  • adstringente,
  • anti-seborreia,
  • inibição da alopécia androgénica
  • antidiabético,
  • anti-colesterol,
  • antidiarreico,
  • anti-hemorrágico,
  • antioxidante,
  • anticancerígeno,
  • imunoestimulante,
  • depurativo e desintoxicante.

Salgueiro-das-flores-pequenas – ação na próstata e nas vias urinárias. Por outras palavras, um remédio vegetal para os “problemas masculinos

 O salgueiro-pequeno para a próstata

O salgueiro-de-flores-pequenas está na vanguarda das ervas que apoiam o funcionamento da próstata (ou glândula prostática ou próstata) e do sistema urinário. Tem um efeito intensivo e multidirecional, o que faz com que se destaque pela sua eficácia.

Um grande número de homens debate-se com problemas de próstata e urinários. O problema mais comum da próstata é a chamada hiperplasia benigna da próstata. Na sequência de flutuações dos níveis hormonais (principalmente devido a uma diminuição dos níveis de testosterona, sem diminuição dos níveis de estrogénio), as células normais da próstata crescem. Como resultado, toda a glândula aumenta de volume, o que resulta numa pressão excessiva sobre a bexiga e o trato urinário.

Devido à pressão exercida pela próstata aumentada sobre o trato urinário, surgem vários sintomas, tais como

  • pressão elevada na bexiga e aumento da frequência da micção,
  • jato de urina intermitente,
  • fluxo de urina enfraquecido,
  • maior duração da micção,
  • problemas para iniciar a micção,
  • problemas para esvaziar completamente a bexiga,
  • idas frequentes à casa de banho durante a noite,
  • incontinência.

Os sintomas da hipertrofia da próstata acima referidos são geralmente muito persistentes e têm um impacto negativo no bem-estar e na qualidade de vida. É por isso que é crucial aliviá-los de forma sistemática, por exemplo com a ajuda de ervas como a erva de salgueiro de flor pequena.

A erva de salgueiro combate eficazmente os sintomas incómodos da hiperplasia benigna da próstata

  • aumentando a produção de urina,
  • melhorando a função muscular do trato urinário (reduzindo a incontinência urinária)
  • aumentando o fluxo de urina e melhorando o processo de esvaziamento da bexiga,
  • melhorando a função do trato urinário e apoiando a função da próstata,
  • regulação do equilíbrio hormonal, redução do crescimento da próstata,
  • redução da inflamação e da dor na próstata e no trato urinário.

Para efeitos mais rápidos e intensos, vale a pena utilizar a erva de salgueiro de flor pequena sob a forma de preparações prontas que contenham extractos concentrados de erva de salgueiro.

Para melhorar o fluxo de urina e reduzir a frequência urinária nos homens, são também recomendados outros ingredientes à base de plantas, tais como: Extrato de palmeira sabal, extrato de semente de abóbora, extrato de romã, urtiga.

Um conjunto de potentes ingredientes à base de plantas para apoiar a próstata e aliviar os problemas urinários pode ser encontrado na fórmula Prostan Plus.

O pé de coltsfoot de flor pequena e a alopécia androgenética

Recomenda-se beber infusões de erva de salgueiro ou tomar suplementos com preparações de erva de salgueiro para o problema da alopecia androgenética.

A planta inibe a atividade da enzima 5-alfa-reductase, que intervém no processo de síntese dos androgénios. Ajuda igualmente a bloquear a atividade de uma enzima chamada aromatase (5-AR). Graças a estas propriedades, contraria a conversão da testosterona em diidrotestosterona (DHT), o que, por sua vez, reduz a alopécia androgenética.

Salgueiro de flor pequena para as articulações

Queixas articularesAs queixas articulares devidas a tensões nas articulações, alterações degenerativas ou lesões passadas são um problema de saúde cada vez mais frequente. Para além de aliviar a tensão na articulação afetada e fazer exercícios de fortalecimento das articulações, é aconselhável utilizar produtos vegetais adequados que tenham um efeito benéfico nas articulações. Um destes produtos é o salgueiro de flor pequena.

O salgueiro tem propriedades antioxidantes que protegem as células das estruturas articulares contra danos. Também ajuda a manter a mobilidade e a flexibilidade das articulações a um bom nível. Também reduz a inflamação e a dor nas articulações.

Salgueiro de flor pequena para o acne e outras doenças de pele

O salgueiro pequeno é adequado para uma série de problemas de pele, tanto hormonais (por exemplo, acne), como infecções seborreicas, virais, fúngicas e bacterianas.

Quando utilizada em bochechos ou para lavar a pele e as membranas mucosas, a salgueira acelera os processos de cicatrização, protege e acalma a pele, ao mesmo tempo que desinfecta e limpa. Reduz a incidência de eczemas, tonifica a pele, acalma as irritações e regula a secreção sebácea. Reduz o inchaço, diminui a comichão e a vermelhidão, regenera a pele.

Salgueiro de flor pequena – aplicação. Quando tomar, como dosear?

O salgueiro-pequeno é um remédio à base de plantas para muitas doenças irritantes, crónicas e recorrentes. Também é útil para a baixa imunidade, níveis elevados de colesterol e problemas com o sistema circulatório, bem como para problemas tipicamente masculinos.

Quando vale a pena tirar partido dos benefícios da flor de salgueiro:

  • na hiperplasia benigna da próstata,
  • na cistite ou na uretrite,
  • em caso de incontinência urinária,
  • com dificuldades em urinar e em esvaziar completamente a bexiga,
  • nas constipações e gripes
  • em infecções recorrentes,
  • acne, seborreia e outros problemas de pele,
  • na alopécia,
  • em doenças com inflamação grave,
  • nas perturbações hormonais (principalmente excesso de androgénios),
  • em caso de enxaquecas, nevralgias, dores articulares,
  • em caso de acumulação de toxinas no organismo.

A casca de salgueiro pode ser consumida sob a forma de infusões de ervas, que são preparadas deitando 2 colheres de chá de erva seca num copo de água a ferver. Esta infusão deve ser mergulhada em lume brando durante 10 minutos. Beber duas vezes por dia. Se não gostar de beber ervas, existe uma gama de suplementos alimentares com casca de salgueiro.

Suplementos alimentares com casca de salgueiro de flor pequena

Encontram-se disponíveis nas farmácias e na Internet várias preparações pré-fabricadas que contêm extractos de salgueiro pequeno. São geralmente formulados para apoiar a saúde da próstata, aliviar os problemas articulares e combater as perturbações do trato urinário.

A erva de salgueiro é frequentemente combinada com outros ingredientes com efeitos relacionados. Estes suplementos com vários ingredientes têm geralmente uma eficácia elevada. No caso dos problemas da próstata, vale a pena consultar a preparação multicomponente Prostoxalen que contém um rico complexo de extractos para apoiar a saúde das vias urinárias e da próstata.

Salgueiro de flor pequena – contra-indicações

As pessoas que são alérgicas à planta devem evitar a utilização de salgueiro de flor pequena. Outras contra-indicações incluem a gravidez e a lactação.

Salgueiro de flor pequena – efeitos secundários

Embora a casca de salgueiro-pequeno seja uma erva, não pode ser utilizada sem moderação. Respeite a dosagem recomendada pelo fabricante do produto à base de plantas ou suplemento dietético com salgueiro. Não exceda a dose recomendada do produto a tomar por dia.

Como qualquer medicamento à base de plantas, a casca de salgueiro pode provocar efeitos secundários. No caso das mulheres, é possível uma ligeira alteração do ciclo menstrual, uma vez que a planta demonstrou afetar o equilíbrio hormonal. Quando se utiliza a erva em excesso, podem ocorrer dores de cabeça, dores abdominais e reacções cutâneas.

Verificar a prescrição de ervas para queixas urinárias: Salsa – propriedades benéficas para a saúde

Category: saúde

Article by: admin