Índice
O que é insuficiência venosa? Mecanismo de formação, sintomas, tratamento
Vasos rachados nas pernas são um sintoma de distúrbios circulatórios e muitas vezes um sinal de futuras varizes, que são uma consequência da insuficiência venosa dos membros inferiores.
O fator causador dessa doença é a hipertensão nas veias, levando ao funcionamento anormal das válvulas venosas e do chamado fluxo reverso, onde o sangue, ao invés de fluir livremente, retrocede, fazendo com que as veias se expandam. As veias varicosas das pernas também podem ocorrer como resultado da oclusão trombótica. Ao longo do tempo, as alterações patológicas aumentam, com o risco de inchaço, coágulos e bloqueios.
Existem vários fatores que aumentam o risco de insuficiência venosa. Em primeiro lugar, como já foi dito, diz respeito sobretudo às mulheres e, em segundo lugar, a possibilidade de falar aumenta com a idade. Condições genéticas, obesidade, gestações passadas, permanência prolongada em pé e sentado, defeitos de postura, constipação crônica, terapias hormonais também podem contribuir para a ineficiência.
A insuficiência venosa dos membros inferiores manifesta-se por vários sintomas irritantes de intensidade, dependendo da gravidade da doença. Estes incluem a sensação de peso e dor nas pernas, especialmente após longos períodos de uma posição, espasmos noturnos da barriga da perna, síndrome da perna inquieta, dor ao longo da veia dilatada, inchaço e até mesmo sangramento.
Embora a medicina moderna tenha um conjunto bastante extenso de métodos para tratar a insuficiência venosa (tecnologia laser, remoção do tronco venoso, obliteração e outros), vale a pena ajudar a medicina principalmente através da mudança de hábitos específicos. Trata-se, em primeiro lugar, de parar em pé ou sentado, colocar uma perna numa perna, banhos quentes e banhos de sol intensivos e, em troca, praticar actividade física, aplicar uma dieta adequada e utilizar eventualmente a terapia de compressão, ou seja, a terapia de compressão, ou seja, usar meias ou meias-calças especiais.
O que são aranhas vasculares e quanto é que elas nos devem preocupar?
As veias aranhas vasculares são pequenas, vermelhas, azuis ou roxas, vasos sanguíneos dilatados formados logo abaixo da superfície da pele. Ocorrem mais frequentemente nas pernas e no rosto, formando uma pequena rede que se espalha de um ponto a outro. Estas veias aranhas são chamadas teleangiectasias na linguagem médica.
Eles próprios parecem inofensivos, mas devem ser um sinal de alerta, especialmente se acompanhados por outros sintomas perturbadores, nomeadamente inchaço em torno dos tornozelos, pernas pesadas, cãibras e dores nos músculos da barriga da perna, formigueiros e sensações pulsantes, fadiga nos membros inadequada para o esforço.
Ruptura dos vasos nas pernas (o termo é um pouco enganador porque os vasos não costumam quebrar, mas apenas expandir) é muitas vezes o primeiro estágio da insuficiência venosa crônica, uma doença grave que pode ter consequências perigosas, como a inflamação das veias trombóticas. Isto torna ainda mais importante reagir a tempo, procurar aconselhamento médico e realizar um tratamento conservador ou, no caso de uma fase mais avançada, a remoção cirúrgica das telangiectasias.
Veias aranhas nas pernas – causas da ocorrência
A ocorrência de aranhas vasculares é resultado de distúrbios da circulação sanguínea no sistema venoso dos membros. Incapacidade das válvulas venosas, fragilidade e menor elasticidade dos vasos sanguíneos, bem como distúrbios na ação do mecanismo de vasoconstrição e vasoconstrição causam recuo do sangue, estagnação e aumento da pressão arterial nos vasos. Como resultado destas anomalias, o sangue acumula-se em certos locais, os vasos tornam-se excessivamente dilatados e por vezes rachados. Esses processos se acumulam ao longo do tempo, resultando em uma rede crescente de capilares vermelhos ou violetas.
Devido à sua origem, as teleangiectasias são divididas em primárias, ou seja, espontâneas e secundárias, ou seja, adquiridas. As causas espontâneas incluem predisposições genéticas e congênitas, posição sentada ou em pé adquirida a longo prazo, baixa atividade física, obesidade, hipertensão, gravidez, bronzeamento e banhos quentes muito intensos, tratamentos hormonais, dieta inadequada, abuso de álcool, tabagismo, esforço físico excessivo.
Na maioria dos casos lidamos com telangiectasias adquiridas, o que significa que, de alguma forma, somos responsáveis por distúrbios da circulação venosa e seus resultados na forma de veias aranhas e, consequentemente, varizes.
Vale a pena notar que enquanto muito esforço físico pode causar distúrbios da circulação venosa nos membros, a atividade física moderada é definitivamente benéfica para as nossas pernas. Durante a corrida, caminhada ou ciclismo, os músculos de trabalho facilitam o fluxo sanguíneo, a longa permanência em pé ou sentado, especialmente com a perna levantada, é difícil. Portanto, as pessoas que trabalham em uma posição imóvel deve fazer exercícios de vez em quando para forçar os músculos a trabalhar, e em casa para descansar o mais frequentemente possível com as pernas levantadas.
Como se livrar de aranhas nos pés?
Se estamos lidando com as primeiras e não muito avançadas mudanças, podemos usar os tratamentos disponíveis em salões de beleza ou cirurgias dermatológicas.
Estes incluem: envoltórios de vitaminas selando as paredes dos vasos, tratamentos com turfa, massagens quentes e frias alternadas, drenagem linfática, eletrólise baseada no fechamento químico dos vasos, termólise baseada no fechamento térmico dos vasos, fotocoagulação, terapia com lâmpada Solux com filtro azul, vasos dilatados com sonoforese encolhível.
No caso de lesões mais avançadas, são utilizados diferentes métodos de tratamento, consoante se trate de vasos isolados ou de toda a rede de aranhas. Os procedimentos médicos mais utilizados incluem a escleroterapia envolvendo obliteração, ou seja, o fechamento do vaso com uma preparação injetada. Se você tem um único recipiente pequeno, um procedimento é suficiente para fazê-lo crescer nele. Em outras situações, a terapia deve ser realizada várias vezes. Outra variante da escleroterapia é o chamado método da espuma de Tessari, que consiste em injetar espuma para fechar o vaso.
Às vezes, após escleroterapia prévia, um tratamento adicional com laser pulsante é realizado. Isto funciona de tal forma que a luz do laser é absorvida pela hemoglobina e destrói as paredes do vaso, que é então absorvida pelo tecido circundante. Outro método comumente usado é a eletrocoagulação, onde a corrente corta as proteínas nas paredes dos vasos sanguíneos, que são absorvidas e excretadas após algum tempo. A criocirurgia também é usada para eliminar as veias aranhas, onde o lúmen dos vasos sanguíneos é fechado por óxido nitroso ou nitrogênio líquido.
Deve-se salientar que, independentemente dos procedimentos realizados, é aconselhável tomar drogas ou suplementos dietéticos que fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos e prevenir a sua fragilidade. Estes incluem, mas não se limitam a, produtos contendo rotina, avelã de bruxa ou extrato de castanha. Isto evitará a possível recorrência de veias de aranhas vasculares. Não menos importante é a atividade física sistemática, o exercício para melhorar a circulação nas extremidades inferiores, a nutrição adequada e a resignação das roupas, roupas íntimas e calçados que interferem na circulação e causam pressão nos vasos sanguíneos.
Olha para isto: Ranking de comprimidos de varizes
Maneiras caseiras de criar veias de aranha em seus pés
1. movimento é saúde!
Uma vez que a essência do problema da teleangiectasia são distúrbios da circulação sanguínea no sistema venoso dos membros inferiores, é essencial restaurar o fluxo sanguíneo adequado e evitar a sua reversão ativando os músculos das pernas. É claro que é uma questão de massagens, mas acima de tudo de atividade física.
Uma porção diária de caminhada rápida, corrida, natação, ciclismo ou ginástica é especialmente importante para pessoas que passam muito tempo em uma posição, parada, em pé ou sentada. Não se trata de forçar o corpo com exercícios assassinos, pois pode fazer mais mal do que bem, mas sim de exercício físico moderado, mas sistemático, envolvendo principalmente os membros inferiores.
Mesmo no trabalho, pode exercitar as suas pernas, por exemplo, esticando e relaxando os músculos, fazendo alguns passos ou sentados, ou levantando-se em turnos sobre os dedos dos pés e calcanhares. O ponto é que as pernas não devem ficar imóveis por muito tempo, pois isso causa uma estagnação no fluxo sanguíneo. Você também deve desistir de saltos altos e descansar em casa com as pernas para cima.
Não subestime a sua dieta!
Uma dieta adequada não é menos importante. Se houver sinais de problemas circulatórios na forma de veias de aranha, deve-se considerar mudar os hábitos alimentares. Uma dieta rica em frutas e vegetais fornecerá ao organismo as vitaminas A, C e E de que necessita, bem como minerais como cobre, zinco e selénio e compostos bioflavonóides, entre os quais a rotina é particularmente importante. Em vez de pratos pesados e picantes, doces e álcool, é melhor chegar a chás de ervas contendo arnica, enxofre, camomila, cavalinha, chokeberry, casca de castanha e capim-limão.
3. não sobreaqueça sua pele, não tome banho de sol!
É definitivamente necessário evitar o superaquecimento da pele, o que significa que você deve evitar banhos quentes, sauna, bronzeamento intensivo, enquanto também protegê-lo de frio e mudanças rápidas de temperatura. Nós cuidamos da pele com veias de aranha vascular usando preparações cosméticas de boa qualidade, que, felizmente, não estão faltando no mercado hoje. Utilizamos apenas cremes com filtros de proteção UV.
Use meias-calças especiais de compressão contra as veias das aranhas e varizes!
Nós também podemos alcançar um dispositivo médico amplamente disponível, que são meias-calças de veia varicosa. No entanto, há que garantir que o dispositivo médico é efectivamente um dispositivo médico que cumpre as normas da UE, tem um nível de compressão definido com precisão e tem um calcanhar claramente definido. É por isso que é importante, pois um calcanhar bem formado garante uma pressão adequada na zona do tornozelo. Supõe-se que a pressão no tornozelo deve ser de 100%, enquanto a pressão para cima deve diminuir gradualmente, para cerca de 70% no bezerro e cerca de 40% ao redor da coxa.
5. usar comprimidos para capilares rachados nas pernas!
Para além dos cuidados externos da pele afectada pela telangiectasia, não devemos esquecer de fornecer ao organismo substâncias que apoiam os vasos sanguíneos e melhoram a circulação sanguínea. Eles estão em primeiro lugar:
- Vitamina C – sela os vasos sanguíneos e torna-os mais flexíveis, estimula a regeneração e previne o endurecimento dos vasos;
- Vitaminas K e E – melhorando a circulação sanguínea;
- Vitamina PP – reduz a permeabilidade dos vasos sanguíneos e previne a sua fissuração;
- Silício – reduz a pressão arterial, regula a permeabilidade dos vasos sanguíneos e melhora o fornecimento de sangue à pele;
- Rotina – fortalecimento, selagem e flexibilização dos vasos sanguíneos;
- diosmina e hesperidina – anti-inflamatórios, fortalecendo e selando vasos, inibindo a quebra do ácido hialurônico;
- escina e eskulina – anti-inflamatório, reduzindo o inchaço, selando vasos sanguíneos.
A maioria destas substâncias é fornecida ao corpo através dos alimentos, mas geralmente em quantidades insuficientes, especialmente quando há uma maior necessidade delas devido a distúrbios circulatórios. Portanto, se tivermos um problema com as veias aranhas nas nossas pernas, recomenda-se a suplementação sistemática de especificidades adequadas. Os comprimidos para capilares e melhor circulação periférica disponíveis no mercado farmacêutico serão um bom suplemento à dieta diária com substâncias activas necessárias na luta contra as veias aranhas ou varizes.
Os melhores suplementos neste segmento baseiam-se em vários extractos de plantas particularmente valiosos, entre os quais se destacam o extracto de mosto de São João, o extracto de folhas de vinha ou o extracto de castanha da Índia, que é insubstituível nestes casos. Este último ingrediente é amplamente conhecido pelas suas propriedades benéficas – não só fortalece e sela os vasos sanguíneos, mas também dilui o sangue e acelera o seu fluxo, elimina o inchaço e tem um efeito anti-inflamatório.
Os efeitos óptimos em termos de reforço dos vasos sanguíneos, de melhoria da circulação sanguínea nos membros inferiores e de inibição do processo de formação das aranhas nas pernas são obtidos através de suplementos alimentares multicomponentes (por exemplo, Varicorin), que, graças à presença de vários componentes diferentes com propriedades semelhantes, funcionam muito melhor do que as preparações de um ou dois componentes.