Um jantar de baixas calorias pode ser um verdadeiro desafio culinário para aqueles que querem perder peso extra. Como preparar uma refeição que se distinguirá pelo seu alto valor nutricional, nos dará energia para o resto do dia, proporcionará uma sensação de saciedade duradoura, será saborosa e, ao mesmo tempo, permanecerá dietética e não destruirá os nossos esforços para manter uma figura magra? Lendo nosso artigo você aprenderá 7 maneiras de ter um jantar de baixa caloria – descubra que uma refeição principal dietética não tem que consistir de algumas folhas de alface e uma colher cheia de sêmola!
Índice
- 1 Jantar baixo teor calórico – calorias
- 2 Como compor um jantar de baixo teor calórico?
- 3 Almoço de baixo teor calórico – receitas
- 3.1 1. Almoço com legumes, frango e arroz integral de baixa caloria
- 3.2 2) Jantar dietético com um peito de peru assado no papel principal
- 3.3 3. Omelete de aptidão com aveia, espinafres e mozzarella
- 3.4 4 Almôndegas dietéticas feitas a partir de beringelas e lentilhas de cordeiro
- 3.5 5. Almoço rápido de baixas calorias: massa integral com salmão fumado
- 3.6 6 Goulash magro
- 3.7 7. almoço no forno: uma caçarola dietética de trigo sarraceno e legumes
Jantar baixo teor calórico – calorias
Sob o slogan “jantar de baixas calorias” não há necessidade de esconder uma refeição miserável no valor de não mais de 200 calorias. Como o almoço é a refeição mais importante do dia, ao lado do café da manhã, podemos alocar com segurança cerca de 500 calorias – elas provavelmente serão queimadas de qualquer forma durante as atividades diárias. Para a refeição principal do dia, 500 calorias são relativamente poucas, mas apenas o valor calórico não é a única questão importante aqui. O conteúdo da refeição conta igualmente. Um jantar pobre em calorias deve ser composto por produtos saudáveis, livres de gorduras trans e excesso de carboidratos simples. Isto minimizará o risco de acumulação de mais gordura.
Como compor um jantar de baixo teor calórico?
Um jantar de baixo teor calórico deve estar principalmente livre de alimentos altamente processados, o que inclui, entre outros: molhos prontos, caldos e sopas, misturas de especiarias, cubos de caldo e especiarias líquidas, margarina, pratos instantâneos. Os alimentos deste tipo são um aterro de calorias vazias e aditivos químicos e insalubres. Em segundo lugar, um jantar pobre em calorias, embora dietético, deve ser nutricionalmente rico e conter os seguintes nutrientes: carboidratos complexos, proteínas, gorduras saudáveis e vitaminas e minerais.
Grandes quantidades de carboidratos complexos podem ser encontradas em grumos grossos, arroz integral, massas integrais. A fonte de proteína é carne magra, peixe, frutos do mar, leguminosas. As vitaminas e minerais são abundantes em vegetais, frutas, produtos cerealíferos, como farelo. As gorduras saudáveis contêm grãos e nozes, óleo, óleos vegetais.
Ao preparar os almoços dietéticos, também vale a pena alcançar grandes quantidades de ervas aromáticas e especiarias. Eles têm um efeito muito benéfico no sistema digestivo, e alguns deles têm propriedades adicionais que apoiam a perda de peso – aceleram o metabolismo, previnem saltos de açúcar no sangue, melhoram o processo de limpeza do corpo de toxinas.
Leia-o também: Canela para emagrecer
A última coisa a mencionar é como preparar os pratos. Revestimento em pão ralado, fritura profunda, espessamento com farinha branca, creme gorduroso ou roux são práticas que definitivamente não servem o propósito dietético de uma refeição. Se os nossos almoços devem permanecer baixos em calorias e não causar a acumulação de tecido adiposo, concentremo-nos em pratos cozinhados (normais ou cozidos ao vapor), estufados, grelhados e assados sem gordura ou com uma quantidade mínima de óleo.
Almoço de baixo teor calórico – receitas
1. Almoço com legumes, frango e arroz integral de baixa caloria
Os ingredientes:
- filé de peito de frango
- 100 g de arroz integral
- lata de ervilhas verdes
- 7 cogumelos grandes
- lata de tomates fatiados
- 1 abobrinha média
- 1 pimento vermelho
- 2 cebolas
- 3 dentes de alho
- especiarias: pimenta doce, chili, orégãos, manjericão, tomilho, sal
- óleo para fritar
Preparação:
Corte a galinha em cubos, frite-a e retire-a da frigideira. Frite a meia cebola cortada durante cerca de 2 minutos. Adicione pimentos picados, depois de 2-3 minutos adicione a courgette cortada em cubos e depois corte em pedaços menores de cogumelos. Cozinhe por alguns minutos, adicione o frango retirado da panela com antecedência, misture. Acrescente tomates, ervilhas e alho espremidos através de uma prensa. Deite água, junte o arroz, mexa. Ferva o prato em lume brando durante vários minutos (o arroz deve ficar suficientemente macio). No final da cozedura adicionar especiarias.
Verifica: Fibra Vital Fibre Select para emagrecer
2) Jantar dietético com um peito de peru assado no papel principal
Os ingredientes:
- único peito de peru
- Está bem. 100 g de ameixas secas
- 1 maçã grande
- Especiarias marinadas: 0,5 colher de chá de pimenta do reino moída, 3 dentes de alho, 0,5 colher de chá de gengibre, 1 colher de chá de manjerona, 1 colher de chá de tomilho, 1 colher de chá de pimenta doce e picante cada uma, 0,5 colher de chá de pimenta do reino, 1 colher de chá de sal
- petróleo
Preparação:
Combine 3 colheres de sopa de óleo com especiarias, misture bem. Esfregue o peito de peru com marinada, coloque na geladeira por um tempo (de preferência durante a noite). Em seguida, espalhe o óleo sobre o bolo, coloque o peru e, alternadamente, coloque as ameixas secas e os pedaços de maçã nas laterais da carne. Despeje água (cerca de 150 ml). Coloque o prato no forno pré-aquecido a 190 graus durante cerca de 60 minutos. Entretanto, regue a carne com o molho, que é precipitado durante a cozedura. Se necessário, acrescente um pouco de água. Sirva o prato com arroz selvagem ou grumos e alface com molho vinagrete.
3. Omelete de aptidão com aveia, espinafres e mozzarella
Os ingredientes:
- 3 ovos
- 2 colheres de leite
- 50 g de mozzarella em uma bola (por exemplo, Galbani)
- 2 colheres de sopa de farinha de aveia da montanha
- 150 g de espinafres
- 1 dente de alho
- 1-2 colheres de sopa de sumo de limão
- petróleo
- sal
Preparação:
Coloque os espinafres frescos numa panela seca. Espere que as folhas amolem e reduzam o seu volume. Adicione o alho espremido através de uma prensa, sal e suco de limão. Misture. Época para provar se necessário. Verta os ovos para uma tigela, adicione uma pitada de sal e espalhe em uma massa lisa. Adicione o leite e os flocos, misture. Aqueça uma colher cheia de óleo numa frigideira. Despeje a mistura de ovos, espere cerca de 2 minutos. Quando a parte de baixo dos podres, coloque espinafres em metade da omeleta, depois algumas fatias de mozzarella. Cobre a outra metade da omelete. Frite por mais um minuto e tire a frigideira do fogo. Sirva o prato com uma leve salada de alface, tomate cereja e pepino verde.
4 Almôndegas dietéticas feitas a partir de beringelas e lentilhas de cordeiro
Ingredientes:
- 100 gramas de betume de borrego
- 150 g de lentilhas vermelhas
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 1 ovo
- 2 colheres de linhaça moída
- especiarias: caril, cominho romano, noz moscada, pimenta, pimenta picante, salsa picada, sal
- petróleo
Preparação:
Corte a cebola em cubos pequenos, frite-a num pouco de óleo. Cozinhe os groats e as lentilhas e arrefeça-os. Combiná-los e misturá-los por um tempo ou esmagá-los com um garfo ou colher. Adicione cebola frita, ovo, linhaça, salsa picada e alho prensado. Misture. Adicione uma colher de chá cheia de caril, meia colher de chá cheia de cominho, noz moscada, pimenta e pimenta picante e sal a gosto. Misture novamente.
Forme pequenas bolas a partir da mistura, depois unte-as levemente com óleo e coloque-as sobre uma assadeira forrada com papel vegetal. Cozer as contas durante cerca de 25 minutos num forno pré-aquecido a 180 graus. Sirva as lentilhas e os grumos de borrego juntamente com tomate, alho ou outro molho e legumes assados seleccionados. Também podemos servi-los acompanhados de ragout de legumes.
Verifica: Ranking de queimadores de gordura
5. Almoço rápido de baixas calorias: massa integral com salmão fumado
Ingredientes:
- 100 g de fitas ou tubos de massa integral
- Está bem. 80 g de salmão fumado
- meia estação
- 2 dentes de alho
- 3 colheres de sopa de iogurte natural grosso ou queijo natural (por exemplo, Bieluch)
- meio monte de endro
- especiarias: sal, pimenta, noz-moscada
Preparação:
Corte-o em fatias e frite-o numa pequena quantidade de óleo. Acrescentar alho e pedaços de salmão e aneto picado, misturar. Adicione iogurte ou queijo, misture. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Ferva em lume brando por um tempo. Entretanto, cozinhe a massa. Escorra, coloque em uma panela com molho e misture bem.
6 Goulash magro
Os ingredientes:
- filé de peito de frango
- 2 cebolas grandes ou 3 cebolas pequenas
- 1 pimentão amarelo e 1 pimentão vermelho
- 2 cenouras médias
- 2 tomates
- 3 dentes de alho
- especiarias: folha de louro, especiarias, pimenta fumada, pimenta doce e picante, pimenta, manjerona, cominho moído
- petróleo
Preparação:
Corte a carne de frango em cubos e frite-a numa pequena quantidade de óleo, tire-a da frigideira. Descasque a cebola e frite, adicione o alho fatiado, os pimentos em fatias e as cenouras fatiadas. Adicione 2 folhas de louro, algumas bolas de especiarias, meia colher de chá de pimenta fumada e uma colher de chá de pimenta doce e picante. Frite legumes com especiarias durante cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando.
Quando as cenouras e os pimentos estiverem amolecidos, adicione os tomates previamente escaldados, descascados e cortados em rodelas. Cozer os legumes por um tempo. Acrescente frango frito, misture. Após alguns minutos, adicionar meia colher de chá cheia de cominho, uma colher de chá cheia de manjerona, sal e pimenta. Podemos adicionar depois de uma pitada de pimenta doce e picante. Cozinhe o prato por mais 15-20 minutos. O nosso goulash dietético de aves pode ser servido com qualquer grumos, arroz ou pão integral.
7. almoço no forno: uma caçarola dietética de trigo sarraceno e legumes
Ingredientes:
- 150 g de grumos de trigo sarraceno
- Italiano
- 1 abobrinha grande
- 1 ramo de salsa salsa
- 1 ovo
- queijo mozzarella light na salmoura
- especiarias: sal, pimenta, curry, curcuma, orégãos, manjericão, pimenta cayenne, pimenta doce
- petróleo
Preparação:
Cozinhe e refresque os groats. Está na hora de a cortar em fatias. Esfregue cenouras, salsa, aipo e courgette num ralador em grandes malhas. Corta os paus. Aqueça uma colher cheia de óleo numa frigideira. Frite o alho-porro, depois adicione os legumes previamente ralados num ralador. Adicione uma pitada de sal, pimenta cayenne e pimenta doce. Fritar durante cerca de 5-7 minutos.
Misture legumes com salsichas, adicione salsa picada. Quebrar o ovo, adicionar meia colher de chá cheia de sal e cayenne, uma pitada grande de orégãos e manjericão, e uma colher de chá cheia de pimenta doce, caril e curcuma. Misture bem todos os ingredientes e coloque a mistura em um molde. Coloque fatias de mozzarella em cima. Cozer a 180 graus durante 15-20 minutos.
Leia-o também:
- Como perder peso sem exercício?
- Box Diet – regras e opiniões