Índice
Segundo café da manhã e almoço no trabalho – a refeição mais negligenciada do dia
A refeição que comemos no trabalho não é apenas para evitar a fome, mas também para nos dar energia. Infelizmente, geralmente para um segundo café da manhã ou almoço no trabalho escolhemos o que é mais fácil e rápido de preparar e, ao mesmo tempo, o que vai encher nosso estômago rapidamente e nos saturar por um tempo. Geralmente são sanduíches ou pratos prontos para serem despejados com água ou cozidos no microondas. Às vezes desistimos completamente de tomar uma refeição para trabalhar e usamos uma solução conveniente mas pouco saudável, ou seja, fast food, que compramos em pubs próximos.
Estes não são hábitos que promovam a perda de peso. Embora um sanduíche com salsicha ou queijo possa não ser particularmente nocivo, não é muito nutritivo. Também não proporciona uma sensação duradoura de saciedade e altos níveis de energia por algumas horas consecutivas, apenas satisfazendo a primeira fome, e por um tempo relativamente curto.
A coisa mais importante a fazer é garantir que a comida não seja indiferente à nossa saúde. Eles contêm grandes quantidades de gorduras e carboidratos, e estas são as piores variedades, fornecem calorias vazias, não têm quase nenhum valor nutricional, causam aumento de peso. Além disso, não se esquivam a conservantes, intensificadores de sabor e outros sintéticos que envenenam todo o corpo.
Leia uma revisão do novo coquetel de emagrecimento: Slim Dream Shake
Saladas dietéticas para trabalhar como aliado da perda de peso
As saladas dietéticas são uma forma imbatível de ter uma refeição rápida no trabalho, especialmente se nos preocupamos com a nossa saúde e mantemos uma figura magra ou se estamos apenas a perder peso. Porquê alcançá-los?
- Uma salada dietética devidamente composta irá satisfazer a fome durante mais tempo.
- Uma salada em forma é uma refeição de baixo teor calórico que não resulta em gordura.
- Uma salada dietética não causará flutuações bruscas nos níveis de açúcar no sangue, não causando assim uma queda súbita de energia, fadiga e sonolência, que muitas vezes ocorre após comer doces, produtos de farinha branca ou outros alimentos que contêm demasiados hidratos de carbono.
- A salada dietética irá fornecer-nos muitos nutrientes valiosos, o que terá um impacto positivo no nosso desempenho intelectual e físico.
- A salada dietética é uma forma de comer algo saboroso, variado, interessante e original, ao contrário de sanduíches banais, fast food e pratos prontos.
Saladas dietéticas – receitas
Como fazer saladas em forma para que, por um lado, sejam uma refeição nutritiva e de enchimento e, por outro lado, não ameacem a nossa figura, e até mesmo um ligeiro overclock do metabolismo e estimulem a queima de calorias? Não é difícil.
Vamos começar com a base da salada, que deve ser de legumes. É melhor usar cerca de 4-5 vegetais diferentes em cores diferentes, por exemplo, alface, tomate, rabanetes, pimentos amarelos, azeitonas pretas, cenouras, etc. Ao lado dos legumes, a salada fitossanitária deve incluir ingredientes que irão afectar os seus alimentos: legumes, queijos (por exemplo, mozzarella, feta desnatada, coalhada, queijo de cabra), pequenas quantidades de massa integral, grumos ou arroz, galinha ou peru picados, ovos duros, atum picado, etc.
A nossa salada será moída com ingredientes que contenham ácidos gordos insaturados, por exemplo óleo de linhaça, linhaça, sementes de girassol, azeite, frutos secos, peixe. Estes componentes vão “alimentar” o nosso cérebro e fazer-nos sentir melhor. A composição também deve ser enriquecida com especiarias que aceleram o metabolismo, como curcuma, pimenta preta, caril, pimenta cayenne, manjericão, alho, vinagre de maçã. Em algumas misturas, também são adequados os seguintes aditivos de fruta: abacate, toranja, maçã e romã.
Receitas comprovadas de saladas dietéticas para o trabalho
Salada com frango, massa integral e uma composição de legumes
Os ingredientes:
- peito de frango meio cozido
- um punhado de massa de grão integral cozida
- 3 punhados de alface raptada em pequenos pedaços
- 1 pimento vermelho
- 1 pepino verde longo
- 5 rabanetes
- 3 galhos de cebolinho
- 3 colheres de chá de alcaparras
- 2 colheres de sopa de óleo, sal, suco de limão, pimenta, caril
Preparação:
O frango e a pimenta são cortados em cubos. Os pepinos e rabanetes são cortados em semi-plastros mais grossos. O cebolinho está cortado. Nós combinamos todos os ingredientes, temperamos com sal, pimenta, caril, suco de limão e óleo.
Salada dietética de atum e grão-de-bico
Os ingredientes:
- 1 lata de atum em seu próprio molho
- 3 punhados de couve
- 1 lata de grão-de-bico
- meia estação
- 3 pepinos em vinagre
- 1 pimento vermelho
- 2 colheres de sopa de iogurte natural, 1 colher de sopa de mostarda, pimenta cayenne, orégãos e manjericão, uma pitada de açúcar a gosto
Preparação:
Pepinos e pimentos em cubos, picar atum e couve, cortar o alho francês em fatias finas e depois combinar os ingredientes. Juntamos grão-de-bico, misturamo-los. Adicione iogurte, mostarda, especiarias, misture bem.
Receita para uma salada dietética com salmão, ovo e sementes de girassol
Os ingredientes:
- 1 pacote de salmão fumado
- 2 ovos cozidos
- 2 punhados de sementes de girassol
- mistura de alface
- 6-8 tomates cereja
- 2 galhos de aipo com nervuras
- vários galhos de endro
- metade de cebola
- molho: 2-3 colheres de azeite, sumo de limão, 1 colher de chá de mel, pimenta, sal, 1 dente de alho, manjericão
Preparação:
Estamos a cortar salmão. Cortar os ovos em quartos e os tomates ao meio. Corte o aipo em pequenos pedaços. O endro e a cebola estão finamente cortados. Estamos a fazer molho. Coloque a alface num grande buffet de saladas e depois coloque os outros ingredientes. Polvilhe com sementes de girassol assadas previamente numa frigideira seca. Despeje o molho, mexa levemente.
Uma salada refrescante e dietética com melancia e queijo feta
Os ingredientes:
- quarto de melancia
- pacote de queijo feta com redução de gordura
- 2 punhados de azeitonas pretas
- 4 punhados de espinafres frescos ou folhas de foguete
- 1 pimenta amarela ou vermelha
- 1 pepino verde longo
- salsa ou coentros frescos
- 2 colheres de sopa de óleo, manjericão, sal, pimenta, suco de limão a gosto
Preparação:
Corte o feta, pimenta, pepino e melancia em cubos maiores. Corte as azeitonas em fatias mais grossas. Nós cortamos Natka ou coentros finamente. Combine os ingredientes, adicione óleo, tempere com sal, pimenta, manjericão e suco de limão.