smiley 2979107 640

Mudanças de humor, como lidar com isso? Aprenda o caminho para o equilíbrio emocional e bem-estar!

As oscilações de humor podem ou não ser um sintoma ou um prelúdio de distúrbios mentais mais graves. Mas quer sejam temporárias ou duradouras, suaves ou severas, elas sempre prejudicam a qualidade de vida até certo ponto. As chamadas mudanças de humor nada mais são do que estados emocionais tempestuosos e mutáveis que ocorrem em nós frequentemente e de forma abrupta, por exemplo, um súbito influxo de tristeza e pensamentos negros, e depois uma explosão de entusiasmo e alegria.

As mudanças de humor não raro também tomam a forma de uma tendência para cair em estados emocionais negativos – quando de repente, muitas vezes mesmo sem qualquer razão, em vez de um bem-estar psicológico estável, depressão, desânimo, pessimismo e até mesmo falta de desejo de viver…

Eles desorganizam a vida, perturbam a paz de espírito – mudanças de humor agudas

Quase todos nós sentimos mudanças de humor de vez em quando. Se ocorrerem esporadicamente e não perturbarem de forma alguma as nossas vidas, esta situação pode ser considerada normal e inofensiva. No entanto, se as frequentes mudanças de humor têm consequências, por exemplo, estragam as nossas relações com familiares, causam problemas no trabalho ou nos levam a negligenciar alguns deveres, devemos olhar mais de perto para eles e começar a lutar contra eles.

uma mulher triste num baloiço

Como é que as mudanças de humor costumam manifestar-se? Choro, tristeza sem razão, escuridão, desânimo, que pode rapidamente se transformar em entusiasmo, felicidade, alegria, euforia… Ou paz profunda, calma, que de repente, mesmo por uma razão trivial, se transforma em forte agitação, grande raiva, nervosismo, agressividade…

Em geral, qualquer mudança brusca de uma emoção extrema para outra emoção extrema pode ser considerada um distúrbio de humor. Os estados depressivos, que são cada vez mais observados na sociedade, são também tais desordens. Manifestam-se por uma tendência a cair na melancolia, na tristeza e na apatia, bem como pelo domínio dos pensamentos negativos sobre os positivos e pela fácil queda na armadilha de sentimentos como: falta de alegria de viver, falta de sentido da vida, vazio interior.

Principais sintomas de distúrbios de humor

  • mudança frequente e rápida de uma emoção forte para outra, emoções fortes extremamente diferentes,
  • Aparecendo subitamente (mesmo sem uma razão clara) e durando por algum tempo estado depressivo, desânimo, depressão, desânimo,
  • uma tendência para chorar e o chamado “descer”, caindo em fortes emoções inadequadas à situação,
  • explosões de raiva,
  • ansiedade,
  • distúrbios do sono,
  • frequente falta de humor,
  • falta de sentido de propósito,
  • falta de auto-estima,
  • a convicção de que ninguém nos compreende,
  • caindo frequentemente num labirinto de pensamentos pessimistas, e mesmo pensamentos suicidas.

As intensas mudanças de humor são acompanhadas por instabilidade emocional e dificuldade em controlar e domar essas emoções.

Por vezes somos mesmo dominados totalmente pelas nossas emoções, subordinamos os nossos pensamentos e comportamentos a elas e perdemos a nossa visão racional da realidade. Normalmente estamos de alguma forma conscientes dos nossos problemas e sabemos que há algo de errado com as nossas emoções. As nossas mudanças de humor irritam-nos, perturbam o nosso funcionamento diário, mas, ao mesmo tempo, não somos capazes de fazer nada a esse respeito. Nós não somos capazes de domá-los e resolvê-los.

Como podemos ajudar-nos a nós mesmos? Como combater os distúrbios de humor e voltar à harmonia interior? Certamente vale a pena começar por identificar a causa dos nossos problemas.

mulher triste caminhando na praia

Mudanças de humor – causas do problema

Asperturbações do humore a capacidade emocional são muito comuns hoje em dia. Podem ser causados por vários factores de natureza física (por exemplo, distúrbios hormonais, falta de sono), psicológica (economia de neurotransmissores desregulada) ou ambiental (pressão ambiental excessiva). A identificação adequada da causa do problema é um prelúdio para a sua eliminação efectiva. Tendo percebido que fatores contribuem para o fato de que nossas emoções e nosso humor não são equilibrados, mas instáveis e mutáveis, podemos começar a usar métodos específicos para neutralizar esses fatores.

As causas mais comuns das mudanças de humor e da capacidade emocional

  • perturbações hormonais (por exemplo, durante a gravidez, após o parto, durante a puberdade, na menopausa, antes da menstruação),
  • perturbações nos níveis de neurotransmissores no cérebro (por exemplo, dopamina, serotonina),
  • consumo de drogas,
  • a tomar certos medicamentos,
  • abuso de estimulantes (tais como álcool, cafeína, nicotina, efedrina),
  • ferimentos na cabeça,
  • certas doenças (por exemplo, demência, doença de Parkinson, acidente vascular cerebral, esclerose múltipla, hematoma subdural, aterosclerose, epilepsia, diabetes, hipotiroidismo e outras doenças da tireóide),
  • distúrbios de saúde mental, incluindo doenças mentais (por exemplo, distúrbio bipolar, depressão e sua forma mais leve – distimia, ADHD, neurose, personalidade limítrofe, esquizofrenia, ciclotímia),
  • experiências traumáticas, traumas psicológicos,
  • estilo de vida pouco saudável (má alimentação, falta de actividade física, pouco tempo passado ao ar livre, pouco sono, excesso de estimulantes),
  • exaustão, excesso de tarefas, demasiada pressão do ambiente,
  • stress crónico.

Mudanças de humor – como lidar com elas e voltar ao equilíbrio emocional?

O primeiro passo para se livrar das mudanças de humor é tomar consciência do problema e encontrar a sua causa. Se as suas alterações de humor são o resultado de uma doença, uma doença hormonal ou um distúrbio mental mais grave, é melhor consultar um médico. Entretanto, em outros casos, por exemplo, se mudanças de humor freqüentes são causadas por estresse excessivo, exaustão nervosa ou estilo de vida pouco saudável, basta implementar algumas dicas para sentir uma melhora significativa no estado mental.

Uma mulher alegre caminha junto à água

Os passos seguintes vão ajudar-nos a recuperar a harmonia interior:

Aprenda a auto-observação, “ver” os seus pensamentos e comportamentos

Uma ferramenta muito útil para recuperar o equilíbrio mental e se livrar das persistentes mudanças de humor é a auto-observação, ou seja, a capacidade de se olhar de cima, da posição de outra pessoa, como se fosse um observador anônimo, externo. Esta técnica nos permitirá começar a perceber nossas emoções, pensamentos e comportamentos, controlá-los e mudá-los para melhor.

Aprender a captar e reprimir pensamentos inúteis e emoções negativas

As pessoas que são propensas a mudanças de humor repentinas e emoções extremas não são capazes de cortar sentimentos e pensamentos desnecessários no início. Como conseqüência, a emoção vai gradualmente abrindo suas asas, e seu dono vai ficando cada vez mais enredado nela. A razão desaparece do horizonte, a tensão nervosa aumenta, o choro, a tristeza, os pensamentos de corrida, a raiva e outros estados negativos vêm à tona…

Se aprendermos a reconhecer os sentimentos negativos a tempo (observando-nos a nós mesmos, com o tempo começaremos a notar que aqui algum fator nos influenciou negativamente e que estamos apenas começando a sentir irritação, tristeza ou medo), percebê-los e extingui-los, começaremos a ter controle sobre a nossa esfera de emoções. Desta forma, tornaremos as nossas vidas mais harmoniosas e pacíficas.

Concentre-se em si mesmo, faça algo por si mesmo.

A instabilidade emocional e as mudanças de humor ocorrem frequentemente em pessoas que têm baixa auto-estima e estão mais concentradas na vida dos outros do que em si mesmas. Neste caso, vale a pena mudar o seu foco 180 graus. Comece a concentrar-se em si próprio e no seu desenvolvimento pessoal, comece a fazer algo na vida que o faça feliz e lhe traga um sentimento de realização na vida. Quando começarmos a agir desta forma, imediatamente o nosso humor irá melhorar, a auto-estima e auto-confiança irão aumentar, as emoções irão estabilizar e a vacilação irá dar lugar ao equilíbrio interno.

Cuide do bom estado psicofísico, evite excesso de trabalho, pressão e stress.

O excesso de trabalho é inimigo do bom estado mental e da estabilidade, do bom humor. Se não dormirmos o suficiente, trabalhar demais, comer pouco, assumir demasiadas tarefas e responsabilidades, o nosso corpo não consegue regenerar-se bem, está insuficientemente nutrido e cai num estado de crescente exaustão. As consequências incluem a má função cerebral, aumento do nervosismo, aumento da susceptibilidade ao stress e exposição mais frequente e intensa a emoções negativas.

Ao recuperarmos uma boa condição mental ajudar-nos-á a ter um descanso adequado todos os dias, higiene do sono, uma dieta saudável, reduzir o número de tarefas ou partilhá-las com outros membros do agregado familiar para que tudo não descanse apenas sobre os nossos ombros. As técnicas de relaxamento (por exemplo, exercícios respiratórios, meditação, atenção) também podem ser muito benéficas.

Também deveríamos dar uma olhada no nosso trabalho para ver se ele nos traz uma carga emocional muito negativa, não nos estressa muito, não nos coloca sob enorme pressão, não nos acaba mentalmente. Se for este o caso, devemos pensar em mudar o nosso trabalho ou empresa, porque o stress e a pressão prolongada podem ser muito destrutivos para nós.

Cuide do seu estilo de vida saudável

Aparentemente sem relação com mudanças de humor, fatores como nutrição e exercício podem ter um grande impacto em como nosso estado emocional está. Vitaminas B, minerais como magnésio, potássio, zinco, aminoácidos (como o triptofano, tirosina), afetam o sistema nervoso, cuidam do bom trabalho mental e do bom humor normalizado.

Portanto, devemos cuidar de uma dieta equilibrada, livre de junk food, saudável, na qual um lugar particularmente importante deve ser dado a produtos como: vegetais, frutas, peixe, carne magra, laticínios magros, ovos, produtos cerealíferos, nozes, grãos.

Para equilibrar as emoções e recuperar o bem-estar psicológico, também vale a pena apostar na actividade física regular. Como resultado do esforço, hormonas felizes são produzidas no nosso corpo, sentimo-nos mais satisfeitos, relaxados, distanciados de problemas, stressados. O que é importante, se queremos nos livrar de transtornos de humor, vale a pena limitar estimulantes como o café ou o álcool. Eles são estimulantes e o seu excesso pode perturbar o sistema nervoso.

Obter suplementos dietéticos adequados

Osadaptógenos e nootropicos vegetais, tais como gotu kola, Bacopa monnieri, ashwagandha, açafrão, alguns aminoácidos (por exemplo, L-teanina, triptofano) e minerais como o magnésio, zinco, têm um efeito benéfico sobre o sistema nervoso. Eles afetam os neurotransmissores, e assim regulam nosso humor, combatem estados depressivos, aliviam tensões, ansiedade e medo, e constroem uma barreira protetora contra o estresse e promovem estabilidade emocional. O uso de tais preparações pode ser muito útil no processo de recuperar o equilíbrio mental e normalizar o humor.

A melhor eficácia é demonstrada por composições multicomponentes de alta qualidade, como por exemplo:

Redutor de tensão e regulador de humor em um
Restilen

Restilen suplemento dietético para o stress

Guardião da função cerebral perfeita
Brain Actives

Brain Actives
Fontes:
  • https://www.healthline.com/health/rapid-mood-swings
  • https://www.medicalnewstoday.com/articles/246608
  • https://www.medicalnewstoday.com/articles/mood-swings
  • https://www.webmd.com/mental-health/mood-disorders
  • https://www.healthline.com/health/mood-swings-in-women

Category: saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Article by: admin