O iodo é um dos elementos mais importantes presentes no nosso organismo, é de grande importância para a nossa saúde física e mental, especialmente em detrimento do funcionamento da glândula tireoide, a glândula responsável pelas atividades básicas da vida.
Índice
Iodo – propriedades e função no organismo
Este elemento é classificado como um microelemento, porque apesar de precisarmos muito pouco dele, seria impossível viver sem ele. É um dos principais nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do cérebro, esqueleto e de órgãos como, por exemplo, os pulmões, o estômago, pâncreas, órgãos reprodutivos, olhos ou pele .Participa do processo de respiração celular e produção de energia, afeta o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, músculos, coração, rins. É um antibiótico natural, participa da desintoxicação do organismo.
O iodo é necessário para o bom desenvolvimento do feto e do bebê . Enquanto que nos adultos seus déficits resultam em disfunção tireoidiana, no caso das crianças pode levar a distúrbios mais graves e, até mesmo ao retardo mental.
Iodo e glândula tireoide
A escassez de iodo é geralmente associada a problemas de tireoide. Isso porque ele é absolutamente necessário para a síntese dos hormônios da tireoide, e o bom funcionamento da própria glândula e de outros órgãos e sistemas depende do seu nível adequado.
Garantir uma quantidade suficiente deste oligoelemento é essencial não só para a síntese dos hormônios da tireoide , mas também para manter a sua função e construção adequadas .Mesmo uma pequena deficiência de iodo resulta em distúrbios metabólicos e de várias outras atividades. Em contraste, os déficits a longo prazo levam ao hipotireoidismo, ao seu aumento e à formação de bócio.
Você também deve entender que qualquer desordem do equilíbrio natural pode levar a doenças da tireoide – tanto a deficiência quanto o excesso de iodo podem causar o hipertireoidismo ou o hipotireoidismo. A demanda de para iodo depende da idade, em um adulto é de cerca de 150 microgramas por dia, mas aumenta, por exemplo, em mulheres grávidas ou lactantes em outros 100 microgramas.
Leia também: Zinco e selênio no corpo
Deficiência de iodo – sintomas
A deficiência desse microelemento geralmente leva ao hipotireoidismo. Os sintomas apresentados são:
- ganho de peso,
- intolerância ao frio,
- sensação de fadiga constante,
- sonolência e apatia,
- músculos doloridos e articulações,
- desaceleração motora e mental,
- pele seca e pálida,
- perda de cabelo,
- edemas,
- bócio.
O hipotireoidismo não tratado leva a sérias consequências à saúde, como a lentidão do coração e a circulação, hipertrofia cardíaca, insuficiência circulatória, redução da excreção de água do organismo e como resultado do acúmulo de líquido no abdômen, a distúrbios no ciclo reprodutivo, distúrbios digestivos e deficiência auditiva.
Deficiência de iodo – como preencher o déficit
A maneira mais óbvia e menos dispendiosa de compensar a escassez é ficar à beira-mar .O iodo é abundante não apenas no ar, mas também na água e no solo, e é por isso que, além de fazer caminhadas, é benéfico comer produtos agrícolas e lácteos locais e, acima de tudo, peixes.
Peixes e algas marinhas também devem ser a base da dieta de pessoas que sofrem de deficiência de iodo, independentemente de onde estiverem. Produtos ricos em iodo também incluem algas, como clorela ou spirulina, fucus e espinafre-do-mar ou mesmo o normal. Queijo , incluindo o mofado , produtos lácteos fermentados, arroz integral e pão integral também são indicados .O sal iodado também é de fácil acesso – sendo assim uma maneira eficaz e rápida de suplementar a escassez.
No entanto, se por alguma razão (por exemplo, devido à hipertensão), precisamos limitar o sal e não podemos introduzir a quantidade certa de peixe na dieta, você pode ajudar com um suplemento alimentar como o Thyrolin . Este produto contém o ingrediente-chave no ponto de vista da deficiência de iodo, que é a fava-do-mar, assim como um conjunto de outros suplementos para a saúde da tiroide.
Por sua vez, o Spirulin Plus tem na sua composição algas inestimáveis como a clorela e a spirulina.
Confira:
- Dieta com hipotireoidismo
- Doença de Hashimoto – sintomas, tratamento, dieta
2 comments
Os suplementos de iodo ajudam muito ao hipotiroidismo. Recomendo
Eu concordo. O iodo é a tudo e não se esquecer de uma dieta apropriada, claro.