A palavra dieta e tudo o que lhe está associado suscita, pelo menos, sentimentos mistos, e muitas vezes até extremos, entre a parte masculina da nossa sociedade. Um homem real, 100% homem, e ainda assim a maioria das pessoas pensam que ele é, não costuma se preocupar com tais coisas, mesmo que sua silhueta às vezes se afasta do ideal aceito. Não se pode negar que muitos homens, em vez de apresentarem um corpo notavelmente musculoso e esbelto, apresentam uma barriga em crescimento que sai das suas calças. Toda mulher sabe, no entanto, que forçar seu marido, noivo ou parceiro a mudar seus hábitos alimentares é extremamente difícil, e forçá-lo a seguir uma dieta saudável parece impossível. Assim é worth saber que dieta será a mais apropriada e como deve corretamente comer um homem que queira não somente ser magro, mas acima de tudo manter a força cheia, a saúde e a aptidão física até tarde.
Índice
- 1 Dieta masculina imprópria – as perdas que causa
- 2 A dieta do homem – por onde começar
- 2.1 1. Número adequado de refeições e alimentos regulares
- 2.2 2. Cancelamento de carne vermelha e de produtos altamente transformados
- 2.3 3. Quanto menos comermos açúcar e sal, melhor
- 2.4 4. Os legumes e as frutas, fonte natural de nutrientes
- 2.5 5. Um regime alimentar diferenciado em função do grau de actividade física
- 3 Dieta para um homem – como compor correctamente um menu diário
Dieta masculina imprópria – as perdas que causa
Olhando para a forma como a maioria dos homens vive, podemos dizer com segurança que na maioria das vezes eles comem quase tudo. A sua dieta é dominada por tudo o que é insalubre e calórico e sem carne não podem prescindir, evitando comer vegetais e frutas. Os erros cometidos são vingados muito rapidamente, causando aumento de sobrepeso ou obesidade, combinados, é claro, com sérios problemas de saúde. Demasiado peso corporal é a causa de muitas doenças, as mais perigosas das quais são:
- As doenças do coração e do sistema circulatório, a hipertensão, a aterosclerose, todas elas susceptíveis de conduzir a um ataque cardíaco ou a um acidente vascular cerebral potencialmente fatais, o risco da sua ocorrência é maior nas pessoas obesas, e as estatísticas sobre esta questão parecem aterradoras;
- Grau II diabetes, que, se não tratada, tem mesmo consequências trágicas. Os órgãos internos mais importantes, o coração, os rins e até mesmo o cérebro podem ser danificados, bem como o desenvolvimento do chamado pé diabético, feridas, úlceras e necrose, significando a necessidade de amputação de tal membro;
- degenerações do sistema osteoarticular, às vezes tão grandes que impedem o movimento normal;
- apneia do sono causando ronco, o que é problemático para o ambiente, e causando enormes problemas com o sono, que afetam negativamente a nossa saúde física e mental;
- Desordem de potência, um pesadelo para qualquer cara que quer permanecer sexualmente em forma até tarde da velhice;
- enfraquecimento da pele e do cabelo, que começa a cair rapidamente, o que pode resultar em calvície prematura.
Se, apesar da dieta, ainda não se pode perder peso, é um sinal de aviso de que uma doença não detectada se desenvolve no corpo, o que é um sintoma de, por exemplo, hipotiroidismo, que causa obesidade e requer tratamento imediato. Para tal estado de coisas a maioria dos homens são culpados, levando um estilo de vida menos ativo e estacionário e, infelizmente, é difícil para eles se forçarem a qualquer atividade física, eles preferem passar o tempo em uma cadeira ou sofá, e assistir esporte na televisão.
A dieta do homem – por onde começar
Forçar-se a perder peso é igualmente difícil, e todo o processo requer muita paciência e abnegação. O mais importante é estar atento aos riscos descritos acima, e se você já experimentou algum sintoma preocupante, consulte um médico. Também pode ser necessário visitar um nutricionista profissional, que terá todo o gosto em ajudá-lo a compor uma dieta perfeitamente adaptada às suas necessidades específicas. Desenvolverá não só um cardápio, mas também um plano preciso de todas as refeições, diferenciado de forma a introduzir alguma variedade e evitar a monotonia desencorajadora. Existem algumas regras gerais que você deve seguir ao iniciar seu tratamento ou querendo agir profilaticamente e funcionar bem em praticamente todos os casos.
1. Número adequado de refeições e alimentos regulares
Uma dieta típica masculina geralmente consiste em uma completa falta de café da manhã devido à falta de tempo, depois uma refeição rápida durante o dia, geralmente comida rápida insalubre, pizza ou hambúrguer, e só à noite para compensar todas as faltas. Na maioria dos casos, um saudável, indigesto e obrigatório jantar de carne, este amado rolo de carne que goteja gordura e não é um bom lugar para procurar vegetais. Comer desta maneira nesta hora tardia significa que o corpo não usa os nutrientes fornecidos a ele, mas armazena o que comemos na forma de uma camada crescente de gordura corporal. A alimentação regular é uma base absoluta para uma dieta saudável, sem a qual não se trata de efeitos positivos do tratamento. Médicos e nutricionistas recomendam 4-5 refeições por dia, necessariamente com os mesmos intervalos entre eles, não mais do que 3-4 horas.
2. Cancelamento de carne vermelha e de produtos altamente transformados
Em torno da dieta masculina existem muitos mitos que dizem que os homens têm de comer, por exemplo, mais alimentos que fornecem grandes quantidades de proteínas, o que é essencial para o desenvolvimento adequado do tecido muscular. Sim, há uns muitos da verdade neste, mas a quantidade dos nutrientes fornecidos deve ser ajustada ao corpo específico, assim que as refeições devem ser equilibradas corretamente. Isto serve não só para perder peso, mas também para se manter saudável, o que, naturalmente, não significa que você só tem que comer vegetais ou frutas e desistir de carne. Tudo depende do tipo de alimento que comemos e da parte da refeição que ele constituirá, e se não formos capazes de desistir completamente dele, devemos pensar em substituir a carne de porco por carne de aves ou peixe. Naturalmente, nós beneficiaremos o a maioria de eliminá-los de nossa dieta, e os dietistas recomendam muitos outros produtos que podem nos fornecer a mesma quantidade de proteína, e estes são:
- tofu, certamente saudável, mas com um sabor específico a que tem de se habituar;
- leguminosas, ervilhas, feijões, grão-de-bico, milho, favas;
- castanhas, praticamente todas elas, avelãs, castanhas terrestres, nozes, nozes, castanhas italianas, castanhas do Brasil e castanhas de caju;
- produtos à base de cereais, nomeadamente grumos inteiros, trigo mourisco, borrego ou cevada;
- produtos lácteos, todos os produtos lácteos que, além das proteínas, também contêm cálcio, que é essencial para a saúde dos ossos e para a eficiência das articulações. Nós podemos também encontrar neles um monte de cepas de bactérias que afetam beneficamente o funcionamento do sistema digestivo.
O processo de abandono da carne vermelha deve ser realizado de forma gradual, seleccionando os produtos mais adequados da lista acima. Evitar também as salsichas ou enchidos altamente processados, onde a carne verdadeira é apenas uma fração da sua composição e todo o resto são enchidos e conservantes nocivos.
3. Quanto menos comermos açúcar e sal, melhor
Seria difícil encontrar um homem que não seja gracioso e que não ame doces, bolos, doces e chocolate. No entanto, comê-los em grandes quantidades tem consequências negativas, não só sob a forma de obesidade, mas sobretudo na quantidade de açúcar que o nosso corpo recebe desta forma. Portanto, não subestimemos o ditado popular que diz que “o açúcar é morte branca”, porque a sua veracidade nos será confirmada por todos os médicos. Comer algo doce nos dará uma sensação momentânea de saciedade, mas as calorias fornecidas desta forma podem ser consideradas vazias com segurança. Vamos, portanto, reduzir o açúcar a um mínimo absolutamente essencial e, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde, a dose diária não deve exceder 50 g. Vamos também deitar fora bebidas carbonatadas e artificialmente adoçadas do menu, o número de dobras e o número de rondelles no estômago irá diminuir rapidamente, assim como o risco de diabetes.
As mesmas regras devem aplicar-se também à quantidade de sal consumida, que já se encontra em quase todos os produtos alimentares e da qual nem sequer temos conhecimento. Embora a sua presença nas frios seja óbvia, nos doces é pelo menos surpreendente. A dose diária recomendada de sal é de apenas 5 g e não devemos exceder esta quantidade a menos que não sejamos perturbados pela hipertensão e outras doenças cardíacas que a possam causar.
4. Os legumes e as frutas, fonte natural de nutrientes
Enquanto comer carne em qualquer forma não é um problema para os homens, incluindo a quantidade certa de frutas e vegetais na dieta é uma verdadeira provação. É difícil explicar a um homem médio que esta é a fonte mais rica e 100% natural de tudo o que o organismo necessita para o seu bom funcionamento, especialmente vitaminas e minerais. O corpo masculino precisa deles em quantidades excepcionalmente grandes, em muitos casos diferentes das das mulheres. Os homens que querem reduzir o seu peso precisam, em primeiro lugar, de vitaminas B, que apoiam a digestão e o metabolismo dos hidratos de carbono e das gorduras. A vitamina C, que suporta o coração e o sistema circulatório, e a vitamina D, que protege os ossos contra a osteoporose, também serão úteis.
É por isso que as frutas e legumes devem encontrar um lugar permanente na dieta dos homens, e não na forma de uma adição verde simbólica a uma sanduíche ou costeleta, mas como uma refeição completa ou pelo menos uma grande porção de salada para o jantar. Vegetais e frutas, cenouras picadas, maçãs ou pêras também podem substituir com sucesso todos os lanches insalubres consumidos em frente à TV, batatas fritas e doces. Eventuais outras deficiências podem ser complementadas por suplementos alimentares cuidadosamente seleccionados, com uma composição natural, de preferência vegetal, que actue de forma abrangente, não só para emagrecer, mas também para conter ervas que aumentem a resistência.
5. Um regime alimentar diferenciado em função do grau de actividade física
A dieta é desigual, por isso, ao escolher a melhor dieta para você, você tem que levar em conta outro fator importante, o estilo de vida que você leva. Condiciona directamente a quantidade de nutrientes fornecidos ao organismo que dão energia a uma forma específica de actividade ou trabalho. Uma pessoa que trabalha fisicamente terá uma necessidade diária diferente, cujas refeições devem ser mais calóricas, ricas em proteínas e gorduras de alta energia. É difícil fazer sem carne neste tipo de dieta, mas quando está no prato, é apenas na empresa acima descrita de saladas saudáveis de vegetais frescos. A falta de vitaminas, por sua vez, irá complementar a fruta, fresca ou na forma de sucos espremidos, é claro, sem adição de açúcar, e uma dieta semelhante também é adequado para os homens que praticam esportes.
Por sua vez, aqueles que têm um modo de operação tipicamente sentado e, portanto, pertencem ao grupo com maior risco de excesso de peso ou obesidade, têm uma necessidade muito menor de calorias. A sua alimentação deve, portanto, consistir em produtos que contenham principalmente hidratos de carbono, tais como pão integral escuro, flocos e frutos de casca rija. A refeição mais importante do dia é o pequeno-almoço, que dá energia para todo o dia, necessária especialmente para o trabalho mental, melhorando a concentração, atividade e bom funcionamento do cérebro.
Ao compor seu menu diário, você deve ter certeza de que ele não é muito monótono, mas variado. Desta forma evitaremos o tédio com pratos individuais, não tenhamos medo de experiências, e a Internet certamente encontrará muitas receitas interessantes, que, no entanto, consultam um nutricionista com antecedência. Em um cardápio diário típico, eles devem ser incluídos em cada refeição:
- café da manhã: integral, de preferência pão escuro ou crocante, salsicha magra, por exemplo, aves, queijo magro, leite. Vegetais: pepino, tomate, cebolinha, alface, como uma saborosa adição a sanduíches e café para beber, que, no entanto, vale a pena substituir por frutas ou chá verde;
- jantar: carne de ave magra ou peixe igualmente saboroso, de preferência cozido ou assado na grelha sem adição de gordura, combinado com um conjunto completo de saladas variadas. Não nos esqueçamos das sopas leves, que não são engrossadas com farinha de rosca;
- jantar, que eles dizem que você tem que dar de volta para o inimigo, mas uma refeição leve certamente não vai doer, alguns sanduíches ou uma salada de vegetais saudáveis, todos bêbados com uma xícara de chá, naturalmente não adoçado com 5 colheres de chá de açúcar.
4 comments
Está tudo bem, mas como forçar um homem a seguir essas regras, porque acho que não é possível fazer a minha. Eu já tentei de tudo, pedidos, ameaças, e ele ainda está se enchendo de fast food e não fazendo nada a respeito. Recebi os resultados dos exames para o trabalho e fiquei aterrorizado com os níveis de colesterol. Meninas, aconselhem o que fazer com ele.
a melhor maneira. O meu marido estava 15 kg acima do peso e eu consegui emagrecê-lo. Eu simplesmente mudei sua dieta gradualmente, mudando lentamente as proporções das refeições, adicionando vegetais à sua amada carne, e sobre a mesa enquanto ele assistia o jogo pousou frutas e não batatas fritas. Ele chorou, mas eu era consistente e me acostumei, e quando ele entrou em sua camisa favorita que ele não podia usar, ele descobriu por si mesmo.
Um cara normal deve cuidar de si mesmo e comer saudável. Eu nunca fui gordo porque desde os anos mais novos eu fui ensinado os princípios de uma dieta saudável e então eu obedeci-lhes eu mesmo. Não há nada pior para um cara do que um mega estômago e eu tenho amigos no trabalho que não podem nem se dobrar e quando eu olho para eles eu sei que não vou engordar.
Do Reinaldo_87, isso pode ser uma boa idéia para o meu mena. Vou mostrar-lhe os rapazes e dizer-lhe que se ele não mudar a dieta, vai parecer-se com eles. Gosto dele um pouco grosseiro, mas não exagere, não vou deixá-lo ficar gordo. Eu lhe dei um livro sobre alimentação saudável, vi que ele estava lendo, e os hábitos alimentares já haviam mudado um pouco, então acho que ele entendeu a alusão.