A queda de cabelo intensa pode ser causada por muitos fatores diferentes, desde enfraquecer o cabelo com tratamentos agressivos de styling, através de omissões dietéticas, até fatores hormonais e genéticos. Independentemente da causa da alopecia, uma coisa é certa – graças aos tratamentos e preparações disponíveis hoje em dia, é possível inibir ou pelo menos retardar o processo de queda de cabelo. Se você está procurando maneiras de obter calvície que não exigem uma visita a um salão de beleza ou um consultório médico, leia este artigo.
Preparações orais para a queda de cabelo
Os remédios orais constituem um grande grupo de preparações anti-queda capilar comummente disponíveis. Comprimidos de queda de cabelo comumente disponíveis em farmácias geralmente contêm vitaminas e extratos de ervas (em pequenas doses) para melhorar o crescimento e desenvolvimento do cabelo.
No entanto, no caso da alopecia androgénica, uma preparação vitamínica universal para o crescimento do cabelo pode, infelizmente, revelar-se ineficaz. Ele não vai atingir o coração do problema – ele não vai evitar os efeitos nocivos do hormônio DHT, que destrói os folículos pilosos e que, na verdade, é a principal causa da calvície masculina padrão.
Uma forma mais eficaz de alcançar a alopecia androgénica são os comprimidos que contêm substâncias que reforçam os folículos pilosos e bloqueiam os efeitos adversos da hormona DHT. Profolan é particularmente bom em comparação com outros suplementos. É um meio moderno de crescimento do cabelo com uma fórmula rica, em que ingredientes (incluindo aminoácidos, minerais, vitaminas, urtiga altamente concentrada e extractos de cavalinha) trabalham em conjunto para inibir gradualmente o processo de queda do cabelo e estimular o crescimento de novos cabelos.
Saiba mais sobre o Profolan aqui.
Champôs e loções contra a queda de cabelo
As preparações locais para alopecia podem ser encontradas mais frequentemente na forma de champôs e líquidos para esfregar no couro cabeludo. São à base de várias substâncias activas, nomeadamente: cafeína, vitaminas, proteínas, extractos vegetais. O mais popular e supostamente o mais eficaz é o Minoksydyl (presente em produtos como o Loxon, Piloxidil). É um composto orgânico que apoia o fornecimento de sangue ao couro cabeludo e estimula os folículos pilosos a trabalharem mais.
Vale a pena notar, no entanto, que no caso da alopecia androgênica hormonal, o shampoo anti-queda do cabelo pode ter um efeito limitado. Da mesma forma, como ampolas de crescimento do cabelo, que são preenchidos com complexos altamente concentrados de vitaminas, minerais e proteínas, e sim, estimular o crescimento do cabelo, mas não eliminar a verdadeira causa da calvície masculina padrão.
Não há dúvida de que as loções, xampus e ampolas para queda de cabelo são notáveis e podem auxiliar no tratamento da calvície, mas darão resultados muito melhores em combinação com o tratamento oral, por exemplo Profolan.