A perda de cabelo em homens progredindo com a idade é um fenômeno comum. A alopecia androgênica, também chamada de calvície masculina, pode começar em uma idade muito jovem, bem como em uma idade avançada. Também pode ser mais lento ou mais rápido dependendo das circunstâncias individuais. Quais são as causas e métodos de tratamento da alopecia androgênica, quais fatores podem exacerbar o processo de queda de cabelo?
Alopécia androgénica – causas da queda de cabelo nos homens
A testosterona é convertida em di-hidrotestosterona (DHT) como resultado de alterações hormonais. O aumento da sensibilidade dos folículos pilosos a esta hormona é a causa do seu gradual encolhimento e desaparecimento. Como resultado, os folículos já não produzem cabelo normal e forte. A fase de crescimento do cabelo é significativamente encurtada, resultando em pêlos mais finos e mais curtos e perda rápida de cabelo.
Além dos processos hormonais, a genética pode ser vista como outra causa da calvície masculina – a tendência à calvície é herdada “de pai para filho”. Além disso, a saúde e estilo de vida é um fator extremamente importante na perda excessiva de cabelo nos homens.
Estar sob estresse severo, exaustão física e mental persistente, estimulantes, doenças dermatológicas e autoimunes e, acima de tudo, uma dieta de sucata pobre em minerais importantes, vitaminas e proteínas, pode enfraquecer significativamente o cabelo e causar calvície.
Alopécia androgénica – tratamento
Um dos métodos mais eficazes no tratamento da alopecia é a mesoterapia do couro cabeludo. Consiste em injectar no couro cabeludo preparações especialmente seleccionadas (por exemplo, com minoxidil, silicone, vitaminas, plasma rico em plaquetas, etc.), que favorecem a regeneração e o fortalecimento das lâmpadas e estimulam o crescimento de um cabelo novo e saudável.
Outro tratamento deste tipo é o tratamento a laser da alopecia, sob o qual um feixe de luz laser de frequência especial é dirigido ao couro cabeludo. A iluminação conduz a uma melhor circulação no couro cabeludo e estimula os folículos pilosos para produzir um novo cabelo saudável.
Um transplante capilar é um método muito mais invasivo, mas também muito eficaz no tratamento da calvície. No entanto, requer intervenção cirúrgica, e não é um procedimento barato, por isso relativamente poucas pessoas decidem fazer tal transplante.
Tratamentos e cirurgias profissionais que visam inibir a queda e o crescimento do cabelo, embora possam ser muito eficazes, não são baratos. Venha aqui e aprenda mais sobre outros métodos de tratamento da calvície, que são menos prejudiciais para a sua carteira.