Cafeína – um efeito na perda de peso e na função corporal. Descubra as propriedades mais importantes da cafeína!

A cafeína, o estimulante mais popular do mundo, é também um valioso suporte para a perda de peso de muitas pessoas. Tem propriedades que mobilizam o corpo para maior atividade e queima mais rápida de calorias. Curiosamente, também pode contribuir para uma maior utilização das reservas de gordura como fonte de energia. É impossível negar os efeitos bioactivos positivos da cafeína, mas também é impossível não mencionar os seus inconvenientes. No entanto, é uma substância que afecta o sistema nervoso central, acelera o ritmo cardíaco e pode aumentar perigosamente a pressão sanguínea. Doses excessivas de cafeína são arriscadas para a nossa saúde, por isso devemos usá-la com moderação, tanto em termos da quantidade de café e bebidas energéticas que bebemos diariamente, como na aplicação de suplementos dietéticos com cafeína.

Cafeína – ocorrência, aplicação. Cafeína natural e cafeína sintética

A cafeína é um alcalóide purino que mostra capacidades psicoactivas e activa o sistema nervoso. Embora esteja associado principalmente a grãos de café, também é encontrado em outros materiais vegetais, como chá preto e verde, chocolate, cacau, guaraná e nozes de cola.

Para além da cafeína natural, existe também uma variedade sintética. A cafeína sintética pura é rapidamente absorvida pelo sangue, pelo que actua mais forte, mais rápida e mais rapidamente do que a cafeína natural. Embora dê um estímulo mais intenso, também pode resultar em efeitos secundários mais intensos, tais como: tremor, problemas de sono, nervosismo excessivo, palpitações cardíacas. Como resultado da cafeína sintética, também pode ocorrer um efeito desagradável do chamado “congresso” energético.

Como forma de estimular o corpo e a mente, escolhemos mais frequentemente a cafeína sob a forma de café, no entanto, as bebidas energéticas e os comprimidos espumantes também são muito populares, que além da cafeína contêm uma série de vitaminas e minerais que revitalizam e apoiam o cérebro. Entre os treinadores, são populares os suplementos pré-treino e as cápsulas com cafeína e outros ingredientes que estimulam e melhoram o desempenho físico.

No que diz respeito ao uso de cafeína para perda de peso, os mais populares são os queimadores de gordura multicomponentes que contêm também outros componentes que adicionam energia, bloqueiam o apetite e aceleram a quebra do tecido lipídico. Em todos os suplementos dietéticos, seja pré-treinamento, melhoria da função cerebral ou suporte à perda de peso, ou outros, a chamada cafeína anidra, ou seja, forma desidratada de cafeína, é mais comumente utilizada.

O café é a fonte mais valorizada de cafeína

chávena de café nas suas mãos

Numa chávena de café, encontramos cerca de 60-80 mg de cafeína. Também pode haver um pouco mais ou um pouco menos de cafeína, tudo depende do tipo de café e de como ele é preparado e servido.

Para muitas pessoas, o café é uma parte essencial dos seus rituais matinais. Ajuda-nos a acordar, a refrescar a mente e o corpo e aentrar no ritmo dinâmico do dia. Porque é que o café é a forma mais popular de reanimar o corpo e combater a fadiga? É simples, é a fusão perfeita de sabor e aroma excelente, profundo, estimulante e com boas propriedades energizantes, pelas quais a cafeína é, naturalmente, responsável.

Cafeína – ação

Como é que a cafeína afecta o corpo? Estimula o sistema nervoso central, bloqueia os chamados receptores de adenosina e leva a um aumento da secreção de aminas biogénicas (catecolaminas) que actuam como neurotransmissores, tais como a adrenalina, norepinefrina, acetilcolina, serotonina e dopamina. O efeito destes processos é acelerar o ritmo cardíaco, estimular o corpo, aumentar o ritmo das mudanças metabólicas e ativar a função cerebral.

A cafeína age de forma rápida e abrupta, quase imediatamente após o consumo dá efeitos sob a forma de aumento dos níveis de energia, revivalismo, eliminação da fadiga, melhoria dos processos de pensamento, melhoria da capacidade de focalizar a atenção, bem como aceleração do pulso e aumento da taxa de metabolismo.

A cafeína é rapidamente perceptível e tem uma acção clara, resultado da sua rápida absorção do tracto digestivo para a corrente sanguínea. A concentração máxima desta substância no sangue atinge cerca de 30-45 minutos após o consumo. Depois o seu nível cai gradualmente. Após algumas horas é excretada do corpo com urina (mais cedo é metabolizada no fígado para teobromina, teofilina e paraxantina).

Efeitos da cafeína sobre o corpo

Uma vez no corpo, a cafeína afecta quase todos os sistemas, desde o sistema nervoso ao digestivo. Vamos ver que efeito tem em partes individuais do nosso corpo:

O efeito da cafeína sobre o sistema nervoso e a função cerebral

A cafeína estimula o sistema nervoso autonômico (vegetativo), ativando o centro vasomotor. Ele estimula o córtex cerebral e os centros subcorticais. Também afeta os neurotransmissores responsáveis pela transmissão de impulsos entre neurônios, tais como dopamina, adrenalina, acetilcolina, norepinefrina e serotonina. Ao estimular a sua libertação, contribui para colocar o corpo num estado de mobilização e prontidão para a acção.

Outros efeitos notáveis da cafeína são: aumento da energia e motivação, melhoria do bem-estar, redução da fadiga e sonolência. Além disso, a cafeína pode aliviar os estados depressivos, reduzir a sensação de desânimo e ansiedade.

A cafeína também melhora temporariamente o funcionamento do intelecto, acelera os processos de pensamento, aumenta a eficiência do trabalho mental, aumenta a tolerância ao esforço psicofísico. Influencia positivamente o processo de lembrar novas informações, aumenta a vigilância, facilita o nosso foco e mantém uma alta concentração em uma determinada tarefa por um período de tempo maior, influencia positivamente o nosso humor e nível de criatividade.

Influência da cafeína no sistema circulatório

A cafeína tem um efeito claro no sistema cardiovascular (sistema circulatório), o que, ao contrário de algumas opiniões, não é um efeito negativo; pelo contrário, é positiva, a menos, é claro, que exageremos a quantidade de cafeína e que soframos de doenças para as quais o uso desta substância não é aconselhável.

A cafeína em doses excessivas pode causar uma série de efeitos negativos com palpitações e aumento da pressão na linha da frente. Se isto for acompanhado pelo tabagismo, falta de exercício e um estilo de vida geralmente pouco saudável, o risco de efeitos adversos para a saúde aumenta. Por outro lado, a cafeína consumida em doses moderadas pode proteger o coração, melhorar a circulação e melhorar o estado dos vasos sanguíneos.

Com a estimulação do sistema nervoso e um aumento da secreção de norepinefrina e adrenalina pela cafeína, há uma aceleração do ritmo cardíaco e um aumento da força de contração miocárdica (em doses mais baixas este efeito é insignificante, mas quanto maiores as doses de cafeína, mais pronunciado) e um ligeiro aumento da pressão arterial.

A cafeína afecta a dilatação dos vasos sanguíneos, o que por sua vez leva a um fluxo sanguíneo mais fácil e livre. Devido a esta propriedade, a cafeína é muitas vezes útil para pessoas com problemas moderados de circulação.

Efeitos da cafeína sobre o sistema respiratório

A cafeína também tem um efeito significativo sobre o sistema respiratório. Estimula o centro respiratório, dilata e relaxa os brônquios, facilita a nossa respiração e torna a nossa respiração mais profunda. Aumenta o fluxo de ar através do tracto respiratório, melhorando assim a oxigenação das células de todo o corpo. Graças a estas características, a cafeína pode ser útil para aliviar os sintomas da asma e asfixia. Devido a estas propriedades, a cafeína é frequentemente utilizada como dilatador das vias aéreas.

Efeitos da cafeína no esqueleto e nos sistemas musculares

O consumo de grandes quantidades de cafeína pode ter um impacto negativo no estado ósseo. Esta substância estimula a excreção da urina, com a qual o valioso cálcio é removido do corpo. A cafeína também pode retardar o processo de regeneração do tecido ósseo, reduzir a densidade óssea e perturbar a estrutura óssea. Como resultado, pode aumentar o risco de osteoporose (bem como de doenças periodontais). Vale a pena mencionar, porém, que a cafeína consumida de forma moderada não ameaça os nossos ossos. Só tomando doses elevadas de cafeína durante muito tempo é que podemos ter motivos de preocupação.

A cafeína tem um efeito benéfico nos músculos. Ao aumentar o fluxo sanguíneo, leva a um melhor suprimento de oxigênio e nutrientes para os músculos. Também melhora o transporte da glicose para os músculos e facilita a liberação de cálcio nas células musculares. Como resultado, contribui para melhorar o trabalho dos músculos, melhorando a sua coordenação e aumentando a sua força e resistência.

A cafeína também protege a proteína muscular, previne o catabolismo e promove a formação da massa muscular. Devido ao seu efeito positivo sobre os músculos e ao seu efeito energizante, a cafeína permanece uma parte essencial da maioria das pessoas que treinam e se esforçam para modelar a sua figura perfeita.

De que outra forma a cafeína afecta o nosso corpo?

  • Mostra propriedades analgésicas, assim como intensifica e acelera os efeitos dos analgésicos e antipiréticos.
  • Estimula os processos digestivos, melhora a motilidade intestinal, aumenta a secreção do suco gástrico, melhora o funcionamento do fígado e do pâncreas.
  • Aumenta o fluxo sanguíneo através dos rins, mostra propriedades diuréticas.
  • Ajuda com a diminuição da libido e problemas de ereção, especialmente quando são causados pela fadiga.
  • Aumenta a capacidade física e mental.
  • Usado externamente (por exemplo, como ingrediente de um peeling cosmético ou caseiro ou máscara corporal) estimula a microcirculação da pele, reduz a celulite, reduz o inchaço, melhora a oxigenação e a nutrição das células da pele, melhora o tom e a firmeza da pele. Promove uma aparência agradável e saudável da pele.

Cafeína para emagrecer

chávena de café, bloco de notas, caneta

A influência da cafeína na perda de peso é outra questão que vale a pena analisar. Não é sem razão que a maioria das pessoas que tentam perder peso consideram a cafeína como um dos seus aliados mais importantes. O mais importante a fazer é certificar-se de que não tem medo de perder peso, mas pode perder peso de forma mais rápida e eficiente com a ajuda da cafeína.

Como é que a cafeína suporta a perda de peso?

  • Acelera o metabolismo. A cafeína aumenta ligeiramente a termogénese e durante algum tempo após a sua ingestão aumenta a taxa de metabolismo. Isto significa que imediatamente após tomar café ou outra bebida ou suplemento dietético com cafeína, a taxa de queima calórica no nosso corpo aumenta. Vale a pena aproveitar esta propriedade da cafeína, chegando a ela pouco antes do treino. Desta forma, a taxa de queima de calorias será significativamente aumentada.
  • Estimula a lipólise (quebra do tecido adiposo). Uma propriedade muito interessante e importante da cafeína para emagrecer pessoas é a mobilização de gordura armazenada. Ao estimular o sistema nervoso e ativar a secreção de adrenalina, a cafeína leva a um aumento da liberação de ácidos graxos no sangue, que são então utilizados como fonte de energia para o corpo. Além disso, a cafeína contribui para a redução das células adiposas.
  • Acrescenta energia. Depois de uma dose de cafeína, sentimo-nos cheios de vitalidade e energia, estamos mais motivados para agir e estamos mais optimistas e entusiásticos. A cafeína pode ajudar-nos a mobilizar para a actividade física, que é conhecida por ser extremamente importante durante a perda de peso. Por estas razões, a cafeína é muitas vezes um apoio valioso para aqueles que nem sempre ardem para o treino, que têm dificuldade em se motivar e que por vezes se sentem desencorajados e de mau humor.
  • Reduz a fadiga, aumenta a resistência ao esforço, melhora o desempenho físico. Isto será sem dúvida apreciado por pessoas que por vezes (ou muitas vezes) têm dificuldade em completar o seu treino devido a insónias, fadiga, exaustão e estado enfraquecido. A cafeína revive o corpo e a mente, combate a fadiga e aumenta a força e a resistência. Permite-nos fazer exercícios mais longos e eficientes sem o efeito irritante da relutância e falta de energia que ocorre durante o treinamento. Como resultado, perdemos o excesso de peso mais depressa. Além disso, a cafeína melhora a concentração, facilitando assim a realização do treino de forma eficiente, sem distrações desnecessárias.
  • Suprime o apetite, ajuda a controlar a fome e aumenta a sensação de saciedade. Embora este efeito não seja duradouro, a cafeína permite-nos reduzir as nossas calorias até certo ponto.

Como utilizar a cafeína para emagrecer?

Nós temos uma escolha:

  • queimadores de gordura multicomponentes equipados com cafeína,
  • comprimidos de cafeína monocomponente,
  • a beber bebidas energéticas,
  • bebendo café ou outras infusões de plantas que contenham cafeína.

Não há dúvida de que a forma mais eficaz de perder peso de forma eficiente é usar queimadores de gordura cafeinada. Estão estritamente orientadas para a redução de peso e são compostas de forma a intensificar e acelerar o processo de decomposição do tecido adiposo acumulado. Quando se trata da mobilização holística do corpo para se livrar das reservas de gordura, elas trabalham mais multifuncionalmente do que o café, a cafeína regular em comprimidos ou a energia.

Redutores de gordura cafeinada fortes, eficazes e multicomponentes, que merecem atenção:

  • Cappucino MCT
  • Nutrigo Lab Burner
  • Keto Actives

O quê, em vez de café? O quê, em vez de cafeína?

grãos de café no moedor

Cafeína, cafeína sintética – estas são as mais populares, mas na verdade apenas uma das muitas substâncias estimulantes que podemos usar, seja para beber no dia-a-dia em vez de um pequeno preto, ou como uma forma de acelerar o processo de perda de peso, ou para melhorar o trabalho da mente, ou finalmente como uma forma de aumentar a forma física e a força física.

Os estimulantes alternativos também devem interessar às pessoas que não toleram o café, e que se sentem mal depois do café ou da cafeína simples, o que, ao que parece, não é incomum hoje em dia.

Substitutos de café cafeinado (ou variedades)

Chá verde

O chá verde contém o chamado thein, que é quimicamente muito semelhante à cafeína, mas não funciona da mesma forma que a cafeína do café. Dá um efeito mais suave, mas mais duradouro, de estimulação e revitalização, além de ter um efeito positivo no nosso humor e nos dar muitos benefícios à saúde, incluindo a estimulação da limpeza do corpo das toxinas, melhorando a digestão e melhorando o metabolismo.

Yerba mate (Azevinho paraguaio)

A Yerba mate está disponível na forma de folhas e galhos finos secos, a partir dos quais são preparadas as infusões. A erva contém cafeína sob a forma do chamado matein. É eficaz para estimular o corpo e a mente, mas, ao contrário do café, não funciona rápida ou temporariamente. As substâncias estimulantes yerba mate são libertadas lentamente, o efeito estimulante é mais suave, mas espalhado ao longo de um longo período de tempo.

A vantagem da erva é também o alto teor de antioxidantes e vitaminas valiosos e a menor taxa de enxaguamento de minerais do corpo em comparação com o café. E sua desvantagem para um grande número de pessoas é seu sabor – amargo, gramado, incomparável com o sabor delicioso do café.

Guaraná

Na maioria das vezes, ele pode ser encontrado na forma de extrato em suplementos dietéticos prontos ou na forma moída. Os frutos em pó de Paulinia guaraná em pó são muito versáteis no uso. Eles podem ser preparados, adicionados a coquetéis, chá e outras bebidas ou adicionados a alimentos.

No guaraná você encontrará uma variedade específica de cafeína chamada guarina, que é famosa por suas excelentes propriedades energizantes, assim como outros efeitos positivos como, entre outros: melhora da eficiência mental, concentração e memória, redução do estresse, estabilização do humor, intensificação da termogênese e aceleração do metabolismo, eliminação dos distúrbios da libido, melhora da imunidade, efeito benéfico sobre o sistema circulatório. Uma vantagem importante do guaraná é seu efeito duradouro e a ausência de efeitos colaterais negativos que às vezes ocorrem após a cafeína do café.

Cacaueiro

Contém cafeína, bem como outro estimulante – a teobromina. O cacau está principalmente associado ao cacau, um popular pó marrom que é frequentemente adicionado ao leite e às sobremesas. No entanto, as sementes de cacau também podem ser compradas inteiras ou em uma forma ligeiramente moída.

De qualquer forma, uma amêndoa de cacau irá fornecer-nos uma dose de energia, trazer um efeito de revitalização física e mental, melhorar o nosso humor, reduzir a fadiga e ter um efeito positivo no funcionamento do cérebro. Não há dúvida, no entanto, que o efeito mais forte é alcançado pelo feijão cru com um baixo grau de processamento. As sementes de cacau podem ser adicionadas a cocktails, snacks, sobremesas, bebidas quentes e frias, e também podem ser comidas como um pequeno lanche.

Outros sucedâneos do café com propriedades estimulantes mas sem cafeína

  • Ginseng,
  • Taurina,
  • L-tirosina,
  • Ginkgo biloba,
  • a raiz maca,
  • o sinefragma.

Cafeína – efeitos secundários

colherada de café moído

A cafeína é relativamente segura e não é uma ameaça à nossa saúde e à nossa vida. Só com altas doses consumidas em pouco tempo se torna arriscado. Uma dose segura de cafeína é considerada como sendo de 300 mg por dia. Uma dose de mais de 500 mg por dia é classificada como uma overdose.

Adose letal de cafeína é de cerca de 150 mg por 1 kg de peso corporal (ou cerca de 10-13 g), o que significa que teríamos de beber cerca de 60 a 80 chávenas de café num curto espaço de tempo. Isto é irrealista, embora, claro, teoricamente possível. O envenenamento por cafeína, porém, pode ocorrer em doses mais baixas, por exemplo, 1500 ou 2000 mg.

Os efeitos secundários mais comuns associados à ingestão excessiva de cafeína são:

  • demasiada agitação,
  • a perseguição do pensamento,
  • Incapacidade de concentração, distracção,
  • palpitação do coração,
  • …e as dores de cabeça e as tonturas,
  • tremor de mãos,
  • convulsões,
  • Suores frios,
  • falta de ar,
  • picos de pressão,
  • Nervosismo, nervosismo, agressividade,
  • ansiedade, medo,
  • Distúrbios do sono,
  • Náuseas, vómitos,
  • dor de estômago.

O que vale a pena enfatizar, cada um de nós tem a sua própria tolerância à cafeína. Para uma, duas xícaras por dia é demais, para outra, três xícaras é padrão. Alguns, depois de beber uma bebida energética, sentem um batimento cardíaco palpável e suor frio, enquanto outros apenas sentem uma ligeira agitação.

Portanto, temos que observar por nós mesmos como reagimos à cafeína e se ela é bem tolerada ou mal tolerada. No entanto, se sentirmos efeitos secundários negativos após a cafeína, é melhor desistir e experimentar substâncias semelhantes, mas mais suaves.

Eles adicionam energia, absorvem gordura corporal, bloqueiam o apetite.

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Fontes:

Category: emagrecimento

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