Há algum tempo, o cisto tem ganho muita popularidade como uma erva pró-saúde. Muito se comenta sobre o seu impacto na imunidade, seu papel na prevenção do câncer, combate a micróbios e, por último, como um meio de ajuda no processo de emagrecimento. Mas será que o cisto é realmente tão bom assim?
Índice
Cisto – propriedades pró saúde
O Cisto é um arbusto perene presente naturalmente em áreas da Ásia Ocidental e de países do Mediterrâneo, conhecido por suas flores delicadas, brancas ou rosas. Em alguns países é cultivado em jardins como planta ornamental e para fins medicinais. Suas folhas são usadas na fitoterapia e têm muitas propriedades benéficas para a saúde. São abundantes principalmente em polifenóis, que funcionam como antioxidantes contra os radicais livres nocivos e que apoiam a uma série de processos benéficos para a saúde.
A neutralização dos radicais livres leva não apenas ao bloqueio do desenvolvimento de várias doenças, mas também ao suporte do sistema imunológico, à inibição da liberação de histamina, minimizando assim as reações alérgicas, e auxiliando o funcionamento do sistema cardiovascular e a eliminação da inflamação no organismo. O cisto também é muito útil como agente de beleza – melhora o metabolismo e as condições da pele, limpa e rejuvenesce o organismo.
Cisto – ação em várias frentes
Provavelmente não existe outra mais planta universal. Contém mais antioxidantes do que o chá verde ou o vinho tinto, ao mesmo tempo que não causa efeitos colaterais. A sua principal ação é o fortalecimento da imunidade natural do organismo, limpando das toxinas e inibindo todos os processos inflamatórios. Funciona não apenas contra resfriados comuns, mas também, por conta da sua propriedade antibacteriana, antifúngica e antiviral, no combate de outras doenças. Não há evidências científicas, mas devido à presença de numerosos antioxidantes, é altamente provável que também previna o câncer.
O bloqueio da oxidação do mau colesterol, previne a aterogénese, por outro lado, contribui para a remoção de trombos e de êmbolos nos vasos sanguíneos. Sendo assim, limpa o organismo de substâncias nocivas, também afeta a condição da pele. Daí o uso generalizado do cisto no tratamento da acne ou de outras doenças de pele, bem como o uso no rejuvenescimento da pele.
Tomar o extrato de cisto com certa regularidade também nos traz outros benefícios. Ajuda a lidar com o mau cheiro de suor, e até mesmo espanta mosquitos e carrapatos, através das substâncias voláteis contidas nas folhas.
Cisto e emagrecimento
Como se sabe, dois fatores desempenham um papel crucial no processo de emagrecimento: uma desintoxicação eficiente do corpo e um metabolismo mais rápido. O cisto é perfeito nos dois casos. O organismo limpo digere mais eficazmente os alimentos e reduz o risco de deposição de gordura, enquanto que os processos metabólicos são acelerados. Além disso, os polifenóis contidos nas folhas reduzem o colesterol e inibem a ação das enzimas que levam ao desenvolvimento do diabetes.
Além disso, estudos demonstram que o efeito benéfico da erva cisto sobre o funcionamento do trato gastrointestinal, promove a secreção do ácido gástrico, relaxa o intestino. Ao fazer uma dieta de baixa caloria, o organismo pode se enfraquecer e aumentar a sua susceptibilidade a infecções e, assim, não é crucial sublinhar o efeito rejuvenescedor da planta.
É claro que não podemos contar com o fato de que simplesmente tomar o chá cisto reduzirá milagrosamente o nosso peso. O cisto será útil se o tratarmos como uma ferramenta que ajuda o processo todo. A chave para o sucesso é sempre a mudança de estilo de vida – com uma dieta adequada e atividade física regular. A infusão de cisto será então um complemento importante e te ajudará a alcançar o efeito pretendido.
Cisto – como preparar e tomar?
De fato, a maneira mais fácil é com os comprimidos de cisto ou em bolsas que já vêm prontos para serem preparados. No entanto, não temos nenhuma garantia quanto à qualidade e origem da erva. A solução ideal é a folha seca ecológica cortada (não podem ser caules), provenientes de culturas controladas.
Uma colher de chá seco deve ser fervida em água fervente e preparada durante cerca de 5 minutos e depois coada. Você pode adicionar suco de limão ou mel.
Curiosamente, a mesma quantidade da folha seca pode fazer até três porções. Tomamos a infusão duas ou três vezes por dia durante pelo menos um mês, depois podemos fazer uma pequena pausa. No geral, o tratamento deve ser continuado por vários meses.
Cisto – opiniões de médicos e usuários
Sem questionar os seus benefícios para a saúde, os médicos enfatizam que essa erva sozinha, embora acelere suavemente o metabolismo e possa contribuir para a redução do edema, não é estritamente um meio para emagrecer. Tem várias outras vantagens, principalmente em termos de imunidade e limpeza do organismo. É isso que os consumidores enfatizam em suas opiniões, alegando que o consumo afetou a sua condição geral, com melhor aparência e um processo de redução de peso mais eficiente.
12 comments
Olá, todas as amantes da saúde e do corpo perfeito. Se eu posso dizer algo sobre o cisto é que a erva realmente aumenta a imunidade. Claro, se você beber regularmente, várias vezes por semana, não uma vez por mês. Eu tenho tomado há vários meses, com ele nunca tive um resfriado no inverno, nem dor sinusal. Muito diferente dos anos anteriores – cheia de dor de garganta, sinusite… um horror. Acho que é graças ao cisto. E quando se trata de emagrecimento, não sei se ajuda. Meu peso tem caído lentamente faz quase um ano, mas é por causa da dieta e do treinamento, eu não sei se o cisto ajudou em algo.
É bom para tudo 😀 Depois de tomar muitas vezes descobri que limpa o organismo das toxinas e ajuda a emagrecer. Eu tenho um grande problema com a retenção de água no corpo, celulite e inchaços. Após a limpeza, de alguma forma a água flui melhor. Eu não me sinto como um balão. Recomendo
Eu não concordo com a estrela. Eu já encontrei algumas opiniões de que o cisto é superestimado e que não funciona, mas eu não penso assim. Eu tenho tomado cisto regularmente há um ano e meio (com pequenas pausas). Me ajudou com pelo menos três doenças talvez até mais. Consegui lidar com uma infecção bacteriana, não voltou mais 🙂 Não tenho mais picos de açúcar no sangue como costumava ter. Também ajuda na constipação e na indigestão. Eu não sei porque não funciona com alguns. Talvez seja a qualidade do produto ou simplesmente o fato de não se para todo mundo.
A erva é muito boa e eficaz para muitas doenças esse tal de cisto, mas também não dá pra exagerar nas suas quantidades. Beba com 1 vez por dia e também faço pausas. Acho que se você beber demais pode perder muitos elementos valiosos do organismo.
tem que entender que um copo por dia já é suficiente. Qualquer erva, qualquer medicação e suplemento em excesso pode fazer mal.
Quanto à perda de minerais do organismo através do cisto, existe mesmo esse risco. Você tem que fazer uma pausa, mas também é um bom método, o importante é não se livrar de elementos importantes, é rico e nutritivo considerem também beber água com alta mineralização.
pra quem sofre de alergias, rinite e tal, recomendo tomar cisto. Agora é zero alergia.
Na limpeza da acne me ajudou muito. Eliminou mesmo as toxinas do corpo
Muito se fala sobre a influência do cisto em várias doenças. E quanto a perda de peso? Ajudou alguém?
Eu acho que tem apenas um leve efeito sobre a perda de peso. Pode ser útil, mas ao mesmo tempo você vai precisar de outros três métodos de emagrecimento.
Comigo até ajudou a emagrecer. Muito bom para digestão e eliminação da água em baixo da pele. Eu recomendo beber o cisto e fazer uma dieta de banana 🙂
Eu me exercito 4 vezes por semana, bebo cisto, e tomo comprimidos de cevada verde e estou emagrecendo.