Última atualização: 09.03.2022
A desintoxicação do corpo (também conhecida como desintoxicação corporal, desintoxicação do corpo ou simplesmente limpeza do corpo de toxinas) é um tratamento que todos devem decidir de vez em quando. A frequência da sua repetição depende do nosso estilo de vida e do nível de contaminação do nosso organismo. Como é conhecido, vários fatores ambientais, excesso de estimulantes e dieta inadequada levam à acumulação de substâncias nocivas nos tecidos. Sintomas como mau estado da pele, cabelo e unhas, dores de cabeça, falta de energia, baixa imunidade, problemas digestivos, podem indicar um alto nível de toxinas acumuladas. O tratamento desintoxicante irá ajudar-nos a libertar o nosso corpo de todas as substâncias desnecessárias e prejudiciais e fará com que o nosso metabolismo e o trabalho do nosso corpo regressem ao equilíbrio, o que se traduzirá numa melhoria do bem-estar.
Índice
- 1 Porque é que as toxinas se acumulam no nosso corpo?
- 2 Desintoxicação do corpo – métodos menos e mais radicais
- 3 Por onde começar com a desintoxicação do corpo?
- 4 Desintoxicação corporal natural – tratamento de toranjas
- 5 Como limpar o corpo com a ajuda de plantas medicinais – desintoxicação herbal
- 6 Ultra uma maneira simples de limpar o corpo de toxinas – tratamento de limão
- 7 Desintoxicação do corpo – o que mais deve ser lembrado?
- 8 Como fortalecer os efeitos da desintoxicação?
Porque é que as toxinas se acumulam no nosso corpo?
Adesintoxicação do organismo visa a remoção de metais pesados, produtos metabólicos desnecessários, substâncias nocivas que entram no organismo com o uso deO objectivo da desintoxicação é remover metais pesados, produtos residuais, substâncias nocivas que entram no organismo através de alimentos ou alimentos insalubres, bem como depósitos intestinais, ou seja, tudo o que constitui resíduo material, é desnecessário e perturba o funcionamento normal do organismo.
Naturalmente, nosso corpo está equipado com mecanismos de autolimpeza, então por que as toxinas se acumulam nele, causando uma série de sintomas problemáticos, e até mesmo aumentando o risco de doenças perigosas da civilização? A principal razão é o seu excesso. Absorvemos toxinas em grandes quantidades porque elas estão em praticamente todo lugar. Absorvemo-los com comida, ar ou água. Podem até ser produzidos pelo nosso próprio corpo como resultado de alterações metabólicas, stress crónico ou como resultado de reacções anormais por parte do sistema imunitário.
As principais causas de acumulação de toxinas no corpo são
- uso de estimulantes (álcool, drogas, cigarros, café),
- alimentos pouco saudáveis (altamente processados e ricos em gorduras saturadas e açúcares artificiais),
- poluição ambiental (smog, água poluída, solo poluído),
- a tomar muitos medicamentos,
- stress a longo prazo.
O corpo limpa-se a si próprio das toxinas:
- pele (com suor e sebo),
- fígado (uma das suas principais funções é filtrar e neutralizar as toxinas),
- os pulmões (através da tosse, espirros, etc.)
- intestinos (através das fezes),
- rins (com urina).
Como resultado da absorção de quantidades excessivas de toxinas, os mecanismos de autolimpeza acabam por ser insuficientes. O organismo não consegue acompanhar a eliminação de substâncias nocivas, pelo que estas penetram profundamente nos tecidos e interferem no trabalho de muitos órgãos e perturbam o metabolismo. Eles também causam uma série de sintomas persistentes.
As toxinas acumulam-se no corpo em muitos lugares, incluindo: tecido adiposo, vesícula biliar, pele, cabelo, unhas, bem como dentro de órgãos-chave como o fígado, pulmões, intestinos, rins e até mesmo o cérebro.
Os sintomas mais comuns de excesso de toxinas no corpo
- dores de cabeça,
- fraqueza,
- desempenho físico mais fraco, falta de vitalidade, peso,
- diminuição da imunidade, aumento da susceptibilidade a constipações e infecções,
- falta de energia, fadiga frequente, sonolência,
- problemas digestivos (por exemplo, dores de estômago, diarreia, obstipação, gases, flatulência, movimentos intestinais irregulares),
- deterioração da pele (por exemplo, secura, infecções cutâneas frequentes, descoloração, irritação, feridas difíceis de sarar),
- tez cinzenta e baça,
- erupções cutâneas, acne,
- um gosto metálico na boca,
- mau hálito, placa na língua,
- sacos e nódoas negras debaixo dos olhos,
- unhas frágeis e quebradiças,
- queda do cabelo e deterioração do estado docabelo,
- saúde mental deficiente,
- humor mais baixo, apatia,
- estados depressivos,
- irritabilidade,
- problemas de sono,
- problemas de concentração, mau desempenho mental,
- aumento de peso, problemas com perda de peso.
Desintoxicação do corpo – métodos menos e mais radicais
Quando o corpo não lida com a autolimpeza e nos dá sinais sob a forma dos sintomas acima mencionados, é necessário alcançar meios adicionais, que irão estimular o processo de remoção de toxinas do corpo. Existem muitos métodos de limpeza do corpo, mas alguns deles são muito restritivos (realizados de forma incompetente, podem fazer-nos mais mal do que bem) e não para todos.
Um desses métodos radicais de limpeza do corpo é a inanição. Por um lado, pode ser muito útil na eliminação de toxinas acumuladas nos tecidos, mas por outro, é um tratamento exigente e não fácil. Antes de mais nada, o organismo precisa de estar devidamente preparado para ele. Já 2 semanas antes da greve de fome deve começar a excluir da sua dieta os produtos que come todos os dias, e nos últimos dias o seu menu deve consistir apenas em sêmola, legumes e fruta. Uma limpeza rápida não deve durar mais do que alguns dias. Uma greve de fome que dura demasiado tempo contribui para o esgotamento do corpo. Também pode levar a uma absorção mais intensiva de toxinas pelo organismo, mais tarde.
Outro método radical de desintoxicação do organismo é a hidrocolonoterapia, ou seja, a remoção de depósitos do intestino grosso. O procedimento é realizado introduzindo água filtrada, morna e sob pressão apropriada no intestino grosso. Como resultado, todos os depósitos fecais, resíduos alimentares, toxinas, parasitas, leveduras, conservantes alimentares, resíduos de medicamentos e até mesmo cálculos biliares são removidos do intestino grosso juntamente com a água. O procedimento, embora eficaz, não é confortável e agradável, por isso não são muitas as pessoas que decidem fazê-lo.
As dietas de limpeza também estão entre as formas mais rigorosas de desintoxicação do corpo. Geralmente envolvem restrições alimentares severas. Tais dietas são geralmente baseadas em vegetais ou sucos de frutas recém espremidos, sopas de vegetais ou coquetéis liquidificadores. Algumas dietas de limpeza envolvem comer apenas um ou alguns alimentos durante vários dias, por exemplo, maçãs, arroz, sêmola, trigo sarraceno, vegetais.
Infelizmente, estes tipos de dietas, devido ao estreitamento do menu a alguns ingredientes, podem levar a deficiências nutricionais e causar deterioração do humor, retardamento do metabolismo, irregularidades no trabalho dos órgãos e distúrbios do metabolismo dos carboidratos no organismo. Nem todos conseguem sobreviver com uma dieta apenas de vegetais, arroz ou sumos.
No entanto, não temos de recorrer a métodos duros e controversos. Temos também uma gama de métodos mais acessíveis para desintoxicar o corpo, incluindo ervas que exibem propriedades diuréticas. Com tais ervas, as toxinas são efectivamente excretadas do corpo juntamente com a urina. Há também ervas que suportam o fígado na filtragem do sangue. No entanto, o tratamento herbal é apenas um dos muitos remédios caseiros para a limpeza do corpo de toxinas.
Veja uma maneira simples de desintoxicar completamente o seu corpo: Spirulin Plus
Por onde começar com a desintoxicação do corpo?
O processo de limpeza do corpo de toxinas deve ser precedido pela eliminação dos factores que mais contribuem para a acumulação de substâncias nocivas. Portanto, devemos excluir da nossa dieta produtos com alto teor de gorduras animais, produtos de farinha branca, doces, salgadinhos, refeições prontas, molhos prontos. A carne vermelha também deve ser evitada; em vez disso, pode-se escolher carne branca magra e peixe marinho magro, mas não em grandes quantidades.
O leite e os produtos lácteos adocicados também devem ser limitados. É melhor abandonar completamente os cigarros, o café e o álcool (ou pelo menos reduzir a sua parte na nossa vida diária), porque eles têm uma Eles têm uma influência muito negativa no nosso corpo, não só no aspecto da acumulação de toxinas, mas também na sobrecarga de órgãos cruciais, tais como pulmões ou fígado.
Preparando para desintoxicar o corpo, devemos introduzir no menu maiores quantidades de vegetais e frutas, assim como água. Também são recomendados produtos de cereais integrais, sementes e sêmolas. Geralmente todos os alimentos processados devem desaparecer do nosso menu e ser substituídos por produtos naturais. Antes da desintoxicação também é aconselhável reduzir um pouco o valor calórico das refeições e excluir pratos difíceis de digerir. Todos estes procedimentos vão ajudar-nos a aliviar o corpo, acalmar o sistema digestivo e preparar o corpo para uma desintoxicação completa.
Desintoxicação corporal natural – tratamento de toranjas
A toranja distingue-se pelas suas excelentes propriedades desintoxicantes. Purifica o sangue, desintoxica o fígado e os rins e melhora o seu trabalho, participa activamente na filtragem e neutralização de toxinas. Também apresenta propriedades antioxidantes, combate os radicais livres e os microorganismos nocivos, reduz a inflamação. Ao mesmo tempo, melhora o metabolismo, ajuda a queimar tecido adiposo desnecessário e vitamina e mineraliza o corpo.
Como realizar uma desintoxicação com toranja?
O tratamento desintoxicante de toranja pode ser realizado bebendo suco de toranja fresco espremido todos os dias. Opcionalmente você pode usar suco comprado, mas deve ser um suco real, de boa qualidade, não néctar, que está à venda hoje em dia em abundância. Em segundo lugar, não deve ser adoçado ou conter qualquer outro aditivo.
Consumimos suco de toranja várias vezes ao dia – o primeiro copo de manhã, de estômago vazio, o segundo – por volta do meio-dia, no resto do dia chegamos para mais 2 porções. Para melhores efeitos, podemos adicionar sumo de limão fresco e uma pequena quantidade de azeite de oliva ao sumo. O tratamento das toranjas deve durar pelo menos uma semana e de preferência 2-3 semanas.
Como limpar o corpo com a ajuda de plantas medicinais – desintoxicação herbal
Ao usar um tratamento de desintoxicação herbal, você não só irá libertar o seu corpo de toxinas persistentes, mas também de água acumulada sob a pele.
Aretenção de água no corpo é um fenómeno comum que resulta, entre outras coisas, de comer demasiados produtos ricos em sódio, beber muito pouco líquido, flutuações hormonais. O excesso de água subcutânea leva ao inchaço do corpo (entre outros nas coxas, face, dedos, etc.)A acumulação de toxinas e a retenção de água no corpo pode levar ao inchaço do corpo (por exemplo, nas coxas, face, dedos, abdómen, panturrilhas, tornozelos), bem como a uma sensação de peso, plenitude, celulite aquática e aumento de peso. Acumulação de toxinas e retenção de água no corpo muitas vezes andam de mãos dadas.
O consumo diário de infusões de ervas com propriedades diuréticas e desintoxicantes nos ajudará a eliminar tanto os fenômenos desfavoráveis, contribuindo para a melhoria do nosso bem-estar como para a perda de peso.
Para realizar um tratamento herbal, utilizamos plantas medicinais dotadas de propriedades diuréticas e, ao mesmo temporegular o metabolismo, estimular a secreção biliar, apoiar o fígado e melhorar os processos digestivos. Estes incluem:
- Urtiga – através da sua acção diurética, ajuda a limpar o corpo de toxinas e produtos metabólicos desnecessários. Também leva à remoção do excesso de ácido úrico do sistema, prevenindo a gota. Melhora o metabolismo, suporta os processos digestivos e baixa o nível de colesterol ruim. Suporta condutas biliares e previne infecções do tracto urinário. Ela influencia favoravelmente a condição dos vasos sanguíneos e fortalece o corpo.
- Dente-de-leão – limpa eficazmente o corpo de toxinas, suporta o fígado, rins e canais biliares, ajuda a eliminar metais pesados do corpo. A erva-dente-de-leão também reduz as condições inflamatórias do corpo, cuida do bom funcionamento do pâncreas, estimula a secreção do suco gástrico, ajuda na digestão, melhora o funcionamento do corpo.Apoia a digestão, regula os movimentos intestinais, combate os distúrbios digestivos e ajuda a livrar-se do excesso de peso de forma mais eficiente.
- Bétula – abunda em flavonóides, ácidos orgânicos, trierpenos, sais minerais. Mostra efeitos desintoxicantes, antibacterianos, antifúngicos, antivirais e anti-inflamatórios. A casca de bétula, agindo como diurético, estimula a excreção de toxinas e outras substâncias nocivas do organismo, ao mesmo tempo em que apoia o sistema urinário e previne as suas infecções. Dilui o sangue, dilata os vasos sanguíneos, tem propriedades antioxidantes, suporta o sistema imunitário, ajuda a combater as constipações.
- Yarrow – tem efeitos diuréticos, purgantes, anti-inflamatórios e antialérgicos. Também tem um efeito anti-hemorrágico. Ajuda a livrar-se de produtos desnecessários do metabolismo do sistema, bem como das toxinas que nele permanecem. Suporta o sistema digestivo, estimula a produção biliar e melhora os processos digestivos.
- Viola tricolor – devido aos seus efeitos sudoríficos e diuréticos estimula o processo de desintoxicação do organismo. Influencia beneficamente o estado da pele, combate o eczema e outras alterações cutâneas. Regula o metabolismo, varre todas as substâncias nocivas do organismo e pode ter um ligeiro efeito laxante. A flor violeta também suporta o sistema circulatório, regula a pressão arterial e fortalece os vasos sanguíneos. Ajuda nas infecções das vias urinárias, pedras nos rins e reumatismo.
- Cavalinha de campo – é mais conhecida pelas suas propriedades de fortalecimento capilar, prevenindo a queda do cabelo e acelerando o seu crescimento. Mas também não lhe faltam propriedades desintoxicantes. Graças à sua acção diurética, remove toxinas e metabolitos nocivos do organismo. Também ajuda a eliminar bactérias, parasitas e fungos. O cavalinha de campo também tem um efeito positivo sobre o coração e os vasos sanguíneos. Melhora a digestão e tem um efeito benéfico sobre o trabalho do pâncreas.
- Chá verde – contém grandes quantidades de antioxidantes que combatem os radicais livres e retardam o processo de envelhecimento. Também participa ativamente na limpeza do corpo de toxinas. Melhora o funcionamento do sistema digestivo, aumenta a secreção das enzimas digestivas, melhorando assim os processos digestivos. As infusões e extractos de chá verde também regulam o metabolismo e apoiam a redução de gordura.
Como usar ervas para desintoxicar o corpo?
Nós preparamos uma mistura a partir de ervas selecionadas ou as usamos individualmente. Deite um copo de água a ferver sobre 1-2 colheres de sopa de ervas secas e mantenha coberto durante cerca de 10 minutos. Beba as infusões 2-3 vezes por dia.
Outras ervas e alimentos que estimulam a limpeza do corpo de toxinas são:
- Cevada verde,
- Gengibre,
- purga,
- Bardana,
- Daisy,
- cardo de leite,
- Calêndula,
- salsa,
- clorella e spirulina,
- sumo de chucrute,
- sumo de beterraba,
- maçãs,
- Aipo,
- aloé vera,
- couve,
- farinha de aveia.
Ultra uma maneira simples de limpar o corpo de toxinas – tratamento de limão
O limão é um dos frutos mais importantes no campo da desintoxicação corporal! Um tratamento de limpeza com ele é extremamente simples, rápido e acessível. O suco de limão intensifica a produção de urina, com a qual as toxinas acumuladas no corpo são expelidas. Além disso, o suco de limão acelera o metabolismo, facilita a perda de peso e ajuda a combater a acidificação do corpo.
Como conduzir uma cura de limão?
Adicione o sumo de meio limão a um copo de água. Beba-o todas as manhãs com o estômago vazio. Beba cerca de 3 copos de água com sumo de limão adicionalmente durante o dia.
A fim de tornar a desintoxicação corporal ainda mais eficaz, é uma boa solução adicionar outro ingrediente desintoxicante à água do suco de limão, por exemplo, gengibre, pimenta, canela ou curcuma. O tratamento com limão deve durar pelo menos 2 semanas, mas vale definitivamente a pena fazer do seu copo matinal de água de limão um hábito permanente!
Desintoxicação do corpo – o que mais deve ser lembrado?
A aplicação de um tratamento de limpeza não é tudo. Se decidirmos realizá-lo, também vale a pena cuidar para que o organismo não seja exposto à absorção de outras toxinas, o que perturbaria os efeitos da desintoxicação. Portanto, devemos abrir mão de estimulantes, alimentos processados, bebidas doces coloridas, fast food e doces. Para que a desintoxicação tenha efeitos duradouros, devemos também garantir que hábitos alimentares saudáveis e a prevenção de estimulantes continuem após o final do tratamento.
Como fortalecer os efeitos da desintoxicação?
Tanto durante como após a desintoxicação do corpo, vale a pena basear a dieta em produtos ricos em Fibra dietética (legumes, leguminosas, produtos integrais, cereais, cereais, grãos).
A fibra dietética é uma forma extremamente eficaz de estimular o peristaltismo intestinal e varrer todos os depósitos, subprodutos do metabolismo, resíduos alimentares e toxinas do tracto digestivo. Graças a ele, nenhum resíduo de fermentação é deixado nos intestinos, e assim o nosso corpo não é envenenado!
Conheça a fibra dietética para perda de peso e desintoxicação: Fibre Select