A dieta hipotireóidea não é muito dura ou complicada, e colocá-la em prática não deve ser um problema. Se você está lutando com subconsideração, modifique seu plano de nutrição o mais rápido possível. Pode ser a chave para melhorar a glândula tireoide e, assim, evitar muitos sintomas desagradáveis, com o qual você enfrenta no seu dia. Nós damos princípios básicos de dieta em hipotireoidismo. Com relação ao que comer e o que evitar para melhorar o funcionamento da glândula.
Índice
A importância da dieta para o hipotiroidismo
Com hipotireoidismo, há um equilíbrio hormonal interrompido que resulta em uma série de sintomas, incluindo a diminuição do metabolismo, problemas com a digestão, ganho de peso, dificuldade de concentração, fadiga crônica e sonolência, deterioração da condição do cabelo e da pele. Dependendo do caso específico, o tratamento do hipotiroidismo pode ser mediado ou sem assistência.
Independentemente de tomarmos ou não medicação para hipotiroidismo, devemos introduzir uma dieta especial, porque é a chave para a função da tireoide. Alguns nutrientes, por exemplo, o iodo, o cobre ou o aminoácido tirosina, apoiam excepcionalmente o funcionamento da glândula tireoide e estimulam a produção de hormônios, inibindo assim os sintomas de hipotiroidismo, incluindo o ganho de peso. Outros componentes, por exemplo, vitamina D, neutralizam a inflamação e estimulam o sistema imunológico, o que se reflete na saúde da glândula tireoide.
Por outro lado, há muitos alimentos que não são particularmente úteis para a tireoide (por exemplo, produtos da paleta de alimentos processados), retardam seu trabalho, interrompem a absorção de iodo e outros ingredientes importantes, reduzem a imunidade do corpo e interrompem o equilíbrio hormonal. Vale a pena se familiarizar com a lista de produtos indicados e inadequados na dieta com hipotireoidismo e, com base nisso, criar um novo menu.
E aqui estão os nutrientes cujo reabastecimento sistemático é particularmente importante para pessoas com hipotireoidismo:
- iodo;
- zinco;
- selênio;
- cobre;
- ferro;
- Vitaminas do complexo B;
- vitamina D;
- vitamina C;
- vitamina A;
- vitamina E;
- proteína saudável;
- ácidos graxos ômega 3 insaturados.
Dieta com hipotireoidismo – o que comer?
Os produtos recomendados para pessoas que sofrem de hipotireoidismo são:
- carne magra (contém uma proteína bem absorvida, rica em valioso para os aminoácidos da tiroide, incluindo a tirosina);
- peixe do mar , por exemplo, arenque, sardinha, cavala, alabote, bacalhau, salmão, pescada (abundante em iodo, ómega 3, proteínas integrais, vitamina D, selénio);
- frutos do mar (eles são ricos em iodo, vitamina D e proteína);
- produtos lácteos magros , por exemplo, soro de leite coalhado, iogurte natural, quefir, coalhada (uma fonte de proteína e valiosa para manter as funções normais da tireoide de bactérias probióticas);
- ovos (eles são ricos em proteína saudável, vitamina D, vitamina A, vitaminas do grupo B);
- flocos e farelo de cereais, cereais, pão integral (fonte de zinco, ferro, vitaminas do complexo B);
- leguminosas, como ervilhas e grão-de-bico (contêm vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina E, zinco e selênio, ferro);
- sementes e sementes, nozes, castanha do Brasil (contêm zinco, selênio, cobre, vitamina E);
- óleo de linhaça, óleo (fonte de ácidos graxos insaturados valiosos);
- vegetais como: tomate, pimentão, abobrinha, cenoura, beterraba, alho, vegetais folhosos (fonte de fibra alimentar, vitamina C, vitamina A);
- frutos , por exemplo cítricos, maçãs, bananas, groselhas (ricos em antioxidantes, enzimas, vitaminas).
As águas minerais também são uma parte importante da dieta para o hipotireoidismo .É melhor bebê-los no montante de aproximadamente 1,5-2 l por dia. Também é uma boa ideia usar suplementos alimentares que suportam a tireoide .Os mais eficazes são aqueles baseados em algas ricas em iodo e contêm ingredientes adicionais para melhorar o funcionamento da glândula (por ex. Thyrolin).
Ao usar uma dieta que suporta o trabalho da tireoide, também vale a pena prestar atenção à maneira de comer . Você deve consumir 5-6 refeições não muito grandes por dia, mantendo uma distância de cerca de 3 horas entre elas. Esses intervalos são uma forma de evitar a fome, diminuir os níveis de açúcar no sangue e retardar o metabolismo.
O que evitar na dieta com hipotireoidismo?
Alguns produtos podem enfraquecer a atividade da tireoide, exacerbar os sintomas do hipotireoidismo e agravar a autoimunidade. Aqui estão os alimentos para evitar:
- alimentos processados;
- fast food;
- doces e salgadinhos;
- pão branco, produtos de farinha branca;
- repolho;
- couves de Bruxelas;
- nabos;
- couve-rábano;
- brócolis;
- couve-flor;
- couve;
- soja;
- álcool;
- bebidas doces coloridas.
Dieta com hipotireoidismo – um cardápio
Dia 1
- Café da manhã: mingau com banana e canela
- 2º café da manhã: sanduíche de pão integral com cavala e pasta de queijo cottage
- Almoço: chili com carne com peru moído, arroz integral
- Lanche da tarde: smoothie com frutas cítricas, kiwi e sementes de abóbora
- Jantar: sanduíche de presunto de frango, queijo cottage e pepino
Dia 2
- Café da manhã: omelete com tomates
- 2 café da manhã: torradas com queijo brie, toranja
- Almoço: cogumelo Kashotto
- Lanche da tarde: creme de ervilhas verdes polvilhado com sementes de girassol torradas
- Jantar: salada de camarão, pão integral
Dia 3
- Café da manhã: um pão integral com salmão defumado, pimentão e endro
- 2º café da manhã: coquetel de leite coalhado com frutas e farelo
- Almoço: prato de um prato com tomate, abobrinha, pimentão, cebola, alho, peito de frango em cubos, torrada integral ou massa integral
- Lanche da tarde: queijo cottage com passas, girassol, mel, linhaça
- Jantar: sanduíches com pasta de ovo, salada de pepino em conserva, cebola e pimentão
Dia 4
- Café da manhã: painço com oxicoco seco, nozes e sementes de gergelim
- 2º café da manhã: sanduíche de pão integral com queijo com mofo azul e azeitonas
- Almoço: sopa de creme de abóbora, peixe assado com legumes servido com arroz integral
- Chá da tarde: rolinho de presunto com queijo cottage e recheio de vegetais
- Jantar: goulash light com lombo de porco ou ombro de porco e cogumelos
Talvez você esteja interessado:
- A doença de Hashimoto – sintomas, tratamento, dieta
- Doença da tireoide
5 comments
Eu tenho menos de uma forma típica de hipotireoidismo, porque eu não engordar, mas tenho outros sintomas. Não pretendo tomar hormônios, minha pergunta – alguém já foi curado apenas com dieta?
MadalenaCampos – provavelmente depende da pessoa, mas pelo que eu sei na maioria dos casos, a dieta ajuda muito. Eliminou praticamente todos os sintomas em si. É bom, o corpo funciona perfeitamente. Mas isso não aconteceu imediatamente, alguns meses antes de começar a normalizar.
Eu também, ajudou muito a dieta. Eu estive nisso o tempo todo por 3 anos. Eu ainda estou tomando várias ervas da tireoide, eu uso um monte de especiarias para acelerar o meu metabolismo. Também tente suplementos de tireoide, pelo menos no período inicial, para “atrapalhar” o trabalho da tireoide;)
Com estes produtos indicados e não permitidos, são contradições em várias fontes. Em algum lugar, encontrei notícias de que os cereais deveriam ser evitados, mas agora, na quinta linha de grãos, os grãos são recomendados. Como você não pode ficar louco?
@Paola Eu também muitas vezes vejo informações conflitantes. Antigamente (alguns anos atrás), quando fui a um médico com hipotensão, ele me recomendou uma dieta restritiva, apenas sem cereais, produtos lácteos e algumas outras coisas. O que mais agora. No total, hoje existe uma crença de que esses ingredientes também são necessários e você não deve desistir, embora, naturalmente, tudo deva ser equilibrado e adaptado às necessidades individuais do corpo. Eu acho que se alguém serve produtos lácteos ou produtos de grãos bem, não faz sentido desistir deles. Se isso machuca alguém, sim.