A forma como nos nutrimos influencia directamente a condição de todo o corpo, incluindo a condição do cabelo. Uma dieta bem composta e saudável serve o cabelo e, inversamente, uma dieta demasiado pobre ou “junk” afecta-o de uma forma que o enfraquece e leva à sua perda excessiva. Saiba mais sobre como uma dieta para a calvície deve ser composta, que erros dietéticos aumentam o processo de calvície e tente evitá-los!
Índice
Dieta contra a queda de cabelo – proteína
A proteína rica em aminoácidos é um dos nutrientes mais importantes, pois é o material de construção de todas as células e tecidos. Vale a pena notar que a proteína é o elemento básico da estrutura do cabelo e influencia o seu desenvolvimento adequado. A deficiência de proteínas na dieta faz com que o cabelo cresça mais lentamente, mais fraco e mais propenso à perda de cabelo.
Se o seu cabelo ficar mais fino de vez em quando, certifique-se de que o seu menu diário não é demasiado pobre: carne, peixe, ovos e produtos lácteos. Tente compor o menu para que cada refeição principal contenha uma porção de proteínas saudáveis. Além de carne magra e peixe, muitas vezes chegar para: queijos, leitelho, kefirs, iogurtes, ovos, frutos do mar, legumes, nozes.
Dieta para a calvície – vitaminas essenciais para o cabelo
Se os legumes, frutas e grãos integrais não aparecem no seu prato muitas vezes (ou em pequenas quantidades), pode ter a certeza de que o seu cabelo perde muito peso nele. A biotina (vitamina B7) é de particular importância para o bom funcionamento do cabelo. A sua deficiência leva frequentemente ao aumento da queda de cabelo. Vegetais como tomate, espinafre, cenoura e couve-flor são uma fonte valiosa de biotina. Seus grandes depósitos também podem ser encontrados em frutas, nozes, fígado e leite.
Para ativar o crescimento do cabelo e fortalecer o cabelo de dentro para fora, junte a dieta com alimentos ricos em vitaminas: C, A, E, B. Podem ser encontrados, entre outros, em todos os vegetais e frutas, farelo e flocos de cereais, sementes, grumos, pão integral.
Dieta da perda de cabelo – minerais
Para além das proteínas e vitaminas, as carências de bioelementos como o zinco, ferro, iodo, silício, cobre, cálcio, magnésio, podem resultar em fraqueza e queda de cabelo excessiva. A dieta diária para a queda de cabelo dos homens deve, por conseguinte, incluir produtos como leguminosas, vegetais de folhas verdes, ovos, bananas, citrinos, maçãs, morangos, peixe do mar, miudezas, farelo, aveia e cereais.
No caso de cabelos fortemente enfraquecidos, em queda, além de uma dieta bem equilibrada e rica em nutrientes valiosos, também vale a pena buscar um suplemento dietético comprovado para a calvície. Ao entrar aqui você vai ler que comprimidos de perda de cabelo entre os que estão atualmente disponíveis no mercado têm a composição mais valiosa.