Uma dieta para a imunidade nos dará um impulso de vitalidade e fortalecerá as defesas de nosso corpo para combater os patógenos de forma mais eficaz. Descubra quais os produtos a utilizar no seu menu diário para construir um sistema imunitário forte!
A dieta para a imunidade é simples e não requer muito dinheiro, mas para ser plenamente eficaz, deve ser aplicada continuamente, ao mesmo tempo em que abandona os desastrosos hábitos alimentares, se é que existem.
A fim de reforçar a imunidade e reduzir a incidência de vários tipos de infecções e doenças, é necessário fornecer ao organismo um fornecimento constante de nutrientes adequados que forneçam às células uma nutrição e energia adequadas, estimulem o sistema imunitário e apoiem mecanismos de autolimpeza e regeneração sistemáticas do organismo.
Os melhores na dieta para a imunidade são: frutas e vegetais ricos em antioxidantes, produtos de cereais ricos em vitaminas e minerais e proteínas cheios de materiais de construção. Não menos importante são as gorduras saudáveis, que protegem as células e os órgãos e têm um efeito positivo no sistema nervoso. Se queremos gozar de uma imunidade impecável, os alimentos saudáveis devem substituir permanentemente o lixo, que, infelizmente, muitas vezes domina os nossos menus ou constitui uma parte significativa deles.
Portanto, vale a pena riscar o fast food do cardápio, refeições prontas e pratos para preparação imediata. Também devemos evitar salsichas, doces e bebidas coloridas altamente processadas. Contêm uma série de substâncias químicas desfavoráveis e tipos de gorduras e hidratos de carbono pouco saudáveis, e são quase completamente desprovidas de substâncias úteis para a construção da saúde e da imunidade.
O que comer para a imunidade?
Os produtos hortícolas e as frutas em grandes quantidades
Se o reforço da imunidade é uma prioridade para nós, devemos incluir o mais frequentemente possível frutas e produtos hortícolas em nossos cardápios. É melhor se eles encontrarem um lugar em cada refeição ou quase em cada refeição. As mais valiosas são as frutas e vegetais em forma fresca, mas também aquelas cozidas ou assadas não são desprovidas de valor. Também vale a pena procurar sucos de frutas e vegetais, purê, coquetéis e extremamente valiosos para a imunidade à silagem.
A fruta e os vegetais são muito importantes para um sistema imunitário saudável. Contêm grandes quantidades de vitaminas e minerais importantes para as funções de defesa do organismo, como as vitaminas C, A, B, magnésio e cálcio. São também ricos em bioflavonóides que atuam como antioxidantes, que neutralizam os radicais livres nocivos, aumentando a nossa imunidade às doenças e prevenindo os processos de envelhecimento.
Particularmente valioso para a imunidade de frutas e legumes são:
- cítricos,
- morangos,
- framboesas,
- groselhas,
- bagas,
- cranberries,
- peras,
- maçãs,
- kiwi,
- abóbora,
- brócolos,
- espinafre,
- salsa,
- beterrabas,
- Pimentão,
- couve,
- nabo,
- repolho,
- cenoura,
- tomates,
- alho,
- cebola.
Produtos ricos em ferro
Outro grupo de alimentos que não deve faltar na dieta para melhorar a imunidade são os produtos com uma grande quantidade de ferro. É um elemento que tem um impacto significativo no funcionamento de todo o sistema. Participa na produção de hemoglobina, participa no transporte de oxigénio para as células, tecidos e órgãos. Também ajuda a remover metabolitos nocivos do corpo, melhora os processos regenerativos e estimula o sistema imunitário a lutar contra os microrganismos. A deficiência de ferro pode levar à anemia, fadiga e fraqueza crónicas, deterioração do estado do cabelo e da pele, diminuição da imunidade.
Os produtos ricos em ferro incluem, mas não se limitam a:
- farelos,
- farinha de aveia e outros flocos de cereais,
- farelo,
- grumos gordos,
- nozes e amêndoas,
- leguminosas,
- carne,
- bolas,
- leite,
- salsa,
- espinafre,
- couve,
- brócolos,
- beterraba e beterraba,
- cacau.
Os frutos de casca rija, os grãos e as vagens
Sementes e sementes, nozes, amêndoas, leguminosas (como feijões e lentilhas), bem como flocos e farelo de cereais são produtos essenciais numa dieta de boa imunidade. Eles são muito ricos em minerais (ferro, cálcio, zinco, selênio, cobre, magnésio) e vitaminas (vitamina E, A, vitaminas B) necessários para construir um sistema imunológico forte, eles também são ricos em proteínas valiosas para a imunidade.
Os produtos probióticos
Ao cuidar da imunidade, vamos cuidar da flora intestinal saudável! Ambos têm muito em comum. Se a microbiota intestinal estiver equilibrada, ou seja, contém quantidades adequadas de bactérias “benéficas”, os mecanismos de defesa do organismo são mais fortes, a desintoxicação do organismo é mais eficiente e os microrganismos nocivos não têm condições para o desenvolvimento.
A melhor maneira de reconstruir a flora bacteriana intestinal, e assim melhorar a imunidade, é fornecer sistematicamente ao organismo probióticos (bactérias lácticas), que podem ser encontrados em produtos como…:
- quefirs,
- leitelho,
- iogurte,
- queijo cottage,
- chucrute,
- pepinos em conserva,
- beterrabas em conserva,
- ácido da massa do pão,
- produtos de soja fermentada,
- vinagre de maçã natural.
Os probióticos também estão presentes em suplementos dietéticos especiais como Probiosin Plus e CandiDie Forte.
Produtos ricos em enxofre
Os produtos que contêm compostos de enxofre são frequentemente referidos como antibióticos naturais, que estão associados às suas fortes propriedades antivíricas, antimicrobianas, antifúngicas e anti-inflamatórias. O efeito imunoestimulante do enxofre anda de mãos dadas com o efeito de desintoxicar o corpo das toxinas. Portanto, ao conduzir uma dieta para fortalecer o corpo e aumentar a imunidade, muitas vezes vale a pena buscar produtos que contenham esse valioso elemento, e esses são entre outros:
- alho,
- cebola,
- rabanete,
- nabo preto,
- rábano,
- agriões.
Peixes marinhos, algas
Os peixes aparecem relativamente raramente nos menus da maioria de nós. Mas se você quer construir uma imunidade de aço a doenças, infecções e alergias, você deve mudar um pouco os seus hábitos culinários e servi-los com mais frequência. Os peixes de água salgada são ricos em proteínas perfeitamente assimiláveis equipadas com um perfil completo de aminoácidos exógenos. São também uma excelente fonte de vitamina D. Ambos estes nutrientes desempenham um papel importante na melhoria das funções imunitárias do organismo.
Além dos peixes, a vitamina D e as proteínas são ricas em algas, como a popular clorela e espirulina. Além disso, as algas contêm muitos outros ingredientes que suportam o sistema imunitário – antioxidantes, vitaminas E, A, B, K, C, zinco, magnésio, selénio, ferro. As algas marinhas estão disponíveis em pó, comprimido ou cápsula (por exemplo, Spirulin Plus).
As ervas aromáticas e as especiarias com propriedades imunoestimulantes
As ervas e os temperos são um grupo dos produtos que mais vale a pena notar ao compor uma dieta que suporta o sistema imune. Muitos deles são ricos em várias vitaminas e bioelementos, substâncias que estimulam o sistema imunitário e combatem os microrganismos nocivos, bem como antioxidantes e substâncias desintoxicantes. As seguintes especiarias e ervas aromáticas são particularmente dignas de serem procuradas nas suas composições culinárias:
- curcuma,
- gengibre,
- pimenta preta,
- Pimenta de Caiena,
- mostarda,
- cardamomo,
- canela,
- zimbro,
- orégãos,
- salsa,
- cravos.
4 comments
Devo acrescentar estas especiarias, porque tenho muito poucas no meu menu :(mas devo admitir que a dieta sozinha pode fazer muito em termos de imunidade. Eu também sou um exemplo. Quando estava comendo comida de plástico, a minha imunidade estava péssima. Tenho apanhado um milhão de infecções e alergias. Eu estava pálido, fraco, o meu cabelo era um punhado. Mas mudei os meus hábitos alimentares (talvez ainda não completamente), mas a minha imunidade subiu e sinto-me muito melhor.
Também estou começando uma dieta para imunidade. O médico mandou mudar radicalmente o meu estilo de vida, porque as visitas a ele eram cada vez mais frequentes….. Sinto-me péssima, ainda estou catarreada, cansada, meus seios nasais doem, minha tosse vai ficar confusa o tempo todo. A partir de amanhã, irei implementar todas as orientações. Café da manhã: papas de aveia com frutas, almoços: peixe, muitas saladas, grumos, legumes cozidos, jantares: queijo cottage, saladas de legumes… e, ao mesmo tempo, quefires, iogurtes, nozes, frutas.
Depois de ler o artigo vejo muitas falhas no meu cardápio e pensei que estava comendo bem porque como muita fruta e vegetais. Mas eu não tinha praticamente nenhum peixe, pouca carne – suspeito de deficiência de ferro e proteínas. Também não consumi cápsulas e sementes suficientes.
Bela lista de produtos. Recomendo óleos de boa qualidade, por exemplo, de linhaça.